+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão uso de chapa de metal para refletir sinal- fazer curva

    bem senhores.
    olha só a seguinte situação minha.
    eu tenho uma hárea que tá escura pois ela fica em um declinio de terreno. e na frente dela na direção da minha torre fica um morrinho. bem lá eu tenho um cliente amigo meu.
    e tenho um clieente que não to conseguindo visada por nada.
    o que eu pretendia fazer.
    instalar um ap+WDS aprouter (só para no máximo 10 clientes) depois instalaria um melhor.
    uma antena setorial de 120 graus de abertura (ou duas - pois não tem nessecidade de uma omni pois de costas a antena meu sinal chega tranquilo).
    mas tem uma bendida Arvore, na frete de um cliente.
    e tenho outro cliente que fica ao lado dele (uns 150 metros) que tenho visada perfeita fora dessa arvora
    TO COM MEDO DESSA BENDIDA NARUTEZA. RSRSRS
    sei que o melhor seria nesse outro cliente instalar uma repetidora mas isso seria mais custos.
    então eu pensei>>
    NÃO DARIA PARA COLOCAR NESSE CLIENTE QUE A ÁRVORE NÃO BLOQUEIA UMA CHAPA DE FERRO, EM UM PORMATO DE V SÓ QUE MAIS AVERTO PARA RECLETIR O SINAL DESSE CLIENTE QUE FICA ATRÁS DA ÁRVORE PARA ESSE E DESSE PARA A MINHA SETORIAL.
    IDEIA MALUCA???? BEM SIM, MAS NÃO SERIA PARA USO DE MAIS DE UMA PESSOA.
    SERÁ QUE IA FUNCIONAR???

  2. #2

    Padrão

    HeHhE..

    Amigo.. ondas de rádio não são tão fáceis de se moldar assim não...

    Como eu vi esses dias por aqui.. enviar sinal é ciência, receber é sorte..

    Reflexão existe, mas normalmente não pode ser controlada... o idal seria vc repetir o sinal... ou perder 1 cliente...

    Não acabe com sua rede ou fique criando gambiarras por causa de 1 cliente.. as vezes é melhor perder esse cliente do que ficar com má fama ou com um serviço que não esta 100%..

    Sucesso !!

  3. #3

    Padrão

    isso é possível, mas não dessa forma.

    EM microondas já fizemos, utilizando um enlace passivo, antenas de 120cm e guias de ondas, o sinal "entrava" por uma antena e "saia" pela outra, indo ao seu destino.

    Mas em 2.4, creio que seja impossível.

    Sem falar que não vale a pena

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    BEM, VEJO QUE VAI TER QUE ROLAR GRANA MESMO.
    OU VOU SABOTAR A MALDITA HÁRVORE.KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. #5

    Padrão

    Esta sugestão do Alam é bem interessante, o "quebra-esquina".

    E já que vai ter que colocar um repetidor, porque não experimenta fazer só com as antenas, sem o rádio? Se não der bom resultado, como o Alam espera que não dê, daí coloca o rádio.
    Eu experimentaria, mais pelo prazer da pesquisa.
    Tem um tópico do forum que dá mais detalhes sobre isso.

  6. #6

    Padrão

    Pelo que eu ja estudei nao se faz assim dessa forma mas nao chegamos a estudar antenas de disco sem ponta pensando na logica refletiria mas igual o amigo falou perde bastante a qualidade e pode te dar um má fama , melhor investir um pouco a mais e fazer uma repetidora.

  7. #7
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Seguinte, uma vez um amigo meu engenheiro conceituado em wi-fi, alguns ate conhece o Nicola Sanches, da www.microwavetec.com.br me disse sobre um repetidor passivo,
    seria da seguinte forma
    duas antenas direcionais de 25 uma N-femea e outra N-macho acopladas uma na outra, uma direcionada de onde vem a onda, e outra direcionada pra onde vai enviar a onda, (muito bem alinhadas)
    tentei executar, isso, deu certo, mas não passou muita qualidade em 800 metros de distancia, da que estava enviando ate o local, mas não aprofundei, nisso devido a eu estar somente testando na hora vaga de um trabalho que fiz, entao não deu pra afirmar se tem funcionamento adequado, ou não, mas se o Nicola disse que da pra fazer, eu confio que dê,
    faça um teste pra vc mesmo, dando certo vc aplica onde precisa

    abraços

  8. #8

    Padrão

    CAMARADA ACRONIMO, NO MEU CASO A DISTÂNCIA SERIA DE UNS 150 METROS NO MÁXIMO (NA PRÁTICA NÃO CHEGA NEM A 100) É POR CAUXA DA MALEDETA ÁRVORE MESMO.
    mas como vc é o segundo que fala sobre isso, eu vou testar.
    mas e uma dúvida. vc falou que o seu amigo disse para usar antenas de 25. não dá para usar antenas setoriais das quelas pequenas de 12 dbi????

  9. #9

    Padrão

    Já que os clientes são importantes, tenta o repetidor passivo, pelo menos para testar. Usa 2 antenas de grade 25 Dbi, se não der certo usa as antenas depois em outros clientes.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    CAMARADA ACRONIMO, NO MEU CASO A DISTÂNCIA SERIA DE UNS 150 METROS NO MÁXIMO (NA PRÁTICA NÃO CHEGA NEM A 100) É POR CAUXA DA MALEDETA ÁRVORE MESMO.
    mas como vc é o segundo que fala sobre isso, eu vou testar.
    mas e uma dúvida. vc falou que o seu amigo disse para usar antenas de 25. não dá para usar antenas setoriais das quelas pequenas de 12 dbi????
    Se você já tem elas, testa com elas mesmo.
    Faz o seguinte, coloca uma delas em um ponto onde voce tenha visada para a base e visada para o cliente, desviando a árvore, para receber o sinal. Alinha bem certinho, com o uso de um ap.
    Daí você faz o mesmo para o outro lado do cliente, sempre usando um rádio neste ponto.
    Quando estiver tudo certinho, é só tirar o rádio e conectar uma antena na outra.
    Se passar, beleza.

    Mas outra pergunta: Você já testou para ver se o sinal passa pela bendita árvore? Muitas vêzes passa sinal.

  11. #11

    Padrão

    eu ja consegui passar um sinal por uma 7copas, e pior, a arvore fica bem na frente da antena, e para piorar a historia, o cliente tem um onibus, e costuma estacionar na frete da arvore, ou seja, o sinal passa a lataria do onibus, passa a arbore e chega na antena, da uns 60% de sinal la, com placa rt8186 a antena de transmissão esta a uma distancia de 500mts da antena do cliente

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta sugestão do Alam é bem interessante, o "quebra-esquina".

    E já que vai ter que colocar um repetidor, porque não experimenta fazer só com as antenas, sem o rádio? Se não der bom resultado, como o Alam espera que não dê, daí coloca o rádio.
    Eu experimentaria, mais pelo prazer da pesquisa.
    Tem um tópico do forum que dá mais detalhes sobre isso.
    Opa. Lembrando que não foi bem uma sugestão, visto que GUIA de ONDA é bem diferente de cabo coaxial, leigamente falando a guia de onda é um cano, que a onda passa do jeito que está. O coaxial necessita do pulso elétrico para trabalhar, logo não deve funcionar..

    1 cliente comum, não vale a pena esse trabalho todo, no início é assim, depois você desempolga. Não deu visada, não assina.

    Abraços

  13. #13

    Padrão

    cara esse cliente é importante sim.
    mas vou lhes passar a situação de hoje.
    vi que o problema não é só as arvores, voutada para ela eu fico com 50% de sinal.
    o problema é a região, que fica em uma depressão, ou seja, abaixo no nível do bairro, e para piorar antes dela tem uma elevação de terra.
    bem, hoje eu coloquei em um cliente que fica nessa elevação de terra - morrinho - uma antena telescópca de 9 metros. com ela eu conseigo ver o cliente e tora a região.
    amanhã vou instalar uma setorial de 120graus. direcionada para baixo. e nesse ap vai funcionar como WDS -
    é mais trabalhoso. mas tive que fazer isso pois problema seria os clientes que iria perder dessa região, que estão cotados em 50 pessoas.
    DEPOIS COLOCA OUTRA SETORIAL MAS POR INÍCIO SÓ UMA.
    agora vou desistir da ideia do refletor, mas depois eu testo, se fosse um cliente apenas eu até faria. mas agora como o problema é a região eu tive que colocar uma repetidora com uma torre de 9 metros no terceiro andar da casa.
    AGRADEÇO A AJUDA DE TODOS. VALEW MESMO.
    e o pior de tudo, metade desses clientes que sitei foi o cara que to tentando instalar que conseguiu. rsrsrsrsrsr
    COMO DIRIA O CAPTÃO - MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA!!!!!!!!

  14. #14

    Padrão

    Vou falar por experiencia propria... moro em uma cidade que nem tem arvores (Humaitá - Amazonas)... UAHUAHUHUHHAUA aqui tem e mais arvores do que casa, mas uma pergunta babaca e simples... Qual a distancia da antena (omni) para a a casa do cliente em linha reta??? Essa arvore qual o tamanho dessa coisa?? (em casa de ermegencia chame o alvin e os esquilos)... outra coisa.... Qual o equipamento voce vai colocar na casa do clientes??? Pode me passar tudo certinho???

    Sobre uma placa de metal, eu uso... Calma isso nao e locura e nem gambiarra como alguns vao pensar... E simples.... Eu coloquei uma antena Omni dessa perebentas da aquarius de 15dbi com um radio SENAO (so uso SENAO para transmitir) de 400mw real.... Atras da antena (grudado) uma chapa de aço galvanizado... nao e para pegar sinal eu uso ou fazer curva... mas para refletir a pontecia total da antena para um so lugar... como o grau fica pela metade: 180... Sendo que 90 graus e mais forte que os lados, eu apontei para um residencial, com 14 apartamentos... A antena fica a 35 metros dos apartamentos, dentro dos apartamentos ja testados e funcionando com mais de 10 clientes usando entre eles notebooks e computadores de mesa, o sinal sempre e de 90% a 100% dependendo do comodo do apartamento que eles esta... Entao para isso eu uso esse recurso... Eu testei esse recurso a 4 anos atras na minha torre, quando as antenas sentorias eram caras e absurdamente dificies de encontrar... Comprei 4 antenas de 15dbi na internet (ebay) daquelas feito em casa, e coloquei atras de cada uma, um refletor de aço, e cada uma apontando para uma direçao... amigo ficou excelente, masss... ficou um trem feio da porra... mais isso com o tempo eu arrumei... e com o passar do tempo comprei minhas sentorias... e agora esta tudo lindo e maravilhoso usando da forma que esta... Minhas cidade tem mais de 12 bairros em cada um, eu coloquei uma repeditora de ou seja uma torre... Facil de fazer, eu ia no comercio ou casa que inha uma altura boa e que desse para usar e oferecia internet de graça se a pessoa deixa-se eu colocar uma torre na casa dele... pronto... Feito... (a maior parte parentes e amigos uahahauhaua)... Um recurso novo que estou usando e: PPPoe e Hotspot (pre-pago), ja que muitos consegue pegar o sinal sempre facil, agora eu acertei com um distribuidor da encore no brasil, para me vender roteadores encore tecnologia N, por um preço de 80 reais... entao quando vejo um cliente com notebook eu ja ofereco o seguinte pacote: Antena direncional ou CPE e na ponta um roteador enconre... nao gasto mais do que 400 reais entre a mao de obra e instalacao completa... e o cliente fica com seu notebook dentro de casa livre e solto... Quando chega um convidado em casa, com notebook ou celular wifi, ele ja acha a rede da residencia e ja que navegar, o que acontece, ele liga para empresa e pede 1 hora ou 2 de internet pre-paga, a gente liga para o dono da casa avisando que vai ser acrecentado mais 3 reais na conta dele no fim do mais para seu convidado, se ele libera a gente passa o login e senha do pre-pago e ainda damos uma de 30 minutos para ele usar onde quiser... Pronto, nego usa, gosta e quer que quer para ele em casa... A gente vai la, colocamos tudo, e fazemos ele assinar o PPPoE, dando a ele uma velocidade maior do que o pre-pago (logico)... O pre-pago e de 128kbps e o PPPoE e de 150kbps... Ambos com cache full e tudo!!!!

    Gostou, comente!!!

  15. #15

    Padrão

    Bem amigo
    a distÂncia em linha reta nÃo chega a ser nem de 150 metros.
    A Árvore É do tamanho de uma casa de 2 andares
    o equipamento inicialmente É um adaptador usb de 200mw krazer com chipset ralink ou realteck]
    ou um rÁdio genÉrico krazer com o firmware ap router v7.3

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    cara esse cliente é importante sim.
    mas vou lhes passar a situação de hoje.
    vi que o problema não é só as arvores, voutada para ela eu fico com 50% de sinal.
    o problema é a região, que fica em uma depressão, ou seja, abaixo no nível do bairro, e para piorar antes dela tem uma elevação de terra.
    bem, hoje eu coloquei em um cliente que fica nessa elevação de terra - morrinho - uma antena telescópca de 9 metros. com ela eu conseigo ver o cliente e tora a região.
    amanhã vou instalar uma setorial de 120graus. direcionada para baixo. e nesse ap vai funcionar como WDS -
    é mais trabalhoso. mas tive que fazer isso pois problema seria os clientes que iria perder dessa região, que estão cotados em 50 pessoas.
    DEPOIS COLOCA OUTRA SETORIAL MAS POR INÍCIO SÓ UMA.
    agora vou desistir da ideia do refletor, mas depois eu testo, se fosse um cliente apenas eu até faria. mas agora como o problema é a região eu tive que colocar uma repetidora com uma torre de 9 metros no terceiro andar da casa.
    AGRADEÇO A AJUDA DE TODOS. VALEW MESMO.
    e o pior de tudo, metade desses clientes que sitei foi o cara que to tentando instalar que conseguiu. rsrsrsrsrsr
    COMO DIRIA O CAPTÃO - MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA!!!!!!!!
    Agora com a repetidora, é o caminho mais fácil ! Sucesso por aí.

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Vou falar por experiencia propria... moro em uma cidade que nem tem arvores (Humaitá - Amazonas)... UAHUAHUHUHHAUA aqui tem e mais arvores do que casa, mas uma pergunta babaca e simples... Qual a distancia da antena (omni) para a a casa do cliente em linha reta??? Essa arvore qual o tamanho dessa coisa?? (em casa de ermegencia chame o alvin e os esquilos)... outra coisa.... Qual o equipamento voce vai colocar na casa do clientes??? Pode me passar tudo certinho???

    Sobre uma placa de metal, eu uso... Calma isso nao e locura e nem gambiarra como alguns vao pensar... E simples.... Eu coloquei uma antena Omni dessa perebentas da aquarius de 15dbi com um radio SENAO (so uso SENAO para transmitir) de 400mw real.... Atras da antena (grudado) uma chapa de aço galvanizado... nao e para pegar sinal eu uso ou fazer curva... mas para refletir a pontecia total da antena para um so lugar... como o grau fica pela metade: 180... Sendo que 90 graus e mais forte que os lados, eu apontei para um residencial, com 14 apartamentos... A antena fica a 35 metros dos apartamentos, dentro dos apartamentos ja testados e funcionando com mais de 10 clientes usando entre eles notebooks e computadores de mesa, o sinal sempre e de 90% a 100% dependendo do comodo do apartamento que eles esta... Entao para isso eu uso esse recurso... Eu testei esse recurso a 4 anos atras na minha torre, quando as antenas sentorias eram caras e absurdamente dificies de encontrar... Comprei 4 antenas de 15dbi na internet (ebay) daquelas feito em casa, e coloquei atras de cada uma, um refletor de aço, e cada uma apontando para uma direçao... amigo ficou excelente, masss... ficou um trem feio da porra... mais isso com o tempo eu arrumei... e com o passar do tempo comprei minhas sentorias... e agora esta tudo lindo e maravilhoso usando da forma que esta... Minhas cidade tem mais de 12 bairros em cada um, eu coloquei uma repeditora de ou seja uma torre... Facil de fazer, eu ia no comercio ou casa que inha uma altura boa e que desse para usar e oferecia internet de graça se a pessoa deixa-se eu colocar uma torre na casa dele... pronto... Feito... (a maior parte parentes e amigos uahahauhaua)... Um recurso novo que estou usando e: PPPoe e Hotspot (pre-pago), ja que muitos consegue pegar o sinal sempre facil, agora eu acertei com um distribuidor da encore no brasil, para me vender roteadores encore tecnologia N, por um preço de 80 reais... entao quando vejo um cliente com notebook eu ja ofereco o seguinte pacote: Antena direncional ou CPE e na ponta um roteador enconre... nao gasto mais do que 400 reais entre a mao de obra e instalacao completa... e o cliente fica com seu notebook dentro de casa livre e solto... Quando chega um convidado em casa, com notebook ou celular wifi, ele ja acha a rede da residencia e ja que navegar, o que acontece, ele liga para empresa e pede 1 hora ou 2 de internet pre-paga, a gente liga para o dono da casa avisando que vai ser acrecentado mais 3 reais na conta dele no fim do mais para seu convidado, se ele libera a gente passa o login e senha do pre-pago e ainda damos uma de 30 minutos para ele usar onde quiser... Pronto, nego usa, gosta e quer que quer para ele em casa... A gente vai la, colocamos tudo, e fazemos ele assinar o PPPoE, dando a ele uma velocidade maior do que o pre-pago (logico)... O pre-pago e de 128kbps e o PPPoE e de 150kbps... Ambos com cache full e tudo!!!!

    Gostou, comente!!!
    Entendi algumas coisas.

    Agora sobre o encore N, se seu cliente não for N, de nada adianta. Com o tempo sua rede vai expandir e vai entender o que é 15 cliente com SNR ruim em um rádio.
    Abraços e obrigado por nos trazer sua experiência.

    Alam Dias

  17. #17

    Padrão

    uma antena telescópca de 9 metros. - PLUTS
    DESCULPA
    É TORRE TELESCÓPCA DE 9 METROS -

  18. #18

    Padrão Nao Alan!!!!

    As encores trabalham em B/G/N tambem... Masss elas nao sao para jogar para clientes na rua, elas ficam na casa deles... E uma mini repetidora de sinal... O que acontece e quando uma vai na casa do outro sempre e o mesmo SDDI... Nao mudou... E logico que o sinal de um ou de outro pode esta fraco, mas nao interfere na rede em nada... pode interfirir na rede dele mesmo... o caso que aconteceu hoje aqui... Cliente com essa mesma coisa, reclamando que a internet ta lenta e caindo... cheguei la o cara tava na casa do vizinho e queria que a internet dele foce ate a esquina... expliquei a ele o motivo e pronto... o vizinho acaba de assinar o contrato e comprar o equipamento.

    agora 150 metros.... radio e o sinal pega so 50%? tem algo errado ae... Porque era para pegar muito mais... mas muito mais mesmo...

  19. #19

    Padrão

    150 metros do ponto de onde irei repitir. ou seja. ele pega 50 porcento na direção da minha torre principal. lembrando o ponto do cliente fica em uma depressão de terra e atrás de um morrinho cheio de árvores.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    As encores trabalham em B/G/N tambem... Masss elas nao sao para jogar para clientes na rua, elas ficam na casa deles... E uma mini repetidora de sinal... O que acontece e quando uma vai na casa do outro sempre e o mesmo SDDI... Nao mudou... E logico que o sinal de um ou de outro pode esta fraco, mas nao interfere na rede em nada... pode interfirir na rede dele mesmo... o caso que aconteceu hoje aqui... Cliente com essa mesma coisa, reclamando que a internet ta lenta e caindo... cheguei la o cara tava na casa do vizinho e queria que a internet dele foce ate a esquina... expliquei a ele o motivo e pronto... o vizinho acaba de assinar o contrato e comprar o equipamento.

    agora 150 metros.... radio e o sinal pega so 50%? tem algo errado ae... Porque era para pegar muito mais... mas muito mais mesmo...
    Eu entendi, sei que trabalham em b/g/n. Na verdade sobre o mesmo SSID, você tá querendo criar uma rede MESH, procure mais sobre o assunto.
    Sobre os 150 metros, sinal para navegar direto no rádio, esquece, não sonha com isso, vai ficar horrível.

    Um conselho pra você, o que está tentando fazer é quase que 100% inviável. Não estou querendo jogar água fria, mas você sempre vai ter cliente reclamando. Cliente é tenso, você promete alguma coisa pra eles, e eles vão EXIGIR que isto funcione.

    Rede wireless não tem mistério nem mágica. É kit cliente com sinal rasgando, visada e torrre, células etc. Vai chegar um dia que vai ficar impossível de administrar isso tudo aí.
    Se o cara desliga o rádio na casa dele?
    Não entendi como você manda internet para esse cliente que tem o ENCORE na casa ou apartamento dele.

    Abraços