Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O anteneiro



    Ex:
    Seja uma antena que receba um sinal de 200mW e tenha um ruido de 100mW. Qual o seu SNR ?
    .
    S = 200 mW
    dBm = 10.log 200 = 10 x 2,3 = 23
    Assim
    200mW = 23 dBm
    .
    N = 100mW
    dBm = 10.log 100 = 10 x 2 = 20
    Assim
    100mW = 20 dBm
    .
    SNR = S / N = 200 mW / 100mW = 2 (adimensional)
    dBm = 10.log 2 = 3
    Assim
    SNR = 3dBm (artifício)
    SNR = 23dBm / 20 dBm = 3 dBm (artifício)
    .
    PENSAMENTO DESOBITUSO
    Confundir artifício com fenômeno é confindir magia com realidade.

    Gilvan

  2. #2
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O anteneiro

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post


    SNR = S / N = 200 mW / 100mW = 2 (adimensional)
    dBm = 10.log 2 = 3
    Assim
    SNR = 3dBm (artifício)
    SNR = 23dBm / 20 dBm = 3 dBm (artifício)
    .
    PENSAMENTO DESOBITUSO
    Confundir artifício com fenômeno é confindir magia com realidade.

    Gilvan
    Gilvan,

    SNR = S / N = 200 mW / 100mW = 2 (adimensional) - Correto
    dBm = 10.log 2 = 3 -
    (Errado) - Certo: dB = 10.log2 = 3 dB
    -
    Assim

    SNR = 3dBm (artifício) (Errado).

    SNR = 3 dB (e não 3 dBm) - Se fosse 3 dBm não seria adimensional como você falou, já que dBm é unidade de potência. Concorda?

    SNR = 23dBm / 20 dBm = 3 dBm (artifício)
    (Errado)

    SNR = 23 dBm - 20 dBm = 3 dB

    Assim a matemática pode morrer de desgosto. Vai por mim.
    Abraço
    Última edição por motacosta; 28-04-2010 às 19:41.

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: O anteneiro

    Correto Motacosta!!

    Obs: DESOBITUSO, mata a nossa língua também

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Gilvan,

    SNR = S / N = 200 mW / 100mW = 2 (adimensional) - Correto
    dBm = 10.log 2 = 3 -
    Correto

    Assim

    SNR = 3dBm (artifício) (Errado).

    SNR = 3 dB (e não 3 dBm) - Se fosse 3 dBm não seria adimensional como você falou, já que dBm é unidade de potência. Concorda?

    SNR = 23dBm / 20 dBm = 3 dBm (artifício)
    (Errado)

    SNR = 23 dBm - 20 dBm = 3 dB

    Assim a matemática pode morrer de desgosto. Vai por mim.
    Abraço
    Última edição por Magal; 28-04-2010 às 19:52.

  4. #4
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O anteneiro

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    dBm = decibel de milliwatt (a relação com 1 mW) (0 dBm = 1mW) certo ?

    Agora, alguem poderia me explicar o que é o dBi (com o i no final) que eu vejo em certas literaturas sobre antenas ? é só pra dizer que ela foi comparada com a isotrópica (e dai o i) ?

    Sempre tive essa duvida e nunca achei a resposta...
    Camarada Aldo,

    Exato. É isso que você falou. dBi é de isotrópico. É uma antena de referência que irradia igualmente para todos os lados (esfericamente). Mas alguém pode pensar, "Ah a omni é isotrópica por que irradia para todos os lados igualmente". Errado: Não para cima ou nem pra baixo do eixo horizontal.

    Tudo parte da isotrópica. O que acontece é que você deforma o diagrama esférico da isotrópica, privilegiando certas direções em detrimento de outras. Ou seja, o ganho é relativo a direções. Não existe mágica (gosto muito dessa frase).

    De forma que:

    2,14 dBi = 0 dBd ("d" de dipolo)

    Ou seja, o dipolo de 1/4 de onda (que é a antena mais simples de se construir) tem aproximadamente 2,14 dB em relação a antena isotrópica. Ela achata a esfera em cima e em baixo e dá um ganho de 2,14 dB dos lados. Tira de cima e de baixo coloca dos lados.

    O dipolo tem aproximadamente 73 ohms na frequência de ressonância. Por isso alguns coaxiais são produzidos em 75 ohms.

    Maiores informações: Dipole antenna - Wikipedia, the free encyclopedia

    Sds,
    Última edição por motacosta; 28-04-2010 às 21:55.

  5. #5

    Padrão Re: O anteneiro

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Correto Motacosta!!

    Obs: DESOBITUSO, mata a nossa língua também
    Desobituso: desfazer um atestado de óbito? ou ressucitar alguma coisa?

  6. #6

    Padrão Coração juvenil

    Olá rapaziada.
    Nos bons tempos quando a telecomunicação era um órgão público e a agencia regulamentadora era imune ao cartel de grandes empresas o então DENTEL, com a finalidade de uma integração entre o mundo dos anteneiros e eles, faziam anualmente um concurso chamado “Caça à Raposa”
    O jogo começava com um grande número de inscritos que se reuniam num grande parque onde um fiscal do DENTEL escondia um rádio transmissor de freqüência ignorada. A regra era a seguinte: Quem achasse primeiro o rádio levava a taça, e olha que valia a pena, ela era entregue em solenidade em uma festa baile de confraternização. Quem capturasse a raposa primeiro se transformava no melhor.
    Porem haviam regras, era proibido usar qualquer equipamento de procedência industrial. O caçador poderia usar qualquer equipamento desde que fosse um equipamento artesanal, ou seja, tinha que fabricar suas armas de caça á raposa.
    Aquele jogo obrigava a desenvolver a criatividade dos guris que existe dentro dos anteneiros. Um anteneiro, movido pela saúde, embasado na física teórica, com a maturidade que o espírito científico exige e ainda por cima com um coração juvenil, era um caçador poderoso.
    O DENTEL fomentava a capacidade de criar, de bolar de inventar e de desenvolver as telecomunicações. Caçadores de raposa eletrônica tornaram-se expoentes nos meios profissionais. Dali daqueles grupos saiu diretores, presidentes, professores, industriais, e outras notoriedades da sociedade.
    O DENTEL transformou-se em ANATEL e o espírito de Caça á Raposa, transformou-se em nada. Que pena perdeu toda a sociedade.
    Hoje um valor gigante se aglutina, levantando uma onda que pode se tornar um novo tsunami. São os anteneiros das redes wireless. Vocês pensam que eu estou exagerando? Não estou. Novamente o governo atropelado pelo desenvolvimento, propiciou aos anteneiros criar e inventar. De todos os confins do Brasil ouvesse histórias de alguém que fez um feito de instalação que se iguala á Caça á Raposa. Sem equipamentos adequados, sem suporte técnico, sem treino especial, anteneiros vem encontrando a raposa perdida no horizonte da sua visão quando está em cima de uma torre. Que feito.
    Muitas coisas mudaram com o tempo, mas não mudou o coração do anteneiro, ele continua sendo um caçador juvenil.
    Se somos assim, por que haveríamos de querer ser diferente?
    Bem que uma associação de provedores poderia imitar o antigo DENTEL e propiciar uma caçada inteligente. Não precisa esconder um transmissor debaixo de uma árvore, poderia apenas colocar os anteneiros reunidos para discutir assuntos técnicos num salão com uma mesa diretora. Nada de política, de regulamentações ou de fornecedores. Apenas WIRELESS.
    Eu adoro bate boca.

  7. #7

    Padrão Re: Coração juvenil

    Gilvan, a agência da Anatel em Porto Alegre é onde era o prédio do Dentel?
    Caraca, fui lá uma vêz fazer o exame de telegrafia para pegar a classe B. Um dia frio de rachar e a gente tinha que trabalhar naqueles manipuladores.
    E o que me chamou a atenção na época foi a forma como fomos tratados. Em alto nível.
    Realmente parece que o antigo Dentel não usava a figura de polícia mas sim de incentivadores. Pelo menos para nós radioamadores.

  8. #8

    Padrão Dinossauro rex


    Pois é. Certa feita dois mineiros iam caminhando no meio do campo e viram um dinossauro rex. O bichão por ser o mineiro mais antigo de todos começou a se aproximar dos dois irmãos, então o mais velho e sábio disse assim:
    -Vou mudar de lugar e ficar num lugar seguro onde este bichão não me engula.
    O irmão mais jovem, ao contrário do velho disse assim:
    -Que nada, esse bicho não existe, nós só podemos estar vendo uma alucinação, não vou correr nem mudar de lugar.
    Não deu outra, o bichão comeu o jovem irmão.
    O irmão velho que ficou muito inconsolado insiste em contar para os amigos que um dinossauro comeu seu irmãozinho teimoso e muito pouca gente acredita nele.
    Cansado de ser duvidado, o irmão mais velho montou um evento volante e pelas capitais do Brasil começou a fazer palestras, projetar imagens, demonstrar fenômenos e principalmente a ensinar a não morrer nos dentes de um dinossauro rex quando estiver frente a frente com ele.
    Um dia o irmão mais velho encontrou-se com um monge shaolin que tudo sabia. Sentados na beira de um rio tiveram essa conversa:
    -Então tu dizes que teu irmão foi comido por um dinossauro rex?
    -Foi.
    - Nossos problemas podem se disfarçar de todas as formas, até num dinossauro rex.
    A água calma do rio corria como se no norte houvesse um rádio enviando aquela água para um destino no sul.
    O monge parecendo adivinhar os pensamento falou.
    -Este rio pode secar ou transbordar depende dos interesses da natureza. Assim como as antenas não é?
    O irmão mais velho não disse nada, apenas pensou que seu irmão mais novo poderia estar vivo se soubesse fugir do dinossauro rex assim como a natureza sabe regular o rio. Pensou apenas que nas antenas um stub pode impedir de o anteneiro ser comido pelo bichão, mas isso ele não falou, poderia ser de mais para o monge.
    CONSELHO
    Caro amigo Just. Não seja como o irmão mais novo, nem tente mudar a natureza. Vai por mim.
    RECADO.
    1.929 O antigo DENTEL ficava na Duque de Caxias perto do Viaduto da Borges de Medeiros com uma aparência mais adequada. Hoje os caras que servem cafezinho na ANATEL usam polainas lá na Erico Veríssimo. É um lugar que só tem Dr.

  9. #9

    Padrão Re: O anteneiro

    MOTACOSTA
    São só sete as notas misicais, mas com elas podemos compor uma sinfonia como o Rigoletto á qual eu te recomendo. Eletrônica é assim, com poucos fenômenos podemos fazer obras primas. Os leigos acham até que é magia. Nós dois sabemos que não é. Atualmente estou trabalhando na técnica de fazer as ondas eletromagnéticas serem perfumadas. Minha intenção é vender para prefeituras odores agradáveis. Manda as tuas coordenadas que eu vou fazer uma demonstração. Vou criar um lençol odorífico sobre a tua casa que te recordará o útero materno exatamente no momento da tua concepção. Dai serei eu sozinho neste mundo redondo a não acreditar em magia, tu estarás aliciado pelo fantástico.
    Vocês todos que estão lendo, cuidado comigo, o diabo é meu aluno menos brilhante. O Just por não concordar com os stub já está condenado a se transformar numa onda estacionária.
    Um detalhe parnaseano: Quando se emenda cabos coaxiais não se tem perdas, tem-se é mudança de impedância, coisa que muitas vezes é extremamente conveniente.
    Para não desapontar alguns eu informo que dia 15 estarei pregando a fé científica aqui em Porto Alegre. Venham batizar-se e herdar o reino do céu onde seu wireless tropeça em um Lençol Digital mal feito. Venha aprender a transformar o errado no certo. Podem acreditar, será feito sem nenhuma carta debaixo da manga. Quem sabe até o MOTACOSTA se transmute.
    Neste curso, em um certo momento vou botar meus trajes de ilusionista e aos olhos de todos que estiverem presentes farei desaparer ruido, interferencia, estacionartias e outros querubins.
    Dia 15 de Maio no covil da antena não perca mais um capítulo da emocionante novela “O LENÇOL DIGITAL”
    Um abraço.

  10. #10

    Padrão Re: O anteneiro

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    MOTACOSTA
    São só sete as notas misicais, mas com elas podemos compor uma sinfonia como o Rigoletto á qual eu te recomendo. Eletrônica é assim, com poucos fenômenos podemos fazer obras primas. Os leigos acham até que é magia. Nós dois sabemos que não é. Atualmente estou trabalhando na técnica de fazer as ondas eletromagnéticas serem perfumadas. Minha intenção é vender para prefeituras odores agradáveis. Manda as tuas coordenadas que eu vou fazer uma demonstração. Vou criar um lençol odorífico sobre a tua casa que te recordará o útero materno exatamente no momento da tua concepção. Dai serei eu sozinho neste mundo redondo a não acreditar em magia, tu estarás aliciado pelo fantástico.
    Vocês todos que estão lendo, cuidado comigo, o diabo é meu aluno menos brilhante. O Just por não concordar com os stub já está condenado a se transformar numa onda estacionária.
    Um detalhe parnaseano: Quando se emenda cabos coaxiais não se tem perdas, tem-se é mudança de impedância, coisa que muitas vezes é extremamente conveniente.
    Para não desapontar alguns eu informo que dia 15 estarei pregando a fé científica aqui em Porto Alegre. Venham batizar-se e herdar o reino do céu onde seu wireless tropeça em um Lençol Digital mal feito. Venha aprender a transformar o errado no certo. Podem acreditar, será feito sem nenhuma carta debaixo da manga. Quem sabe até o MOTACOSTA se transmute.
    Neste curso, em um certo momento vou botar meus trajes de ilusionista e aos olhos de todos que estiverem presentes farei desaparer ruido, interferencia, estacionartias e outros querubins.
    Dia 15 de Maio no covil da antena não perca mais um capítulo da emocionante novela “O LENÇOL DIGITAL”
    Um abraço.
    Por falar em ondas eletromagnéticas perfumadas, me lembrei de um invento que o Carlos Mazzei do site www.inventores.com.br, mostrou uma vêz na TV.

    Um sujeito lá em Minas, inventou um sisteminha baseado em algo parecido com cartuchos de tinta mas que tinham dentro algumas essencias básicas e um sensor.
    Daí o sensor fazia a leitura do odor e convertia isso em código acho que binário. Isto era transmitido junto e lá do outro lado um conversor também com os cartuchos de essencia novamente recompunha o odor. Poderia ser trasmitidoo junto com o sinal de TV ou então pela internet.

    Agora que o Gilvan falou nisso, entrei em contato com o Mazzei para saber se era mesmo verdade e ele me retornou que uma empresa comprou a patente e logo isso estará no mercado.

    Que coisa de louco isso. Será que está surgindo um novo Gilvan na área de perfumes?

  11. #11
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: O anteneiro

    Essa é boa 1929.

    Abs.

    Magal

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Por falar em ondas eletromagnéticas perfumadas, me lembrei de um invento que o Carlos Mazzei do site www.inventores.com.br, mostrou uma vêz na TV.

    Um sujeito lá em Minas, inventou um sisteminha baseado em algo parecido com cartuchos de tinta mas que tinham dentro algumas essencias básicas e um sensor.
    Daí o sensor fazia a leitura do odor e convertia isso em código acho que binário. Isto era transmitido junto e lá do outro lado um conversor também com os cartuchos de essencia novamente recompunha o odor. Poderia ser trasmitidoo junto com o sinal de TV ou então pela internet.

    Agora que o Gilvan falou nisso, entrei em contato com o Mazzei para saber se era mesmo verdade e ele me retornou que uma empresa comprou a patente e logo isso estará no mercado.

    Que coisa de louco isso. Será que está surgindo um novo Gilvan na área de perfumes?

  12. #12

    Padrão Re: O anteneiro

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Essa é boa 1929.

    Abs.

    Magal
    Mas é sério, Magal.
    Quando eu vi o programa onde foi apresentado o protótipo eu fiquei intrigado e descrente.
    Daí procurei no site e achei mais detalhes.
    Mas como hoje não achei mais nada sobre o invento louco, eu entrei em contato com o organizador do site para confirmar, e não colocar aqui uma notícia falsa.
    Daí que agora no fim da tarde o Mazzei me confirmou.

    Então é esperar para ver.

  13. #13
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: O anteneiro

    Nobre 1929, acreditei quando você falou! Só fiz o comentáro porque achei a idéia genial.

    Abs.

    Magal

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas é sério, Magal.
    Quando eu vi o programa onde foi apresentado o protótipo eu fiquei intrigado e descrente.
    Daí procurei no site e achei mais detalhes.
    Mas como hoje não achei mais nada sobre o invento louco, eu entrei em contato com o organizador do site para confirmar, e não colocar aqui uma notícia falsa.
    Daí que agora no fim da tarde o Mazzei me confirmou.

    Então é esperar para ver.

  14. #14

    Padrão Re: O anteneiro

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Nobre 1929, acreditei quando você falou! Só fiz o comentáro porque achei a idéia genial.

    Abs.

    Magal
    Prá você ver como é a vida.
    Filosofando um pouco agora.
    Parece que tudo se resume em binário.

    Direita ou esquerda
    Certo ou errado.
    zero ou 1.
    Será que este mineiro achou o caminho?
    hehehehe!!!

  15. #15

    Padrão Re: O anteneiro

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Se o personagem peidar na novela, eu vou ter que sentir o cheiro ???

    Esta é a idéia do inventor.
    Tu já imaginou a gente chegar em casa ao meio-dia, almoço atrasado e ligar a tv direto num programa de culinária....?

  16. #16

    Padrão Re: O anteneiro

    O PARADOXO DO NÃO
    Tem gente que está sempre com o NÃO na ponta da língua. Não dá para ver a forma de onda de 2,4GHz com um osciloscópio de 20MHz, não dá para corrigir o VSWR numa onda de 2,4GHz usando a técnica da reflectometria, não dá para eliminar a interferência, não dá para fazer um bom enlace onde a atmosfera é poluída. Não dá, não dá e não dá.
    A maioria das pessoas constrói sua vida profissional a partir do que não pode fazer. A quantidade de NÃO que se despejam sobre eles desde a infância os transformam em tetraplégicos intelectuais. O cérebro deles que deveria ser o reino da inovação, vai estabelecendo limitações para que possa sentir-se aceito no seu meio. Triste.
    Aqui, 99% dos foristas, mantêm uma conversa negativa condicionando seu cérebro a pensar mais no que NÃO quer do que no que deseja.
    É na infância onde somos mais bombardeados pelo NÃO. Nesta fase de pura absorção somos uma esponja aprendendo a perpetuar o NÃO em nossa personalidade.
    Dizem que uma criança recebe cerca de cem mil NÃO, e recebem também um elogio para cada dez NÂO. Pior, para mudar um NÃO por um sim são necessários pelo menos oito elogios. Será que terei de começar a passar a mão nas cabecinhas e dizer que vocês são bonitinhos para poder mudar o NÃO?
    A quantidade de NÃO que vocês foram submetidos, somado á sensibilidade de cada um responde pela auto estima de cada um.
    Assim eu reafirmo que vocês deixaram de pensar naquilo que desejam, mas são capazes de relacionar tudo o que NÃO querem. A palavra NÃO é como uma onda estacionária no cérebro. Querem ver?
    Quando eu digo a palavra Antena, vocês formam imediatamente a figura geométrica do artefato. E se eu disser “Não pense numa antena” seu cérebro desprezará o NÃO e continuará a pensar numa antena registrando só o que veio depois do NÃO, ou seja “pense em uma antena.
    Assim, nestes textos sem graça que eu ploto aqui, sempre se conflitam com o paradoxo do NÃO, ou seja, vocês pensam naquilo que são solicitados a não pensarem. Um exemplo é o caso da onda VSWR que mede por relação a eficiência com que funciona um sistema. Quando eu digo “O provedor de internet NÃO sabe instalar antena” o paradoxo suprime o NÃO e a frase passa a ser assim: O provedor de internet sabe instalar antena.
    Claro, é necessário identificar o que nos faz bem e felizes pois ninguém pode obter satisfação daquilo que NÃO quer.

  17. #17

    Padrão Re: O anteneiro

    O artigo o Paradoxo do Não foi uma homenagem á Lair Ribeiro. Recomendo

  18. #18

    Padrão Re: O anteneiro

    IDADE ANTIGA
    01-01-2009 (Publicado por Rodrigo Aguiar)Esse cara não sabe o que diz, to achando que ele é louco
    01-01-2009 (Publicado por carlinhotocabrabo)Devia estar bebão pra escrever isso, afinal é fim de ano .... heheheheh
    05/01/2009 (Publucado por rafasysop)Boa, na verdade ele quis dizer que nem os engenheiros sabem de nada tbem! Ele é o pai da Aviação, Pai das parabolas, e o dono da verdade!
    só que isso aqui é um forum de discussão aberta e nao adianta ser pai de nada!
    Viva O conhecimento!

    21/01/2009) (Publicado por Magal) AAAAAAAAAAAA, Isso é que se chama "wireless móvel" do Enriconi.


    02/02/2.009 (publicado por Sérgio Souza)Isso Magal... agora se não bastasse o mago da frequência lançar esses posts enigmáticos, apareceram os alunos/discípulos, dizendo que todo mundo é "cortador de cabo" e eles são os escolhidos que fazem as coisas acontecer.

    17/01/2.009 Rapaz, eu Pedro Martins vou me dedicar a responder seus enigmas, esses que vc poe aqui no forum sem pé nem cabeça. Pra cada um que eu responder vc me paga R$ 1,00 e garanto que ficarei rico./
    05/01/2009 (Publicado por Pedro0278) E ainda aparece alguem pra agradecer um cidadao desses
    Tranca esse tópico.

    06/01/2.009 (Publicado por Magal) Boa Idéia Pedro.
    Tópico sem conteúdo
    ### LOCKED ###

  19. #19

    Padrão Re: O anteneiro

    IDADE MÉDIA
    18/01/2009 (Publucado por Sérgio) Opa... vou sim. Mas o treinamento tem que ocorrer... Um colega nosso, aqui mesmo do forum, fez inscrição, comprou passagens (pertinho... aqui de Minas para POA) e faltando 2 dias para o treinamento cancelaram o mesmo. Não conseguiu falar com ninguém na empresa... não teve muito esclarecimento. Enfim, só prejuízo. Até pensou que tratava-se de curso fantasma.
    Antes de mais nada gostaria que enviasse (via MP) o programa do mesmo, assim como currículo dos instrutores.

    20/01/2009 (Publicado pelo Magal) Pedro, pode me colocar nessa lista!!!
    02/02/2.009 ( Publicado pelo Sérgio) Isso Magal...agora se não bastasse o mago da frequência lançar esses posts enigmáticos, apareceram os alunos/discípulos, dizendo que todo mundo é "cortador de cabo" e eles são os escolhidos que fazem as coisas acontecer.

  20. #20

    Padrão Re: O anteneiro

    IDADE MODERNA
    01/02/2009 (Publicado por jorodrix) Aqueles que tinham pensado em ir e não o fizeram, perderao a oportunidade e ver e conferir tudo aquilo que o Eng. Gilvan tem afirmado neste forum. De todos os investimentos que fiz na vida, com certeza foi disparado o melhor, além de conhecer uma pessoa que agora tem minha admiração e apreço, vale cada centavo....
    02/02/2.009 (Publicado por Sérgio) Ok, Jodrix e Sr. Gilvan... concordo que venho extrapolando ultimamente, mas da maneira que foi introduzido o assunto neste e em alguns outros posts não consegui me conter...hehehehe.
    06/02/2.009 ( Publicado por 1929) Está aí então o "pulo do gato". Começo a entender agora o que o Gilvan queria dizer.
    Mais importante que o valor obtido no sinal é o valor obtido no ruído.
    Eu já tinha lido sobre isso, mas nunca tinha pensado neste tipo de aplicação. Somos condicionados a sempre buscar mais sinal, o que nem sempre vai ser o melhor na prática. Mas pode acontecer de alguns casos haver tantas estações que simplesmente não se vai conseguir um posicionamento melhor, ou sempre se conseguirá?

    20/02/2009 (Publicado por JHONNE)Nunca o subestimei Gilvan, desde os primeiros posts. Até acredito que a forma como o assunto é introduzido, através dos "poemas", ajudam a polemizar e despertar o interesse de todos, no entanto, muitos de nós não têm disponibilidade de tempo, principalmente quanto precisamos cruzar um país de dimenções continentais. Aí me pergunto, será que você e toda a tecnogia do século 21 acoplados com a minha vontade de aprender não me proporcionariam o prazer de daqui ouvir o som do seu piano.
    18/03/2.009 (Publicado por bjaraujo)Tenho a impressão que este senhor até quer ensinar algo, mas quer fazer isso provando aquela teoria dos parafusos e alicates de corte. "Dois iluminadores numa antena só."

    22/03/2.009( Publicado por jpjust) Pior que esse assunto já chegou a fazer parte das minhas "filosofias pré-sono" (um momento que tenho antes de dormir onde fico pensando nas coisas). Tem dias que demoooora.