+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bridge - Path Cost

    Galera do Under, estou precisando de uma ajudinha com algumas bridges, não achei nenhum tópico aberto que pudesse esclarecer minhas dúvidas.

    E o seguinte, minha estrutura LINK--->MK(x86)---->RBs(bridge)--->clientes
    |
    Proxy (squid)

    No mk principal, 3 interfaces LINK, PROXY e LAN (nenhuma bridge), deste ponto em diante as rb´s são todas ap-bridge (com 1 bridge por RB contendo todas as interfaces), a questão é com relação ao custo que tenho que configurar nas bridges até o servidor principal, sendo que o maior caminho de um ramal são 2 bridges (MK--RB--RB), estou utilizando rstp, e o path cost em todas as rb´s estão em 10, acredito que isto tem causado alguns problemas com algumas conexões, e também não sei que valores colocar em path cost de cada interface dentro de cada bridge, por ex. cada bridge tem 4 interfaces 3 são paineis de 120 e uma para o ptp (wlan1..2..3 e wlan-ptp) e a última rb é a da torre principal que tem uma rb433ah recebendo na bridge dela os 3 ptp´s e descendo para o servidor pela ether1.

    Por favor se alguém souber explicar de uma forma simples como isto funciona eu agradesço muito!!!


    Obrigado galera!

  2. #2

  3. #3

    Arrow Custo é relacionado com roteamento...

    Pelo que lembro de ter estudado no CCNA, a questão do custo está relacionado com o roteamento.... logo se não há rotamento o custo é zero.

    Pode-se configurar duas rotas para um mesmo destino e colocar custos diferentes, deste modo o menor custo será a rota default, e a de maior custo será a rota alternativa, tipo um fail-over, ou link de sombra, como queira...

    Me corijam se estou falando bobagem..

    Abraços.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por asctelecom Ver Post
    Pelo que lembro de ter estudado no CCNA, a questão do custo está relacionado com o roteamento.... logo se não há rotamento o custo é zero.

    Pode-se configurar duas rotas para um mesmo destino e colocar custos diferentes, deste modo o menor custo será a rota default, e a de maior custo será a rota alternativa, tipo um fail-over, ou link de sombra, como queira...

    Me corijam se estou falando bobagem..

    Abraços.
    colega, isto tem efeito cascata sobre a rede ou somente dentro da mesma rb ? E no caso de várias rb´s em bridge, como proceder neste cenário ?

    Não há roteamento nas rb´s, apenas no servidor principal, as rb´s apenas levam os clientes até o servidor pppoe MK 3.27(x86).

    Obrigado!
    Última edição por agpnet; 22-07-2009 às 00:37.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    colega, isto tem efeito cascata sobre a rede ou somente dentro da mesma rb ? E no caso de várias rb´s em bridge, como proceder neste cenário ?

    Obrigado!

    Amigo..

    como eu falei.."rotas"....

    isso quer dizer.. tipo torre um - ip 10.0.10.1, torre dois ip 10.0.20.1, torre tres. ip 10.0.30.1. , suponhamos queo servidor tenha ip 10.0.0.1... logo quando seu cliente da torre um que tem ip 10.0.10.5... der um comando "tracert www.terra.com.br" no command do windows... aparecerá a rota...

    10.0.10.1 (gateway da torre)
    10.0.0.1 (servidor, roteador. mk.. o que for)
    189.x.x.x (exemplo e ip do seu link)
    200.x.x.x (roteador dentro do seu link - operadora telecom)
    etc..


    agora digamos que suas torres além de estarem ligadas diretamente ao sevidor elas estejam ligadas entre sí.. Neste casso poderia configurar em sua torre um, algo assim: 10.0.0.1 custo=2; 10.0.20.1 custo=3; 10.0.30.1 custo=4. Logo a torre um quando não conseguir lincar dirtamnte pro 10.0.0.1 irá jogar para custo maior, e subsequentemente...

    Note que existem algumas regras sobre custos. Seria bom se informar bem.

    Agora se no seu caso o servidor/roteador possui ip 10.0.0.1 e os clientes 10.0.0.2..10.0.0.3.. todos em bridge.. daí não funciona.. entendeu?

    bridge não possui rota, logo não tem custo.

    Abraços.