"~Problemas com Clientes com Throughput Baixo~"
Recentimente venho tendo um problema em minha rede com os clientes que estão com o Throughput Baixo e venho através deste post pedir ajuda aos mais entendidos do assunto.
Abaixo vou explicar como funciona o meu sistema de gerenciamento e transmissão do sinal wireless para meus clientes e com algumas Prints Screns Vou mostrar o meu problema e explicar o que esta acontecendo:
Trabalho com os seguintes equipamentos:
Router Board 433 Ah (Rb 433 AH)
Router Board 600 Series (Rb 600)
Cartão R52h (Para WDS de pequena distancia)
Cartão XR5H (Para Wds de Longa Distancia)
Cartão XR2 (Para Ponto de Acesso)
Fonte de Alimentação 24v/1,5A (Para Rb 433 AH)
Fonte de Alimentação 48v/1,5 A( Para Rb 600)
Antena Omni (Para Ponto de Acesso)
Antena Painel Setorial (Para Ponto de Acesso
Antena Ideal Ganho de 26dbi ( Para os WDS todos em 5.8)
Servidor Dell Power Edge T300 (PC MK)
Como vocês viram na lista acima meus equipamentos não são tão ruins, e vejo que para o tanto de clientes que eu tenho o equipamento esta rodando livre acho que é algum problema de configuração nas rbs ou no servidor ou na casa do cliente, meu servidor tem a função de gerenciar o acesso a internet de todos os meus clientes atualmente estou com 80 clientes e cerca de 30 conectados simultâneos, tenho 1 Mb de link dedicado Embratel e 4 Mbs de ADSL (OI VELOX).
Tenho 2 Pontos de acesso 1 em uma torre chamada TORRE CRUZEIRO e outro Chamada TORRE TV, Na TORRE TV tenho 1 RB 433 AH, 1 Cartão XR2, um XR5h, e uma antena Omni.
Na TORRE CRUZEIRO tenho 1 RB600 SERIES, 2 R52H, 1XR5, um XR2, e uma antena Painel Setorial.
Na TORRE TV tenho 40 clientes cadastrados na aba Acces List e máxima de 30 conectados simultâneos.
Na TORRE CRUZEIRO tenho 40 clientes cadastrados na aba Acces List e máxima de 35 conectados simultâneos
Meu servidor faz a parte de DHCP server e HOTSPOT e balance de links,
Alguns falam que este problema é na Fonte da Rb, outros falam que é no cartão outros falam que é o Canal, outros falam que é a RB, outros falam que é o cartão. o que mais me intriga que em um instante o cliente esta com o Throughput muito alto cerca de 7 mbs e de uma hora pra outra fica muito ruim em alguns clientes o dia todo em outros clientes só no horário da noite e é sempre os mesmos clientes!
Com algumas Prints vou demonstrar a topologia de minha rede:
O Anexo com nome de (TOPOLOGIA) explica mais ou menos como funciona em desenho o meu sistema.
O Anexo chamado (STHROUGHPUT BOM) mostra um momento onde todos os clientes estão com Navegação 100 %.
O Anexo Chamado (STHROUGHPUT RUIM) mostra o momento onde alguns clientes estão com navegação muito ruim!
Não sei se o que esta acontecendo é algum defeito de comfiguração ou na casa do cliente, ou a fonte....Etc.. mais expero encontrar a solução para o meu problema..
Se tiverem dicas para deichar um servidor e os clientes rodando Filé por favor não deichem de postar!!
Obrigadoo..
Marlon Bolzan