A pedidos estou postando as idéias da mini usina eólica.
comecei a fazer estudos em cima de uma energia atrás de vento, após ter um mês muito chuvoso aqui no sul , com mínimas insolações. Então abri o google e pau na mula, muitas coisas aprendi conversando com eletricistas de carro. mas a idéia é a seguinte:
Construir um cata-vento que tenha uma boa rotação e que gire um dínamo. Por que usar um Dínamo e não um alternador?? O dínamo é encontrado em Fuscas e brasilia, ou seja carros mais antigos, o dínamo ele consegue produzir energia em baixas rotações, e é super leve para tocar, já o alternador precisa acima de 1500 RPM para comecar a produzir energia, e ainda quando imanta o campo magnético ele praticamente trava, ficando muito pesado, todo mundo já deve ter escutado as correria de um carro gritando! então é o alternador que ta pesadão e as correrias um pouco frochas (Fiz um carregador com alternador de 80AMP para meu Som e precisou de um motor eletrico de 5 CV para rodar). Agora só não sei dizer quantos amperes que o dínamo gera em 100, 500 , 1000 RPM, mas em 1500 RPM deve chegar na casa do 18-20 amp.
é necessário tbem o uso de um relé que irá controlar a carga da bateria, mas só é ativado quando o dínamo produzir 12v e 1 amp ai ele liga e regula a carga da bateria, então se ta girando não quer dizer que ta carregando.
para produzir mais energia é necessário comprar um tal de lagarto, usado em circulares de corte de madeira, ai da para colocar um polia maior para dar mais rotação a polia menor do dínamo, sem falar que é mais robusto que aguenta o peso das hélices, pois colocar as hélices direto no dínamo iria dar problemas com rolamentos.
necessita ter um giro de no mínimo uns 300 graus , para captar ventos de quase todos os lados, necessário fazer um rabo de peixe para ter a orientação, unica coisa que não consegui é fazer um distorcedor de fio que nele passasse a voltagem que queriamos, então colocamos um calço atrás e ele trabalha somente 350 graus.
as hélices foram feitas de cano de pvc de esgoto 150, tem manual na internet de como cortar
Desvantagens:
é necessario manutensões um pouco direta, pois as hélices podem quebrar, a correia pode afrochar o Dímano pode se desgastar.
com tempo ainda quero testar outras duas maneira que acho ser até mais interresante, seriam usar Dínamo aqueles usados em bicicletas, menores e mais leves, e ao inves de fazer um sistema com hélices estilo avião, com suporte interiro girando. Iria fazer um esquema parecido com aqueles litros de coca-cola que os antigos pinduram na frente das casa onde é feito um corte , aberto as laterais, ai o vento bate nessas laterais e gira, claro que não usaria um litro descartavem , faria um negocio maior e mais reforcado, existe até um vídeo no youtube (um negocio de madeira).