+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão Preambulo no Mikrotik...

    Ola pessoal...

    Estou com uma pulga aqui...

    Nunca dei muita atenção para a questão do preambulo, embora eu saiba que usá-lo em short é melhor, porém pode trazer instabilidade... queria saber de quem tem experiência com isso, se, eu colocando no Mikrotik preambulo em both e usando alguns rádios em long e outros em short vou ter algum prejuizo de performance no Mikrotik... porque se não tiver, vou colocar em both e vou trocando os rádios que eu puder para short, os que não ficarem bons vou deixar em long... hoje tenho todos em long e a rede funciona muito bem, mas melhorar nunca é demais...

  2. #2

    Padrão

    na minha opiniao vc deve fazer o seguinte:
    monte outra torre repetidora e comece a trabalhar nela, pq seu sinal ta bom e vc qr mexer eh pq ta muito parado ai, rsrsrs (brincadeira)
    nao to falando serio time q ta ganhando nao mexe. nao procure problemas pq qm procura acha ok. to t dando um toque de amigo fui nessas d melhorar o q tava bom uma vez e caguei tudo, travei rb e os caramba deixei meus clientes 4 horas sem net pra arrumar a bagunça.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Pesquise por tópicos sobre preambulo (preamble) e meu usuário que tem alguns comentários interessantes.

  4. #4
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Blz Sergio! Encontrei minha resposta, tinha procurado antes de abrir o tópico, mas não tinha encontrado... agora encontrei aqui https://under-linux.org/f225/r52h-na...60/#post425247

    Só me resta uma dúvida... Então usar short ou long não tem nada a ver com a estabilidade do link certo? Não influencia em nada nesse sentido...

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Pesquise por tópicos sobre preambulo (preamble) e meu usuário que tem alguns comentários interessantes.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Quando diz estabilidade está se referindo a exatamente o que? A banda passante ou a estabilidade do enlace RF? Quanto ao primeiro, sim, a banda tende a estabilizar porque na camada de enlace terá mais throughput disponível. Quanto ao segundo, a estabilidade é definida por outros parâmetros inerentes ao próprio equipamento e algumas configurações (ajustes finos) que o sistema permite (se usar Mikrotik, por exemplo) e protocolos proprietários.


    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Blz Sergio! Encontrei minha resposta, tinha procurado antes de abrir o tópico, mas não tinha encontrado... agora encontrei aqui https://under-linux.org/f225/r52h-na...60/#post425247

    Só me resta uma dúvida... Então usar short ou long não tem nada a ver com a estabilidade do link certo? Não influencia em nada nesse sentido...

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Blz! Foi isso mesmo que tinha entendido...
    Sobre estabilidade estava me referindo a estabilidade do enlace. Então vou migrando aqui tudo para short... Todos os equipamentos suportam.

    Muito Thankiu ai Sergio! Valeu!

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Quando diz estabilidade está se referindo a exatamente o que? A banda passante ou a estabilidade do enlace RF? Quanto ao primeiro, sim, a banda tende a estabilizar porque na camada de enlace terá mais throughput disponível. Quanto ao segundo, a estabilidade é definida por outros parâmetros inerentes ao próprio equipamento e algumas configurações (ajustes finos) que o sistema permite (se usar Mikrotik, por exemplo) e protocolos proprietários.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Blz! Foi isso mesmo que tinha entendido...
    Sobre estabilidade estava me referindo a estabilidade do enlace. Então vou migrando aqui tudo para short... Todos os equipamentos suportam.

    Muito Thankiu ai Sergio! Valeu!
    Existe alguma limitação ou configuração nas placas PCI/USB e AP para eles suportarem Short ou Long?

    Ou isto se refere somente a trasmissão sendo a recepção se adapta automaticamente a isso?