Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pssousa Ver Post
    Pelo que sei (através de alguns manuais e troca de informação nada oficial), o ideal seria manter uma distância de, pelo menos, 1.2m cada um.

    Esta questão de canalização é bem complexa.
    Na verdade, afastar 30cm ou 3m na prática não quer dizer nada, pois o campo gerado em 30cm ou 3m é praticamente o mesmo. A não ser que houvesse uma maneira de bloquear totalmente o lóbulo posterior para não interferir um no outro.
    Assim que quanto menos na célula melhor.
    Digo que com 4 já dá um bom desempenho e não há o risco de sobrepor nenhum canal se não pretender atender ninguém muito longe. Na verdade a idéia de micro células é exatamente esta, atender perto.

    Eles abrem bem mais que os 60º do datasheet. Eu tenho nano aqui que dá para conectar em mais de 90º com quase 1km. Não sei se o sinal está refletindo em algum lugar, o que é possível.

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Po nem fala, rb pode dar mil problemas até descobrir o que é to fud***
    Ok, vamos então ao que interessa.

    Cenario:

    30 clientes.

    Faixa de IP : /30

    Configurar via RouterOS: Facil !

    Agora fica a pergunta: Conseguem configurar via nano ?

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Ok, vamos então ao que interessa.

    Cenario:

    30 clientes.

    Faixa de IP : /30

    Configurar via RouterOS: Facil !

    Agora fica a pergunta: Conseguem configurar via nano ?
    Eu estou usando /30 no servidor e os Nano todos em bridge.

  4. #24

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Ok, vamos então ao que interessa.

    Cenario:

    30 clientes.

    Faixa de IP : /30

    Configurar via RouterOS: Facil !

    Agora fica a pergunta: Conseguem configurar via nano ?
    Eu hein, só deixar a Nano em bridge...

  6. #26

    Padrão

    Eu uso nanos aqui a mais de um ano e não tenho do que reclamar, o sinal é de qualidade muito bôa, não oscila, cadastro cerca de 30 clientes em cada, o pessoal relata problema nas portas ethernet más eu ainda não passei por isso, já usei outros apzinhos com ômini e já passei bons bocados, vc não dorme em paz. Agora vamos dar a César o que é de César, uma rb vc tem muito mais processamento, memória etc. Muito mais flexível em relação a configuração se vc entende do riscado, vc pode colocar uma antena de maior ganho etc. Eu não vou comprar um nano e colocar uma hiperlink de 17db nele pq pra mim é disperdício, a idéia da microcélula é bôa, eu diria até quase ideal, más vc tem que ter pontos estratégicos disponíveis e acaba ficando muitos equipamentos para gerenciar. Se vc tem 4 ap´s você tem 4 problemas se você tem 40 você tem 40 problemas pra administrar. Procuro sempre deixar a estrutura o mais enxuta possível, a menor quantidade de equipamentos possível porque acho que você tem que avaliar bem porque o equipamento que resolve um problema hoje causa outro a curto ou longo prazo. Acho que o futuro seria equipamentos como wbs-2400 que eliminam muitas parafernalhas que causam dor de cabeça, porém aperfeiçoados. Se o mk conseguisse fazer como ele, fazer vários cartões trabalharem de forma integrada, dando mais tráfego, ocupando somente 1 canal minimizaria bastante 2 dos grandes problemas que agente tem hoje que é a sobreposião (poluição) de canais e o pouco tráfego que os cartões disponiblizam.

  7. #27

    Padrão

    MEU DEUS! Eu so acho que a diferença é esta! Você não precisar usar a Nano com o RouterOS PC-AP, e apenas o RouterOS com a RB!!!!

    Acho a nano maravilhosa, um milagre entre os APs, mas prefiro ainda as RB, mesmo sendo caras, tem muito mais funções e processamento que a NANO

  8. #28

    Padrão

    muito relativo, ring de 6x 180 mhz = 1080 Mhz, Rb 433ah = 680Mhz, então cada um tem seu espaço, enquanto a número de equipamentos é igual numero de problemas discordo, depende da confiabilidade do equipamento. muito relativo. é questão de gosto. ex: 1 switch encore preto de 65 reais dá mais problema que 3 switch 3com de 80 reais . então...

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta questão de canalização é bem complexa.
    Na verdade, afastar 30cm ou 3m na prática não quer dizer nada, pois o campo gerado em 30cm ou 3m é praticamente o mesmo. A não ser que houvesse uma maneira de bloquear totalmente o lóbulo posterior para não interferir um no outro.
    Assim que quanto menos na célula melhor.
    Digo que com 4 já dá um bom desempenho e não há o risco de sobrepor nenhum canal se não pretender atender ninguém muito longe. Na verdade a idéia de micro células é exatamente esta, atender perto.

    Eles abrem bem mais que os 60º do datasheet. Eu tenho nano aqui que dá para conectar em mais de 90º com quase 1km. Não sei se o sinal está refletindo em algum lugar, o que é possível.
    Pesquisa sobre gaiola de faraday que vc vai ver que é possível isolar as NANOS do ring. Dou até a idéial: Tela metálica

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu estou usando /30 no servidor e os Nano todos em bridge.
    Dá pra fazer trafegar somente pacotes PPPoE na nano, do mesmo jeito que se faz no MK?
    Sei que tem a opção de firewall na NANO, mas nunca testei ....

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    muito relativo, ring de 6x 180 mhz = 1080 Mhz, Rb 433ah = 680Mhz, então cada um tem seu espaço, enquanto a número de equipamentos é igual numero de problemas discordo, depende da confiabilidade do equipamento. muito relativo. é questão de gosto. ex: 1 switch encore preto de 65 reais dá mais problema que 3 switch 3com de 80 reais . então...
    Voces estao falando de processamento, mas as minhas RB, todas mesmo, nunca chegaram ao ponto de trabalhar na metade de processamento, e elas ficam no gargalo boa parte do dia.
    Então, uma coisa melhor pra se pensar é na quantidade de memoria e outros fatores.

    Só pra comparar, pensem no processador dos roteadores da CISCO, muitos deles tem processador de 50 Mhz e funcionam que é uma beleza ....

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    sei, mas vc pode intercalar os canais tipo de 3 em 3, tipo

    ns1, canal 1
    ns2, canal 5
    ns3, canal 9

    ns4, canal 1
    ns5, canal 5
    ns5, canal 9

    sendo que teoricamente eles devem estar separados, um de costas para o outro, mas acho interessante deixar pelo menos um metro longe das costas um do outro , isso pelo menos eu acho.
    vai ter interferencia mesmo assim
    e maior ainda... ja q vao estar no mesmo canal e bem proximas...
    deixa a rede encher.. no horario de pico... ai vc vai entender

    Citação Postado originalmente por pssousa Ver Post
    Pelo que sei (através de alguns manuais e troca de informação nada oficial), o ideal seria manter uma distância de, pelo menos, 1.2m cada um.
    teoricamente sim
    mas pega interferencia do mesmo jeito
    o correto é isolar os pontos, com alguma chapa metalica ou parecido...
    é interessante tbm, alternar a polarizacao...

    mas, na minha opiniao..
    prefiro ring de nano5.. diferenca de uns 30R$ do nano2.. com qualidade superior... e 5 canais sem sobreposicao (ao contrario do 2.4 que so tem 3 canais.)

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    muito relativo, ring de 6x 180 mhz = 1080 Mhz, Rb 433ah = 680Mhz, então cada um tem seu espaço, enquanto a número de equipamentos é igual numero de problemas discordo, depende da confiabilidade do equipamento. muito relativo. é questão de gosto. ex: 1 switch encore preto de 65 reais dá mais problema que 3 switch 3com de 80 reais . então...
    switch encore é uma $%#%#$^$^%$&$
    3com, cisco... linksys... sao uma beleza...

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Pesquisa sobre gaiola de faraday que vc vai ver que é possível isolar as NANOS do ring. Dou até a idéial: Tela metálica
    ia falar isso.. mas vc ja tinha citado

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Voces estao falando de processamento, mas as minhas RB, todas mesmo, nunca chegaram ao ponto de trabalhar na metade de processamento, e elas ficam no gargalo boa parte do dia.
    Então, uma coisa melhor pra se pensar é na quantidade de memoria e outros fatores.

    Só pra comparar, pensem no processador dos roteadores da CISCO, muitos deles tem processador de 50 Mhz e funcionam que é uma beleza ....
    grande.. falou em cisco.. nao tem comparacao
    um dos donos/socios.... é um dos criadores do padrao ethernet...
    ou seja.. os caras sabem o que fazem qdo estao mechendo com protocolos/roteamento, etc e tal

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Pesquisa sobre gaiola de faraday que vc vai ver que é possível isolar as NANOS do ring. Dou até a idéial: Tela metálica
    Sim, neste caso acho que daria para isolar o lóbulo posterior. Já citei isso em um tópico algum tempo atrás, mas não cheguei a fazer nada na prática para ver se funcionaria bem.

    Quanto a canais, lembrem-se que podemos ir até o 13.
    Então canal 1, 5, 9, e 13 já evita bastante, pois a sobreposição é mínima. E como 4 Nano2 já cobrem os 360º na prática. Isto levando em conta que uma célula não irá atender ninguém muito longe, coisa de até 1km.
    Pois notei que eles, nesta distância, abrem mais que os 60º.
    E sempre inclinar os Nanos um pouco em direção ao solo, para que assim uma célula não cause interferência em outra célula.

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, neste caso acho que daria para isolar o lóbulo posterior. Já citei isso em um tópico algum tempo atrás, mas não cheguei a fazer nada na prática para ver se funcionaria bem.

    Quanto a canais, lembrem-se que podemos ir até o 13.
    Então canal 1, 5, 9, e 13 já evita bastante, pois a sobreposição é mínima. E como 4 Nano2 já cobrem os 360º na prática. Isto levando em conta que uma célula não irá atender ninguém muito longe, coisa de até 1km.
    Pois notei que eles, nesta distância, abrem mais que os 60º.
    E sempre inclinar os Nanos um pouco em direção ao solo, para que assim uma célula não cause interferência em outra célula.
    Lembrando que ja tive problema com placas compativeis com ETSI, ou seja, só funcionava com o canal de 1 a 11.

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Lembrando que ja tive problema com placas compativeis com ETSI, ou seja, só funcionava com o canal de 1 a 11.
    Para cliente andei usando as placas da Krazer com firmware acompanhante. Vai também até o 11. Troquei para o firmware Aprouter e agora vai ao 13.

  16. #36

    Padrão

    PLACAS PCI WIRELESS E ADAPTADORES USB, não é nem o AP não!

  17. #37

    Padrão

    Caramba.. so eu que tenho um pouco de azar com ela.... com muito trabalho consegui fazer uma funfar a uma distancia de 10,6km da torre... mas a taxa de recebimento ta em 01mbps... dai nao navega...

    Se alguem tem uma dica pra solucionar o caso....https://under-linux.org/f134267-nanostation2-nao-associa

    Vlw
    Última edição por amazonia; 01-01-2010 às 22:21.

  18. #38

    Padrão

    meus caros ja usei rb600 com 3 mini pci prism com setado em 100 mw funcionou blz
    mas resolvi esperimentar nano2 ate por que minha area de cobertura é pequena 2km
    atualmente uso 8 nano2 na torre em polarisação intercalada e nao tenho problemas
    deixei de ter 30 cliente simultaneo num cartão para ter 7 em uma nano
    não sou muinto de teorias gosto de ver na pratica
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         11.JPG
Visualizações:	329
Tamanho: 	47,6 KB
ID:      	6427  

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post


    grande.. falou em cisco.. nao tem comparacao
    um dos donos/socios.... é um dos criadores do padrao ethernet...
    ou seja.. os caras sabem o que fazem qdo estao mechendo com protocolos/roteamento, etc e tal
    O criador do ethernet é dono da 3Com.

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    O criador do ethernet é dono da 3Com.
    sera que confundi as bolas.. uehsues