Tenho um provedor wireless com 2 mikrotiks como ap na seguinte estrutura fisica:
- 1 MK com dois cartões engenios conectados em uma setorial cada cartão (onde está o meu problema)
- O outro está com 2 cartões da engenios sendo um em outra setorial e o outro cartão está fechando um enlace 5.8 de 500m com meu backbone .
- O enlace está perfeito e ping em media a 0.4ms e jah fiz o teste de trafego e passa tranquilo 20MB.
- Tenho em torno de 120 clientes muito bem distribuidos entre os radios ficando em media 40 clientes por cartão e no maximo 20 simultaneos
Essa estrutura era pra me proporcionar uma boa conexão pra todos meus clientes já que a maior velocidade que libero é de 512k, mais infelizmente não é assim nos ultimos dias estou tendo um grave problema com minha conexão .
Tenho a maioria dos clientes ente 70% e 90% de sinal mais os pings deles para o MK está muito algo girando em torno de 500ms a 3000ms, 4000ms isso causa uma lentidão terrivel, muitos clientes não conseguem abrir nem o google.
Já fiz os seguintes testes:
- fiz uma verredura das frequencias e já mudei os canais estou usando agora soh canais limpos 1, 6 e 11 ;
- Ja subi na torre e verifiquei umidade nos conectores e está tudo normal bem como testei os cabos tb e estão bons ;
- Recebi uma dica e vi que os cartões gerão a potencia errada e aumenta em 10x ( isso se colocar 21db ele fica em 31db) dai baixei o a potencia pra 11db e isso fez os pings baixar muito e ficaram entre 200ms e 400ms .
Dai vem a pergunta o que eu posso fazer pra isso ficar bom e os pings ficarem entre 3ms e 50ms !!
Desde já agradeço a ajuda de todos!!!