+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Modelos de Torres para Homologação Anatel

    Prezados colegas !

    Vendo os Tópicos sobre legislação, me surgiram algumas dúvidas na qual acredito eu que alguns ja passaram sobre homologação de torres.

    Conversando com um Amigo, ele me disse que a minha torre tem q ter um engenheiro responsável pela torre com CREA.

    A pergunta é o seguinte: Essa torre tem que ter algum modelo padrão de montagem ? tipo ( ferro / Pintura / estrutura) ??
    Eu possuo uma residencia com um amplo terreno ao fundos, pergunta:

    Essa torre pode ser instalada neste terreno ?? ele fica totalmente longe da rede elétrica da rua.

    Amigos, caso dê tudo certo em referente o modelo de Torre, colocarei a foto do projeto elaborado, pois esse modelo não precisará subir para fazer manutenção, acredito que será de grande importância compartilhar com os amigos aki da under.

    Abraço a todos !

    Douglas Cavalcante
    [email protected]

  2. #2

    Padrão

    Bom dia,

    a Anatel não exige um modelo específico de torre. Os fabricantes de torre em geral seguem o padrão Telebrás. Ocorre que uma torre precisa seguir normas de segurança e de construção tendo em vista terreno, velocidade do vento, peso da estrutura, cabos de sustentação (torres estaiadas), cálculo da base, dentre outros fatores.

    Muitas cidades tem normas de posturas. Por isso, elas exigem projetos de construção e montagem assinados por engenheiro qualificado.

    A Anatel exige ART/CREA de Engenheiro Eletricista (Eletrônica ou Telecomunicações), Engenheiro em Eletrônica ou Engenheiro em Telecomunicações para licenciar a estação.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    a Anatel não exige um modelo específico de torre. Os fabricantes de torre em geral seguem o padrão Telebrás. Ocorre que uma torre precisa seguir normas de segurança e de construção tendo em vista terreno, velocidade do vento, peso da estrutura, cabos de sustentação (torres estaiadas), cálculo da base, dentre outros fatores.

    Muitas cidades tem normas de posturas. Por isso, elas exigem projetos de construção e montagem assinados por engenheiro qualificado.

    A Anatel exige ART/CREA de Engenheiro Eletricista (Eletrônica ou Telecomunicações), Engenheiro em Eletrônica ou Engenheiro em Telecomunicações para licenciar a estação.
    Prezado Marcelo.. Obrigado pela resposta !

    Sobre o Engenheiro que vc relatou... tem que ser expecífico nesta área certo ? estou te perguntando pois tenho um engenheiro com CREA( mecatronico) , acredito q não vá servir.

    vc sabe onde eu posso arrumar o modelo padrão da Telebras ?

    Vlw.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dougcompany Ver Post
    Prezado Marcelo.. Obrigado pela resposta !

    Sobre o Engenheiro que vc relatou... tem que ser expecífico nesta área certo ? estou te perguntando pois tenho um engenheiro com CREA( mecatronico) , acredito q não vá servir.

    vc sabe onde eu posso arrumar o modelo padrão da Telebras ?

    Vlw.
    Bem,

    há engenheiro mecatrônico na áea de elétrica e da área de mecânica, mas geralmente não pode. Somente os que citei acima (habilitados no artigo 9 da resolução Confea 218/1973 - Eletrônica, Telecomunicações, Redes e Comunicações).

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bem,

    há engenheiro mecatrônico na áea de elétrica e da área de mecânica, mas geralmente não pode. Somente os que citei acima (habilitados no artigo 9 da resolução Confea 218/1973 - Eletrônica, Telecomunicações, Redes e Comunicações).

    Ok Mestre Marcelo !!!

    Vou correr atraz dos procedimentos que vc me passou... valeu mesmo pelas dicas hein !!

    Um abraço