Bom pc ram..
eu estava vendo o exemplo de configuração no inicio do seu execente post... uma coisa vc ligo os 3 servers em paralelo correto ao mikrotik e caiu no gbit axo q eh esse no nome...
mais ali naum tem nenhuma saida da ele fika parada ali.. somente para vc ver da station os log´s ??
Boa tarde, parabéns pelo tópico, acredito que foi de muita valia para muitos de nós. Implementei o sistema em meu laboratório. Tudo funcionando, com o passar dos dias, percebemos que o site do windows update está demorando muito para abrir... hora abre hora não abre, coisa de 5 a 10 min de demora. Qdo tiro o proxy abre normalmente! A diferença é que eu ñ fiz com mikrotik, eu simplesmente configurei o iptables para que ele fosse o gateway da rede, ficando transparente.
Alguém teria alguma dica ou alguma idéa para que eu possa resolver o meu problema??
Muito obrigado!
Abraços...
Não volta.... continua a mesma coisa!!! E o estranho que é apenas com o windows update, pelo menos até agora eu só percebi com ele!
Obrigado!
acompanhando..
Meu firewall está assim, é um exemplo que tirei de um tópico. Agora acredito que não seja problema de rota, uma unica coisa diferente q add no squid.conf foi uma linha para fazer o cache peer que é um outro cache que tenho em meu cpd. O que ainda não fiz foi testar sem essa linha do cache_peer.
cache_peer 189.43.xxx.xx parent 9090 4827 no-query round-robin
modprobe ip_tables
modprobe iptable_nat
#Limpa tudo
iptables -F
iptables -t nat -F
# Para nao fugirem do proxy
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to 3128
# Encaminhamento de IP
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
# Abre algumas portas (ssh e http)
iptables -A INPUT -p tcp --destination-port 22 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --destination-port 80 -j ACCEPT
# Abre para a rede local
iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.0/255.255.255.0 -j ACCEPT
# Proteção diversas contra portscanners, ping of death, ataques DoS, etc.
iptables -A FORWARD -p icmp --icmp-type echo-request -m limit --limit 1/s -j ACCEPT
iptables -A FORWARD -p tcp -m limit --limit 1/s -j ACCEPT
iptables -A FORWARD -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
iptables -A FORWARD -p tcp --tcp-flags SYN,ACK,FIN,RST RST -m limit --limit 1/s -j ACCEPT
iptables -A FORWARD --protocol tcp --tcp-flags ALL SYN,ACK -j DROP
iptables -A FORWARD -m unclean -j DROP
# Fecha o resto
iptables -A INPUT -p tcp --syn -j DROP
E derrepente, em um determinado circuito de IP DEDICADO DA EMBRATEL (O MESMO OCORRE COM A GVT) ocorre o seguinte:
1 - Videos do youtube não entram no cache
Monitorando os logs, observei que os videos vem do endereço:
v4.lscache1.googlevideo.com
logo
nslookup v4.lscache1.googlevideo.com
resultou em
189.73.192.217
Então eu pergunto, pagando R$ 17.000,00 reais por 10MB dedicados para a telecom e recebemos cache até do youtube, isso esta mesmo certo? Será que não existe um orgão de fiscalização ou uma norma que seja cumprida neste país ?
Pra ferrar os provedores que usam ADSL e não tem SCM existe a ANATEL!!!
Pra exigir que as OPERADORAS DE TELEFONIA E COMUNICAÇÃO DESTE PAÍS CUMPRAM A LEGISLAÇÃO NÃO EXISTE NEM UM ORGÃO, NEM NINGUÉM, AQUI QUEM PODE MAIS CHORA MENOS.
Indignado se eu pudesse eu matarra mil como diz o nosso amigo Jeremias.
Já fui contra, mas se me perguntar hoje, usem adsl mesmo, porque de dedicado estes circuitos não tem mais nada, 8 dias fora do ar por incompetência técnica, querem mesmo nos ferrar.
Última edição por m4d3; 04-06-2009 às 22:52.
Relamente já tinha percebido isso mas nunca pensei por esse lado..... relamente vc está com a razão....
Nimguem fiscaliza eles pq geralmente são os bons ou pq tem muito pra pagar cafezinhos como já presencie na propria telefonica e embratel.... em reuniões de associações....
Se eu to doido então me mostre (e posso estar mesmo, rss), pq o google faria CACHE dos próprios videos ?
Quando a operadora foi questionada respondeu: Nós temos uma parceria com o google e fazemos cache dos videos, acho que isso responde a sua pergunta.
Postei também esta dúvida no forum do thundercache, respondida quase que imediatamente pelo biazus dizendo:
Ae eu digo, não faz, pq não fez e continua não fazendo, rsss, e agora pergunto, algum dia fará ?mas já faz....
o que o thunder pega é o conteudo... nao importa da onde venha...
existem pontos de troca de trafego também que as grandes operadoras fazem direto..uma sede link a outra em determinados locais...
tudo dinamico... vc destina ips e link para fulano fulano destina ips e link para vc e assim vai...
Segue logs:
Código :1244172436.747 119952 XXX.XX.XX.XX TCP_MISS/200 818524 GET [URL]http://v22.lscache1.googlevideo.com/videoplayback?ip=0.0.0.0&begin=950&itag=34&ipbits=0&sparams=id%2Cexpire%2Cip%2Cipbits%2Citag&sver=3&expire=1244196000&key=yt1&signature=5DAC6EF80E72CB643F877BF454AA884A4C4DB36D.4C0E0C4C3BFF0754C2D60F928C53192867C4C3CE&id=3a2e0282cb454385[/URL] - DIRECT/74.125.1.97 video/x-flv 1244172271.769 9289 XXX.XX.XX.XX TCP_MISS/200 49805 GET [URL]http://v5.lscache8.googlevideo.com/videoplayback?ip=0.0.0.0&sparams=id%2Cexpire%2Cip%2Cipbits%2Citag&itag=5&ipbits=0&sver=3&expire=1244196000&key=yt1&signature=53C41CDC5AC63E17A936FD374DA50448C6A3A557.608E52468F2F340700A37A010206F555EB16F57E&id=b7e5654fc364a9ae[/URL] - DIRECT/74.125.165.220 video/x-flv
Última edição por m4d3; 05-06-2009 às 00:37.
Pois é, eu já havia desconfiado disso, mais pensei que pode ser que exista um acordo entre o google e as teles para existi tipo espelhos deles aqui no Brasil e outra muitos servidores web de grande trafego utilizam caches reversos as vezes até em outros locais para ajudar no tráfego, a sourceforge é uma que tem espelhos no datacenter da globo por exemplo....
sobre o thunder sempre desconfiei dele mais como todo mundo estava pedindo comecei a estudar ele tb, mais ele é uma ferramenta que deve estar em constante mudança pq os sites que ele faz cache mudam muito tb o tempo todo...
http://img44.imageshack.us/img44/5407/newsz5.png
PREVIEW SCREEN Z5 - Abro uma votação, vale a pena publicar o próximo script?
ENQUETE - Você acredita que a publicação do novo script conlinuxZ5 vai ajudar muita gente a aprender a pensar e usar o linux + cache de videos para melhorar seus serviços ?
1 - SIM, AJUDA A PENSAR MOSTRANDO O CAMINHO DAS PEDRAS.
2 - NÃO, CRIA INCAPAZES DE PENSAR E DEPENDÊNCIA DE USAR TUDO PRONTO.
Opine, queremos ver a opinião dos admins também, é cada coisa que temos lido ultimamente que dá pena dos daemons.
E mais, você que já usou o script e precisou fazer ajustes manuais para obter o perfeito funcionamento, publique aqui e poderá ser um dos primeiros a testar o novo script.
Sem votação, o lançamento não irá ocorrer então participe, queremos saber a sua opinião.
Última edição por m4d3; 09-06-2009 às 01:55.
1 - SIM, AJUDA A PENSAR MOSTRANDO O CAMINHO DAS PEDRAS.
a partir do resultado final aprende-se como utilizar os meios