Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    recentemente, levantei um pop para testar os nano5 em 5.4
    Gostei muito da performace: banda, estabilidade... enfim... muito bom... melhor que em 2.4 (obvio)
    infelizmente, eles estao com o canal fixo... acho que vai contra o regulamento nessa frequencia.

    Pergunto: para trabalhar nessa frequencia com os nanos... bastaria ativar o DFS la na aba "advanced"? no restante, a configuracao ficaria a mesma que na configuracao de um enlace em 5.8? canal, criptografia... etc...
    quais sao as configuracoes excenciais a se fazer no nano5 para se trabalhar nessa frequencia... ou nao tem jeito?

    me disseram algo sobre scann list
    porem, scann list é configuravel apenas em modo cliente...o cliente ira procurar o devido sinal dentre as faixas/canais pre-selecionadas...
    porem, a questao é o AP... se deixamos ele com canal fixo, vai contra o regulamento nessa frequencia... ja que ele tem que ser capaz de mudar de canal... correto!?
    se ativamos a troca de canal automatica... ele podera mudar para qualquer canal, ja que nao tem como configurar uma lista de canais... correto?
    entao, o que fazer para trabalhar com o nano nessa faixa? 5.4?
    alguem poderia me dar uma luz?

    desde ja, obrigado a todos

  2. #2

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    recentemente, levantei um pop para testar os nano5 em 5.4
    Gostei muito da performace: banda, estabilidade... enfim... muito bom... melhor que em 2.4 (obvio)
    infelizmente, eles estao com o canal fixo... acho que vai contra o regulamento nessa frequencia.

    Pergunto: para trabalhar nessa frequencia com os nanos... bastaria ativar o DFS la na aba "advanced"? no restante, a configuracao ficaria a mesma que na configuracao de um enlace em 5.8? canal, criptografia... etc...
    quais sao as configuracoes excenciais a se fazer no nano5 para se trabalhar nessa frequencia... ou nao tem jeito?

    me disseram algo sobre scann list
    porem, scann list é configuravel apenas em modo cliente...o cliente ira procurar o devido sinal dentre as faixas/canais pre-selecionadas...
    porem, a questao é o AP... se deixamos ele com canal fixo, vai contra o regulamento nessa frequencia... ja que ele tem que ser capaz de mudar de canal... correto!?
    se ativamos a troca de canal automatica... ele podera mudar para qualquer canal, ja que nao tem como configurar uma lista de canais... correto?
    entao, o que fazer para trabalhar com o nano nessa faixa? 5.4?
    alguem poderia me dar uma luz?

    desde ja, obrigado a todos
    Você não vai operar perto de Aeroporto né, porque o Radares de Aeroporto opera em 5,4, já vi um caso que deu problema para o WISP

  3. #3

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    nao sera proximo... questao de 5km de um areporto...
    mas é por isso que essa frequencia precisa ter o dfs ativado... para assim poder mudar de canals sozinho.

  4. #4

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    o que sei do 5.4 é que:
    Faixa Média (5.4): 5470 a 5725 Mhz.. (256Mhz para uso em 5.4, contra os 86Mhz para o uso em 2.4)
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm) - ou seja, R52H, SR5, XR5, etc sem redução de potencias estão irregulares.
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)

    Sobre o DFS, sei que:
    a- apos a sua inicializacao, o AP deve verificar todos os canais disponiveis e em seguida seleciona um canal por si somente. deve ser selecionado qualquer canal que nao haja radar/interferencia nele.
    b- Todos os clientes devem esperar o AP dizer-lhes qual o canail foi selecionado para a comunicacao.
    c- durante o funcionamento, o AP deve monitorar o uso de canais para garantir que nao haja radar operando naquele canal. se for detectado sinal de radar durante o monitoramento, o AP deve deixar de transmitir nesse canal e instruir todos os clientes a deixa-lo tbm.
    d- o AP nao deve retornar a transmissao nesse canal durante um certo periodo.


    no nano, abrimos todos os canais em 5.4 usando a regiao "compliance test"
    acontece, que nao abrimos somente os canais em 5.4, mas tbm outros canais nao regulamentados, nao liberados para o nosso uso .

    Se o AP com o DFS ativado deve monitorar e mudar de canal por si só...
    a saida, seria pre-configurar o AP... pre-configurar quais os canais ele poderia usar.

    consegui achar o "access list" somente no Cliente, o AP nao possui essa opcao de selecionar os possiveis canais... logo, ao mudar de canal, o AP poderia escolher qualquer canal... mesmo os nao liberados para o uso.

    a menos que a varredura seja feita pelo "Cliente", apos detectado o uso do canal, ele informa o AP, para assim informar todos os outros clientes... para nao usar mais aquele canal.

    por isso abri o topico, para tentar descobrir uma ideia, experiencias dos amigos sobre o uso dos nano em 5.4.
    Teria como usa-los?
    Como funciona o DFS no nano?
    os distribuidores diretos da ubiquti saberia informar?

  5. #5

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Eu procurando sobre 5.4ghz tem esse link, muito interessante:
    teleco.com.br

  6. #6

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Olá !

    A parte da potência do transmissor eu entendi, mas e as antenas ?
    Tipo

    Qual seria a potência maxima de um cartão com um painel de 17dbi 90graus ?

    E sobre a restrição de ser perto de aeroporto ?

    Andei procurando na net mas as informações são muito poucas e confusas !!!

    Abraços a todos !!!

  7. #7

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Olá !

    A parte da potência do transmissor eu entendi, mas e as antenas ?
    Tipo

    Qual seria a potência maxima de um cartão com um painel de 17dbi 90graus ?

    E sobre a restrição de ser perto de aeroporto ?

    Andei procurando na net mas as informações são muito poucas e confusas !!!

    Abraços a todos !!!
    Sobre o Aeroporto um cliente meu estava comentando que quando instalou um Canopy que trabalha em 5,4 o mesmo não conseguia sinal de jeito nenhum, O Mesmo entendeu que o Radar do Aeroporto Tem Potencia muito Alta e com isso polui muito a Frequencia, já em 5,8 funcionou Bala.

  8. #8

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Há , então o problema não foi com a Anatel e sim por não fechar o link !!!
    ok

    Mas então voce teria como nos dar mais informações sobre o uso desta frequencia ???

    Obrigado pelo Retorno !

  9. #9

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Há , então o problema não foi com a Anatel e sim por não fechar o link !!!
    ok

    Mas então voce teria como nos dar mais informações sobre o uso desta frequencia ???

    Obrigado pelo Retorno !
    Acho que o uso da Frequencia no meu ver não tem problema porque a Banda 5 Ghz e liberada.

  10. #10

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Na resolução da Anatel de numero 365 que esta neste link me parece um pouco diferente , mas como sou leigo não posso afirmar nada !!

    http://www.anatel.gov.br/Portal/veri...s_365_2004.pdf

  11. #11
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    a ultima vez q eu vi Frequencias ISM são liberadas, bandas de freqüência industrial (I), científica (S) e médica (M), na faixa de 902-928 MHz; 2,4-2,485 GHz; e 5,75-5,825 GHz.Tlvz com esse projeto do governo federal PNBL vai liberar a faixa de 3GHz.

    Na palestra da Ubiquiti foi perguntado sobre o DFS, os caras disseram que ele altera sim o canal mas somente se detectar que houve realmente interferencia suficiente para denegrir o sinal

  12. #12

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Citação Postado originalmente por Jluminato Ver Post
    Sobre o Aeroporto um cliente meu estava comentando que quando instalou um Canopy que trabalha em 5,4 o mesmo não conseguia sinal de jeito nenhum, O Mesmo entendeu que o Radar do Aeroporto Tem Potencia muito Alta e com isso polui muito a Frequencia, já em 5,8 funcionou Bala.
    ele nao conseguia fechar que tipo de link?
    em wds?

    pois se for em wds ta explicado...
    geralmente, ao configurar um link WDS... o mesmo precisa de um canal exato para ser analisado... (alguns equipamentos exigem isso).
    como o equipamento possuia WDS... e estava perto de aeroporto... o sinal do radar fazia com que o radio muda-se de canal... ao mudar de canal, o equipamento cliente nao o enchergava.

    Citação Postado originalmente por Jluminato Ver Post
    Acho que o uso da Frequencia no meu ver não tem problema porque a Banda 5 Ghz e liberada.
    Errado amigo...
    nao é toda a Faixa 5.x Ghz que é liberada para uso...
    tome cuidado com o uso de faixa nao liberada... ou o uso dela ser atender todos os pre-requisitos.

  13. #13

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Querem saber uma coisa Nova ?!

    A 3,5 GHz ta liberada para PTP e mediante altorição da Anatel pode se usar Omini !!!
    Só pra constar ta cheio de equipamento Homologado no site da Anatel para 3,5ghz!!!

    Querem saber uma coisa Velha ?!

    Ta cheio de gente usando 5,4 ghz , mas ninguem tem coragem de vir aqui e explicar para os menos entendidos como se pode fazer aplicação deste frequencia , no minimo acha que futuramente vai ser prejudicado no seu domicilio de trabalho por divulgar alguma informação realmente relevante !!!

    è sempre essa lasqueira !!!

  14. #14

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Querem saber uma coisa Nova ?!

    A 3,5 GHz ta liberada para PTP e mediante altorição da Anatel pode se usar Omini !!!
    Só pra constar ta cheio de equipamento Homologado no site da Anatel para 3,5ghz!!!

    Querem saber uma coisa Velha ?!

    Ta cheio de gente usando 5,4 ghz , mas ninguem tem coragem de vir aqui e explicar para os menos entendidos como se pode fazer aplicação deste frequencia , no minimo acha que futuramente vai ser prejudicado no seu domicilio de trabalho por divulgar alguma informação realmente relevante !!!

    è sempre essa lasqueira !!!
    primeiro - de onde tirou que a 3.5 ta liberada?
    ate onde eu sei, so esta liberada mediante leilao... se vc comprar...


    segundo... voltando ao assunto do topico -
    estive olhando as homologacoes existentes do nano
    e vi que a maioria foi homologado em 5.4 e 5.8
    veja a frequencia descrita nas homologacoes

    cheguei no seguinte entendimento
    com o DFS ativado...
    vc configura o radio com no canal desejado... apartir dai, ele ficara sempre analisando o sinal para ver se detecta algum sinal de radar...
    ao detectar interferencia/sinal de radar... ele muda de canal sozinho.
    fica um tempo em outro canal... algo em torno de 30 min... depois volta ao canal configurado no inicio...

    logo, ele fica apenas um pequeno periodo de tempo em outro canal...
    sabendo disso, mesmo assim a titia ana homologou os equipamentos...
    logo, tenho praticamente 90% de certeza que pode-se usa-lo tranquilamente em 5.4...
    claro que: certificando-se que a potencia de saida esteja dentro da permitida... e esteja com o DFS ativado.

  15. #15

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Tirei da nova resolução que foi aprovada a pouco tempo mesmo ! Diz lá que operadoras de celular e SCM podem fazer uso para PTP !!!

  16. #16

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Tirei da nova resolução que foi aprovada a pouco tempo mesmo ! Diz lá que operadoras de celular e SCM podem fazer uso para PTP !!!
    poderia me mandar o link de algum lugar que tenha a nova resolucao?

  17. #17

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Sobre o DFS se pode escolher os canas ao qual vao poder ser utilizados na scan list !!!

    Mas então no meu entendimento se eu colocar o radio a 250mw o panel vai poder ter no maximo 5dbi !!!

    Dai não vejo vantagem !!!

    Já tem um vendedor que diz que se pode colocar uma antena de 13dbi, ja na nano quando se seleciona o orgão regulador a coisa fica bem diferente !!!

    No caso a nano tem 14 dbi de antena e selecionado o orgão a potencia maxima fica em 6 dbm por que ?

  18. #18

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Sobre o DFS se pode escolher os canas ao qual vao poder ser utilizados na scan list !!!

    Mas então no meu entendimento se eu colocar o radio a 250mw o panel vai poder ter no maximo 5dbi !!!

    Dai não vejo vantagem !!!

    Já tem um vendedor que diz que se pode colocar uma antena de 13dbi, ja na nano quando se seleciona o orgão regulador a coisa fica bem diferente !!!

    No caso a nano tem 14 dbi de antena e selecionado o orgão a potencia maxima fica em 6 dbm por que ?
    Amigo, o scan list é configuravel somente em modo cliente

    acontece que ao detectar interferencia de radar... nao é o cliente que muda o canal... e sim o AP...
    no ap nao existe tal opcao... de escolher os canais para se trabalhar...
    sendo assim, o AP pode escolher qualquer canal

    sobre a potencia maxima...
    em 5.4
    a potencia de saida tem que ser no maximo 250mw
    porem, a potencia maxima final (e.i.r.p) pode ser ate 1 Watt (30 dBm)...

    veja que é bem mais alto do que em 2.4... na qual a potencia maxima é de ate 400mw (26dbm) em cidades com ate 500 mil habiltantes,,, (2.4)

  19. #19

    Padrão Re: Ubiquiti nano station 5 em 5.4

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Amigo, o scan list é configuravel somente em modo cliente

    acontece que ao detectar interferencia de radar... nao é o cliente que muda o canal... e sim o AP...
    no ap nao existe tal opcao... de escolher os canais para se trabalhar...
    sendo assim, o AP pode escolher qualquer canal

    sobre a potencia maxima...
    em 5.4
    a potencia de saida tem que ser no maximo 250mw
    porem, a potencia maxima final (e.i.r.p) pode ser ate 1 Watt (30 dBm)...

    veja que é bem mais alto do que em 2.4... na qual a potencia maxima é de ate 400mw (26dbm) em cidades com ate 500 mil habiltantes,,, (2.4)
    Só que em locais que tem menos abitantes se pode usar no final 4W o que é muita diferença para 1W !!!

    Qual a distancia que voce consegue atender em 5,4 usando potencia final de 1W ?

  20. #20