+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot + Kozumi c/3 POE

    Amigos, estou com um Kozumi e tres clientes pendurados nele, já que tem 3 POes.

    Uso hotspot com loginx senha e ip x Mac.

    O que acontece é que o primeiro cliente a ligar o POe habilita que os outros também naveguem sem pedir senha. E com eles tem perfil diferentes, fica complicado o controle de banda.
    Tem como resolver isso?
    Pensei em clonagem de mac, mas será que ele vai enviar os macs de cada um a medida que eles vão ligando o Poe deles? Acho que vai ficar na mesma coisa. Vai enviar o primeiro mac e daí para frente os outros vão navegar direto dentro do controle do primeiro cliente.
    E isto cria outro problema, pois a banda acaba sendo dividida entre eles.

    Queria ver se há outra solução.

  2. #2

    Padrão

    Há duas formas de vc resolver o problema:

    1) Usa login e senha igual pra todos e NÃO faça a liberação de acesso e controle de banda pelo Mikrotik e sim pela própria AP. O primeiro que mandar a AP conectar, vai permanecer conectado, como vc já relatou acima, mas como vc estará fazendo o controle de banda pela AP, não há com que se preocupar. O ruim é que vc perde algum tipo de controle individual que vc faria pelo Mikrotik. Mais por comodidade na padronização do teu sistema.

    2) Essa segunda opção, vc deixaria seu AP como bridge, e voltaria a fazer o controle de acesso e banda pelo próprio Mikrotik. Cada usuário com seu respectivo usuário e senha, sendo controlados pelo Mikrotik e sua AP Kozumi funcionaria somente para interligar seus clientes ao Mikrotik.

  3. #3

    Padrão

    opa e ai 1929 tudo blz? aquela opção que eu tinha comentado de repassar o mac do usuario chego a testar? eu tinha esquecido de uma coisa, se vc tiver controle de acesso na base mesmo repassando o mac do cliente precisa cadastrar o mac do ap e o mac das maquinas dos clientes...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    opa e ai 1929 tudo blz? aquela opção que eu tinha comentado de repassar o mac do usuario chego a testar? eu tinha esquecido de uma coisa, se vc tiver controle de acesso na base mesmo repassando o mac do cliente precisa cadastrar o mac do ap e o mac das maquinas dos clientes...
    Olá Max, fiz sim, e testei a primeira sugestão do amigo acima. Criei um perfil de 750 kbps de down e dentro do AP fiz o controle de banda para cada um dos ips que o roteador vai dar, pois uso cliente isp.

    Deixei com limite de 250kbps.
    O Vini foi lá fazer a instalação agora. Vou ver o resultado.
    Mas sempre que o primeiro cliente está conectado o outro entra direto, isto eu vi em bancada.
    Só falta ver o controle de banda.