Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Cara eu não entendo quando falam que quando se tem mais WDS's sobre tempo de ping e etc... Alguém pode me explicar porque isso acontece? Nunca tive esse problema, se bem que tenho só 4 links em WDS hoje, já cheguei a trabalhar em um rede que tinha bem mais, mas não lembro exatamente quantos. Porque se realmente tiver algum problema em usar WDS vou mudar minha rede tmb... tudo para Client, mas pra isso preciso de uma conclusão técnica... Pra mim, a hora de mexer é agora que minha rede ainda não é muito grande...
    Sobre a questão do broadcast, não é meu caso porque os rádios em si não geram muito broadcast e plaquinhas eu quase não tenho, e as que tenho estou tirando. Outra coisa ainda, é que tenho pretenção de criar VPNs aqui (Redes/30), uma para cada cliente, imagino que isso reduza ainda mais o problema do broadcast.
    O que estou falando é o que sei ou imagino que sei(posso estar errado), estou aqui para aprender tmb, então se alguém puder me corrigir, ou simplesmente me explicar tecnicamente o porque do WDS ter problemas eu agradeço.
    A explicação precisa eu não sei mas oque eu percebi na prática é que mesmo não tendo niguém conectado nos radios wds todo trafego gerado no meu ponto principal tambem era enviado para os wds, isso para cada wds, então o trafego total no meu ponto principal ficava multiplicado pela quantidade de wds que eu tivesse na rede. i.e se eu tivesse 3 wds e uma unica pessoa conectada apenas utilizando 200k/s o trafego total ficava 3 x 200k/s = 600k/s no meu ponto principal.

  2. #22
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por numlock Ver Post
    A explicação precisa eu não sei mas oque eu percebi na prática é que mesmo não tendo niguém conectado nos radios wds todo trafego gerado no meu ponto principal tambem era enviado para os wds, isso para cada wds, então o trafego total no meu ponto principal ficava multiplicado pela quantidade de wds que eu tivesse na rede. i.e se eu tivesse 3 wds e uma unica pessoa conectada apenas utilizando 200k/s o trafego total ficava 3 x 200k/s = 600k/s no meu ponto principal.
    Alguém sabe explicar o porque disso?
    Eu aqui não vejo funcionar dessa forma, pelo menos aparentemente.
    Se alguém tiver a explicação técnica ai eu agradeço muito...

  3. #23
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Tenho 11 WDS em uma das redes, e não passo por isso..
    Nesse momento estou com uma RB433AH e 2 nano5 em modo WDS, (em bancada), e não esta enviando trafego pros WDS não, testei assim:
    - com a wireless do notebook
    - com radinho linksys em modo cliente
    - com radinho linksys em modo repetidor
    - e com a nano em wds
    E sempre ouvi dizer que WDS limita a rede, hoje tenho 11, mas ja tive 23 e sem problema nenhum.
    Última edição por ddllss; 22-10-2009 às 23:11.

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Alguém sabe explicar o porque disso?
    Eu aqui não vejo funcionar dessa forma, pelo menos aparentemente.
    Se alguém tiver a explicação técnica ai eu agradeço muito...
    Amigos Vou Explicar Para vcs o que acontece ...Olha Que esse esquema ai de WDS Enlace Ptp Ptm AP modo AP AP Modo Cliente eu ja sofri muito tomei Muito Prejuizo Mas Aprendi Muita Coisa e Vou Compartilhar com Vcs !!!!

    O Que Acontece é o Seguinte O Maior Problema do WDS é que Muitos Provedores Exageram e Não Sabe Usar ele de Forma Correta ...Cria uma Topologia toda errada em cima dele ai a rede vira com todo perdão da palavra uma verdadeira Merda ...!!!

    Deixa eu tentar explicar para vcs o quero dizer :

    Link ..... (MK PC AP) ou Radio em AP+WDS....do outro lado do ptp >>>> PC AP Ou Radio em AP+WDS

    Ja vi muito isso acontecer é um erro gravissimo um PTP Consiste em vc passar todo Seu Backbone para o outro lado sua banda full up e down ....vc não pode pendurar nego aqui não se for radinho então de 16 mega de ram então fudeo tudo Pois o bixinho alem de conversar com os clientes ainda tem que conversar com o AP Wds vai ferver o processadorzinho dele e ai é perda de pacote é velocidade oscilando etc etc.


    Então duas formas Corretas para ligar esse ptp ou varios :

    Link ..... (MK PC AP) ou Radio em WDS....do outro lado do ptp >>>> PC AP Ou Radio em WDS ai se for AP Coloca um cabo de rede e coloca o outro em AP SE FOR Pc AP Uma placa fica só WDS e a outra So AP

    Ouuuu

    Link ..... (MK PC AP) ou Radio em AP....do outro lado do ptp >>>> PC AP Ou Radio em CLIENTE ai se for AP Coloca um cabo de rede e coloca o outro em AP SE FOR Pc AP Uma placa fica só CLIENTE e a outra So AP

    Isso que exemplifiquei ai em cima é um erro de configuração ...agora vou mostrar um erro de topologia com WDS :



    Radio X em WDS ..............Radio Y Fazendo WDS com radio X ................... Radio Z Fazendo WDS com radio Y e ai vai ou seja Lembra daquelas redes Varal ou rede Barra pois é Parou 1 para tudo olha a zebra ai um ap depende do outro isso complica tem que evitar

    o correto seria Radio X .......... Radio Y em WDS com x Radio Z em WDS Com X ETC ....Tpologia Estrela ..

    Com 1 AP Centralizando tudo !! os PTP Com Link Full sem ninguem pendurado entende


    Eu Tenho 25 WDS Aqui dessa forma Coreeta que mostrei ai em cima e passo 8 MEga Full Em Todos SEM pERDA de Pacotes e com Ping Baixo


    Espero ter esclarecido ok qualquer duvida estamos ai abraçosss

  5. #25
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WWANInternet Ver Post
    Amigos Vou Explicar Para vcs o que acontece ...Olha Que esse esquema ai de WDS Enlace Ptp Ptm AP modo AP AP Modo Cliente eu ja sofri muito tomei Muito Prejuizo Mas Aprendi Muita Coisa e Vou Compartilhar com Vcs !!!!

    O Que Acontece é o Seguinte O Maior Problema do WDS é que Muitos Provedores Exageram e Não Sabe Usar ele de Forma Correta ...Cria uma Topologia toda errada em cima dele ai a rede vira com todo perdão da palavra uma verdadeira Merda ...!!!

    Deixa eu tentar explicar para vcs o quero dizer :

    Link ..... (MK PC AP) ou Radio em AP+WDS....do outro lado do ptp >>>> PC AP Ou Radio em AP+WDS

    Ja vi muito isso acontecer é um erro gravissimo um PTP Consiste em vc passar todo Seu Backbone para o outro lado sua banda full up e down ....vc não pode pendurar nego aqui não se for radinho então de 16 mega de ram então fudeo tudo Pois o bixinho alem de conversar com os clientes ainda tem que conversar com o AP Wds vai ferver o processadorzinho dele e ai é perda de pacote é velocidade oscilando etc etc.


    Então duas formas Corretas para ligar esse ptp ou varios :

    Link ..... (MK PC AP) ou Radio em WDS....do outro lado do ptp >>>> PC AP Ou Radio em WDS ai se for AP Coloca um cabo de rede e coloca o outro em AP SE FOR Pc AP Uma placa fica só WDS e a outra So AP

    Ouuuu

    Link ..... (MK PC AP) ou Radio em AP....do outro lado do ptp >>>> PC AP Ou Radio em CLIENTE ai se for AP Coloca um cabo de rede e coloca o outro em AP SE FOR Pc AP Uma placa fica só CLIENTE e a outra So AP

    Isso que exemplifiquei ai em cima é um erro de configuração ...agora vou mostrar um erro de topologia com WDS :



    Radio X em WDS ..............Radio Y Fazendo WDS com radio X ................... Radio Z Fazendo WDS com radio Y e ai vai ou seja Lembra daquelas redes Varal ou rede Barra pois é Parou 1 para tudo olha a zebra ai um ap depende do outro isso complica tem que evitar

    o correto seria Radio X .......... Radio Y em WDS com x Radio Z em WDS Com X ETC ....Tpologia Estrela ..

    Com 1 AP Centralizando tudo !! os PTP Com Link Full sem ninguem pendurado entende


    Eu Tenho 25 WDS Aqui dessa forma Coreeta que mostrei ai em cima e passo 8 MEga Full Em Todos SEM pERDA de Pacotes e com Ping Baixo


    Espero ter esclarecido ok qualquer duvida estamos ai abraçosss

    Cara, é isso ai... Assim que uso aqui e não me encomodo... Por isso que quer conectar outros pontos que tenho em modo cliente em WDS e por isso criei esse tópico...

    Meus WDS estão assim:
    MK >Cabo> [RádioP2P_1 >WDS> RádioP2P_1] >Cabo> [RádioP2P_2 >WDS> RádioP2P_2]
    >Cabo> [RádioP2P_3 >WDS> RádioP2P_3]
    >Cabo> [RádioP2P_4 >WDS> RádioP2P_4]
    >Cabo> [RádioP2P_5 >WDS> RádioP2P_5]
    Sendo que cada linha é um "braço" da estrela...
    No MK eu ainda tenho 3 paineis... e nesses painéis é que tenho idéia de colocar WDS com prédios que tenho clientes, de modo a poder controlar os MACs dos clientes de cada apartamento, e não o MAC do prédio... Ainda não pude testar o WDS no AP Virtual, mas assim que eu puder vou fazer isso e posto o resultado.
    A conclusão que se tem até agora é que alguns "radinhos" não conectam em WDS com o MK quando usam cripto, só sem cripto (o que é o meu caso)...

    Sobre o WDS, pelo que sei ele foi criado justamente para usar de forma diferente da que eu uso, ou seja, criando uma "malha" de APs interligados uns aos outros(até não sei se isso não é o que chamam de rede MESH, nunca fui atrás disso para saber), porém, nunca vi ninguém usando assim, tmb não sei como o WDS faz para não criar um loop na rede, mas provavelmente é justamente uma característica da tecnologia. Outra coisa é que o fato de passar todo o trafego da rede em todos os pontos, seja algo da tecnologia WDS quando usada na forma de "malha", nas redes MESH, se não me engano, vc pode ter vários pontos de conexão com a internet, sem nenhum problema q a própria rede encontra o melhor caminho e vai por ele... só que ai eu já estou "achando demais" não conheço bem tudo isso, apenas tenho uma noção, que ainda pode estar errada. Se alguém tiver esse conhecimento até seria legal dar mais uma aula como o amigo que citei (aliás muchas gracias).

    Sobre o WDS, gostaria de mais relatos de uso, porque eu estou muito satisfeito, ou menos por enquanto e me preocupo de ter problemas futuros, por isso dessa discução (saudável) toda!

  6. #26

    Padrão

    E Outra Coisa que esqueci de Citar ...Muitos Provedores que estão começando e ainda não tem Dinheiro para investir no aluguel de um terreno e na compra de uma Torre ..Acabam Usando a Propria casa do cliente para fazer uma Repetidora ...eu aqui ja fiz isso mas não faço mais prefiro perder cliente a fazer isso pelo seguinte motivo se der um Pau la na Repetidora com um monte de cliente pendurado e vc precisa correr la para dar uma manutenção ai chega la o cliente esta trabalhando só chega a noite ou foi viajar e só volta semana que vem oi Fudeuu né ..Por isso eu tomei essa atitulde aqui no meu provedor só instalava para clientes com visada para minha base até conseguir o capital para alugar um terreno e uma torre descente de 30 Metros ..é isso ai abraços

  7. #27
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão NÃo É resposta É pergunta.

    Ok desculpem , meu nome É reinaldo , sou tÉcnico em eletrÔnica e estou distribuindo internet wireless e paguei para uma pessoa que entende configurar minha mikrotik e tenho um visinho concorrente que É amigo do meu instalador e ele jÁ tem por aqui 3 repetidoras pergunto É possivel que o meu intalador tenha beneficiado o meu concorrente usando o meu rÁdio e a minha torre como repetidora do sibnal do meu concorrente , digo uma configuraÇÃo virtual ou algo parecido?
    Desculpem a pergunta por favor sou novato na Área e ansioso
    obrigado e deus abenÇoes a todos.