Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Entender o burst threshold

    Gostaria de entender o burst thresold.....mas a ducumentação que achei não consegui ter uma ideia de como funciona.....

  2. #2

    Padrão

    também não axei nada.

    só na pratica mesmo.

  3. #3

    Padrão

    Boa tarde a todos, muito boa a pergunta, acredito que a dúvida seja compartilhada com muitos, vou tentar explicar apartir de um exemplo com valores simétricos pra down/up:

    ML - Max Limit 120k = Máxima taxa de transferência após atingido o limite que será caculado com base no tempo de 8s podendo atingir a velocidade máxima de 'Burst Limit = 300k'

    BL - Burst Limit 300k = Limite máximo de velocidade usando o recurso de Burst 'Rajada'

    BT - Burst Threshold 96k = Valor 'teo' que poderá ser consumido para ter direito a novo BL de 300k

    TB - Burst Time 8s = Tempo sobre o qual são calculados os limites de velocidade


    Na prática:

    O burst é calculado sobre os ultimos X segundos definidos no TB, ou seja, a média no nosso exemplo dos últimos 8s de consumo, logo:

    300k + 300k + 300k + 300k + 300k + 300k + 300k + 300k = Atingiu o limite e a velocidade irá decair até o ML de 120k permanecendo nesta velocidade constante enquanto toda banda for exigida.

    Caso o consumo caia por 1s a zero fariamos o calculo:
    120k + 120k + 120k + 120k + 0k + 120k + 120k + 120k = 960k/8=105k com este valor o usuário não tem direito a novo BL, na sequencia novamente o consumo cai para valores intermediarios nos dois próximos segundos do acesso então teriamos...

    120k + 120k + 0k + 120k + 120k + 120k + 57k + 35k = 692/8s = 86,5k
    como o valor de 86,5k é o novo valor da média de consumo nos ultimos 8s e esta abaixo do valor de BT o cliente terá direito a novo BL por 'n' segundos que serão calculados da mesma forma anterior, vou demonstrar no próximo segundo de tempo...

    120k + 0k + 120k + 120k + 120k + 57k + 35k +300k = 872/8s = 109k e neste caso como o novo valor da média dos 8s ficou acima do valor de BT o usuário já no próximo segundo passa a não ter direito a velocidade do BL voltando para o controle do ML.

    É assim que funciona, tentei explicar da maneira mais clara possível, obviamente que a subida e descida das velocidades leva um certo tempo.

    Estou postando um programa facilitador onde você pode calcular o tempo com base no tamanho do arquivo 'trafego' antes de aplicar o ML no cliente.

    http://img130.imageshack.us/img130/4070/conplanex.png

    No exemplo acima veja como ficariam os valores para Download/Upload:
    ML - 120k/96k
    BL - 300k/128k
    BT - 96k/62k
    TB - 166s/192s
    PRIO - 8

    Link para download:
    http://www.megaupload.com/?d=YRXILVSV

    Instruções de uso:
    Em Link Upload/Download digite as taxas suportadas pelo seu link para saber quantos clientes irá suportar na taxa máxima de download/upload.

    Em SizeF digite o tamanho em MB (somente inteiros) do trafego antes de aplicar o ML.
    Em Speed Upload/Download digite a velocidade do BL para o plano que será criado, digite em prio a prioridade, em EcoLk digite o % de queda após o TB e em ThreS o % sobre o EcoLk onde será liberado novo BT.

    Observação:
    96k/120k 128k/300k 62k/96k 192/166 8 xxk/xxk
    O valor que vem depois da prioridade (8) na string acima (xxk/xxk) é o 'minimum-rate' uma especie de garantia oferecida pelo profile, no entanto para oferecer alguma garantia deve-se primeiro obter esta mesma garantia, dito isso cada um sabe bem o que é uma adsl e o que é um link dedicado em termos de garantias.

    Abraço a todos.
    Última edição por m4d3; 20-05-2010 às 12:13.

  4. #4

    Padrão

    Obrigado pela explicação luciano agora muitos saberão como funciona realmente.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por talesarconet Ver Post
    Obrigado pela explicação luciano agora muitos saberão como funciona realmente.
    Não há de que, espero que todos compreendam, dúvidas é só perguntar, se eu souber vou tentar responder da mesma forma.
    Última edição por m4d3; 13-11-2009 às 16:38.

  6. #6

    Padrão

    Valew pela esplicação aí "Oswald de Souza"

  7. #7

    Padrão

    Estes algorrítmos é que são a chave para entender. Valeu mesmo Luciano.

    Mas eu ainda tenho algumas coisas para entender sobre isso.

    O que vejo na prática é o seguinte:

    Uma dos entendimentos correntes sobre o burst é que se eu dou 8 segundos, o vivente deveria navegar durante os 8 segundos no máximo da velocidade. Mas isso na prática não é assim.
    Na verdade, o burst pode terminar antes dos 8 segundos, quando o usuário atinge o burst threshold.

    Fiz um teste usando um tempo maior para poder acompanhar noutra máquina ao lado os gráficos. E fiz um download de um arquivo grande. O burst terminou antes do tempo programado.
    Então o tempo, não é o tempo que dura a rajada. No início eu pensava que era.

    É isso mesmo Luciano?

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Estes algorrítmos é que são a chave para entender. Valeu mesmo Luciano.

    Mas eu ainda tenho algumas coisas para entender sobre isso.

    O que vejo na prática é o seguinte:

    Uma dos entendimentos correntes sobre o burst é que se eu dou 8 segundos, o vivente deveria navegar durante os 8 segundos no máximo da velocidade. Mas isso na prática não é assim.
    Na verdade, o burst pode terminar antes dos 8 segundos, quando o usuário atinge o burst threshold.
    Não, você ainda não captou a essência do negócio...


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Fiz um teste usando um tempo maior para poder acompanhar noutra máquina ao lado os gráficos. E fiz um download de um arquivo grande. O burst terminou antes do tempo programado.
    Então o tempo, não é o tempo que dura a rajada. No início eu pensava que era.

    É isso mesmo Luciano?
    Este tempo (burst-time) é o tempo usado para fazer a estatística. Serve para o burst verificar a média de consumo nos últimos X instantes (burst-time); se essa média for menor que burst-threshold dá-lhe Burst-Limit, se for igual ou maior, corta o Burst-Limit e deixa no Max-Limit (banda contratada). O algoritmo do burst, não para nunca, enquanto a queue está ativa.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não, você ainda não captou a essência do negócio...




    Este tempo (burst-time) é o tempo usado para fazer a estatística. Serve para o burst verificar a média de consumo nos últimos X instantes (burst-time); se essa média for menor que burst-threshold dá-lhe Burst-Limit, se for igual ou maior, corta o Burst-Limit e deixa no Max-Limit (banda contratada). O algoritmo do burst, não para nunca, enquanto a queue está ativa.
    Sabia que você iria se fazer presente, pois já estivemos conversando sobre isso, hehehehe!!!
    Mas é isso mesmo que eu captei, Sérgio.
    Inicialmente eu pensava que o burst durava o tempo determinado.
    Depois daquelas explicações é que fui entender que ele o tempo é usado para os cálculos e não o tempo que dura a rajada.
    Sim, o busrt não termina, na navegação normal. A cada solicitação de página ele vai estar presente.
    Mas num download acho que ele vai ficar inativo enquanto não baixar a média do tráfego. É o que eu observei no gráfico. Fica travadinho no limite contratado todo o tempo. Só no início é que ele libera mais tráfego. É isso?
    Assim, se num download de um arquivo grande, o servidor lá onde está o arquivo, não liberar uma velocidade constante, pode acontecer que o burst se manifeste muitas vêzes durante o referido download?

    E acho que muitos pensavam que nem eu, que se desse 10 segundos ele iria permanecer no burst limite por 10segundos.

    Como o Fernando disse no início, não tem muita explicação detalhada, a não ser estas que os amigos postam nos foruns para o nosso benefício.
    Acho que está faltando um manual do MK mais detalhado, com mais exemplos comentados, mais didático. O que se encontra é mais parecido com as famosas receitas de bolo.

    Se não fosse um forum, como este por exemplo, acho que a maioria não iria nem se aventurar pelo mundo do MK.

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sabia que você iria se fazer presente, pois já estivemos conversando sobre isso, hehehehe!!!
    Mas é isso mesmo que eu captei, Sérgio.
    Inicialmente eu pensava que o burst durava o tempo determinado.
    Depois daquelas explicações é que fui entender que ele o tempo é usado para os cálculos e não o tempo que dura a rajada.
    isso.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, o busrt não termina, na navegação normal. A cada solicitação de página ele vai estar presente.
    ele estará presente o tempo todo que a queue estiver ativa, não interessa se é navegação ou p2p... o burst é um algortimo "preso" à queue.


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas num download acho que ele vai ficar inativo enquanto não baixar a média do tráfego. É o que eu observei no gráfico. Fica travadinho no limite contratado todo o tempo. Só no início é que ele libera mais tráfego. É isso?
    por isso dizemos que o burst é um adicional para usuário que tem perfil de navegação. Navegação é variável o consumo de banda, portanto, se a média é menor que treshold, dá-lhe burst-limit.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Assim, se num download de um arquivo grande, o servidor lá onde está o arquivo, não liberar uma velocidade constante, pode acontecer que o burst se manifeste muitas vêzes durante o referido download?
    Sim

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E acho que muitos pensavam que nem eu, que se desse 10 segundos ele iria permanecer no burst limite por 10segundos.
    Não tenho certeza, mas acho que já discuti isso aqui, e com a explicação (aula) do Luciano, logo acima, não tem como não entender.... pena que daqui uns dias aparece vários perguntando a mesma coisa e não irão usar o Pesquisar.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Como o Fernando disse no início, não tem muita explicação detalhada, a não ser estas que os amigos postam nos foruns para o nosso benefício.
    Acho que está faltando um manual do MK mais detalhado, com mais exemplos comentados, mais didático. O que se encontra é mais parecido com as famosas receitas de bolo.

    Se não fosse um forum, como este por exemplo, acho que a maioria não iria nem se aventurar pelo mundo do MK.
    Sem chances a Mikrotikls preparar um manual desses... o lance agora é wiki. O problema que o pessoal que utiliza, não posta nada lá (me incluo nestes) e assim ficam só aqueles exemplos meia boca do próprio pessoal deles.

  11. #11

    Padrão tempo ideal

    e qual na opiniao de vcs seria o tempo ideal de burst? nos meus teste menos de 60s no speedtest nao mostrou a velocidade de burst...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    e qual na opiniao de vcs seria o tempo ideal de burst? nos meus teste menos de 60s no speedtest nao mostrou a velocidade de burst...
    No rjnet funciona bem. Com 10s e limite de banda de 250k, max-limit de 700k e threshold de 192k, mostra picos de até 700k.
    Mas no speedtest, como o teste é bem mais completo, acaba medindo bem menos, dentro do limite de banda.
    O que torna o speedtest mais confiável, olhando pelo ponto de vista do usuário final.
    E o rjnet, mais bonzinho, olhando pelo nosso lado.
    Na verdade o burst pode ser um aliado nosso desde que tenhamos banda para isso. Se alguém já estiver sobrecarregado não vai ter burst que ajude.
    Mas ele nunca poderá ser usado para basear nossos contratos de banda com o cliente. Se o contrato é de 250k isso deve ficar claro no papel. Tudo que conseguir a mais com o burst dá para encarar como sendo um adicional que vai agradar ao usuário mediano que navega, mas não vai fazer diferença para os viciados em downloads.

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    No rjnet funciona bem. Com 10s e limite de banda de 250k, max-limit de 700k e threshold de 192k, mostra picos de até 700k.
    Mas no speedtest, como o teste é bem mais completo, acaba medindo bem menos, dentro do limite de banda.
    O que torna o speedtest mais confiável, olhando pelo ponto de vista do usuário final.
    E o rjnet, mais bonzinho, olhando pelo nosso lado.
    Na verdade o burst pode ser um aliado nosso desde que tenhamos banda para isso. Se alguém já estiver sobrecarregado não vai ter burst que ajude.
    Mas ele nunca poderá ser usado para basear nossos contratos de banda com o cliente. Se o contrato é de 250k isso deve ficar claro no papel. Tudo que conseguir a mais com o burst dá para encarar como sendo um adicional que vai agradar ao usuário mediano que navega, mas não vai fazer diferença para os viciados em downloads.
    Agora sim. Já está escolado em burst. Essa é a essência do mesmo; um adicional de banda para quem tem um determinado perfil, no caso, navegação e uso de conexões que oscilam a banda durante o uso.

  14. #14

    Padrão

    Concordo com o 1929 quando se diz respeito de receita, pois o ideal seria entender a essencia da coisa para entendermos como funciona......Aqui hoje em dia acontece assim: Fulano tem uma duvida vem outro e cola uma determinada solução e a inda fala assim "é só abrir new terminal e colar que vai funcionar" o fulano vai , copia cola e as vezes nem funciona e ele fica feliz.

    Na minha opinião temos que entender o conceito, criar a solução e coloca-la a nossa realidade. Por outro lado vem a dificuldade de conteudo para estudo, que dependendo do que for é reduzida , ai entra o papel nosso de quem usa no dia a dia, e pode passar o conhecimento a diante.

    Eu mesmo sou um dos que tem regras no firewall de quando montei meu mk a mais de um ano que fui copiando e colando e hoje nem sei pra que funcionam.

    Por isso tenho muito a agradecer aos mais experientes como o sergio, alexandre, Xandimartini, 1929, Roberto, Luciano, Marcus(muito gente boa) e muitos outros que dedicam seu precioso tempo em dar sua experiente opinião aqui. E fico triste de ver pessoas que entendem muito do assunto e que ja participaram ativamente deste forum que hoje quase não postam mais.

  15. #15

    Padrão

    Fernando, não me coloca nesta lista, pois eu estou na mesma situação sua.
    Tem coisas no servidor que eu não tenho nem idéia para que servem.
    Mas quando cismo com uma coisa, fico perguntando para descobrir.
    Aos poucos a gente vai começando a ficar mais confiante.
    Pobre daquele que configura só colando, ou que paga para alguém configurar e nunca mais abre o servidor para estudar. Um dia a escada cai e ele fica só com o pincel na mão, tentando se agarrar na parede.
    Eu vou ser bem sincero. Ainda tenho um medo muito grande do Mikrotik. Medo pela falta de conhecimento.
    Pois vim de aprouter na torre fazendo tudo. ( ou seja, praticamente nada)

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post

    ....

    E fico triste de ver pessoas que entendem muito do assunto e que ja participaram ativamente deste forum que hoje quase não postam mais.
    Eu também fico triste com isso, mas analise bem... esse pessoal "sumiu" daqui porque, na grande maioria das vezes, cansaram de "gritar ao vento" as mesmas coisas, ver a preguiça de uma maioria esmagadora, ver os usuários que adquirem conhecimento simplesmente angariando clientes e não colaborando com as regras básicas do forum orientando os menos experientes e mostrando a direção e não receita de bolo.

    Não adiante o forum crescer em volume de pessoas e conteúdo, se o mesmo não for prático e suscinto para quem participa. Não adianta ficar respondendo a mesma coisa para cada questão repetida que se apresenta, tem que participar ativamente indicando as regras e termos e como encontrar a solução de uma maneira didática, onde o cidadão aprenda, mas, infelizmente, isso não ocorre e enquanto isso não mudar, por parte dos usuários, ficaremos nesse dilema: muito conteúdo, mas inexpressivo.
    Última edição por sergio; 16-11-2009 às 11:48.

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Fernando, não me coloca nesta lista, pois eu estou na mesma situação sua.
    Tem coisas no servidor que eu não tenho nem idéia para que servem.
    Mas quando cismo com uma coisa, fico perguntando para descobrir.
    Aos poucos a gente vai começando a ficar mais confiante.
    Pobre daquele que configura só colando, ou que paga para alguém configurar e nunca mais abre o servidor para estudar. Um dia a escada cai e ele fica só com o pincel na mão, tentando se agarrar na parede.
    Eu vou ser bem sincero. Ainda tenho um medo muito grande do Mikrotik. Medo pela falta de conhecimento.
    Pois vim de aprouter na torre fazendo tudo. ( ou seja, praticamente nada)
    1929, se ainda tens "medo" do Mikrotik sugiro estudar o Linux, seus conceitos básicos sobre roteamento, limite de banda, priorização de pacotes e políticas de roteamento, gerenciamento de usuários, segurança, enfim, o sistema como um todo (esquece ambiente gráfico) que começará a entender bem melhor o Mikrotik ROS e qualquer outro OS que lida com gerenciamento de redes.

    Não creia que será difícil, pois não é, basta ser focado e estudar o material passo a passo. Material na web não falta. Instale sua máquina virtual e mãos à obra.

  18. #18

    Padrão

    Ótima aula..
    me tirou muitas duvidas..
    eu sempre quis ver como as pessoas programavam seus burst.
    será que alguem poderia compartilhar ai??
    de preferencia quem usar Hotpost.
    que fica aquela string bem grande.

    256k/256k 128k/128k.

    nao tenho as minhas configurações aqui, mais depois posto elas tb.

    abraço

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xakaboy Ver Post
    Ótima aula..
    me tirou muitas duvidas..
    eu sempre quis ver como as pessoas programavam seus burst.
    será que alguem poderia compartilhar ai??
    de preferencia quem usar Hotpost.
    que fica aquela string bem grande.

    256k/256k 128k/128k.

    nao tenho as minhas configurações aqui, mais depois posto elas tb.

    abraço
    Tchê!
    É como o Sérgio disse, não faz nem muitas horas. Tem muita matéria aqui mesmo no forum. E tem até a receita de bolo clássica:

    64k/256k 128k/512k 92k/192k 10/10 8 64k/64k

    E aqui tem mais informação entre muitas outras.
    https://under-linux.org/f124805-o-qu...rrado-no-burst
    Este tópico foi onde eu comecei a mexer com o burst e não deu certo.

    Agora vou te dar três lições para fazer em casa:
    1 - Explica o que voce entendeu desta receita de bolo que está acima.
    2 - Analisa o tópico e vê porque não deu certo o meu burst.
    3 - E procura outros links com o assunto, lê eles e depois posta os resultados.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    e qual na opiniao de vcs seria o tempo ideal de burst? nos meus teste menos de 60s no speedtest nao mostrou a velocidade de burst...
    Terence, estou postando um programa facilitador onde você pode calcular o tempo com base no tamanho do arquivo 'trafego' antes de aplicar o ML no cliente.

    http://img130.imageshack.us/img130/4070/conplanex.png

    No exemplo acima veja como ficariam os valores para Download/Upload:
    ML - 120k/96k
    BL - 300k/128k
    BT - 96k/62k
    TB - 166s/192s
    PRIO - 8

    Link para download:
    MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service

    Instruções de uso:
    Em Link Upload/Download digite as taxas suportadas pelo seu link para saber quantos clientes irá suportar na taxa máxima de download/upload.

    Em SizeF digite o tamanho em MB (somente inteiros) do trafego antes de aplicar o ML.
    Em Speed Upload/Download digite a velocidade do BL para o plano que será criado, digite em prio a prioridade, em EcoLk digite o % de queda após o TB e em ThreS o % sobre o EcoLk onde será liberado novo BT.

    Mais importante que setar um tempo ou outro é saber que no modo de burst curto tem um tipo de vantagem, com tempo longo outro tipo porém os percentuais devem ser observados em cada tipo para não causar prejuizo aos clientes nem ao provedor, onde o objetivo maior é qualificar a rede, afinal quem quer banda dedicada e garantida deve saber que isso tem um custo diferenciado.

    Observação:
    96k/120k 128k/300k 62k/96k 192/166 8 xxk/xxk
    O valor que vem depois da prioridade na string (xxk/xxk) é o 'minimum-rate' uma especie de garantia oferecida pelo profile, no entanto para oferecer alguma garantia deve-se primeiro obter esta mesma garantia, dito isso cada um sabe bem o que é uma adsl e o que é um link dedicado em termos de garantias.

    Abraço
    Última edição por m4d3; 16-11-2009 às 16:42.