Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Colega,

    você entrou em contradição com a sua primeira mensagem ao dizer que não há nenhum perigo de interferência. É lógico, sabido e estudado os efeitos colaterais de campos eletromagnéticos de redes de energia.

    Como parece não ser a sua área (eletrotécnica aplica) na eletrônica de potência, nas altas tensões e na conversão eletromecânica de energia geram-se campos eletromagnéticos nocivos. Apesar da baixa frequência, criam-se "nuvens poluidoras" perigosas para rádiocomunicação, sejam em altas ou baixas em frequências, afetando sistemas e criando anomalias ao atravessarem seus raios de ação.

    Logicamente, se estiverem a quilômetros de distância (ou não tem longe assim) os efeitos são raramente sentidos, ou nem sentido, pois são interferências de curto alcance.

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Achei um livro interessante que retrata o assunto: RÁDIO INTERFERÊNCIA PROVENIENTE DE LINHAS DE ALTA TENSÃO. O link para download é: http://www.pucrs.br/edipucrs/radiointerferencia.pdf
    Como defendi anteriormente os efeitos dessas interferências vão diminuindo quanto maior for a distância das linhas e maior a frequência do Transmissor supostamente interferido. Os sistemas analógicos são quem mais sofrem mais com isso por estarem em uma frequencia baixa (TV analog., rádios AM/FM, serviços de comunicação analógica, etc...). No caso de comunicações digitais em microondas na faixa de 5.8 GHz eu diria que esses efeitos são bem menores, talvez despresíveis.
    Quanto passar por cima do enlace, não existe uma "altura" ideal. A prioridade é livrar a linha de visada. No caso de Wi-Fi, não se deve montar antenas proximas de linhas de energia muito mais por uma questão de segurança das pessoas do que por interferência eletromagnética.

    Além disso, precisamos considerar o fato de que existem normas que regulamentam as emissões eletromagnéticas dos equipamentos/sistemas de forma a existir uma compatibilidade entre eles.

    Saudadações,

  2. #22
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Prezado colega,

    No caso de se "passar por cima de uma subestação" (que é o tópico do post) continuo afirmando que não há nenhum problema. Lembra do meu enlace partindo de DENTRO DE UMA SUBESTAÇÃO? Ele não é nada "problemático". Não há nenhuma contradição nos meus posts.

    No meu primeiro post não neguei a interferência causada em sistemas de rádio, disse que não havia problema em "passsar por cima" de uma subestação com um enlace em 5.8 Ghz. Folclore achar isso. O mesmo folclore já afirmado por muitos em se "passar um enlace por cima de um lago ou rio vai ficar ruim". Bobagem.

    Em relação a essa sua "nuvem poluidora" ela seria tipo um campo de força igual o da nave do Space Ghost?

    Se você ler a conclusão do trabalho mostrada no fim do livro que citei acima vai ver que (página 132):

    "No presente trabalho é possível concluir que equipamentos colocados a
    distâncias superiores a 20 metros de linhas de transmissão de até 500 kV não sofrem interferência eletromagnética apreciáveis mesmo em tempo de chuva forte.
    Por outro lado, em tempo bom os equipamentos eletroeletrônicos e de
    telecomunicações praticamente não possuem problemas com as rádios
    interferências a qualquer distância de linha de transmissão até 500 kV
    ."


    A título de curiosidade eu sou Engenheiro Eletricista generalista e estudei as mesmas coisas que você (ELETRONICA DE POTÊNCIA, ANALISE DE SISTEMAS DE POTENCIA, MAQUINAS ELETRICAS, TEORIA ELETROMAGNÉTICA, ETC, ETC, ETC). Trabalho como Engenheiro de Telecomunicações na PETROBRAS.

    Esse é meu último post nesse assunto.

    Valeu

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Colega,

    você entrou em contradição com a sua primeira mensagem ao dizer que não há nenhum perigo de interferência. É lógico, sabido e estudado os efeitos colaterais de campos eletromagnéticos de redes de energia.

    Como parece não ser a sua área (eletrotécnica aplica) na eletrônica de potência, nas altas tensões e na conversão eletromecânica de energia geram-se campos eletromagnéticos nocivos. Apesar da baixa frequência, criam-se "nuvens poluidoras" perigosas para rádiocomunicação, sejam em altas ou baixas em frequências, afetando sistemas e criando anomalias ao atravessarem seus raios de ação.

    Logicamente, se estiverem a quilômetros de distância (ou não tem longe assim) os efeitos são raramente sentidos, ou nem sentido, pois são interferências de curto alcance.
    Última edição por motacosta; 09-07-2009 às 14:05.

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Prezado colega,

    No caso de se "passar por cima de uma substação" (que é o tópico do post) continuo afirmando que não há nenhum problema. Lembra do meu enlace partindo de DENTRO DE UMA SUBSTAÇÃO? Ele não é nada "problemático". Não há nenhuma contradição nos meus posts.

    No meu primeiro post não neguei a interferência causada em sistemas de rádio, disse que não havia problema em "passsar por cima" de uma substação com um enlace em 5.8 Ghz. Folclore achar isso. O mesmo folclore já afirmado por muitos em se "passar um enlace por cima de um lago ou rio vai ficar ruim". Bobagem.

    Em relação a essa sua "nuvem poluidora" ela seria tipo um campo de força igual o da nave do Space Ghost?

    Se você ler a conclusão do trabalho mostrado no livro que citei acima vai ver que (página 132):

    "No presente trabalho é possível concluir que equipamentos colocados a
    distâncias superiores a 20 metros de linhas de transmissão de até 500 kV não sofrem interferência eletromagnética apreciáveis mesmo em tempo de chuva forte.
    Por outro lado, em tempo bom os equipamentos eletroeletrônicos e de
    telecomunicações praticamente não possuem problemas com as rádios
    interferências a qualquer distância de linha de transmissão até 500 kV."


    A título de curiosidade eu sou Engenheiro Eletricista generalista e estudei as mesmas coisas que você (ELETRONICA DE POTÊNCIA, ANALISE DE SISTEMAS DE POTENCIA, MAQUINAS ELETRICAS, TEORIA ELETROMAGNÉTICA, ETC, ETC, ETC). Trabalho como Engenheiro de Telecomunicações na PETROBRAS.

    Esse é meu último post nesse assunto.

    Valeu
    amigo, nao acho que deixar de postar seja uma coisa legal... pelo ao menos para nos, digamos semi-leigos nesses assuntos, discuçoes sadias como essa sua com o colega Marcelo soh tem a acrescentar a todos nos no forum, sao duvidas que as vezes pairam por anos sem ter uma ctz e conversando com pessoas esclarecidas nessa area com vc e o amigo Marcelo acabam em dois ou tres posts... espero que possamos continuar nos ajudando com nossos conhecimentos, e compartilhando nossas experiencias para crescer juntos nao acha! abraço!

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    amigo, nao acho que deixar de postar seja uma coisa legal... pelo ao menos para nos, digamos semi-leigos nesses assuntos, discuçoes sadias como essa sua com o colega Marcelo soh tem a acrescentar a todos nos no forum, sao duvidas que as vezes pairam por anos sem ter uma ctz e conversando com pessoas esclarecidas nessa area com vc e o amigo Marcelo acabam em dois ou tres posts... espero que possamos continuar nos ajudando com nossos conhecimentos, e compartilhando nossas experiencias para crescer juntos nao acha! abraço!
    Repito as palavras do coleta, a discussão estava ótima pois estava trazendo um grande crescimento no nosso mínimo conhecimento sobre interferências. Amanhã pretendo marcar o local da torre repetidora, e até final da semana q vem espero estar com a torre montada pra começar os testes...

    Um abraço a todos...

  5. #25

    Padrão

    Eu dou voto de confiancia pra quem viu in loco, fez na pratica..

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    Eu dou voto de confiancia pra quem viu in loco, fez na pratica..
    kkkk tuh é fodah!!!

  7. #27

    Padrão

    Também tenho inúmeros casos práticos, confirmados "in loco" dos problemas citados. "Foda" é não reconhecer erros e não aceitar discussão.

  8. #28

    Padrão

    kkk tambem é fodah!

  9. #29

    Padrão TUDO OK

    Galera, positivo e operante!!!
    Já tem mais de 1 mês que o repetidor está funcionando, perfeito, sem qualquer perda de pacotes ou desempenho.
    Um grande abraço e obrigado a todos...

  10. #30
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    Ae islan, sempre soube que ia dar certo. Simples assim, sem criar dificuldade pra comprar facilidade.

    Abraço e sucesso ae nas implantações.

    Valeu.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Ae islan, sempre soube que ia dar certo. Simples assim, sem criar dificuldade pra comprar facilidade.

    Abraço e sucesso ae nas implantações.

    Valeu.
    Amigo, vi que vc é engenheiro de telecomunicações, eu estou com um outro possível "problemão", li aqui no fórum e não achei ninguém que teve sucesso, acho que ninguém tentou tb...
    Preciso trazer um link de 20mb da Embratel pra mim de uma cidade vizinha, a distância é de +/- 16km, o problema é que tem um morro no meio, mas quanto a isso não é problema, pois eu vou repetir no meio do caminho, o meu grande "possível problema", é que nesse repetidor funciona uma torre de uma rádio AM com 10kw de potência, isso vai ser problema? Vou usar 5ghz para fechar o link.

    Um abraço...

  12. #32
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão AM

    Olá islan,

    É importante esclarecer que no caso de transmissores AM, a antena é a própria torre. Sendo assim, não recomendo a instalação do seu enlace na torre AM por uma questão de segurança (não sei se é essa sua intenção). Por outro lado, se você vai instalar seu enlace em uma torre própria no mesmo morro, não vejo problema algum. Espero que ajude.

    Saudações,


    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Amigo, vi que vc é engenheiro de telecomunicações, eu estou com um outro possível "problemão", li aqui no fórum e não achei ninguém que teve sucesso, acho que ninguém tentou tb...
    Preciso trazer um link de 20mb da Embratel pra mim de uma cidade vizinha, a distância é de +/- 16km, o problema é que tem um morro no meio, mas quanto a isso não é problema, pois eu vou repetir no meio do caminho, o meu grande "possível problema", é que nesse repetidor funciona uma torre de uma rádio AM com 10kw de potência, isso vai ser problema? Vou usar 5ghz para fechar o link.

    Um abraço...

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Olá islan,

    É importante esclarecer que no caso de transmissores AM, a antena é a própria torre. Sendo assim, não recomendo a instalação do seu enlace na torre AM por uma questão de segurança (não sei se é essa sua intenção). Por outro lado, se você vai instalar seu enlace em uma torre própria no mesmo morro, não vejo problema algum. Espero que ajude.

    Saudações,
    Na realidade a intensão é usar a mesma torre sim, mas o que seria essa questão de segurança vc diz?
    Um abraço...

  14. #34
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Na realidade a intensão é usar a mesma torre sim, mas o que seria essa questão de segurança vc diz?
    Um abraço...
    Converse com o pessoal que faz manutenção na torre. Veja como é o procedimento pra subir nessa torre com os transmissores funcionando (se há alguma restrição quanto ao risco de choques - isso varia com a potência do transmissor). Falei em segurança me baseando no achismo. Não tenho prática com esses transmissores.
    Lembro-me de uma torre AM na minha cidade que tinha uma caveirinha da morte indicando perigo de choque. Não é pra menos, se você pensar em 10kW dá pra se imaginar uma boa corrente circulando por ali. Poste aqui depois os resultados. Eu procuraria outra solução...

    Veja esse outro tópico:

    https://under-linux.org/f83120-ponto...re-de-radio-am

    Valeu. Abç.

  15. #35

    Padrão

    Eu acho que em torre de AM não rola pois o neutro dos excitadores de potencia é o mesmo que vai na malha do cabo que é conectado na torre. isso te causaria um curto caso vazasse algum curto nesse transmissor.

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Eu acho que em torre de AM não rola pois o neutro dos excitadores de potencia é o mesmo que vai na malha do cabo que é conectado na torre. isso te causaria um curto caso vazasse algum curto nesse transmissor.
    O problema é que essa é minha única saída, pois a torre tem 100metros, que é o necessário pra cruzar o morro, eu estive pensando em deixar as antenas isoladas da torre, a caixa do rádio ser de pvc e o cabo não encostado em nada na torre, o que você acha?

    Grato,
    Islan

  17. #37
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Isso que o Fernando falou é importante. Só testando cara, mas eu não apostaria todas as minhas fichas. Vai ser um desafio isolar isso. Poste aqui os resultados depois.

    Valeu.


    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Eu acho que em torre de AM não rola pois o neutro dos excitadores de potencia é o mesmo que vai na malha do cabo que é conectado na torre. isso te causaria um curto caso vazasse algum curto nesse transmissor.
    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    O problema é que essa é minha única saída, pois a torre tem 100metros, que é o necessário pra cruzar o morro, eu estive pensando em deixar as antenas isoladas da torre, a caixa do rádio ser de pvc e o cabo não encostado em nada na torre, o que você acha?

    Grato,
    Islan