Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Cara, talvez pode ser a potencia!!! vc setou 24, nos nossos setamos o mais baixo possivel, começa com 5,. Outra coisa, vc esta configurando o ACK de acordo com a distancia?

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Pode ser, atualiza pra utlima versao a 3.5
    opa, atualizei remotamente 4 ns5

    2 deles (mais distantes) retornou sem ip (0.0.0.0)
    esta conectado na transmissao porem fiquei sem conexao com ele e o micro cliente...
    e agora? vou ter que ir ate lá resetar o nano?

    valew

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dorau Ver Post
    opa, atualizei remotamente 4 ns5

    2 deles (mais distantes) retornou sem ip (0.0.0.0)
    esta conectado na transmissao porem fiquei sem conexao com ele e o micro cliente...
    e agora? vou ter que ir ate lá resetar o nano?

    valew
    O certo é atualizar localmente e depois resetar para as configs de fábrica....

  4. #24

    Padrão

    Ai pessoal, aproveitando para acrescentar informacao, atualizei para 3.5 todos eles, os mais distantes deu ziczira.. conecta mais o CCQ fica cai a 20%, voltei para 3.1 e fica 100%, esse CCQ pelo que entendi é uma relação de qualidade do sinal.


    Voltando ao assunto... estou comecando a suspeitar que o problema seja na transmissao, testei com um WPP54G (o NS5 da COMEX) tem 400mW, e também nao ficou o bixo.

    entao acho q deve ser na transmissao, tipow sei la.. derrepente o centelhador, pra mim é isso.

    valew

  5. #25
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Tenho aqui com 21km, 2 antenas de 23dbi da Mars e sinal -84, mas está passando 12mbps agregado.

    Gilberto

  6. #26

    Padrão

    Não estou gostando de NS5, pois fiz aqui com um OIW2511 a 63mw + um amplificador blindado de 1w com antenas apropriadas de consegui 12 km sem perda de ping e -51... Sei lá heim... E olha que o preço é bem mais em conta...

  7. #27
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nsonline Ver Post
    Cara, talvez pode ser a potencia!!! vc setou 24, nos nossos setamos o mais baixo possivel, começa com 5,. Outra coisa, vc esta configurando o ACK de acordo com a distancia?
    Cara, eu tmb apostaria na potência... 600mW é muita coisa!!! Baixa bastante isso... o próprio Nano pode estar gerando sinal distorcido...
    Outra coisa, em que canais vc está usando os painéis? eles não estão se interferindo entre eles mesmos? não tem alguma outra rede ai perto no mesmo canal? Não tenho experiência com Nano, mas tenho experiência com a tecnologia em si, e o rendimento teria de ser muito melhor... Pelo que sempre ouço falar maravilhas dos Nano acho que ai mesmo que deveria ser muito melhor...

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Cara, eu tmb apostaria na potência... 600mW é muita coisa!!! Baixa bastante isso... o próprio Nano pode estar gerando sinal distorcido...
    Outra coisa, em que canais vc está usando os painéis? eles não estão se interferindo entre eles mesmos? não tem alguma outra rede ai perto no mesmo canal? Não tenho experiência com Nano, mas tenho experiência com a tecnologia em si, e o rendimento teria de ser muito melhor... Pelo que sempre ouço falar maravilhas dos Nano acho que ai mesmo que deveria ser muito melhor...
    ola pedemesa.

    sao quatro paineis intercalados em 90º.

    dois no canal 161 e dois no 157, sendo em sentido oposto quando com frequencia igual.
    eu baixei a potencia, e o sinal dos nanos diminuiu.
    eu ainda acho que é perda pelos centelhadores.

    abracos

  9. #29

    Padrão

    Fiz um enlace a pouco tempo, 5Km, 2x Nano5, sinal -76 dBm. Modo 40MHz, Fast Frame, Bursting e Compression habilitados. Consegui 16 Mbps de banda.

    Abraços,
    Marcelo

  10. #30
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dorau Ver Post
    ola pedemesa.

    sao quatro paineis intercalados em 90º.

    dois no canal 161 e dois no 157, sendo em sentido oposto quando com frequencia igual.
    eu baixei a potencia, e o sinal dos nanos diminuiu.
    eu ainda acho que é perda pelos centelhadores.

    abracos
    hummm... neste caso com certeza há interferência... Talvez até não seja só este o problema, mas com certeza é um deles... Mesmo as antenas estando de costas uma para outra, o sinal vai para "trás" do painel... dai a interferência é certa... os paineis certamente não estarão a uma distância suficiênte... podes procurar aqui no fórum um artigo sobre antenas que o mrodrig escreveu... é exelente e vc vai entender bem o que eu estou falando... a antena não manda sinal somente para os 90º dela...

    Tente usar canais mais distindos... se não houverem outras redes 5.8GHz use os canais mais longe possíveis um do outro... não sei como é a tabela de sobreposição de canais em 5.8, mas certamente existe sobre posição, então usando as frequencias mais distintas possíveis vc vai encontrar a melhor relação...

  11. #31
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Tem coisa errada aí,
    como você disse pode ser os centelhadores, nada melhor que você troca-los pra fazer um teste,
    pode trocar tambem o LMR400 e colocar o Cellflex 5/8.
    quanto aos paineis, troque os canais e confere se ele vai melhorar, tem alguns paineis que funcionam bem em 5,8 outros em 5,7 , e tambem tenta colocar 5,4 e vÊ como os nanos vão ficar..

    em testes com painel da oiw + xr5 + cellflex +rb411AH em 3kms conseguimos -66 e com um excelente througput, não sei dizer o canal mas a frequency=5760

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    hummm... neste caso com certeza há interferência... Talvez até não seja só este o problema, mas com certeza é um deles... Mesmo as antenas estando de costas uma para outra, o sinal vai para "trás" do painel... dai a interferência é certa... os paineis certamente não estarão a uma distância suficiênte... podes procurar aqui no fórum um artigo sobre antenas que o mrodrig escreveu... é exelente e vc vai entender bem o que eu estou falando... a antena não manda sinal somente para os 90º dela...

    Tente usar canais mais distindos... se não houverem outras redes 5.8GHz use os canais mais longe possíveis um do outro... não sei como é a tabela de sobreposição de canais em 5.8, mas certamente existe sobre posição, então usando as frequencias mais distintas possíveis vc vai encontrar a melhor relação...
    pois é coloquei 2 paineis em cada canal justamente pela pouca opcao de canais em 5.8

    tem 7 antenas na torre todas em 5.8, vou ter que rever melhor essa questao de frequencias. valew

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Tem coisa errada aí,
    como você disse pode ser os centelhadores, nada melhor que você troca-los pra fazer um teste,
    pode trocar tambem o LMR400 e colocar o Cellflex 5/8.
    quanto aos paineis, troque os canais e confere se ele vai melhorar, tem alguns paineis que funcionam bem em 5,8 outros em 5,7 , e tambem tenta colocar 5,4 e vÊ como os nanos vão ficar..

    em testes com painel da oiw + xr5 + cellflex +rb411AH em 3kms conseguimos -66 e com um excelente througput, não sei dizer o canal mas a frequency=5760
    Vou tirar os centelhadores, trocar a frequencia e testar, o cabo já acho que nao é pois é somente 1,5m de LMR400.

    valew abraco

  14. #34

    Padrão

    pra vc ver se realmente é interferencia, desative os cartões dos outros paineis....

  15. #35

    Padrão

    Diminui a potencia do cartão que melhora.

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    pra vc ver se realmente é interferencia, desative os cartões dos outros paineis....
    OK testado, desativei o cartao que estava na mesma frequencia (painel oposto)
    NS5 a 500 metros manteve exatamente o mesmo valor de sinal (-75)

    Valew

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por calangonet Ver Post
    Diminui a potencia do cartão que melhora.
    Estava setado em 28

    comecei com 10, NS desconectarao
    minimo para conexao foi 20, sendo que quanto mais baixo menor valor de sinal nos clientes.
    mantive em 28.

    só nao testei mudar o rate, pois parece que tem uma tabela no cartao tipo
    6 - 28dbi
    12 - 18dbi
    54 - 12dbi

    nao sei se muda alguma coisa ou nao faz diferenca.

    valew

  18. #38

    Padrão

    em um dos paineis esta assim
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         conectados.JPG
Visualizações:	132
Tamanho: 	45,6 KB
ID:      	6115  

  19. #39

    Padrão

    cara, também to passando pelo mesmo problema, tenho enlaces com nano5 com 16km com antenas zirok de 26db e da -70 passa 16mega. o pessoal tao confundido enlace com multiponto que é o nosso caso, e o q achei mais estranho no caso do multiponto aqui nos teste é que nos nano5 as luzes de sinal enchem todas e marca neles -56 a uns 600 metros da torre onde esta o painel oiw de 17dbi 90° o nano ta na frente do painel, mas o resgistration do mikrotik me mostra -82 de sinal, o que é muito ruim, no meu caso uso mkbr100ng os cartoes sao os r52h, se coloco nano na torre e no cliente funciona que e uma blz, mas se coloco o mk e nano nun funfa legal não. Semana q vem vou colocar 2 antenas aquarius de 25dbi nos clientes pra ver se o registration do mk melhora se nao melhorar o proximo passo sera colocar um nano no painel pra ver como fica.

  20. #40

    Padrão

    Não sei se pode ser a mesma coisa, tenho aqui um painel hyperlink na horizontal,e na configuração do meu ns5 tive de deixar como vertical.. quando setado na horizontal o sinal dele fica ruin demais, mas quando colocado na vertical acha o sinal bom...




    Citação Postado originalmente por dorau Ver Post
    Ai pessoal, fiquei com a pulga atraz da orelha com os resultados obtidos, pois esperava algo muito melhor gostaria que dessem sua opiniao quanto ao sinal apresentado utilizando os NS5

    distancia entre a transmissao e o cliente:

    200m sinal: -45
    500m sinal: -66
    900m sinal: -79

    transmissao:

    RB433AH + fonte 24v 2,5A
    cartao XR5 em defaut (600mW) somente um cartao na RB
    painel Kathrein 16Dbi (sim akelas profi usadas pelas telecom) só uma no cartao
    conexao entre painel/cartao: 1m LMR400 + centelhador hyper a gás, conexoes isoladas em autofusao+isolante+PoliUretano

    as medidas foram feitas de frente para o painel com visada perfeita.

    deem sua opiniao ai pessoal valew.