+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sinal do cliente oscilando muito.

    estou com alguns clientes com sinal muito oscilante fica -69 e depois pula para -83. Achei isto muito estranho pois faço questão de prender muito bem as antenas dos clientes e nãosei o q ue pode ser. Se alguem teve algum problema assim por favor me de uma dica.
    Última edição por Magal; 02-10-2009 às 22:28.

  2. #2

    Padrão

    Fernando, o que você tem usado nestes clientes, como AP? São baseados no chipset 8186?
    Tenho notado também este tipo de instabilidade e acho que é característico deste chipset.
    Os Nano2 como cliente são bem estáveis. Só precisavamos achar alguma coisa mais acessível financeiramente com Atheros. São sei o preço dos Greatek. Tem o Dir-300 que é atheros também.
    Estou com dois aqui com dd-wrt mas ainda não instalei. Este acho que é a opção mais barata em atheros.

  3. #3

    Padrão Problemas de Sinal Oscilante

    Caro Colega

    Existe algumas coisas que podem provocar essas coisas sendo as seguintes:

    1. ACK em Automático - Já tive problemas sérios por causa do ACK em "0" (Automático), parece que o ap fica meio doido então tenha como regra básica setar o ACK em seus aps pelo menos para "62" na tabela seria até 5Km
    2. Conector SMA - É o conector pequininho que vai na conexão do ap cliente, placa pci ou adaptador USB se este ficar frouxo (não rosqueado até o fim) o sinal fica oscilando por causa de falha entre os conectores, outra coisa muito importante é normal infelizmente encontrar cabos novos com problemas na climpagem dos conectores faça o teste usando um multimetro na escala sonora quando se encosta as duas pontas e faça o teste no cabo (quando estiver fazendo o teste balance, movimente-os para os lados e até de pequenos puxões para ter certeza da climpagem)
    3. Maneira de conectar o cabo - Outra coisa que normalmente acontece é o habito de conectar o cabo no ap cliente, placa pci ou adaptador não atentar em manter o cabo reto enquanto enrosca, se verificar os conectores verá que é possivel rosquea-los inicialmente tortos e somente no final ele fica na posição certa mas na maioria é tarde as pontas não estão conectadas corretamente.
    4. Interperres naturais - Estamos falando de problemas naturais que na maioria das vezes não podem ser resolvidos e sim administrados como árvores, bambuzais, faixas, palmeiras(essas já me provocaram muitos problemas), rodovias (quando o link passa por uma) entre outras coisas.


    Bom ficou uma lista +/- mas acredito que contribui para a resolução de seu problema qualquer coisa é só compartilhar o problema

    Alessandro Dias

  4. #4

    Padrão

    Acho que descobri o problema .......recentemente comprei 10 pç de usb da engenius e estava usando o mesmo no notebook para fazer o alinhamento no cliente.......e conseguia com ele em media sinais de -63, -65 e quando terminava a instalação conectava a placa pci do cliente e ia embora, quando chegava no escritorio ia dar uma oplhada no sinal ele tava -73, -75 e foi quando fui perceber que o usb da engenius tem 200 Mw. Agora gostaria de saber quantos Mw tem essas plaquinhas que a gente compra com chipser 2561?

  5. #5

    Padrão

    Eu tbm estava usando esses adaptadores USB Para alinhar ..mas não tive muito sucesso não estava dando diferença tbm na hora de colocar nas PCI Agora estou alinhado com AP e esta ficando legal ...Mas quanto a potencia desse Chip acho que vai de 32 a 64 Mw ( eu acho) e tbm não creio que esses Usb chegue a 200 não !!!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WWANInternet Ver Post
    Eu tbm estava usando esses adaptadores USB Para alinhar ..mas não tive muito sucesso não estava dando diferença tbm na hora de colocar nas PCI Agora estou alinhado com AP e esta ficando legal ...Mas quanto a potencia desse Chip acho que vai de 32 a 64 Mw ( eu acho) e tbm não creio que esses Usb chegue a 200 não !!!

    E não dá para esquecer que a perda em 10m de cabo coaxial é muito grande. Esta é outra encrenca das pci.
    Eu experimentei uma pci da engenius de 600mw. Não precisa levar até isso, mas dá para ir aumentando um pouco para compensar a perda do cabo. O que estas tem de bom é a sensibilidade na recepcção.
    Mas não são homologadas. Não usei mais.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E não dá para esquecer que a perda em 10m de cabo coaxial é muito grande. Esta é outra encrenca das pci.
    Eu experimentei uma pci da engenius de 600mw. Não precisa levar até isso, mas dá para ir aumentando um pouco para compensar a perda do cabo. O que estas tem de bom é a sensibilidade na recepcção.
    Mas não são homologadas. Não usei mais.

    tem razão 1929 ..tem que levar muito em conta esses 10 metros de cabo ..a perca é realmente muito grande em comparação com um pig tail de 30 ou 40 cm !!!

  8. #8

    Padrão

    Eu notei uma diferença no sinal porem ambos usam o chipset Chipset: RT2571WF / Ralink

    Engenius: Available Transmit Power *subject to country regulations*:
    2.412~2.472G(IEEE802.11g)
    15 ± 2dBm @6Mbps~54Mbps
    2.412~2.472G(IEEE802.11b)
    19 ± 2dBm @1~11Mbps
    Olha a foto da comercialização do mesmo com 200 Mw


    http://www.engeniustech.com/resources/EUB-3701EXT.pdf

    Edimax: Standards IEEE 802.11g/b
    Bus Type USB 2.0 Type A
    Drivers Windows 98SE/Me/2000/XP/ x64 Edition
    Receive Sensitivity -70dBm@54Mbps, -83.5dBm@11Mbps
    Dimension 9(H) x 27(W) x 87(D) mm
    Frequency Band 2.4000~2.4835GHz (Industrial Scientific Medical Band)
    Modulation
    OFDM with BPSK, QPSK, 16QAM, 64QAM (11g)
    BPSK, QPSK, CCK (11b)
    Data Rate 54/48/36/24/18/12/11/9/6/5.5/2/1Mbps auto fallback
    LEDs Link/Activity
    Transmit Power 17dBm± 2dBm
    Securities 64/128-bit WEP Data Encryption, WPA (TKIP with IEEE
    802.1x), WPA2 (AES with IEEE 802.1x)
    Antenna 4dBi Hi-Gain Antenna
    Temperature 32~122°F (0 ~50°C)
    Humidity 10-95% (NonCondensing)
    Certification FCC , CE

    E tem mais um que é da edimax de taywan:

    Model NO.EW-7318USg Standards IEEE-802.11g /b
    Bus Type USB 2.0 Type A
    Frequency Band 2.400~2.4835GHz (Industrial Scientific Medical Band)
    Modulation OFDM with BPSK, QPSK, 16QAM, 64QAM (11g), BPSK, QPSK, CCK (11b)


    Radio Technology Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS)
    Data Rate 54 / 48 / 36 / 24 / 18 / 12 / 11 / 9 / 6 / 5.5 / 2 / 1Mbps auto fallback
    Security 64/128/256-bit WEP Encryption, WPA ( TKIP, IEEE 802.1x) and AES

    Antenna 4dBi Hi-Gain Internal Antenna
    Drivers Windows 98SE, Me, 2000 and Windows XP
    LEDs Link, Activity
    Transmit Power 16dBm (Typical)
    Temperature 32~122‹F (0 ~50‹C)
    Humidity 0~95% (Non Condensing)
    Certification FCC, CE


    http://www.edimax.com/images/Image/d...EW-7318USg.pdf

    Na minha opinião eu fico com o de 16 dbm

    Então temos na realidade: Engenius 20 Dbm = 100 Mw (media)
    contra edimax 18 dbm 64 Mw (média)

    por isso da diferença de sinal entre eles.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         usb.jpg
Visualizações:	117
Tamanho: 	20,4 KB
ID:      	5760  
    Última edição por FernandodeDeus; 07-10-2009 às 12:59.

  9. #9

    Padrão Re: Sinal do cliente oscilando muito.

    Ola Amigos,
    Aqui sempre da uma diferenca. No cliente dá -55 quando vou verificar -65.
    Alinhamentos com AP tbm e temos alguns clientes com placas wirelessmas quando essas placas ja ultrapassam um nivel de sinal acima de -70 procuramos trocar.
    Usamos o USB apenas para testes, como: se a placa queimou e teste de antena e Pigtail.
    Estamos mudando todos nossos clientes para AP WISP. E padronizaremos sinais abaixo de - 50.

    Mas os seus clientes atingem a velocidade contratada com sinal -75?

    Procure trocar de canal, temos aqui tbm muitas alternancias de frequencia e canais sujos. Sempre dá certo trocar.

    Ate