+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Rede de pequeno porte!

    Boa tarde!!
    Sou novato no forum e em redes Wireless tbm, hj tenho uma rede domestica com 5 computadores, 4 na minha residencia e 1 na residencia de um amigo a 70 metros de distancia, tudo via cabo.
    Problema, outro amigo meu quer internet tbm so que a casa dele fica a uns 240 metros, e da minha casa para casa dele não tenho vista direta.

    Como vou estar dividindo o link 10 mb GVT para 6 PCs pretendo colocar um servidor linux com squid e um cache de 64gb, mas isso não é o problema!

    Problema é o seguinte quero colocar um bullet 5 em uma antena hyperlink omni 8dbi, so que duas casas ao lado da minha o via.. do meu visinho tem uma casa gigante com 4 pavimentos, a casa do meu amigo esta a 150 metros depois da casa de 4 andares sera q esse equipamentro atravessa isso tudo?

    Outra coisa: to querendo dividir esse link com um total de 12 a 18 pessoas esse bullet suportaria todos os acessos?


    Não sei se fui bem claro qualquer coisa estou no skype!!

    Obrigado pela atenção de todos!

  2. #2

    Padrão Rede de pequeno porte!

    Não sei se você conseguira ter um sinal e se conseguir com certeza não vai ser de muita qualidade pois sem visada realmente é complicado.
    Agora aconselharia você colocar um AP Router WR254 ou um AP Router WAP354H da AP Router que vai te atender tranquilo mais com certeza se sua rede expandir coloque RB+Cartão.
    Bom está ai minha dica espero que te ajude
    Abraço!

  3. #3

    Padrão

    Atravessar concreto é muito ruim , quando não é interrompido vive caindo, então o melhor é você procurar uma visada boa, ou então colocar sua estação em cima da casa do vizinho, como é pra perto usa 2.4ghz, pq o valor da antena omni de 5.8ghz é muito caro ainda. enquanto a cache em um link de 10mb para 6 pessoas, acho superdimensionado, a não ser que se queira mais tarde prover sinal de internet. boa sorte.

  4. #4

    Padrão

    jaja eu coloco umas coisas aqui pra darem uma olhada!! des de ja lhes agradeço!!

  5. #5

    Padrão

    Boa noite!!

    Olhem so tirei uma screenshot, vejam como é a coisa de verdade!!

    http://img44.imageshack.us/i/confuzo.jpg[img=http://img44.imageshack.us/img44/1943/confuzo.jpg]

    Creio eu que da pra ler na imagem!

    Obrigado pela atenção de todos!!!
    Última edição por morpheus; 29-11-2009 às 18:40. Razão: Coloquei link da imagem errado!

  6. #6

    Padrão

    Você terá que ultrapassar o "PRÉDIO" !

    Caso não consiga montar uma estrutura que fique maior que ele fazendo os pontos de acesso ter visada, pode esquecer, porque terá muita instabilidade.

    Você pode também fazer o teste, pois cada caso é um caso, mas pelo relato de muitos aqui e inclusive o meu, não funciona legal link externo passando por barreiras.

  7. #7

    Padrão

    Oque acham do equipamento??? caso eu consiga visada o bullet 5 em modo ap com a antena de 8dbi da hiperlink e o server linux controlando tudo sera q da pras futuras 18 pessoas?? se der pra + pessoas quantas serião???


    Não queria usar aprouter pq jah li muitas reclamaçoes dele! nunca testei!!!


    Grato des de ja!
    Última edição por morpheus; 30-11-2009 às 00:12.

  8. #8
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por morpheus Ver Post
    Oque acham do equipamento??? caso eu consiga visada o bullet 5 em modo ap com a antena de 8dbi da hiperlink e o server linux controlando tudo sera q da pras futuras 18 pessoas?? se der pra + pessoas quantas serião???


    Não queria usar aprouter pq jah li muitas reclamaçoes dele! nunca testei!!!


    Grato des de ja!
    Bom cara, o APRouter para ponto a ponto em 5.8GHz eu uso aqui... não tenho reclamação! Está ótimo aqui... Mas ponto multiponto dai entra na questão de ser um rádio com pouco processamente para aguentar muitos clientes, não é o fato do rádio ser ruim, e sim de ele ter sido desenvolvido para outra finalidade... para mais clientes vá de bullet ou RB+cartão...

    Sobre usar o Bullet5, ele é 5.8GHz, 5.8GHz sem visada não funciona!!! Não adianta... E em 2.4GHz, pelo que posso perceber no que vc descreveu, se funcionar não vai ficar bom... Vc tem que conseguir visada... talvez um ponto em outro local... teria que estudar melhor essa questão de localização do ponto... E por último, sobre usar a Omni, só use se for para conectar clientes à volta do bullet... porque se for só para esse cliente inicial, não tem porque... a antena interna, a essa distância, aguenta tranquilo e com folga...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Bom cara, o APRouter para ponto a ponto em 5.8GHz eu uso aqui... não tenho reclamação! Está ótimo aqui... Mas ponto multiponto dai entra na questão de ser um rádio com pouco processamente para aguentar muitos clientes, não é o fato do rádio ser ruim, e sim de ele ter sido desenvolvido para outra finalidade... para mais clientes vá de bullet ou RB+cartão...

    Sobre usar o Bullet5, ele é 5.8GHz, 5.8GHz sem visada não funciona!!! Não adianta... E em 2.4GHz, pelo que posso perceber no que vc descreveu, se funcionar não vai ficar bom... Vc tem que conseguir visada... talvez um ponto em outro local... teria que estudar melhor essa questão de localização do ponto... E por último, sobre usar a Omni, só use se for para conectar clientes à volta do bullet... porque se for só para esse cliente inicial, não tem porque... a antena interna, a essa distância, aguenta tranquilo e com folga...
    Pela inesperiência minha, comprei um APRouter 254, queria montar um rede de distribuição de sinal de internet, mas tudo homologado tudo certinho, mas está sendo um decepção, a conexão cai a todo momento, nem o suporte da ApRouter ta resolvendo. Vou procurar outros equipamentos, mas no momento nem sei direito o qual procurar, se alguem tiver uma sugestão agradeço. Ouvi falar de um Mikrotik.

  10. #10

    Padrão

    pedemasa se possivel da uma olhadinha na imagem q postei acima!


    nela tem um ponto em rosa marcado! aquele local é uma caixa d'agua com uns 8 metros+/-de altura, meu amigo dono da casa disponibilizo o local para eu colocar a antena. O local tem visada para as 2 casas! soh que para chegar lah seria uns 95 a 98 metros de cabo utp, onde eu colocaria cabo cat.6.
    No lugar de RB+Cartão to querendo usar essa plaquinha aqui: VS Company, com 1 placa de rede wireless em uma caixa hermetica!!!
    + não sei como transformar isso em um ap!!
    aahh junto com a placa colocaria 1 pendrive 8gb (pode ser ate menor)no lugar do HD, e uma meroria de 2gb ddr2 667 q isso sairia por menos de 290R$ pra mim fora a antena!!
    OBS: sugestões para a placa wireless

    Oque acham??
    Última edição por morpheus; 30-11-2009 às 14:47.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por morpheus Ver Post
    pedemasa se possivel da uma olhadinha na imagem q postei acima!


    nela tem um ponto em rosa marcado! aquele local é uma caixa d'agua com uns 8 metros+/-de altura, meu amigo dono da casa disponibilizo o local para eu colocar a antena. O local tem visada para as 2 casas! soh que para chegar lah seria uns 95 a 98 metros de cabo utp, onde eu colocaria cabo cat.6.
    No lugar de RB+Cartão to querendo usar essa plaquinha aqui: VS Company, com 1 placa de rede wireless em uma caixa hermetica!!!
    + não sei como transformar isso em um ap!!
    aahh junto com a placa colocaria 1 pendrive 8gb (pode ser ate menor)no lugar do HD, e uma meroria de 2gb ddr2 667 q isso sairia por menos de 290R$ pra mim fora a antena!!
    OBS: sugestões para a placa wireless

    Oque acham??
    Use placa d-link ag530, usei muito tempo delas e são otimas...

  12. #12
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por borundy Ver Post
    Pela inesperiência minha, comprei um APRouter 254, queria montar um rede de distribuição de sinal de internet, mas tudo homologado tudo certinho, mas está sendo um decepção, a conexão cai a todo momento, nem o suporte da ApRouter ta resolvendo. Vou procurar outros equipamentos, mas no momento nem sei direito o qual procurar, se alguem tiver uma sugestão agradeço. Ouvi falar de um Mikrotik.
    É isso ai cara, o APRouter não é que seja um rádio ruim, mas não é para isso... Para isso use RouterBoard com cartões e sistema operacional Mikrotik RouterOS... é o que a maioria usa aqui... com a variação de usar RouterBoard+Cartões ou PC-AP... Procure aqui nos posto do fórum que tem de tudo pra vc se informar!
    Sobre o AP Router WR-254, ele perdeu a homologação inclusive... faz um tempo já... não sei o porque, e pode até ser que já conseguiram o homologação novamente, mas há pouco tempo ainda não tinham conseguido... mais para deixar registrado...

  13. #13
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Use placa d-link ag530, usei muito tempo delas e são otimas...
    Podes usar essas placas sim! Sobre o esquema de usar Pendrive, acho até que dá, mas não sei muito bem como fazer dai...

    Sobre o ponto da caixa d'água, me parece um bom ponto, claro que considerando que vc não vai fazer um "provedor" porque dai o negócio muda de figura... teria que ter outras questões em jogo... mas olhando assim de cima, vc não enxerga do primeiro ponto até o ponto que vc instalar? olhando aqui parece que passaria raspando... dai pela disância curta já deveria funcionar... Outra os 95metros de cabo? precisa isso mesmo? não consegues usar um switch na casa onde já tem cabo (ponto azul). Dai é só a metragem do switch até o ponto... 90metros de cabo UTP já começa a perigar não funcionar...

  14. #14

    Padrão

    Tava medindo tudo direitinho agora! deve dar no maximo 90 metros de cabo + que isso não vai dar não!!!

  15. #15