Fala Srºs:
Em algum bom tempo de pesquisa percebi que esse forum aparece na maoiria das minhas duvidas, logo gostaria imensamente de pedir a ajuda de vocês. Percebi também que existe uma boa parcela de usuários experientes, empresários (que tem pequenos provedores) e etc...
Vou falar um pouco de "mim" e da minha idéia. Sou formado em Gerenciamento de Redes, terminando o MCSA (Microsoft Certified System Administrator), sou FCP - Furukawa Certified Professional, Tecnico em Informática e Tecnico em Telecomunicações pelo SENAC (não tirei o CREA ainda) e fui Gerente Comercial da Telefonica durante 2 anos e pouco o que me rendeu muita experiencia e conhecimento da area de infra-estrutura.
A area que moro hoje (interior de SP) acho que assim como todo interior é extremamente carente de internet e quem tem um provedor com bom ou mal atendimento toma o porra de ganhar dinheiro. Aqui na cidade por exemplo tem um. O serviço é porco mas o cara não dá conta de instalações e etc pelo simples fato de só existir ele.
Todo pedido de ampliação aqui vira um inferno. ADSL então é para muito poucos e proximos a Central ou seja, uma realidade que todos nós aqui conhecemos.
Ai que vem a minha idéia de abrir um provedor. Porém, não quero simplesmente abrir um provedor qualquer. Quero algo de ponta. Algo que seja redondinho que seja realmente o diferencial.
Me juntei com um amigo que trabalha na terceirizada da Telefonica logo, a parte de projetos, torres, Engenheiro, projetos de fibras, ampliações e etc fica muito fácil. Nossa idéia NÃO é de no primeiro momento pedir demissão e tocar o negocio e sim, continuar na função pela vantagem que temos tanto comercial quanto tecnica. Qualquer ampliação ele sendo Coordenador é rápido. Ai está um de nossos diferenciais.
Mas... não quero simplesmente pega um Engenheiro e pedir para ele fazer tudo. O rio de dinheiro que iria é muito grande, logo, quero aprender, tirar duvidas e correr atras.
Como todo o material que acho é muito conflitante, principalmente da parte de impostos, arrecadação, documentação e etc estou pedindo a ajuda pra vocês.
O que é REALMENTE necessário para começar? Onde não esbarrar e se foder?
Depois... e os equipamentos Wimax? Como ficou a questão de frequencia, equipamentos, fabricantes, custo x benefico? Tenho alguns conhecidos na prefeitura (vereadores) e eles tem a idéia de tornar o municipio digital, logo existe uma chance para que eu entre nisso com meu negocio. Porém, tornar a cidade que moro digital implica em uma rápida adoção pelas cidades vizinhas. A possibilidade de no proximo ano a ANATEL liberar numeros para quem detem de SCM é uma coisa que me chama muito a atenção também.
Moro na região mais alta da cidade. Todo o resto da cidade é ABAIXO de onde eu moro... logo a primeira base seria aqui mesmo. Dependendo dos equipamentos e da distância vamos calcular os numeros de torres e o ganho máximo que podemos atingir montando em determinada latitute e longitude via software (as operadoras usam isso para montar sua torres)
Também tem o lado bom que a 2 quarteirões de casa passa um cabo de 16 fibras opticas. Dessas 16 apenas 4 estão sendo usadas para atender 2 empresas aqui perto. O resto está livre livre. A vantagem é que meu link viria todinho em fibra optica via SDH . É por isso que digo que tenho uma boa chance, com um bom parceiro.
Então fica ai minha duvida. Quais os equipamentos, requisitos, dicas e etc?
Muito obrigado!
Grande abraço!!