Quentinha do forno!
MikroTik Routers and Wireless
Quentinha do forno!
MikroTik Routers and Wireless
Porque desde a versão 3.24, aquele script pra derrubar os clientes com ACK Timeout não funciona, será que mudou alguma coisa no mk pra funcionar o script?
Posta esse script aqui para eu darmos uma analisada, pois quando atualizei da 2.9.51 para a 3.25 teve um dos meus scripts q não funcionou mais era o de verificar o BUSY no DHCP, mas analizando consegui decifrar o pq dele não funcionar.
Na primeira linha dele estava:
:foreach i in=[/ip dhcp-server lease find status=busy]\
então foi eu colocar as aspas dupla em busy q funcionou certinho:
:foreach i in=[/ip dhcp-server lease find status="busy"]\
Segue o script que so funciona na versao 3.23 e anteriores.
# Defina abaixo o valor mínimo de ACK
:global ack 46;
# Defina abaixo 1 para bloquear e 0 para não bloquear o cliente que estiver acima do valor mínimo
:global block 0;
# Defina abaixo 1 para dropar e 0 para não dropar o cliente que estiver acima do valor mínimo
:global drop 1;
# Defina abaixo a Interface
:global interf "MEGANET2";
# =============================================================================
# ATENÇÃO ! SO FAÇA ALTERAÇÕES ABAIXO, SE TIVER CERTEZA DO QUE ESTA FAZENDO
# =============================================================================
:global total 0;
:global mac "";
:global cliente "";
:log info "Listando Clientes com ACK acima de $ack ms:";
:foreach i in=[/interface wireless registration-table find interface=$interf] do={
:if ([/interface wireless registration-table get $i ack-timeout] > $ack) do={
:log info ("COMENTARIO: " . [/interface wireless registration-table get $i comment] . " - MAC: " . [/interface wireless registration-table get $i mac-address] . " - ACK: " . [/interface wireless registration-table get $i ack-timeout]);
:set mac [/interface wireless registration-table get $i mac-address];
:set cliente [/interface wireless access-list find mac-address=$mac];
:if ($block = 1) do={
/interface wireless access-list disable $cliente;
};
:if ($drop = 1) do={
/interface wireless registration-table remove $i;
};
:set total total+1;
};
};
:if ($total = 0) do={
:log info "Parabéns ! Nenhum Cliente com ACK acima de $ack ms encontrado.";
};
Quando há um post duplicado não verificamos qual foi postado antes ou depois, apaga-se um dos dois.
David,
Obrigado por esclarecer.
Para os mais entendidos ai q q me dizem de atualizar o servidor hotspot que esta rodando em um pc para a versão 3.26?
Um dia rodando sem problemas!!!, x86 e rb´s 4xx... muito bom usar tudo na mesma versão, a rede ficou mais rápida, maior facilidade para fazer regras, e menor número delas mas com a mesma eficiência, show de bola, só me decepcionei em uma coisa com a série 3.xx porque quando usava a 2.xx... ela salvava os gráficos de conexão dos clientes PPPoE, pois sempre que o cliente conectava ela dava continuidade no mesmo gráfico, como um histórico de uso de banda, isto é normal da série 3 do mk ou tem como configurar ?
Obrigado Galera !!!
Aqui não tenho problemas com gráficos no 3.25 que estou usando.
lucianogf, o problema é que por ex. um cliente pppoe conecta agora, fica 1h navegando, no webserver do mk eu vejo o gráfico da conexão dele <pppoe-usuario>, até ai tudo bem, mas se ele desconectar e entrar mais tarde, o gráfico inicia novamente a partir da nova conexão, na ver. 2 do mk, eu podia ver quanto ele usava por dia/semana/mes/ano, pelo gráfico dava para ter uma idéia de quanto ele usava de banda no dia etc...
Muito antes...... quando usava RB para controle de banda ela tinha a ver.3.14 e também se comportava desta maneira, mas como era uma rb achei que era normal.
E pelo winbox os gráficos também são zerados? Não uso o webserver então não sei dizer a respeito dele.
se você usar linux dá pra você instalar o cacti e gerar o gráfico disso tudo.