+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Homologacao

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Lembra dos Nanos quando começaram a chegar por aqui. O tempão que levou para aparecer os homologados?
    Estamos numa situação que não dá mais para perder tempo. Se estes equipamentos irão resolver uma série de problemas inerentes ao wi-fi, então já era para estar homologados.
    .
    O que eu acho é que os distribuidores ficam se mancando, para ver como o mercado consumidor vai reagir.
    Se eles acreditassem mais nos produtos que vendem, deveriam abraçar logo isso. Porque tem que ser sempre a gente que dá a cara para testar?
    Pode ficar sossegado que estara homologado em breve.

    mirac
    Última edição por mirac; 21-10-2009 às 00:46. Razão: ortografia

  2. #22

    Padrão

    Eu ainda continuou entendendo que N tem que ter 2 ou mais saidas de antenas.
    Por isso o Bullet M que tem uma só saída não é N puro, mas uma adaptação da Ubiquiti para usa-lo em conjunto com os verdadeiros N que eles produzem.
    O que o bullet M tem de igual aos outros M, é o tdma.
    Afinal, fica muito complicado usar uma CPE com duas ou mais antenas no cliente.

    Mas se a homologação já está a caminho como voce citou, melhor para nós.

  3. #23

    Padrão Bullet tecnologia N

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu ainda continuou entendendo que N tem que ter 2 ou mais saidas de antenas.
    Por isso o Bullet M que tem uma só saída não é N puro, mas uma adaptação da Ubiquiti para usa-lo em conjunto com os verdadeiros N que eles produzem.
    O que o bullet M tem de igual aos outros M, é o tdma.
    Afinal, fica muito complicado usar uma CPE com duas ou mais antenas no cliente.

    Mas se a homologação já está a caminho como voce citou, melhor para nós.
    No padrao N nao eh necessario varias antenas, pois a tecnologia TDMA tem origens na tecnologia de celulares, vc ja viu algum celular multi-antena?
    Tecnologia MIMO tem a origem no WIMAX.
    Como pode ver as duas tecnologias sao complementares e independente uma da outra.
    Portanto BUllet M eh sim N.

    mirac

  4. #24

    Padrão

    Eu não entendo mais nada, pois eu tinha a certeza que N precisava ter mais de uma antena.

    No data sheet diz que é G/N
    Então pelo que diz lá o Bullet M é protocolo 802.11 N e compatlível com G.

    E uma das características do N é exatamente ter várias antenas, modulando em conjunto na mesma conexão.

  5. #25

    Wink MIMO

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu não entendo mais nada, pois eu tinha a certeza que N precisava ter mais de uma antena.

    No data sheet diz que é G/N
    Então pelo que diz lá o Bullet M é protocolo 802.11 N e compatlível com G.

    E uma das características do N é exatamente ter várias antenas, modulando em conjunto na mesma conexão.
    Companheiro 1929.
    A caracteristica supracitada eh caracteristica MIMO.


    mirac

  6. #26

    Padrão

    Estou com uma curiosidade sobre esses nanos airmax, pensei no seguinte :

    Pegar um mikrotik com 1 cartao R52N e colocar numa dessas antenas Airmax basestation 16DBI 120º e como e na residencia do cliente colocar um Nanostation 5 Mimo, a dúvida é será que o nano vai conseguir conversar em N com o R52N??? Será que a qualidade e banda serão maiores usando em N??

    A idéia de usar o mikrotik é pelo gerenciamento centralizado, pois ja temos tudo isso implementado hoje com pppoe+wpa2 nos clientes.

    Abraço a todos.

  7. #27

    Talking Descritivo MIMO.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu não entendo mais nada, pois eu tinha a certeza que N precisava ter mais de uma antena.

    No data sheet diz que é G/N
    Então pelo que diz lá o Bullet M é protocolo 802.11 N e compatlível com G.

    E uma das características do N é exatamente ter várias antenas, modulando em conjunto na mesma conexão.
    Abaixo transcricao do wiki.

    MIMO
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    MIMO ou Multiple-input multiple-output communications é a técnica utilizada em transmissões de redes sem fio, agregada ao protocolo 802.11n e projetadas para velocidades nominais de 500 Mbps.
    [editar]Tecnologia

    O aparelho utilizado é um roteador wireless, que disponibiliza o tráfego das informações em canais paralelos, aumentando assim a velocidade e diminuindo a ocorrência de quedas na transmissão. Para isto, o roteador MIMO apresenta fisicamente instalado mais de uma antena, as quais possibilitarão maiores chances de envio dos arquivos.

    [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/MIMO

    Abraco do mirac
    Última edição por mirac; 22-10-2009 às 09:58.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mirac Ver Post
    Abaixo transcricao do wiki.

    MIMO
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    MIMO ou Multiple-input multiple-output communications é a técnica utilizada em transmissões de redes sem fio, agregada ao protocolo 802.11n e projetadas para velocidades nominais de 500 Mbps.
    [editar]Tecnologia

    O aparelho utilizado é um roteador wireless, que disponibiliza o tráfego das informações em canais paralelos, aumentando assim a velocidade e diminuindo a ocorrência de quedas na transmissão. Para isto, o roteador MIMO apresenta fisicamente instalado mais de uma antena, as quais possibilitarão maiores chances de envio dos arquivos.

    [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/MIMO

    Abraco do mirac
    Então Mirac, fico cada vêz mais confuso com esta denominação da Ubiquiti.
    Se precisa de mais de uma antena, o Bullet M tem saida para só uma? Todos os outros N são com no mínimo duas saidas.

    Tudo que eu já tenho lido nestes últimos tempos sobre MIMO e N, vão contra o que a Ubiquiti classifica o Bullet M.
    O RocketM e o Nano M, estes sim se enquadram.
    Mas fora isto sobre denominação do equipamento, o reste deve ser um espetáculo. Os Nano e Bullet atuais já são um show, imagina estes novos então.

  9. #29

    Padrão Bullet M ou N

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então Mirac, fico cada vêz mais confuso com esta denominação da Ubiquiti.
    Se precisa de mais de uma antena, o Bullet M tem saida para só uma? Todos os outros N são com no mínimo duas saidas.

    Tudo que eu já tenho lido nestes últimos tempos sobre MIMO e N, vão contra o que a Ubiquiti classifica o Bullet M.
    O RocketM e o Nano M, estes sim se enquadram.
    Mas fora isto sobre denominação do equipamento, o reste deve ser um espetáculo. Os Nano e Bullet atuais já são um show, imagina estes novos então.
    E realmando Ubiquiti errou ao chamar de "Bullet M", deveria chamar de "Bullet N" rsrsrsrs.
    Em relacao ao desenpenho parece que esta dando show mesmo na real.

    Abaixo transcricao do Orkut de um companheiro provedor de Recife.


    "Marcus Vinicius.
    Colocamos hoje BULLET M, fechou só um link com antenas zirok, deu 44MB de down e 38 de UP, total de 82MB, link de 6km, espero que com as pluton fique melhor rsrsrs."

    E em outro trecho da conversa...

    "markus
    estamos com as bullet m5, em testes e depois dos ajustes que fizemos elas passaram 65mb de rx, colocamos no ar com os clientes, está passando 18mb folgado pingando a 3-4 ms com 2 lances de bullets até o ponto de fibra."

    Troca de informacao completa esta no Orkut no link abaixo.

    orkut -

    mirac

  10. #30

    Padrão R52

    Citação Postado originalmente por tcheturbo Ver Post
    Estou com uma curiosidade sobre esses nanos airmax, pensei no seguinte :

    Pegar um mikrotik com 1 cartao R52N e colocar numa dessas antenas Airmax basestation 16DBI 120º e como e na residencia do cliente colocar um Nanostation 5 Mimo, a dúvida é será que o nano vai conseguir conversar em N com o R52N??? Será que a qualidade e banda serão maiores usando em N??

    A idéia de usar o mikrotik é pelo gerenciamento centralizado, pois ja temos tudo isso implementado hoje com pppoe+wpa2 nos clientes.

    Abraço a todos.
    Com certeza melhora.
    Mas para nao correr riscos eu usaria Rocket M no lugar do R52N.
    Para ficar Ubiquiti de ponta a ponta, tudo gerenciado pelo MK.
    Apesar de que anda falando muito bem da R52N.
    No link Orkurt que coloquei acima tambem tem informacoes de experiencia R52N na pratica, de uma olhada, achei bem interessante.

    A tecnologia N veio em boa hora, com a fome de Mb que esta o mercado ea concorrencia cada vez feroz com as teles.

    Abraco

    mirac
    Última edição por mirac; 22-10-2009 às 12:43.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mirac Ver Post
    Com certeza melhora.
    Mas para nao correr riscos eu usaria Rocket M no lugar do R52N.
    Para ficar Ubiquiti de ponta a ponta, tudo gerenciado pelo MK.
    Apesar de que anda falando muito bem da R52N.
    No link Orkurt que coloquei acima tambem tem informacoes de experiencia R52N na pratica, de uma olhada, achei bem interessante.

    A tecnologia N veio em boa hora, com a fome de Mb que esta o mercado ea concorrencia cada vez feroz com as teles.

    Abraco

    mirac
    Uai mas essa linha M da Ubiquti nao eh TDMA??? TDMA vai conversar com OFDM??? sei nao hein, acho q nao rola usar os Nano M com os R52N nao, modulaçoes diferentes... se eu estiver falando bobeira me corrijam por favor...

  12. #32

    Red face

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    Uai mas essa linha M da Ubiquti nao eh TDMA??? TDMA vai conversar com OFDM??? sei nao hein, acho q nao rola usar os Nano M com os R52N nao, modulaçoes diferentes... se eu estiver falando bobeira me corrijam por favor...
    E mesmo amigo....., vc esta certo eu estava confundindo com as R52h===>NANO2 .....
    Nao tinha percebido deste dete detalhe, vc esta correto, obrigado.
    Realmente TDMA nao modula com OFDM, como as Canopys nao modula.
    Vc achou um detalhe que eu nao tinha percebido.
    Vou dar uma consultada com o pessoal la fora sobre este problema, logo recebendo resposta irei postar aqui.

    obrigado.
    mirac

  13. #33

    Padrão

    Acho q o caminho das pedras vai ser o Rocket M com os nano M, ae sim vamos ter uma boa soluçao para entregar banda para os clientes... abs

  14. #34

    Padrão

    o padrao g (802.11g) opera na mesma freqüência que o 802.11b (2,4GHz); por ser mais recente, esse padrão pode obter taxa de transmissão teórica de ate 54Mbps (diferente do 802.11b que pode obter taxa de transmissao teorica de no maximo 11mbps). Permitindo que os padrões 802.11b e 802.11g sejam intercompativeis. Tem os mesmos inconvenientes do padrão 802.11b.

    em resumo, sao tudo parente de japones (mesma coisa, muda pequenos detalhes)

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    o padrao g (802.11g) opera na mesma freqüência que o 802.11b (2,4GHz); por ser mais recente, esse padrão pode obter taxa de transmissão teórica de ate 54Mbps (diferente do 802.11b que pode obter taxa de transmissao teorica de no maximo 11mbps). Permitindo que os padrões 802.11b e 802.11g sejam intercompativeis. Tem os mesmos inconvenientes do padrão 802.11b.

    em resumo, sao tudo parente de japones (mesma coisa, muda pequenos detalhes)
    ?????????

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    Uai mas essa linha M da Ubiquti nao eh TDMA??? TDMA vai conversar com OFDM??? sei nao hein, acho q nao rola usar os Nano M com os R52N nao, modulaçoes diferentes... se eu estiver falando bobeira me corrijam por favor...
    Fica agora a dúvida.
    Olhando o data sheet diz que trabalha também protocolo 802.11G

    Veja o que achei no forum ubiquiti
    ==================
    Quote:
    Originally Posted by exobyte http://www.ubnt.com/forum/images/mac...s/viewpost.gif
    I might be seeing a related issue. I'm using a Bullet M2HP to connect to municipal wifi. Sometimes the connection just drops, and I can't get an encryption key to show up in iwconfig, even after a reboot. A few hours later, I can get on just fine.

    The ISP is poking around its logs, hoping to find someone, but one theory I had was that a B adapter (or an adapter in B mode) associated with the AP and caused me to lose a connection.

    I'd actually like to get an official statement on what's supposed to happen if something drops to B mode.


    Hello,

    At this time we do not officially support 802.11abg modes with the M series. Full 802.11 compatibily will be released in V5.1 of AirOS

    Thanks,

    Mike

    ================
    Então por enquanto ainda não trabalha. Mas outro forista relatou que conseguiu em modo G.

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    o padrao g (802.11g) opera na mesma freqüência que o 802.11b (2,4GHz); por ser mais recente, esse padrão pode obter taxa de transmissão teórica de ate 54Mbps (diferente do 802.11b que pode obter taxa de transmissao teorica de no maximo 11mbps). Permitindo que os padrões 802.11b e 802.11g sejam intercompativeis. Tem os mesmos inconvenientes do padrão 802.11b.

    em resumo, sao tudo parente de japones (mesma coisa, muda pequenos detalhes)
    ?????????
    Bom, serei mais claro...
    no topico foi citado diversas vezes o padrao G e suas lendas, vejam:

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Mais todos falam que banda G não funciona bem para outdoor, ou é papo furado?
    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Este tópico se direcionou exatamente pra onde eu gostaria!

    Algumas conclusões que tirei do tópico (e devem ser discutidas)

    * Pode ser possível atigir uma maior banda migrando para G no lugar B (Eu não uso G por causa da lenda que não funciona)
    * Mesmo o equipamento N assumindo 300Mbps ficara reduzido o processamento a 11Mbps quando o cliente estiver em B
    * A questão das antenas, que eu acredito vão seguir pelo mesmo caminho que a ubiquit seguiu, criando paineis com 3 antenas embutidas (vocês ja viram né? Ubiquiti Networks, Inc.)
    * E a questão da homologação que agente sabe é demorada, mas não podemos esperar homologar para testar, temos que nos antecipar!!!

    É isso aí.. tomara que isso gere mais discussões.. to muito interessado agora na questão do G outdoor.
    Citação Postado originalmente por pepoclv Ver Post
    Minha experiência com G foi triste, impossivel de utilizar aqui, se vc esta em uma area onde SÓ EXISTA VC sem interferencia nenhuma pode ser q funcione, fora isso, impossivel. Com relação a rede N não fizemos testes ainda, a linha M da UBNT utiliza modulação TDMA, não funciona com outros equipamentos não M (pelo menos pelo q eu entendi), essa semana testaremos 2 BULLET M5 HP ai poderei dar minha opinião com mais propriedade.

    foi entao que postei sobre o padrao G, q em resumo, eh a mesma coisa q o padrao B, so q podem ter uma transmissao teorica de ate 54Mbps, quase 5x mais q o padra b.
    ou seja, o padrao g tem os mesmo problemas q o padrao b com uma vantagem a mais
    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    o padrao g (802.11g) opera na mesma freqüência que o 802.11b (2,4GHz); por ser mais recente, esse padrão pode obter taxa de transmissão teórica de ate 54Mbps (diferente do 802.11b que pode obter taxa de transmissao teorica de no maximo 11mbps). Permitindo que os padrões 802.11b e 802.11g sejam intercompativeis. Tem os mesmos inconvenientes do padrão 802.11b.

    em resumo, sao tudo parente de japones (mesma coisa, muda pequenos detalhes)
    Última edição por AndrioPJ; 24-10-2009 às 23:48.

  18. #38

    Padrão

    Pessoal ta tendo confusao. Se vc pegar digamos uma RocketM2 e colocar ela em B/G ela vai comunicar com o mesmo tanto de clientes que um AP normal consegue. Se este ap tiver menos que 400mhz e 32mb entao ele devera suportar menos clientes que a RocketM2. No entanto voce nunk conseguira atender o mesmo numero de clientes que vc conseguiria trabalhando em N. E para isso ocorrer vc teria que ter todos os seus clientes em N, e com o Airmax habilitado. Tanto pq as units da serie M com o arimax ligado que e o que faz o milagre, nao comunica com units B/G. Ou seja voce nao estaria melhorando em nada na performance da sua rede. Logico que talvez sua latencia melhore, e voce suporte um pouco mais de clientes, mas se isso ocorrer é devido ao driver wifi da ubiquiti e da performance do radio. Lembrando que uma unica RocketM2 consegue suportar ate 300 clientes, sendo estes todos produtos ubnt da serie M, e com Airmax ativado. Qnd se ativa o airmax os produtos B/G nem localizam o ap mais no espectro.
    Em relacao a antena, usar 2 antenas omnis e coisas do tipo nao funciona mesmo. Voce tem que usar antenas especificas MIMO 2x2.Antenas que emitem onde em H e V ao mesmo tempo, estas antenas possuem a habilidade de diminuir a interferencia e juntamente com o radio M definir qual dos mini sector assim dizendo tem uma melhor comunicacao com o cliente. Vou postar uma foto da antena Mimo da ubnt aberta para voces, ele nos mostraram na conferencia. Segue o link http://picasaweb.google.com/lh/photo...400/antena.JPG. Eu mesmo fiz essa pergunta para o engenheiro deles no dia, perguntei se eu colocar hoje 4 rocketm2+4 MIMO antenas ubnt 90º, no lugar do meu pop com hyperlink+xr2 eu terei melhor performance? Ele respondeu que sim, disse que a antena da ubnt tem uma maior imunizacao a ruidos, e que se eu tenho 2 boards com 2 cartoes kd, provavelmente eu nao tenho 400mhz e 32mb para kd cartao. Mas que isso nao se compara, e nem chega perto do desempenho quando o sistema roda com airmax ligado. E só para concluir, em relacao a bullet ela nao passa de um RocketM2, só com 1 Chain(conector). O fato dela poder ser ligada a qualquer antena simplesmente ocorre pq com o AirMax ligado ou nao, trabalhamos sempre em 2.4,a unica diferenca é, ja que estamos usando so um chain,entao nao poderemos alcancar os 300mb, por isso que a bulletM só atinge 150mb, a metade do que o Rocket e NanoM suportam.É isso ai !
    Última edição por chadii; 25-10-2009 às 16:22.

  19. #39

    Padrão

    Muito esclarecedor.
    E esta foto resume bem. Coisa linda.

    Mas segundo o Mike, administrador do forum Ubiquiti, esta compatibilidade vai acontecer a partir da versão 5.1 do Air Max. Isso vai permitir a migração aos poucos.

  20. #40

    Padrão

    Com a versao atual ja e possivel. No entanto todas essas versoes ainda sao Betas. A release oficial mesmo e a 5.1. So aguardar agora !