+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar rede 5.8 ghz com Nanostation5 ou Paineis setoriais 5.8??

    Olá mestres do underlinux. Pessoal estou pesquisando muito sobre isto pois montei aqui uma torre telescópica com omni de 15 dbi aquarius + RB 433ah + minipci ubiquiti XR5, com cabo RGC213 de 15 metros pra facilitar minha vida na caixa hermetica. Então outra vez muito ruido no sinal 50% de acordo com o netstumble. Antes tinha cartão minipci Engenius 8602 de 600 mw 8e também estava dando 50% de ruido. Existem 6 Provedores muito proximos a mim com setoriais e Direcionais zirok e acho que algum com amplificador. Não tem condições. Quero agora migrar para trabalhar em 5.8 para me ver livre dessas interferências, pois não tem aqui nessa faixa. Na opinião de vocês amigos, utilizo as nanos 5.8 ou hiperlinks 5.8 de 17 dbi ??? Agradeço a todos por esta força pois estou tentando desde o mês Março e sem sucesso nessa minha caminhada.

  2. #2

    Padrão

    Boa tarde colega,

    eu dei uma lida no seu tópico e achei uma coisa estranha, vc disse que esta usando 15 metros de cabo RGC 213? Se for isso mesmo, diminui esse cabo urgente. Tenta fazer um teste, coloca essa caixa com a RB junto da antena omni ( não sei se é possivel), lembre-se que o cabo tem perda e quanto maior o cabo maior a perda. Aki qdo eu vou montar uma torre ou repetidora eu tenho usar no máximo 2 metros de cabo da antena até o rádio, com isso vc minimiza a perda com o cabo. Outra coisa que eu estou fazendo. Colocando pops mais proximos aos meus clientes. Isso tb evita clientes muito longe, com sinal um pouco mais fraco atrapalhem clientes mais proximos e com sinal excelente.


    Vamos ao que interessa, sua dúvida sobre setoriais ou Nanos 5.8.
    Eu tenho um Nano 5 na minha torre e coloquei uns 4, 5 clientes pendurados nele pra testar a performance do 5.8. Eu sei que o Nano 5 como AP não é recomendado, mas rodando com outros 5 nanos acho que não terá problema. Mas no seu caso pra colocar muitos clientes eu iria de RB e antenas setorias, pode ser hyperlink, oiw, pluton, ai vc escolhe. Se vc usar essa estrutura vai estar garantido por um bom tempo. Se for usar Nanos 5 nos clientes, eu recomendo, só um pouco de cuidado pq a antena deles é de 60°, hj nao teria problema mas conforme o tempo passar e outras redes 5.8 começarem a aparecer vcpode ter problemas.

    Desculpe o tamanho da resposta, mas espero ter ajudado.

    Abcs

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gilson3D Ver Post
    Olá mestres do underlinux. Pessoal estou pesquisando muito sobre isto pois montei aqui uma torre telescópica com omni de 15 dbi aquarius + RB 433ah + minipci ubiquiti XR5, com cabo RGC213 de 15 metros pra facilitar minha vida na caixa hermetica. Então outra vez muito ruido no sinal 50% de acordo com o netstumble. Antes tinha cartão minipci Engenius 8602 de 600 mw 8e também estava dando 50% de ruido. Existem 6 Provedores muito proximos a mim com setoriais e Direcionais zirok e acho que algum com amplificador. Não tem condições. Quero agora migrar para trabalhar em 5.8 para me ver livre dessas interferências, pois não tem aqui nessa faixa. Na opinião de vocês amigos, utilizo as nanos 5.8 ou hiperlinks 5.8 de 17 dbi ??? Agradeço a todos por esta força pois estou tentando desde o mês Março e sem sucesso nessa minha caminhada.
    cara existe omni de 15 dbi da aquario em 5.8, ou vc ta usando uma 2.4 para distribuir 5.8?

    1 voto para setoriais!

  4. #4

    Padrão

    Use Nanostation, porque ela homologada pode operar em 5.4 GHz que é muito mais livre de interferência do que hoje é 5.8 ou do que será em breve 5.8 na hora em que todo mundo fugir para lá.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Use Nanostation, porque ela homologada pode operar em 5.4 GHz que é muito mais livre de interferência do que hoje é 5.8 ou do que será em breve 5.8 na hora em que todo mundo fugir para lá.
    NS 5.4 GHZ?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    NS 5.4 GHZ?
    É a mesma Nanostation de 5 GHz, basta ligar DFS(802.11h), colocar um canal de 5.4 GHz e usar canalização de 10 ou 20 MHz e configurar potência e antena dentro do permitido para 5.4 GHz.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    É a mesma Nanostation de 5 GHz, basta ligar DFS(802.11h), colocar um canal de 5.4 GHz e usar canalização de 10 ou 20 MHz e configurar potência e antena dentro do permitido para 5.4 GHz.
    funciona com a antena interna?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    funciona com a antena interna?
    Sim, funciona. Aliás, com a falta de antenas painel homologadas em 5.4 GHz, a saída é usar a antena integrada de ~ 60 graus de abertura mesmo quer você quisesse ou não esse ângulo.