muito boa a regra...soh uma duvida...
como eu usaria para um perfil de 128k no hotspot?
muito boa a regra...soh uma duvida...
como eu usaria para um perfil de 128k no hotspot?
é isso aí Magsal! hehehe
Magal, me tira so uma duvida.
Tenho varios pops, sendo cada pop com uma faixa de rede para os clientes.
Vi no exemplo que no meu caso o ideial seria usar o queue simple ao inves do mangle... So que eu precisava dividir meu link entre os pops, se eu colocar no queue simples a velocidade que eu quero nesse pop funcionaria?
Abraços.
Se você tem um servidor central, pode sim controlar a velocidade dos pops. Basta controlar o ip de cada um deles.
Blz mestre, irei fazer isso entao... Tenho um mk central para controlar tudo.
Essas 2 linhas...
Servem para controlar todos os clientes a 64/32 ou seria o minimo que o cliente chegaria? Ou nada haver com as 2 reespostas? rs/queue type add name=PCQ_download kind=pcq pcq-rate=64000 pcq-classifier=dst-address
/queue type add name=PCQ_upload kind=pcq pcq-rate=32000 pcq-classifier=src-address
Este é apenas um tipo de controle criado, senda assim, eles não vão controlar apenas criando, tem que setar na queue="" também, mas é para isto mesmo controle de down/up de cada cliente, mas precisa setar o queue="PCQ_down ou PCQ_up" em todas as entradas que criar já que a mesma vem com o default.
Deixa eu ver se entendi.
No queue type coloco o controle de banda dos usuarios, no caso quero que todos naveguem a 300/150 ae coloco no queue type...
E no queue simple coloco o valor total de link que a faixa poderia usar ao todo...
Seria isso?
Completando...
O pcq não serve apenas para controle de clientes e também de serviços.
Uma pergunta, caso meu link seja 4mb e tenha apenas um cliente logado baixando com p2p e gerenciador de donwload como orbit a toda banda, qual o tempo que o servidor demoraria para dividir a banda para o próximo cliente que acabou de logar, teria um delay, alguem ja testou?
Pessoal me desculpe ai mas acredito tem muita gente ai como eu ta com dificuldade de fazer o PCQ funcionar blz.
1º Coisa é quando uso esse script:
/queue type add name=PCQ_download kind=pcq pcq-rate=64000 pcq-classifier=dst-address
/queue type add name=PCQ_upload kind=pcq pcq-rate=32000 pcq-classifier=src-address
/queue tree add parent=global-in queue=PCQ_download packet-mark=all
/queue tree add parent=global-out queue=PCQ_upload packet-mark=all
/queue simple add queue=PCQ_upload/PCQ_download target-addresses=192.168.0.0/24
Aqui a pergunta como vou usar esse sem marcar todos pacotes??? eu coloquei ele assim ele nao pega nenhum pacote na queue tree fica em 0 tanto no download e Upload
e acaba não dividindo a banda nenhuma.
Alguem tem isso funcionando perfeitamente e testado com certeza ???
se alguem puder me ajudar fico agradecido
to com uma dúvida em relação, ao PCQ!
eu preciso criar Queues Types para cada velocidade vendida?
Se usar queue tree ele pega e divide automaticamente?
Se usar queue simple 0/24 ele divide automaticamente pra toda a range?
Se usar queue simple individual apenas setando o queue type para cada cliente ele faz o mesmo trabalho?
Desculpe o monte de perguntas!
Sim*.
Nesse exemplo do Magal, então cada cliente da faixa 192.168.0.0/24 teria 64/32 ou eles iriam dividar essa banda?1. Marque todos os pacotes com packet-mark all:
/ip firewall mangle add chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=all passthrough=no
2. Configurar dois queue types PCQ - um para download e outro para upload. Dst-address é classificador do tráfego de download do usuário, src-address para o tráfego de upload:
/queue type add name=PCQ_download kind=pcq pcq-rate=64000 pcq-classifier=dst-address
3. Finalmente, duas queue rules são necessárias, uma para download e um para upload:
/queue tree add parent=global-in queue=PCQ_download packet-mark=all
/queue tree add parent=global-out queue=PCQ_upload packet-mark=all
Se você não gosta de usar mangle ou queue tree, você pode ignorar esta etapa 1, mantendo as etapas 2 e 3 e passaria a criar uma simple queue como mostrado aqui:
/queue simple add queue=PCQ_upload/PCQ_download target-addresses=192.168.0.0/24
Neste exemplo do magal, como ele definiu o valor pcq-rate, entao cada usuario usará no maximo 64/32 de banda até atingir o maximo da banda disponivel, depois disso a banda será dividida igualmente entre todos os usuarios...
Se o pcq-rate ficar setado em 0 (zero), e somente 1 usuario estiver conectado, ele vai poder usar toda a banda disponivel (se vc tiver um link de 2mb por exemplo, e cliente vai navegar nesta velocidade), se 2 usuarios estiverem conectado, cada um utilizará 1mb, e assim por diante...
Repare que no exemplo do Magal, embora o link seja de 2mb por exemplo, mas mesmo que soh tenha 1 cliente conectado, o maximo q ele usara sera 64/32 ... pq como eu disse acima, este valor foi escolhido em pcq-rate...
sera q alguem poderia citar um exemplo q ja esteja funcionando com varias banda, eu por exeplo tenho 75k/150k, 150k/300k, 300k/600k e 500k/1Mb, uso hotspot e servidor dhcp.
Olá amigo,
Você pode fazer quantas bandas quiser mas lembre-se que, se tratando de PCQ, será dividida entre os vários usuário. ex: se fizer um src-address de 256k e dst-address 512k com 10 usuários conectados, você terá o seguinte calcúlo:
PCQ é ideal para QoS.Código :256k / 10 = 25,6k de upload 512k / 10 = 51,2k de download
Para fazer o que quer aqui está um exemplo(256k/512k):
Postado originalmente por PCQ UploadAí só escolher este pcq para os usuários desejados. Para outras bandas, fazer novos pcq's.Postado originalmente por PCQ Download
Última edição por Raniel; 16-10-2009 às 12:34.