Bom dia colegas,
Embora tenha muitos anos de experiência com Sistemas Operacionais, principalmente GNU/Linux, não sou expert quando o assunto é redes, por isto, utilizei durante 2 anos um proxy Squid relativamente bem configurado, mas que não apresentava bons resultados. Já faz praticamente um ano que estou sem proxy algum em meu servidor.
Como faço controle de tráfego (download) por cliente na interface de saída, sempre tive a dúvida de como o Squid poderia controlar corretamente o seu próprio tráfego. Exemplo: Tenho um link de 2MB e vários clientes a 256K. Algum destes clientes que iniciem o download de uma ISO do Debian que não esteja em cache vai fazer com que o Squid inicie o download deste arquivo e entregue na velocidade de 256K ao cliente. Até aí tudo bem. Mas com que velocidade o Squid está baixando este arquivo para seu cache se não é feito nenhum tipo de controle de tráfego, aliás, nem teria como identificar o ISO que o Squid está baixando com o respectivo cliente na tentantiva de controlar tráfego, pois o IP do Proxy é que está fazendo todos os downloads dos clientes.
Eis a questão, se vários clientes, em uma rede com dezenas de clientes, talvez centenas de clientes, tudo que não existe no cache do Squid, este vai trazer sem qualquer tipo de controle, apenas vai entregá-los aos clientes e então o CBQ ou HTB que vai cuidar do controle do fluxo.
Existe alguma forma de fazer com que o Squid faça seus downloads obedecendo um controle de tráfego? O que quero dizer é totalmente diferente de delay_pools (acredito), pois não quero controlar a velocidade com que o Squid entrega o que já tem em cache ou que recém fez download, mas exatamente a velocidade com que o Squid traz cada coisa logo antes de entregar ao cliente.
Obrigado pela atenção e desculpem pelo longo email.