+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar roteador para usuário final

    Prezados, Boa Noite!!!

    Sou novo no forum e desde já agradeço a ajuda!!!

    Atualmente tenho banda larga via adsl e estou interessado em migrar para banda larga via rádio.

    Entrei em contato com um provedor aqui no Rio de Janeiro e ele me ofereceu um pacote que inclui um kit com os equipamentos necessários para conexão, este kit é composto de uma antena, uma caixa hermética, acessórios e eu acho que um rádio ap, estou certo?

    O problema é que tenho dois computadores em casa, pensei em utilizar um roteador e ao invés de ligar o cabo que sai da antena direto para a minha placa de rede, ligaria o cabo que sai da antena na WLAN do roteador e distribuiria o sinal para os computadores pela LAN.

    Conversei com o provedor e ele falou que eu poderia fazer isso, porém ele não ofereceria suporte na configuração do roteador e eu deveria contratar algum técnico para configurar o roteador.

    Quais as informações eu vou precisar do provedor para configurar o roteador?

    Vou precisar configurar alguma senha no roteador para ter acesso ao provedor?

    Vou precisar configurar as placas de rede dos meus computadores?

    Estou fazendo estas perguntas, pois tenho alguma experiência em configurar modem ADSL no modo router via browser.

    Acredito que com as informações corretas nao deve ser um bicho de 7 cabeças.

    Obrigado pela ajuda.

    maramcal

  2. #2

    Padrão

    Colega,

    se for um AP (e não uma bridge) basta comprar um switch de 8 portas e ligar no cabo de rede que desce do AP. Os dois computadores basta interligá-los também via cabo de rede nas outras portas livres do switch. Agora se o rádio for uma bridge terá de comprar um roteador.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Colega,

    se for um AP (e não uma bridge) basta comprar um switch de 8 portas e ligar no cabo de rede que desce do AP. Os dois computadores basta interligá-los também via cabo de rede nas outras portas livres do switch. Agora se o rádio for uma bridge terá de comprar um roteador.
    Obrigado pela resposta!!!

    Mas, quais as informações que eu preciso do provedor?

    Por exemplo, preciso pedir para ele cadastrar o MAC ADRESS do meu roteador?

    Grato,

    maramcal

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maramcal Ver Post
    Obrigado pela resposta!!!

    Mas, quais as informações que eu preciso do provedor?

    Por exemplo, preciso pedir para ele cadastrar o MAC ADRESS do meu roteador?

    Grato,

    maramcal
    Bem, depende da forma de trabalho do seu provedor.

    Caso seja uma bridge com repasse de MAC basta clonar o MAC dentro do roteador. Conecte o roteador no cabo de descida (rede), configure o seu roteador e pronto. Basta navegar.

    Para dirimir as dúvidas entre em contato com o provedor para saber qual é a forma de autenticação que ele usa: PPPoE, Hotspot, DHCP, IP fixo. Talvez o provedor não forneça muitas informações, mas é possível configurar o roteador mesmo assim.

  5. #5

    Padrão

    Amigo entre em contato com o seu provedor, para pegar as informações acima citadas pelo amigo, mas caso se eles usarem ip fixo basta vc configurar seu radio como cliente ISP, assim vc fica muito mais seguro e poderar colocar quantas maquinas quizer na rede dependendo da sua velocidade e do switch.