Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MK + AP em Brige + Radio em WDS + Clientes Wireless

    Procurei aqui no forum sobre configurações WDS mas não consegui o que eu queria, o cenário é o seguinte uso um PC MK conectado a um rádio sansung em brige aonde meus clientes se conectam e funciona perfeitamente, mais tenho um cliente que quer conectar 2 notebooks via wireless e ele já comprou um radio da APRouter, como configuro esse rádio dele para receber o sinal do meu que está em brige e repassar esse sinal para os notebooks ainda sem fio, uso WDS / WDS+AP ou repetidora universal na configuração do radio do cliente?


    PC MK--->Sansung Brige--->radio do cliente--->2 notebooks
    wds ou wds+ap ou repetidora

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sgctrobson Ver Post
    Procurei aqui no forum sobre configurações WDS mas não consegui o que eu queria, o cenário é o seguinte uso um PC MK conectado a um rádio sansung em brige aonde meus clientes se conectam e funciona perfeitamente, mais tenho um cliente que quer conectar 2 notebooks via wireless e ele já comprou um radio da APRouter, como configuro esse rádio dele para receber o sinal do meu que está em brige e repassar esse sinal para os notebooks ainda sem fio, uso WDS / WDS+AP ou repetidora universal na configuração do radio do cliente?


    PC MK--->Sansung Brige--->radio do cliente--->2 notebooks
    wds ou wds+ap ou repetidora

    Utilizando a configuração de "WDS+AP" no "Roteador AP Router" do seu cliente e fechando um enlace com um ou mais notebooks nesse Roteador, o mesmo entrará na sua bridge.

    A partir dai, basta cadastrar o IP/MAC da placa de rede wireless do notebook de seu cliente no seu servidor, caso a autenticação seja por IP/MAC. Sendo PPPOE ou HotSpot, o procedimento é o mesmo, pois estará numa bridge.

  3. #3

    Padrão

    pq vc nao pede para seu cliente receber o sinal no AP mas colocar um roteador wireless interno, assim vc controla um unico usuário para ele e evita problemas

  4. #4

    Padrão duvidas mikrotik wds

    desculpe-me é minha primeira postagem e desculpa se estiver no local errado mas tenho um mk como ap bridge e não consigo fazer wds com meus repetidores aprouter , eu antges enviava sinal pelo AP e troquei pelo MK agora perdi meus clientes q estavam recebendo pelo wds.

  5. #5

    Padrão

    Recomendo que vc volte às configurações que vc usava para nao parar sua rede. Feito isso vc vai encontrar aqui varias matéria onde vc vai aprender a configurar o MK para trabalhar em WDS é um pouco complicado, mas da certo.

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Ollenini Ver Post
    pq vc nao pede para seu cliente receber o sinal no AP mas colocar um roteador wireless interno, assim vc controla um unico usuário para ele e evita problemas
    Eu faria o mesmo... um Rádio conectando com seu ponto e outro irradiando sinal para o interior da residência do cliente... Em para usar WDS vc não pode ter WPA no seu ponto de acesso... se pesquisar à respeito vai entender pq...

  7. #7
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Ollenini Ver Post
    pq vc nao pede para seu cliente receber o sinal no AP mas colocar um roteador wireless interno, assim vc controla um unico usuário para ele e evita problemas
    Eu faria o mesmo... um Rádio conectando com seu ponto e outro irradiando sinal para o interior da residência do cliente... Em para usar WDS vc não pode ter WPA no seu ponto de acesso... se pesquisar à respeito vai entender pq...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Ollenini Ver Post
    Recomendo que vc volte às configurações que vc usava para nao parar sua rede. Feito isso vc vai encontrar aqui varias matéria onde vc vai aprender a configurar o MK para trabalhar em WDS é um pouco complicado, mas da certo.

    bem amigo procurei algumas coisas no site li muito a respeito mas tudo q encontrei estava meio vago ja fiz muita coisa aqui sózinho , confesso q até chegou a fucionar uma vez mas depois q coloquei o MK na torre meu a qualidade do meu sinal melhorou mais de 80 por cento, então como a caca ja esta feita e os clientes só tem agradecido pela qualidade num acho boa ideia regredir , sera q poderia me indicar um tutorial aqui tipo ´passo a passo?
    desde ja agradeço

  9. #9

    Padrão

    amigo aqui vai alguns mas tem muito mais basta pesquisar aqui mesmo ou goglar um pouco

    https://under-linux.org/f130663-como...ns5-e-mikrotik

    https://under-linux.org/f130258-wds-...dora-com-2-aps

    file:///C:/Documents%20and%20Settings/Ricardo/Meus%20documentos/Mikrotik/Manuais%20MK/Manual%20Passo%20a%20Passo%20Mikrotik.htm

    vale lembra antes de alterar as configurações rode um backup e salve deu pau volta o backup, isso vc sabe fazer??? o backup? e salvar fora do MK ? qualquer coisa grita
    Última edição por Ollenini; 30-12-2009 às 19:02.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Ollenini Ver Post
    amigo aqui vai alguns mas tem muito mais basta pesquisar aqui mesmo ou goglar um pouco

    https://under-linux.org/f130663-como...ns5-e-mikrotik

    https://under-linux.org/f130258-wds-...dora-com-2-aps

    file:///C:/Documents%20and%20Settings/Ricardo/Meus%20documentos/Mikrotik/Manuais%20MK/Manual%20Passo%20a%20Passo%20Mikrotik.htm

    vale lembra antes de alterar as configurações rode um backup e salve deu pau volta o backup, isso vc sabe fazer??? o backup? e salvar fora do MK ? qualquer coisa grita
    kkkkkk
    backup ? sei sim mano ainda to engatinhando no mk mas o basico eu ja entendo um poko !!
    valeu mano vou ler a noite assim q chegar em casa!!

  11. #11

    Padrão

    obrigado pela resposta amigo LESSA, mais estou ainda com dificuldades já configurei aqui o ap+wds no radio aprouter, estou fazendo teste na minha casa ainda, bom esqueci de falar antes que uso hotspot, o que acontece, o radio aprouter recebe o sinal do radio que está em brige e repete para um pc na minha casa com um adaptador wireless usb até ai ok, mais o problema é que ele não pega o ip do dhcp do servidor e se eu setar manualmente não adianta ele não navega e mesmo que eu digite o numero do login hotspot a página não entra ou seja elel está conectado com o rádio mais não com o servidor. o que eu faço ? está faltando algo no servidor mk ??

  12. #12

    Padrão

    sgctrobson

    tenta assim o seu PC que vc esta com adaptador usb coloca o mac da usb no bypass e vê se resolve so que ai ele talvez não entre no controle de banda, feito isso vc navega e depois tira do bypass e veja se resolve. Já resolvi casos assim

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sgctrobson Ver Post
    obrigado pela resposta amigo LESSA, mais estou ainda com dificuldades já configurei aqui o ap+wds no radio aprouter, estou fazendo teste na minha casa ainda, bom esqueci de falar antes que uso hotspot, o que acontece, o radio aprouter recebe o sinal do radio que está em brige e repete para um pc na minha casa com um adaptador wireless usb até ai ok, mais o problema é que ele não pega o ip do dhcp do servidor e se eu setar manualmente não adianta ele não navega e mesmo que eu digite o numero do login hotspot a página não entra ou seja elel está conectado com o rádio mais não com o servidor. o que eu faço ? está faltando algo no servidor mk ??

    É melhor fazer o seguinte teste:

    1º) Existe o enlace wireless: POP PRINCIPAL X RECEPTOR AP ROUTER.
    *** Então teste esse enlace. Como? Conecte um cabo lan do AP ROUTER para um PC/Notebook. Pois pelo que entende, creio que esse enlace não esteja funcionando. Ou, você pode fazer testes de ping no seu POP PRINCIPAL para o AP ROUTER.

    2º) Após, você fecha um enlace wireless: RECEPTOR AP ROUTER X PC/NOTEBOOK.
    *** Faça o teste de ping do seu PC/NOTEBOOK para o RECEPTOR.

    Obs.: AP+WDS não tem erro: Fecha o Enlace POP X AP ROUTER e fecha o enlace AP ROUTER X PC/Notebook.
    Quanto ao nível do sinal, com certeza perde qualidade e exige mais do equipamento, pois passa a servir as duas funções. A depender da visada e distância do seu Receptor USB, possa ser que a perda seja insignificante.

    Depois poste ai o resultado desse teste.

  14. #14
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão ola

    boa tarde! alguem poderia me ajudar?

    tenho um mini provedor, torre de 15 metros tem uma RB433 e 1 cartão engenios rodando a 2,4GHz modo somente B e no canal 10 , OMINI 15dbi aquario, um POE ligado em uma fonte de alimentação de PC 12 V por 20A, a configuração e a seguinte: modem adsl em bridge em baixo e sobe um cabo de rede com o POE e e o link do modem adsl ligado na RB pela porta ether2, a RB tá autenticando configurada como PPOE cliente e hotspot
    fiz uma bridge na rb juntando ether 1, ether2, wan e ppoe. Configurei o cartão para "data rates" e setei para 20 dBm.
    MEU problema e que todos os clientes só conectão com o signal strength -75 até -90. tenho 10 clientes todos com antena de 25dbi e placa pci só um que é bem perto daqui uns 80 metros que eu uso uma antena de 19dbi (pois ache que não havia necessidade de uma de 25dbi pois é quase embaixo da torre) os mais pertos com até 600 metros daqui conectão com -75 de signal strength o mais longe com 1km conecta com -86 e as vezes nem conecta pois fica em -90 o signal strength. OBS: todos tem boa visada, não era pra dar pelomenos uns -50 até -65 de signal strength, onde deve estar o problema??? ou é normal dar -88 de signal strength a 1 KM com visada
    ahh é o "p throughput" DE TODOS os clientes ficam entre 5600 kbps e 7500kbps

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    boa tarde! alguem poderia me ajudar?

    tenho um mini provedor, torre de 15 metros tem uma RB433 e 1 cartão engenios rodando a 2,4GHz modo somente B e no canal 10 , OMINI 15dbi aquario, um POE ligado em uma fonte de alimentação de PC 12 V por 20A, a configuração e a seguinte: modem adsl em bridge em baixo e sobe um cabo de rede com o POE e e o link do modem adsl ligado na RB pela porta ether2, a RB tá autenticando configurada como PPOE cliente e hotspot
    fiz uma bridge na rb juntando ether 1, ether2, wan e ppoe. Configurei o cartão para "data rates" e setei para 20 dBm.
    MEU problema e que todos os clientes só conectão com o signal strength -75 até -90. tenho 10 clientes todos com antena de 25dbi e placa pci só um que é bem perto daqui uns 80 metros que eu uso uma antena de 19dbi (pois ache que não havia necessidade de uma de 25dbi pois é quase embaixo da torre) os mais pertos com até 600 metros daqui conectão com -75 de signal strength o mais longe com 1km conecta com -86 e as vezes nem conecta pois fica em -90 o signal strength. OBS: todos tem boa visada, não era pra dar pelomenos uns -50 até -65 de signal strength, onde deve estar o problema??? ou é normal dar -88 de signal strength a 1 KM com visada
    ahh é o "p throughput" DE TODOS os clientes ficam entre 5600 kbps e 7500kbps


    De fato para esse cenário o sinal dos clientes ficarem em -75 até -90, é muito fraco.
    Com um cenário similar, consigo deixar clientes com -40 até -60, acima disso as vezes ficam mas reparo logo.

    Qual é o modelo do seu cartão Engenios?
    Qual é o rádio que está utilizando nos clientes?

    Verifique os conectores pigtails dos seus clientes. Passei pelo mesmo problema. Quando fui verificar o lote inteiro de Pigtails eram de péssima qualidade e os alinhamentos das antenas não estavam boas.

    Verifique também os conectores do seu POP. Qual é o modelo desse cabo?
    Certifique-se de estarem bem isolados. Água nos conectores fazem o sinal subir.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DANIELSDIAS Ver Post
    valeu pelas dicas!!
    ahh! o meu cartão é um engenios Atheros AR5413
    nos clientes uso só placa pci pois pela distancia não deve have necessidade de radio,
    nos clentes o nivel de sinal fica em 50% o mais longe até 80% o mais perto
    só esse cliente que eu tenho de 1km que o sinal fica em 42% mais ele conecta blz. já tentei instalar clientes mais longe mais o sinal fica em 33% ai nem conecta pois o meu cartão so aceita conectar acima de 35% agora abaixo nem conecta nem pega DHPC, meu RB ta configurado pra dhcp

    o problema é que maioria dos meus clientes não usas pig tail, dos 10 só 3 usam os outros 7 eu uso aquela antena da aquario de 25dbi que ja vem com um cabo fininho que liga direto na placa pci o cabo é RG58 eu acho!

    ahh! hoje eu mudei a potencia do cartão para 18 dbi disseram que podia melhorar mas não mudou muito até fez o meu cliente de 1km perder conexão, eu aumentei pra 23dbi tambem e piorou ai setei pra 21dbi novamente. mudei tambem o data rates pra 2 e 5,5 e 11 em "supported rates B" mudei tambem o noise floor Threshold" para 55, preambule mode em Both. e a unica melhora que notei foi o noise floor do cartão que antes ficava entre -89 agora tá em -94 (dizem que quanto mais perto de -100 melhor então melhorou. mas o signal strength ainda ta entre -73 até -86, que mais posso fazer pra mudar isso???

    Cartões da Engenios eu nunca utilizei, pois sempre vejo comentários contra esse cartão. Nesse tópico mesmo tem um: https://under-linux.org/f128118-perca-de-potencia

    Esse cabo que liga a antena a placa de rede do computador, causa uma perda considerável, devido ao tamanho.

    Aconselho utilizar potências baixas no cartão, principalmente por se tratar de Engenios. Utilize de 20db pra baixo. Altere de data rates para all rates fixed e selecione apenas 5.5 e 11Mbps. O preambulo selecione apenas o tipo que você utiliza. E um detalhe muito importante: O sinal em -40 é infinitamente melhor que o sinal -90. Então essa informação que lhe passaram está completamente equivocada.

  17. #17

    Padrão obrigado!

    LESSA sou meio leigo voce poderia me ajudar a melhorar me meu sinal ficar pelomenos entre -50 até -65
    fiz o que voce mandou, continua em -73 meu cliente
    esse preambule no meu caso qual seria?? meu cliente mais longe é 1km

    ahh!! esse sinal que eu citei no fim do post não estou falando de signal strenght e sim de noise floor quanto mais perto de -100 melhor correto? o meu ta em -94 agora
    com relação ao cabo que eu uso nos clientes ele e padrao de 10mts ele e melhor pra mim pois muitos clientes tem o quarto onde fica o pc longe do telhado ai uso eles.
    continue me ajudando por favor..

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lessa Ver Post
    Utilizando a configuração de "WDS+AP" no "Roteador AP Router" do seu cliente e fechando um enlace com um ou mais notebooks nesse Roteador, o mesmo entrará na sua bridge.

    A partir dai, basta cadastrar o IP/MAC da placa de rede wireless do notebook de seu cliente no seu servidor, caso a autenticação seja por IP/MAC. Sendo PPPOE ou HotSpot, o procedimento é o mesmo, pois estará numa bridge.

    Amigos preciso de uma luz aqui.. tenho um MK em Ap-bridge para fazer um WDS com um router para mandar o link para outro ponto.. mas o problema e que nao estou conseguindo configurar o wds no mk para o router receber autentificação e entao eu repassar este sinal para a outra torre.. o que pode ser>... segue uma imagem com o ex:
    imagem> https://under-linux.org/<a href="htt...ds.th.jpg]</a>

    ou Imageshack - wds

    por favor me deem uma luz!!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por assistec Ver Post
    Amigos preciso de uma luz aqui.. tenho um MK em Ap-bridge para fazer um WDS com um router para mandar o link para outro ponto.. mas o problema e que nao estou conseguindo configurar o wds no mk para o router receber autentificação e entao eu repassar este sinal para a outra torre.. o que pode ser>... segue uma imagem com o ex:
    imagem> https://under-linux.org/<a href=http...ds.th.jpg]</a>

    ou Imageshack - wds

    por favor me deem uma luz!!

    Baixe o seguinte manual: http://www.ankaa.com.br/arquivos/mik...e-Mikrotik.pdf

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DANIELSDIAS Ver Post
    LESSA sou meio leigo voce poderia me ajudar a melhorar me meu sinal ficar pelomenos entre -50 até -65
    fiz o que voce mandou, continua em -73 meu cliente
    esse preambule no meu caso qual seria?? meu cliente mais longe é 1km

    ahh!! esse sinal que eu citei no fim do post não estou falando de signal strenght e sim de noise floor quanto mais perto de -100 melhor correto? o meu ta em -94 agora
    com relação ao cabo que eu uso nos clientes ele e padrao de 10mts ele e melhor pra mim pois muitos clientes tem o quarto onde fica o pc longe do telhado ai uso eles.
    continue me ajudando por favor..

    Como você não utiliza rádio nos clientes, é provável que o preambulo seja o short. Selecione, aplique e verifique se os clientes continuarão conectados.

    Quanto a dúvida do nível de sinal, verifique nesse endereço https://under-linux.org/f225/noise-s...uvidas-130898/

    Segue uma lista com detalhes a serem observados em seus ponto-a-ponto:
    Boa antena
    Bons ajustes e configurações dos cartões nas torres
    Clientes com bons aps e antenas
    Alinhamento de links PTP bem feitos
    Cabos de qualidade e com pouca metragem (Ex. LMR400)
    Pig tails bem feitos
    Conectores bem feitos
    Visada perfeita
    Sempre usar fita de alta fusão nos conectores das torres e clientes