Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Raio Nano Station 5

    Galera, quero compartilhar com vocês o que passei no dia de hoje.
    Compramos aqui na empresa um par de Nano Station 5 para fazer a interligação entre nosso CPD e um departamento que se encontra em um galpão a uns 1km de distância (Nunca tinha mexido com dispositovos de rádio). Fiz a configuração dos Nanos, fiz teste em bancada e hoje subimos as torres. Hoje tivemos um forte chuva aqui (Guarulhos/SP), e neste momento eu estava fazendo os testes dos Nanos, testando o sinal, etc. Duarnte os testes caiu um Raio próx. que queimou a fonte do Nano, e a placa de rede do Notebook (não sei se deu problema no Nano, pois ninguém ainda subiu no telhado do galpão para poder retirá-lo, mas a fonte dele tenho certeza que quimou). Estou fazendo a ligação deles por cabo Cross, tanto do POE da fonte para o Nano, quanto da Lan da Fonte para o switch, nas duas pontas da rede. Minha dúvida: Nano Station é muito passível de raios, se comporta bem em dias de chuva, existe possibilidade de fazer o conserto, é bom manter um reserva, estou procedendo de maneira correta na instalação?

    PS: Anteriormente tinha feito testes com o tempo bom, com torres provisórias neste mesmo enlace e fiquei impressionado com o desempenho dos Nanos 5.

    Desde já agradeços,

    Marcelo...

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mcl085 Ver Post
    [...] Estou fazendo a ligação deles por cabo Cross, tanto do POE da fonte para o Nano, quanto da Lan da Fonte para o switch, nas duas pontas da rede[...]
    Da forma que esta usando você acaba anulando o cruzamento. Apesar de não ser necessário se quiser cruzar use apenas um dos cabos como cross.

  3. #3

    Padrão

    Em temporal com raio pode queimar entrada lan do nano ja tive 3 queimado e so trocar o componente kendin que volta a funcionar.

  4. #4
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Da forma que esta usando você acaba anulando o cruzamento. Apesar de não ser necessário se quiser cruzar use apenas um dos cabos como cross.
    Deixa eu ver se entendi. Então, da porta lan das fontes dos dois Nanos para os switchs (emissão (swicth cpd) / recepção (swicth galpão)) uso cabo direto, e da entrada poe da fonte para os Nanos uso cabo cross. Certo?

  5. #5
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juliocfs Ver Post
    Em temporal com raio pode queimar entrada lan do nano ja tive 3 queimado e so trocar o componente kendin que volta a funcionar.
    O Nano não tiramos da torre ainda, pois não deu tempo, ai não sei como ele vai estar. Mas a fonte dele está queimada, e na hora do temporal estava testando o sinal com meu notebook ligado direto no Nano, e a placa de rede dele queimou na hora, senti até um choque nas mãos.

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Bah cara... e eu com a compra dos meu primeiro par de nano5 engatilhado aqui...

    Será que um estabilizador não resolve esse problema de queimar a lan com variação muito brusca na rede elétrica?

    Bah, se o amigo chegou a sentir o choque, a situação é mais grave... indica que não houve muita preocupação com essa questão de oscilação na rede elétrica... a corrente foi passando e foi indo... heh

    Aqui não vou poder comprar um nano de reserva e não sei como fica a questão do Kendin... onde eu compro isso? é muito caro? Fonte eu consigo por aqui... são caras, mas numa emergência... aqui na minha cidade ainda não tive problemas sérios com rede elétrica, mas em um ponto no interior sim, resolveu depois de um estabilizador, que aliás tenho usado em praticamente todos os ponto hoje...

    Se alguém poder dar umas dicas sobre onde conseguir e quanto custa os kendin, eu agradeço, e tmb sobre o estabilizador se resolve ou não... Preciso de experiências com o bixinho! heheh

  7. #7

    Padrão

    Amigo, o pessoal vai retirar os Nanos das torres. Vou testar com estabilizador agora para ver se evito alguma coisa. Aqui na empresa temos muitos problemas com energia, basta chover que o fornecimento é interrompido, e como estamos em um tempo muito chuvoso em são paulo, você já sabe.

  8. #8

    Padrão

    Amigao se eu fosse voce nao arriscaria mexer em torre com temporais nao viu deu sorte de ter queimado so o nano.

  9. #9

    Padrão

    Galera, enfim retiramos o Nano. Foi só a fonte dele que deu problema, a porta Lan do Nano está funcionando normal. Ainda não fiz muitos testes, acho que foi só uma descarga elétrica mesmo que "torrou" a fonte. Vou usar um estalilizador no rack quando for colocar da próxima vez. Ainda estou com aquela dúvida sobre usar cabo direto ou cross, será que alguém pode me ajudar.

  10. #10
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Bom, eu não sou o mais indicado pra responder porque ainda não usei o Nano, mas pelo que eu entendo, se vc for ligar a um switch vc usa 2 cabos paralelos... se for ligar diretamente ao um computador ou mesmo em uma routerboard dai usa um deles como cross... acho que é isso... o pessoal que já usa pode me confirmar ou contestar ai...


    Citação Postado originalmente por mcl085 Ver Post
    Galera, enfim retiramos o Nano. Foi só a fonte dele que deu problema, a porta Lan do Nano está funcionando normal. Ainda não fiz muitos testes, acho que foi só uma descarga elétrica mesmo que "torrou" a fonte. Vou usar um estalilizador no rack quando for colocar da próxima vez. Ainda estou com aquela dúvida sobre usar cabo direto ou cross, será que alguém pode me ajudar.

  11. #11

    Padrão

    nao! use todos os cabos paralelo
    como se ligasse um ap ate no micro

  12. #12

    Padrão

    eles não são sensiveis a chuva não, em termos de sinal, mas raio é demais, como um colega disse antes, eles queimam neste caso a porta lan, é interessante sempre ligar-los em estabilizador com bom aterramento.

  13. #13
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão

    Vou providenciar estabilizador nas duas pontas. Encontrei uma empresa que vende a fonte para Nano em São Bernardo do Campo / SP. Já encomendei uma (R$38,00) e quarta-feira chega.

  14. #14
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    nao! use todos os cabos paralelo
    como se ligasse um ap ate no micro
    Valeu. Vou usar cabo direto em tudo.

  15. #15

    Padrão

    se seu problema ai é muitos raios, existe uma cabo de rede que é blindado, nao sei como porque nunca usei, mas o pessoal que usa, falou que é 1 em 1.000.000 queimar a porta da nano.... rs so uso elas aqui e é muito bom para ponto a ponto e para uso em clientes... temos umas 200 na rede já, há mais de um ano e até agora so queiou 1... e olha que aqui cai raio. ops. acabou de cair um agora.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
    Deixa eu ver se entendi. Então, da porta lan das fontes dos dois Nanos para os switchs (emissão (swicth cpd) / recepção (swicth galpão)) uso cabo direto, e da entrada poe da fonte para os Nanos uso cabo cross. Certo?
    Isso mesmo.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Bah cara... e eu com a compra dos meu primeiro par de nano5 engatilhado aqui...

    Será que um estabilizador não resolve esse problema de queimar a lan com variação muito brusca na rede elétrica?

    Bah, se o amigo chegou a sentir o choque, a situação é mais grave... indica que não houve muita preocupação com essa questão de oscilação na rede elétrica... a corrente foi passando e foi indo... heh

    Aqui não vou poder comprar um nano de reserva e não sei como fica a questão do Kendin... onde eu compro isso? é muito caro? Fonte eu consigo por aqui... são caras, mas numa emergência... aqui na minha cidade ainda não tive problemas sérios com rede elétrica, mas em um ponto no interior sim, resolveu depois de um estabilizador, que aliás tenho usado em praticamente todos os ponto hoje...

    Se alguém poder dar umas dicas sobre onde conseguir e quanto custa os kendin, eu agradeço, e tmb sobre o estabilizador se resolve ou não... Preciso de experiências com o bixinho! heheh
    O kendin tem para vender no paraguai aqui esta a loja Excell Informática e nessa loja no brasil tambem tem Farnell Newark Três nano que usava queiram a lan estava ligados em nobreak são bem sensiveis a raio forte. Um conhecido que vai para o paraguai trouxe levei uma eletronica aqui da cidade trocaram voltou a funcionar a lan.A fonte e normal essa de 12V 1A .

  18. #18

    Padrão

    questão de ligar os nano em estabilizador não sei se adianta, eu uso no-breack, bem aterrado e queiomo a porta lan do nano e a porta lan do switch....

  19. #19

    Padrão

    Amigos, a função do estabilizador e regular a tensão, a maioria do modelos atuais possuem, estágios de 10 volts para cima e para baixo, sendo assim, o que os estabilizadores fazem é detectar quedas ou elevações na rede elétrica e elevar o baixar a tensão em até 10 volts. No aparelhos atuais as fontes são chaveadas e elas por si mesmo já tem uma boa tolerância a essas variações, e em alguns casos nem é recomendado um estabilizador comun (desses baratinhos com estágios de 10 volts). No caso no NS5 acredito que o que deve realmente ser feito e instalar protetores de surto nos cabos de rede, com um bom aterramento. Tem uns modelos da Clamp, que fazem esse papel muito bem feito, outra coisa como já foi falado, um cabo blindado, devidamente aterrado deve ser uma boa solução.

  20. #20

    Padrão Re: Raio Nano Station 5

    Amigo, seu nano como seu note quemou devido ao pico eletrico derivado do raio, desta forma qualquer equipamento é sensivel. caso precise eu conserto porta lan de todos os equipamentos da UBNT entre em contato [email protected]