Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criando uma WDS

    Pessoal, estou com a seguinte cituação.
    Em um cliente que é bem alto coloquei um ap (ap-router) em uma antena omini para retransmitir o sinal.
    Na minha RB está configurada como ap-brigth, agora é quem vem a duvida:

    Eu tenho que configurar somente o ap como wds+ap ou tenho que configurar na RB também ???

    se for nos dois, alguém pode me dar uma dica de como fazer ???

    abraço !!!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wnascimento Ver Post
    Pessoal, estou com a seguinte cituação.
    Em um cliente que é bem alto coloquei um ap (ap-router) em uma antena omini para retransmitir o sinal.
    Na minha RB está configurada como ap-brigth, agora é quem vem a duvida:

    Eu tenho que configurar somente o ap como wds+ap ou tenho que configurar na RB também ???

    se for nos dois, alguém pode me dar uma dica de como fazer ???

    abraço !!!
    Na rb você colocará Ap Bridge normal e na aba WDS adciona a WDS (modo dinâmico, mais simples). Na AP você irpa colocar como AP+WDS, colocar com o mesmo canal e ssid e no menu "configurações WDS" você irá adicionar o MAC da RB (placa wireless)...

  3. #3

    Padrão AP+WDS em Cliente nao funciona bem... essa opção so no AP principal

    passei meses com esse problema de AP+WDS tinha 1 repetidora q coloquei como AP+WDS e ela ferrou toda minha rede, o ping ficava extremamente alto em todos os clientes.

    Mesmo a Repetidora em Modo WDS (somente WDS) ela repete o sinal, só não aparece no survey, mas funciona legal.

    O WDS é ótimo pois nao FIca como AP os sinais.... e sempre repetidora... sem da ping alto.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Edvaldobr Ver Post
    passei meses com esse problema de AP+WDS tinha 1 repetidora q coloquei como AP+WDS e ela ferrou toda minha rede, o ping ficava extremamente alto em todos os clientes.

    Mesmo a Repetidora em Modo WDS (somente WDS) ela repete o sinal, só não aparece no survey, mas funciona legal.

    O WDS é ótimo pois nao FIca como AP os sinais.... e sempre repetidora... sem da ping alto.
    Não sei como você está configurando esse seu equipamento, porém nós usamos aqui na empresa e é perfeito...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Edvaldobr Ver Post
    passei meses com esse problema de AP+WDS tinha 1 repetidora q coloquei como AP+WDS e ela ferrou toda minha rede, o ping ficava extremamente alto em todos os clientes.

    Mesmo a Repetidora em Modo WDS (somente WDS) ela repete o sinal, só não aparece no survey, mas funciona legal.

    O WDS é ótimo pois nao FIca como AP os sinais.... e sempre repetidora... sem da ping alto.
    aqui funciona legal
    melhor que antes como ap/ cliente
    o tempo de resposta ficou melhro que antes...
    posta ai como vc fez.. para analisarmos!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Na rb você colocará Ap Bridge normal e na aba WDS adciona a WDS (modo dinâmico, mais simples). Na AP você irpa colocar como AP+WDS, colocar com o mesmo canal e ssid e no menu "configurações WDS" você irá adicionar o MAC da RB (placa wireless)...
    Valeu mesmo cara, vou fazer aki e depois posto o que aconteceu !!!

    Agora vem outra duvida, você fala para colocar o mesmo ssid e canal no ap, o que acontece, eu tenho 4 paines de 90° um com cada nome e canal diferente, é melhor eu colocar tudo com o mesmo ssid e canal ou é melhor deixar diferente mesmo ?

    Abraço !!!
    Última edição por wnascimento; 09-07-2009 às 11:18.

  7. #7

    Post Criando uma WDS

    Então amigo sobre está sua última duvida acho melhor colocar ssid diferente em cada antena e o canal também. Pois os mesmos podem interferir um no outro com o mesmo canal .

  8. #8

    Padrão Gente o mau ta perfeito...

    Correção "Gente o MEU ta perfeito"

    So comentei que antes eu usava AP+WDS no repetidor e dava pau na conexão,
    hj ta todas as repetidoras em WDS e continuam repetindo sendo que se o SSID xD....

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Edvaldobr Ver Post
    Correção "Gente o MEU ta perfeito"

    So comentei que antes eu usava AP+WDS no repetidor e dava pau na conexão,
    hj ta todas as repetidoras em WDS e continuam repetindo sendo que se o SSID xD....
    se vc coloca os outros em AP+WDS
    esse repetidor ira dar interferencia na principal e vice e versa. ja q esta como AP

    porem, o melhor eh deixar todos em WDS
    q eles iram receber e transmitir..
    WDS eh nada mais que uma metodo de fazer um canal entre 2 pontos sem que haja cabo, basicamente os 2 radios se tranformam em 1 soh
    WDS nao eh necessario colocar SSID... apenas mesmo canal, modulacao, frequencia, mac do outro equipamento que fara comunicacao e mesmas chaves criptografia (se for utilizar).

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    se vc coloca os outros em AP+WDS
    esse repetidor ira dar interferencia na principal e vice e versa. ja q esta como AP

    porem, o melhor eh deixar todos em WDS
    q eles iram receber e transmitir..
    WDS eh nada mais que uma metodo de fazer um canal entre 2 pontos sem que haja cabo, basicamente os 2 radios se tranformam em 1 soh
    WDS nao eh necessario colocar SSID... apenas mesmo canal, modulacao, frequencia, mac do outro equipamento que fara comunicacao e mesmas chaves criptografia (se for utilizar).
    Não, na torre principal, tenho 4 paineis, os 4 estão configurado como AP-Brigth. nesse caso coloquei eles também com wds ativado.

    Fui em um cliente e coloquei como AP+wds, e ficou show de bola, dai já coloquei outros clientes como ap+wds em outros paineis e está OK !!!

    Abraço !!!

  11. #11

    Padrão

    mas de acordo com que crescer
    tera problemas com interferencia...

    pense
    se vc tem uma torre, configurado mais ou menos assim:
    Modo: AP
    SSID: seu_ssid
    canal: 11

    ai o seu concorrente, vai e coloca um radio com as mesmas configuracoes:
    Modo: AP
    SSID: seu_ssid
    canal: 11

    vc tera problemas nao?

    conselho: troca seus clientes para wds somente
    ficando mais ou menos assim:
    Torre Cliente
    ap+wds wds
    mac cliente mac torre

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    mas de acordo com que crescer
    tera problemas com interferencia...

    pense
    se vc tem uma torre, configurado mais ou menos assim:
    Modo: AP
    SSID: seu_ssid
    canal: 11

    ai o seu concorrente, vai e coloca um radio com as mesmas configuracoes:
    Modo: AP
    SSID: seu_ssid
    canal: 11

    vc tera problemas nao?

    conselho: troca seus clientes para wds somente
    ficando mais ou menos assim:
    Torre Cliente
    ap+wds wds
    mac cliente mac torre
    neste caso, vou ter que usar dois ap´s em cada cliente ???

  13. #13

    Padrão

    nao.. somente 1 mesmo

    pois o radio qdo configurado em wds, vira um estilo de um switch... forma um canal.
    ele recebe e transmite

    vc ira colocar somente o radio da torre como AP+WDS, restante somente como wds

    vamos supor... vc tem mais ou menos o seguinte
    AP+WDS
    |
    WDS(cliente1 comunica com ap+wds, e comunica com cliente2)
    |
    wds(cliente 2 comunica com wds)

    o ultimo cliente, iria se comunicar com o radio de um outro cliente no meio do caminho antes de chegar ao radio da torre... funciona normalmente.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    nao.. somente 1 mesmo

    pois o radio qdo configurado em wds, vira um estilo de um switch... forma um canal.
    ele recebe e transmite

    vc ira colocar somente o radio da torre como AP+WDS, restante somente como wds

    vamos supor... vc tem mais ou menos o seguinte
    AP+WDS
    |
    WDS(cliente1 comunica com ap+wds, e comunica com cliente2)
    |
    wds(cliente 2 comunica com wds)

    o ultimo cliente, iria se comunicar com o radio de um outro cliente no meio do caminho antes de chegar ao radio da torre... funciona normalmente.


    Entendi, só que tem uma coisa, não tenho ap´s em todos os clientes, somente nos clientes distantes, por isso fiz o lance do ap+wds para o pessoal que está ali perto não precisar conectar na torre principal e sim no ap desse cliente que está em AP+wds !!!

  15. #15

    Padrão

    nao entendi^^

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wnascimento Ver Post
    Não, na torre principal, tenho 4 paineis, os 4 estão configurado como AP-Brigth. nesse caso coloquei eles também com wds ativado.

    Fui em um cliente e coloquei como AP+wds, e ficou show de bola, dai já coloquei outros clientes como ap+wds em outros paineis e está OK !!!

    Abraço !!!
    Acho que você não deveria configurar os clientes como ap+wds. Além de outros problemas, pode acontecer o seguinte: se você precisar trocar de canal no seu AP, terá que trocar manualmente em todos os clientes, já pensou que problema? Nos clientes, configure apenas como cliente ISP.

    Então, nos cartões dos painéis você não deixa wds ativado, apenas configura como ap bridge.

    Acho que assim você terá menos problemas.

  17. #17

    Padrão

    não é wds em todos os clientes, somente nos que eu vou usar para repetir o sinal !!!

  18. #18

    Padrão O WDS serve mesmo para repetir o sinal e OCULTAÇÃo de SINAL,

    Quando se coloca em só WDS em todos AP's não existe SSID, serve para quem nao está regularizado com a ANATEL os rádio vao detectar sinal, porém nao tem SSID para caracterizar comércio de MultiMídia.

    ah mascaraapj, estou montando o outro PC para fazer o Servidor Linux+MK, tive problemas com a máquina q estava montando em breve continuamos ele.

  19. #19

    Padrão

    se eu colocar os rádios somente em wds eu consigo colocar clientes na wireless ???Tipo, um cliente com ap em wds com uma visada show, proximo dele outro cliente sem visada para a torre principal, posso colocar esse cliente próximo para conectar no ap desse cliente ???

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wnascimento Ver Post
    se eu colocar os rádios somente em wds eu consigo colocar clientes na wireless ???Tipo, um cliente com ap em wds com uma visada show, proximo dele outro cliente sem visada para a torre principal, posso colocar esse cliente próximo para conectar no ap desse cliente ???
    sim
    pois o radio como wds envia e recebe sinal tbm
    mas de uma forma diferente... ele so se comunica com quem ta cadastrado.
    criando assim um canal entre esses dois radios...
    vamos supor...

    vc tem 3 radios...A - B - C
    radio A ta na torre... deixe ele como AP+WDS
    assim vc podera criar canal com alguem, e quem tiver perto podera visualizar o SSID

    radio B, tem Visada limpa da torre... deixe ele como WDS...
    porem, para ele ter comunicacao com a torre... o radio da torre tera que ter cadastrado o mac do radio B... e o radio B tera que ter cadastrado o mac do radio da torre.

    radio C, nao tem visada da torre, mas tem visada limpa do radio B... deixe ele como WDS, se comunicando com o radio B.
    para se comunicar, o radio B tera que ter tbm o mac do radio C cadastrado, e o radio C tera que ter o mac do radio B....

    tentei ser o mais claro possivel...