+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantos clientes uma RB 600 aguenta com cartão XR5 ???

    Olá

    Uma RB600 aguenta quantos clientes,usando cartão XR5 distribuindo link para cliente,dedicado com banda garantida na faixa de 1M?

  2. #2

    Padrão

    cara... na minha opnião... depende muito e de muitas coisas... normalmente eu limito a 100 por mini-pci, mais pode-se colocar mais... muitos mais.... já vi pelo forum o pessoal falar de 900 em uma rb 433 com 2 engenius... wireless o padrão é half, eu creio que quanto mais conexões, mais lento fica, provavelmente será cadastrado o controle de banda, ai depende mais ainda, imagina o seguinte, vc tem 100 clientes a 64k/64k na conta de 10 pra 1, é uma coisa, e se vc tiver 10 clientes 600k/300k em 4 pra 1 é bem mais carga na rede...

    tmb gostaria de saber se esta minha opnião é certa, pra mim sempre funcionou, mais tmb gostaria de saber a opnião de outras pessoas, tanto mais quanto menos experientes com relação a isto...

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcoveck Ver Post
    Olá

    Uma RB600 aguenta quantos clientes,usando cartão XR5 distribuindo link para cliente,dedicado com banda garantida na faixa de 1M?
    Acredito que não mais q 7 ou 8 simultâneos. Multipoint em 5.8 ghz com garantia de banda é complicado. O ideal, pra link dedicado e banda garantida seria fazer ponto a ponto. Aqui no provedor pelo menos eu faço desta maneira.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Acredito que não mais q 7 ou 8 simultâneos. Multipoint em 5.8 ghz com garantia de banda é complicado. O ideal, pra link dedicado e banda garantida seria fazer ponto a ponto. Aqui no provedor pelo menos eu faço desta maneira.
    Pensei em fazer desta maneira,mas por exemplo se vc tiver 30 clientes sua torre vai virar varal...qiual seria soluçao melhor então ??

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcoveck Ver Post
    Pensei em fazer desta maneira,mas por exemplo se vc tiver 30 clientes sua torre vai virar varal...qiual seria soluçao melhor então ??
    Mas vc vende tanto link dedicado assim, a partir de apenas 1 local? eu citei meu exemplo pra link dedicado, com garantia de 100% de banda, e não é qqer cliente q precisa ou está disposto a pagar por isso...

    Há casos quem q se vende banda, mas não garantida. Nesses casos, aplico aqui o ponto-multiponto.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Mas vc vende tanto link dedicado assim, a partir de apenas 1 local? eu citei meu exemplo pra link dedicado, com garantia de 100% de banda, e não é qqer cliente q precisa ou está disposto a pagar por isso...

    Há casos quem q se vende banda, mas não garantida. Nesses casos, aplico aqui o ponto-multiponto.
    No meu caso estou prox a um polo industrial.

  7. #7

    Padrão

    Tenho 52 clientes a maioria com 100 Kbps uns cinco apenas com 300 kbps minha estrutura é: tres servidores mikrotik 4 antenas setoriais 12 dbi (panelinha da aquarios) uso radios GTS telecom, só que de vez em quando cai todo mundo pois acho que os cartoes dos radios não suportam, normalmente tem cerca de 25 clientes conectados simultaneamente. Utilizo 3 servidores porque tenho apenas 1MB por Link adsl pois essa é a maior velocidade comercializada pela prestadora local. qual sugestão de rádios/antenas para evitar tantas quedas, detalhe trabalho com autenticalçao pppoE, agradeço qualquer ajuda, pois as reclamações são constantes.

  8. #8
    Del-Link Provedor Avatar de dellink
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Região Agreste de Pernambuco e mata sul
    Posts
    95

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chiquiim Ver Post
    Tenho 52 clientes a maioria com 100 Kbps uns cinco apenas com 300 kbps minha estrutura é: tres servidores mikrotik 4 antenas setoriais 12 dbi (panelinha da aquarios) uso radios GTS telecom, só que de vez em quando cai todo mundo pois acho que os cartoes dos radios não suportam, normalmente tem cerca de 25 clientes conectados simultaneamente. Utilizo 3 servidores porque tenho apenas 1MB por Link adsl pois essa é a maior velocidade comercializada pela prestadora local. qual sugestão de rádios/antenas para evitar tantas quedas, detalhe trabalho com autenticalçao pppoE, agradeço qualquer ajuda, pois as reclamações são constantes.
    tem coisa errada ae, não era pra cair todo mundo... quando um ap não quenta, ele reinicia ou trava. Ja botei 220 clientes saindo de uma rb 433 a 128k cada um.. a unica coisa anormal era topar o link quando tava um montao conectado.

  9. #9

    Padrão

    Fui informado que o cartão desses rádios tem um numero limitado de clientes, já os cartões pci tem mais capacidade de suporte, só que devido a limitação dos links que disponho preciso usar rádios e servidores, a menos que seja possivel usar duas dois servidores juntos; um pra receber os links e fazer controle de banda e cache e uma rb apenas com função de rádio, mas não sei configurar, nem conheço pessoa habilitada pra isso.

  10. #10
    Del-Link Provedor Avatar de dellink
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Região Agreste de Pernambuco e mata sul
    Posts
    95

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chiquiim Ver Post
    Fui informado que o cartão desses rádios tem um numero limitado de clientes, já os cartões pci tem mais capacidade de suporte, só que devido a limitação dos links que disponho preciso usar rádios e servidores, a menos que seja possivel usar duas dois servidores juntos; um pra receber os links e fazer controle de banda e cache e uma rb apenas com função de rádio, mas não sei configurar, nem conheço pessoa habilitada pra isso.
    Amigo eu ainda não tive a oportunidade de ajudar ninguem aqui, logo eu que aprendí tanto e e tanto lendo esses belos tópicos. Farei o seguinte: me add em seu msn e te passo os backup do meu servidor e a config da RB em bridge para vc trabalhar tranquilo ae. Vc pega uma maquina, instala o MK, lança o backup e pronto, caso precise alterar algo lhe é só pedir. mas aconselho vc ter uma maquina separada pra vc ir treinado e testando até aprender... pois se voce tiver tudo mastigado sempre, nunca vai poder ajudar os outro... vai ser sempre ajudado e esse não é o nosso propósito.

  11. #11

    Lightbulb Será???

    Citação Postado originalmente por chiquiim Ver Post
    Fui informado que o cartão desses rádios tem um numero limitado de clientes, já os cartões pci tem mais capacidade de suporte, só que devido a limitação dos links que disponho preciso usar rádios e servidores, a menos que seja possivel usar duas dois servidores juntos; um pra receber os links e fazer controle de banda e cache e uma rb apenas com função de rádio, mas não sei configurar, nem conheço pessoa habilitada pra isso.
    Quem informou voce nao tem como passar pra gente um datasheet com essa informação ou essa informação passada é da experiencia pessoal de alguem?

    Estou perguntando isso porque pretend instalar um pop com 2 placas RB433H em 4 antenas de 90/15 dbi e 4 radios do tipo R52 ou similar e pelo que já li posso chegar a ter com esta configuração algo como 100 clientes simultaneos.

    Pro pessoal mais experiente essa configuração acima suporta os 100 clientes simultaneos em bandas média de 300k/128k?

    Abraços,

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dellink Ver Post
    Amigo eu ainda não tive a oportunidade de ajudar ninguem aqui, logo eu que aprendí tanto e e tanto lendo esses belos tópicos. Farei o seguinte: me add em seu msn e te passo os backup do meu servidor e a config da RB em bridge para vc trabalhar tranquilo ae. Vc pega uma maquina, instala o MK, lança o backup e pronto, caso precise alterar algo lhe é só pedir. mas aconselho vc ter uma maquina separada pra vc ir treinado e testando até aprender... pois se voce tiver tudo mastigado sempre, nunca vai poder ajudar os outro... vai ser sempre ajudado e esse não é o nosso propósito.
    Muito Obrigado pelas alterações que você fez no meu servidor, agora meu link com marcação de pacotes, alteração dos profiles etc.. tá rendendo bem mais e as reclamações acabaram, se eu também puder ajudá-lo em alguma coisa estou a disposição.

  13. #13

    Padrão Re: Quantos clientes uma RB 600 aguenta com cartão XR5 ???

    Olá

    Aqui temos um pop 5.8Ghz com RB 600, 2 cartões xr5 e 1 r52h, nos xr5 tenho picos de 37 clientes conectados simultaneamente em cada cartão, planos de 1mb a 4mb, não oscila o sinal, não oscila o ccq e não cai o tp dos clientes, os cartões xr5 são xtreme range, nos dois cartões xr5 a noite chega a um total de 60/70 clientes.
    Espero ter ajudado.
    Flw, vlw.