+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Potencia alta enlace 5,8 na horizontal?????

    Bom dia a todos...
    Por motivos de interferêcia e na procura de uma melhor estabilidade troquei a polaridade(vertical para horizontal) de um dos enlaces que saem de meu provedor..
    O mesmo é constituido por um par de antenas hiperlink 24 dbi disco, par xr5..
    Distância é de aproximadamento 2 km..
    Antes de inverter a polaridade usava potência baixa(a necessária) 12db, roda tranquilo.. Mas agora após inverte tive ter dar uma aumentada significativa, 22 db, para o enlace levantar e funcionar... Se baixo a potencia o mesmo não sobe...
    Já andei lendo algo do tipo que na polarização horizontal o fresnel não teria uma boa precisão, ou também que este polaridade seria indicada para enlaces mais longos !!!
    Na verdade para min ão esta claro o motivo de ter que usar mais potencia ( o que sou contra).. E também quais os pros e contras de usar a polarização horizontal!!!
    Agradeço esclarecimentos....

  2. #2

    Padrão Re: Potencia alta enlace 5,8 na horizontal?????

    Tem algo errado com seu enlace amigo com esta distancia que vc esta usando era para estar com o sinal perfeito se tiver visada revise os cabos pig teil conectores ate mesmo a polarizacao das mesmas para ver se nao estao invertidas.

  3. #3

    Padrão Re: Potencia alta enlace 5,8 na horizontal?????

    Já revisei tudo isto, tudo está ok...

  4. #4

    Padrão Re: Potencia alta enlace 5,8 na horizontal?????

    Citação Postado originalmente por parlare Ver Post
    Bom dia a todos...
    Por motivos de interferêcia e na procura de uma melhor estabilidade troquei a polaridade(vertical para horizontal) de um dos enlaces que saem de meu provedor..
    O mesmo é constituido por um par de antenas hiperlink 24 dbi disco, par xr5..
    Distância é de aproximadamento 2 km..
    Antes de inverter a polaridade usava potência baixa(a necessária) 12db, roda tranquilo.. Mas agora após inverte tive ter dar uma aumentada significativa, 22 db, para o enlace levantar e funcionar... Se baixo a potencia o mesmo não sobe...
    Já andei lendo algo do tipo que na polarização horizontal o fresnel não teria uma boa precisão, ou também que este polaridade seria indicada para enlaces mais longos !!!
    Na verdade para min ão esta claro o motivo de ter que usar mais potencia ( o que sou contra).. E também quais os pros e contras de usar a polarização horizontal!!!
    Agradeço esclarecimentos....
    Desde que todos os equipamentos envolvidos no enlace estejam configurados para horizontal e as antenas sejam compatíveis com polarização horizontal, deveria funcionar com a mesma potência de antes.

    No Mikrotik basta mudar a polarização da antena que o software se adequa sozinho. Em outros rádios como o NanoStation tem que ajustar a polarização no software do equipamento.

    Me corrijam se eu estiver errado: Se houver antena omni no enlace não dá certo, porque a omni só funciona com polarização vertical.

    O rádio Bullet e o rádio NanoStation-LOCO da Ubiquiti só permitem polarização vertical.

    Pesquise para ver se a sua antena Hyperlink disco opera com polarização horizontal, ou apenas vertical. Talvez seja essa a fonte do seu problema.

    Abraço,

    Zé Alves
    Última edição por granlabor; 09-07-2010 às 11:34.

  5. #5

    Padrão Re: Potencia alta enlace 5,8 na horizontal?????

    Bom dia a todos...
    Cheguei a conclusão do ocorrido!! Quando fiz a troca de polaridade também troquei os cartões, usava 8602 substitui para xr5, e com este novos cartões a potencia precisou ser elevada. Não sei bem o motivo pq os xr5 precisao de mais potencia, talvez uma sensibilidade maior..

  6. #6

    Padrão Re: Potencia alta enlace 5,8 na horizontal?????

    vc olhou se a antena esta na horizontal, lnb dela, veja os cartoes se ta antena a ou antena b, pq 2km era pra o sinal ta otimo, ve a intesidade do sinal. esse cartao xr5 é bom viss pra ptp.