+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 16,8 km - Ajuda na torre

    Boa tarde pessoal.

    Estou montando um link para um fazenda aonde presto serviço em informatica. Não tenho muita experiencia em links de longa distancia sem visada. Fiz um projeto pelo o radio mobile so que minha duvida esta logo abaixo, a torre que temos la hoje é de 36mts e estavamos querendo aumentar para 60 mts. Tive a oportunidade de conversa com o tecnico que montou a torre, ele me disse que se precisar é possivel aumentar a torre para 80 mts e garantiu que não vai balançar muito por ser muito alta, por que ele vai usar estabilizadores e reforçara a estrutura.

    http://www.uploaddeimagens.com.br/im...er/torre36.PNG

    Figura 1 - Torre com 36 mts


    http://www.uploaddeimagens.com.br/im...er/torre60.PNG

    Figura 2 - Torre com 60mts

    Alguns amigos mais experientes me falaram que vou ter problema de fresnel neste enlace. Alguem teve algum problema como este? Lembrando que eles não querem depender de repetidora.
    No projeto estou usando dois Airaya e antena hyperlink disco direcional 24dbi.

    Abraços a todos

  2. #2

    Padrão

    cara.. realmente vc pode ter problemas, mais ainda com a distância.... neste morro que esta no meio do caminho não há a possibilidade de montar uma repetidora 2 direcional?? vc diminui a distancia entre os pontos e a necessidade de antenas grandes....

    Outra possibilidade caso possa ser sem homologação é utilizar 900 Mhz, tenho um kit de teste e já fiz link sem visada de 16 km com 9 de banda...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por megaroteadores Ver Post
    cara.. realmente vc pode ter problemas, mais ainda com a distância.... neste morro que esta no meio do caminho não há a possibilidade de montar uma repetidora 2 direcional?? vc diminui a distancia entre os pontos e a necessidade de antenas grandes....

    Outra possibilidade caso possa ser sem homologação é utilizar 900 Mhz, tenho um kit de teste e já fiz link sem visada de 16 km com 9 de banda...
    Então eles não querem colocar repetidora pois eles não querem depender de ninguem. Porque eles usam até anoite por causa dos carregamentos das sementes e sempre com nota fiscal eletronica, por isso eles não querem ficar indo em caso de travamento na repetidora ou ficar incomodando outras fazendas.

    Nossa situação la hoje é que temos um provedor de internet com um repetidora no meio, durante o dia normal, mais chega sabado e domingo que as vezes eles trabalham (como na safra), eles não tem suporte do provedor.

    Tem ainda esta possibilidade aqui amigo.
    http://www.uploaddeimagens.com.br/im...er/torre80.PNG

    Figura 3 - Torre com 80 Mts

    O bom seria equipamento homologado né, por que podemos ser denunciado.

    Queremos utilizar a internet principalmente para a emissão da NFE e estamos querendo contratar um serviço voip na fazenda, por isso que temos que ter um link bom sem perdas de pacotes.

    Flw...
    Abraços

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Depende de quanto de banda vc quer passar. Se for pouco, 1, 2, 4 mb... vai tranquilo com os 60 metros.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Depende de quanto de banda vc quer passar. Se for pouco, 1, 2, 4 mb... vai tranquilo com os 60 metros.
    Sim é pouca, somente para internet mesmo, mais será que terei perda de pacotes?

    Estou querendo utilizar voip, ai voip com perda de pacote não da certo.

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xexel Ver Post
    Sim é pouca, somente para internet mesmo, mais será que terei perda de pacotes?

    Estou querendo utilizar voip, ai voip com perda de pacote não da certo.
    Na imagem, por causa do fresnel não terá perda não, com uma torre de 60 metros. Eu tenho uma enlace de 23 kms igual ao seu, passo atualmente 4 mbps full nele (é o consumo dos clientes) mas no bandwitdhtest do MK deu 21 mbps full.

  7. #7

    Padrão

    Qual RB, placa e antenas você esta utilizando?

  8. #8

    Padrão

    eu ia de 900 mhz

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xexel Ver Post
    Qual RB, placa e antenas você esta utilizando?
    Rb433ah, antenas OIW33 e XR5

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    Eu te indico pra esse Link utilizar a sua torre atual mesmo ,porem com tecnologia 900mhz.
    utilizarias os seguintes equipamentos:

    02 Antenas yagi aquário 20 dbi
    02 RB 411
    02 cartões Ubiquiti XR9
    02 Pigtail p/XR9
    02 caixas herméticas pequenas
    02 cabos de 1,5m cada cellflex 3/8 conectorizados

    Se quiser ver como ficam montados os equipamentos, no meu perfil você encontra as fotos de link que montei recentemente, sem visada nenhuma , passando atualmente 12mb (6mb+6mb).

    A configuração é relativamente simples e a disponibilidade do link é muito boa. desde que instalei, já passou por temporais, vento, etc e nunca caiu, isso que a área onde fica o link é extremamente poluída. uso apenas 12dbm de potência amigo(o cartão vai até 28dbm de potência).

    Nesse seu caso essa seria a melhor opção.

  11. #11

    Padrão

    Hum...
    Vou ver sobre a 900 mhz, por que aumentar uma torre para 60 metros é muito complicado. Mais esse de 900mhz não recebe e gera muita interferência com as torres de celulares?

  12. #12

    Padrão

    Quando utilizei aqui foi uma maravilha, pena que pegamos a SCM ai não podemos trabalhar com rádios não licenciados, pena que a tia ana não aceita nem abaixo assinados... creio que todo mundo que já mexeu com 900, principalmente se foi com xr9 sabe o quanto funciona bem...quanto tive que tirar o 900mhz tive que montar 2 repetidoras, hoje se a anatel liberasse o xr9, iria me solucionar um monte de problemas...

  13. #13

    Padrão

    Tem um kit de 900MHz homologado por ai, esqueci em qual site, a galera ai deve saber melhor