Pessoal hj fui comprar uma licença Nivel 5 do MK na MDBrasil, e tive a resposta q agora a licença é vinculada a placa mãe, será verdade, ou quem me atendeu não sabe o que estava falando?
Pessoal hj fui comprar uma licença Nivel 5 do MK na MDBrasil, e tive a resposta q agora a licença é vinculada a placa mãe, será verdade, ou quem me atendeu não sabe o que estava falando?
'Antes' também era assim, não sei se algo mudou mas quem já estiver usando a 3.25 deve ter percebido um campo novo no licenciamento que deve ter sido implementado numa tentativa de controlar a pirataria do software.
Nas versões anteriores eram aceitas algumas placas mãe sem alteração do serial, mas em outras era gerado novo ID.
pelo que acompanhei no forum da mikrotik e no changelog... ainda é vinculado ao HD, porem eles mudaram a quantidade de DIGITOS da licenca !!
acredito que sim.. atualizei alguns routers para 3.25 sem problemas... mas recomendo usar a 3.24 porque a 3.25 nao esta no site mais.. deve ter aparecido algum bug "bruto"
Realmente havia um bug. Esse estava afetando alguns modelos de RBs (100, 400) e estava primeiro apagando as configurações e logo, depois de alguns reboots zerando inclusive o SOFT-ID. Saiu a 3.26 hoje corrigindo isso. Quanto a venculação, realmente é feita somente pelo HD, porém algumas placas mães e drivers de CD, alteram o serial do HD. Porque? Nem eles sabem!! rs
Rogério, teoricamente sim. Temos que considerar que casos excepcionais a MK releva e dá outra licença, mas caso ele notem algum 171 no pedido, não dão nada. Normalmente reembolsam na boa. Tenho um caso recente que ele vinculou ao drive de CD. Quando muda a placa vai beleza, agora se tirar o drive de CD, ele muda na hora... rsssss
Tenho até umas prints em algum lugar disso... hehehehe
também nao troquei nada! a minha licença é original, comprei na mikrotik do Brasil. To aguardando o maia, da mikrotik do Brasil, que por sinal está me dando um ótimo suporte. me adiciona no msg, pra trocarmos uma idéia [email protected]
Boa tarde galera!!!!! concordo com vc rogeriodj. Ja fis tudo isso tb do memso jeito. e olha que adminisro em 3 empresas com mikrotik licenciado nivel 4 e quando da problemas com a aplaca mãe r faço as trocas da tudo normal. Talves, a mikrotik falou isso pra nos intimidar!!!!!! será?
A Mikrotik não falou isso pra intimidar ninguém, é FATO, que a troca de alguns periféricos incluindo a placa mãe e em alguns casos até mesmo o drive de cd pode causar a mudança da ID do Mikrotik ROS, sendo assim necessário nova licença. Não é regra, é excessão e portanto se fizer um teste e rodar na mesma ID seria o normal, porém existem excessões.
O que acontece é que a Mikrotik não tem interesse (e acho que estão certos) em divulgar de que forma é gerada a ID, numa tentativa de conter o avanço da pirataria.
Abraço a todos.