Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Slackware

    Problema resolvido, se possivel, apagar o tópico!
    Última edição por Xevete; 15-04-2011 às 12:33. Razão: Mudei de ramo

  2. #2

    Padrão

    Amigo bom dia,

    Sou fã de slackware até a morte, uso exatamente desde a primeira versão,
    mas vou te dizer uma verdade quer deixar sua rede redondinha, use MK (Mikrotik), é barato, poderoso e fácil de usar.

    Quer usar o Slackware assim mesmo, coloque-o para ser servidor de cache, dns, radius etc...

    Fica ai minha contribuição,

    Abraço.

  3. #3

    Padrão

    Poisé. estava venod sobre o microtik, sói q eu preciso de um servidor rpa gerneciar a loja, tipo, as cameras, a entrade de intenret por placa PCI, q o microtik n tem suporte, e o contorle das impressoras, da compilação de alguns programas, no caso de eu usar o mikrotik, precisaria de 2 servers, um com o slackware e outro com o microtik, o q almentaria o comsumo de energia, esse é meu dilema!

  4. #4
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Exclamation

    Bom dia amigo, seguinte, melhor vc rever seu conceitos, e suas nescessidades. Pq ? Seguinte, em primeiro lugar vc tem q ver o qnto de cliente vc quer atender. Depois linux é muito bom, mas se vc começar a entupir ele de funcões, ele nao vai render oq vc espera. Melhor vc dividir seu parque de maquinas, MK qualquer K6 com 128 roda mil maravilha, cameras vc vc precisa de espaço pra guardar, e o resto?? Se vc montar um linux com Squid, dns, apache, radius, mysql e um maquina separada vc tera um grande diferença em desempenho. Lembre-se em escalabilidade, se hoje vc tem 20 clientes amanha vc pode ter 100... e isso tudo q vc tem guenta 100 clientes ???
    Outro detalhe, nao use placa pci pra emitir sinal.... use um mk ou um radio mesmo.
    Se conselho fosse bom nao se dava, se venderia....


    Boa sorte

  5. #5
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marioaugusto Ver Post
    Amigo bom dia,

    Sou fã de slackware até a morte, uso exatamente desde a primeira versão,
    mas vou te dizer uma verdade quer deixar sua rede redondinha, use MK (Mikrotik), é barato, poderoso e fácil de usar.

    Quer usar o Slackware assim mesmo, coloque-o para ser servidor de cache, dns, radius etc...

    Fica ai minha contribuição,

    Abraço.
    Cara, quando li o post ia responder exatamente a mesma coisa... O Slackware é o que há, mas pra essa aplicação é Mikrotik, sem dúvida...

    Citação Postado originalmente por paulojrandrade Ver Post
    Bom dia amigo, seguinte, melhor vc rever seu conceitos, e suas nescessidades. Pq ? Seguinte, em primeiro lugar vc tem q ver o qnto de cliente vc quer atender. Depois linux é muito bom, mas se vc começar a entupir ele de funcões, ele nao vai render oq vc espera. Melhor vc dividir seu parque de maquinas, MK qualquer K6 com 128 roda mil maravilha, cameras vc vc precisa de espaço pra guardar, e o resto?? Se vc montar um linux com Squid, dns, apache, radius, mysql e um maquina separada vc tera um grande diferença em desempenho. Lembre-se em escalabilidade, se hoje vc tem 20 clientes amanha vc pode ter 100... e isso tudo q vc tem guenta 100 clientes ???
    Outro detalhe, nao use placa pci pra emitir sinal.... use um mk ou um radio mesmo.
    Se conselho fosse bom nao se dava, se venderia....


    Boa sorte
    É isso mesmo, antes de mais nada vc precisa projetar a sua rede, como a amigo acima falou, quantos clientes? qual a velocidade deles? área de cobertura... a lista é grande mesmo...

    Sobre a questão de usar 2 servers, sem dúvida! Nem tenta fazer diferente, só vais ter dor de cabeça, o negócio é um Mikrotik gerenciando toda a rede e outro servidor para as cameras e outros serviços como vc falou... Uma boa coisa a se fazer tmb é usar um Cache-Full...

  6. #6

    Padrão

    Eu estava pensando em fazer da seguinte forma:

    Um server pra dar a entrada do sinal ADSL com um modem ADSL PCI q me da uma analize boa de rede, com windows server 2003 q ja conheço a algum tempo, nele uma masstorage pra gravar as cameras e os dados da loja, um firewall (sei q windows é lamentavel) e redireicinar DNS por ele tbm, tem um aplicativo q fazer isso, assim ele antende a loja, dele, eu do uma saida de rede pra um server Mikrotik, eu estou testando em um PII 300 com 128 de ram e 64 MB em Compact Flash, e do MK eu transmito usando meu AP GTS em bridge!
    Meus clientes no momento são 9, pois n divulguei ainda, a loja fica pronta em fevereiro, mas n pretenod ter amis de 50, a cidade é pequena e tem mais 2 ja fazendo isso, a velocidade deles é de 256K, mas o publico q tenho n são compulsivos por download, muito dificil ver um usando os 256K, tenho um link semi-dedicado de 2048 K, esta sobrando rede até coma lanhouse junto, mas em caso de lentidão, coloco outro link na segunda linha e roteio no servidor!
    Sera q assim vou ter algum sucesso?
    Última edição por Xevete; 11-12-2009 às 12:47.

  7. #7

    Padrão Virtualização

    Xevete, uso um ''SERVIDOR'' quase idêntico ao que você precisa, só que como citado antes não posso também colocar 4 Máquinas 24h 7d porque o consumo de energia iria se tornar alto além do espaço e da estrutura em PC$$.

    O que tenho aqui é uma máquina básica, mas que resolve meus problemas:

    AMD Sempron LE 1250
    Asus M2N68-AM SE
    3 GB Memória Ram
    HD Samsung SATA 320 GB
    2 Placas Rede / On e Offboard

    Trabalho em uma empresa de Informática no Setor de Assistência Técnica em Computadores, então uso nessa máquina:

    * Linux Ubuntu 9.04 - Gnome - Samba - Apache - Virtualbox - PHP - MySQL
    * Máq. Virtual = Mikrotik OS Router 2.9.6 - Firewall e Roteador Total da Rede na Empresa
    * Máq. Virtual = Windows 7 Ultimate 32 bits - VNC - Assistência Remota para Clientes
    * Máq. Virtual = Windows Server 2008 32bits - (Fazendo Testes)
    * Máq. Virtual = Google Chrome OS (Fazendo Testes)
    * Máq. Virtual = Essa uso para Testar Distribuições ou S.O.s novos

    Utilizo a Wireless com Acess Point em Bridge autenticando usuários no Mikrotik.

    Nossa Net aqui é uma ADSL onde uso o Modem em Bridge - Uso uma Switch Encore 8 Portas para fazer a comunicação entre as LAN'S - Modem - AP - Rede Local.

    De início para configurar foi complicado, comecei a ler sobre Virtualização, com isso desenhei um parque de máquinas virtuais, desenvolvi-as e deu certo. Agora personalizei tudo, as máquinas virtuais inicializam automaticamente, ficou show de bola, além de eu poder utilizar 1 Computador para várias funcionalidades.

    Ainda pretendo mudar algumas coisas, como utilizar RAID para BACKUP - Squid - DNS - Cache - E-Mail - Aumentar Memória - Melhorar a Configuração da Máquina, mas até agora está indo muito bem.

    Ta aí minha dica.

    Virtualização ...
    Última edição por juniorphy; 11-12-2009 às 14:29.

  8. #8

    Padrão

    Tai um recurso q n sinha pensado, maquina virtual, mas o mikrotik roda bem em maquina virutal?

    Atualmente tenho um Athlon 1.6 com 512 de ran gerneciando as cameras e as maquina da lanhouse e o banco de dadso de drive da assitencia, ta de boa, 50% do processador em media!

    Mas pretendo colocar um Semprom 2.4 com 1 GB ou mais de ram, para fazer a mesma função e roda ro mikrotik em maquina virtual, sera q comporta? ou devo monta ro mikrotik no meu p2 300?

  9. #9

    Padrão Tranquilo ...

    Até eu quando consegui rodar fiquei admirado ao ver Mikrotik OS Virtualizada. E funciona que é uma Maravilha!

    Como havia dito antes, utilizo a versão crack 2.9.6. Você tem que ver qual versão irá usar, e os requisitos de hardware dela. Se você tem essa máquina rodando e precisa apenas implantar Mikrotik Router OS, pode rodar tranquilo, pois ele não precisa de muitos recursos do hardware. A minha VM Mikrotik utiliza 100 MB Memória Ram e 512 MB de Disco Rígido.

    Eu particularmente utilizo VirtualBox ele tem resolvido meus problemas, mas existem inúmeros Softwares para Virtualizar Máquinas inclusive estou querendo estudar sobre o Projeto XEN onde se Virtualiza Aplicações ou Softwares.

    Tomara que consiga configurar uma VM aí pra ti. Se precisar de algo estarei a disposição.

    Sucesso Xevete!
    Última edição por juniorphy; 11-12-2009 às 22:33.

  10. #10

    Padrão

    Poisé, a ideia do VM é ótima, mas uma duvida, eu recebo a internet por uma placa PCI (ADSL PCI) n vou ter problemas no MK sobre isso? no windows vai rodar de boa, mas e no MK?
    No caso de n, um modem 3com (akeles de hak para servidor) é bom?

  11. #11

    Padrão Compatibilidade

    Xevete, Teria que ver na lista de Hardware compatíveis com Mikrotik OS Router.

    Caso o MK não reconheça sua ADSL-PCI, Qualquer Modem ADSL em Bridge já funciona, você autenticaria daí o PPPOE na Placa de Rede 1 Onde entraria o Link.

    Aí o MK iria Rotear ela Mascarando a NET para a Placa de Rede 2 onde ali teria um HUB ou Switch no qual a comunicação voltaria para a Placa de Rede 2 só que dessa vez, para o Windows.


    Modem ADSL >>>>>>>>>>>>>>>>>>> (Virtual) LAN 1 - PPPOE - 201.xxx.xxx.xxx (Mikrotik) ``Masquerade``

    (Virtual) LAN 2 192.168.0.1/24 Rede Local (Mikrotik) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Hub ou Switch

    Hub ou Switch >>>>>>>>>> Pelo Mesmo Cabo >>>>>>>>>> LAN 2 no Windows - Cliente 192.168.0.2


    Tentei explicar mais ou menos os passos que faço aqui na minha Rede.

    Valeu.

  12. #12
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juniorphy Ver Post
    Xevete, Teria que ver na lista de Hardware compatíveis com Mikrotik OS Router.

    Caso o MK não reconheça sua ADSL-PCI, Qualquer Modem ADSL em Bridge já funciona, você autenticaria daí o PPPOE na Placa de Rede 1 Onde entraria o Link.

    Aí o MK iria Rotear ela Mascarando a NET para a Placa de Rede 2 onde ali teria um HUB ou Switch no qual a comunicação voltaria para a Placa de Rede 2 só que dessa vez, para o Windows.


    Modem ADSL >>>>>>>>>>>>>>>>>>> (Virtual) LAN 1 - PPPOE - 201.xxx.xxx.xxx (Mikrotik) ``Masquerade``

    (Virtual) LAN 2 192.168.0.1/24 Rede Local (Mikrotik) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Hub ou Switch

    Hub ou Switch >>>>>>>>>> Pelo Mesmo Cabo >>>>>>>>>> LAN 2 no Windows - Cliente 192.168.0.2


    Tentei explicar mais ou menos os passos que faço aqui na minha Rede.

    Valeu.
    Show de bola! A virtualização é uma boa opção sim, só precisas ver como fica em questão de desempenho, o trafego de rede que as cameras vão gerar (se for por rede e não coaxial).

    Sobre o ADSL PCI, adianto que não conheço nenhum que funcione em mikrotik, pode ter, mas não conheço, provavelmente não vai funcionar, mas como foi dito, um modem qualquer em bridge já resolve o problema...

    A configuração do amigo acima seria a que eu escolheria tmb, apoiado. É como ele disse primeiro o Mikrotilk, depois o server com cameras e tudo mais... Digo isso pq vc tinha falado em colocar o link entrando num server 2003... dai não seria a melhor escolha não... vc não teria controle de banda e tudo o mais que o Mikrotik te oferece no Server 2003, sem falar que para rotear e organizar a rede dos clientes ficaria uma bagunça... hehe Abraço

  13. #13

    Padrão

    Poisé, acho q vou virtualizar mesmo!
    Mas sobre o servidor com W2003, ele iria gerneciar só a LAN HOUSE e as cameras, a rede wireless ia ser gerenciada pelo MK, uma sada do servidor entraria no mk para sair somente para os cliesnte wireless!

  14. #14

    Padrão

    Como todos já falaram e é verdade que o slack é muito bom mas cada coisa em seu lugar vc pode fazer tudo hoje em dia com linux mas quando se trata de confiabilidade do serviço vc tem que saber projetar quando vc tem muitos serviços dentro de uma mesma maquina vc almenta a propabilidade de problemas e imcompatibilidade e se para! para tudo e isso não é bom.

    Boa sorte

  15. #15

    Padrão

    com slackware casamento ideal é com o software de gerenciamento de rede Myauth2 ou 3. eu etilizo e acho excelente, é de fácil manipulação e não precia de muito conhecimento em linux.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juniorphy Ver Post
    Xevete, Teria que ver na lista de Hardware compatíveis com Mikrotik OS Router.

    Caso o MK não reconheça sua ADSL-PCI, Qualquer Modem ADSL em Bridge já funciona, você autenticaria daí o PPPOE na Placa de Rede 1 Onde entraria o Link.

    Aí o MK iria Rotear ela Mascarando a NET para a Placa de Rede 2 onde ali teria um HUB ou Switch no qual a comunicação voltaria para a Placa de Rede 2 só que dessa vez, para o Windows.


    Modem ADSL >>>>>>>>>>>>>>>>>>> (Virtual) LAN 1 - PPPOE - 201.xxx.xxx.xxx (Mikrotik) ``Masquerade``

    (Virtual) LAN 2 192.168.0.1/24 Rede Local (Mikrotik) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Hub ou Switch

    Hub ou Switch >>>>>>>>>> Pelo Mesmo Cabo >>>>>>>>>> LAN 2 no Windows - Cliente 192.168.0.2


    Tentei explicar mais ou menos os passos que faço aqui na minha Rede.

    Valeu.
    Na empresa na qual trabalho, tambem fiz uma virtualização e ficou perfeita, estou usando o VmWare Server com o Debian Lenny 5.0 para cache, radius e etc..., Mikrotik como roteador, hotspot e etc... e o MK-AUTH do Pedro. Ficou Show!!! Pretendo implantar no meu provedor em breve.

    Abraços!!!

  17. #17

    Padrão

    Quem sabe eu boto meu servidor com windows, ja q eu sei usar bem, e uso uma routerboard com o MK?

    O desempenho das routerboards é bom? pegar uma q roteia as LAN e usar um AP em bridge pra transmitir ou uma com mini pci e usar cartão?

    Tenho medo de falahar oriundas de usar muitas funções no memso servidor!
    Assim o rotemento fica todo com o MK na routerboar!

  18. #18
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xevete Ver Post
    Quem sabe eu boto meu servidor com windows, ja q eu sei usar bem, e uso uma routerboard com o MK?

    O desempenho das routerboards é bom? pegar uma q roteia as LAN e usar um AP em bridge pra transmitir ou uma com mini pci e usar cartão?

    Tenho medo de falahar oriundas de usar muitas funções no memso servidor!
    Assim o rotemento fica todo com o MK na routerboar!
    O desempenho das routerboards é muito bom sim, dependendo da necessidade é o melhor... o seu caso seria ótimo.

    Sobre AP ou Cartão, eu escolheria cartão sem dúvidas.

    O roteamento na routerboard, claro! Tem de ser. Só use: "Modem >>> Mikrotik >>> Server", se quiser usar Windows é uma opção sua, mas use ele depois do Mikrotik... O ADSL PCI se conseguir venda... acho que não tem pq... Não arriscaria usar um Windows autenticando e roteando só pra poder usar o ADSL PCI, eu compraria um modem chinelão para deixar em Bridge e deixava o Mikrotik fazendo o serviço...

  19. #19

    Padrão

    Eu tenho um modem normal, mas pretendo usar o pci pq ele me da uma leitura da rede q o modem normal n da, e a ADSL costuma variar aqui e nela eu tenho as medidas de ruido e outras coisas, mas talvez eu face assim mesmo, colocar o server depois do MK, evitar problemas!
    Em galera, mas eu fazendo com routerboard, meu server pode ser slackware, alguem saberia um progroama q gerencia as cameras?

    Acho q vou fazer mais ou menos assim:
    [img=http://img230.imageshack.us/img230/147/serverq.th.jpg]
    Última edição por Xevete; 14-12-2009 às 12:05.

  20. #20
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xevete Ver Post
    Eu tenho um modem normal, mas pretendo usar o pci pq ele me da uma leitura da rede q o modem normal n da, e a ADSL costuma variar aqui e nela eu tenho as medidas de ruido e outras coisas, mas talvez eu face assim mesmo, colocar o server depois do MK, evitar problemas!
    Em galera, mas eu fazendo com routerboard, meu server pode ser slackware, alguem saberia um progroama q gerencia as cameras?

    Acho q vou fazer mais ou menos assim:
    [img=http://img230.imageshack.us/img230/147/serverq.th.jpg]
    Bom, só se o PCI tem alguma coisa a mais que eu não conheço, pq o D-Link DSL-500B tmb mede ruido, nível de sinal e um monte de coisas na parte de estatísticas do DSL... outros modens tmb... achei até que fossem todos... talvez o seu modem tmb tenha...