+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão netbeans para IDE

    Galera estou querendo aprender C++ e gostaria de saber se o netbeans serve como IDE e se seria uma boa escolha?

    Falow

  2. #2

    Padrão Re: netbeans para IDE

    Eu andei dando uma pesquisada e encontrei muitas divergencias mas não encontrei motivos para o netbeans ser uma boa ou mau IDE, sei que ele pode ser e pode usar o compilador MinGW, alguem pode me dar mais alguma opinião.
    Favor coloquem seus pontos de vista que sera muito importante não só para mim como para outros que estiverem interessados nestas escolhas.

  3. #3

    Padrão Re: netbeans para IDE

    Eu gostei de usar o NetBeans, apesar de ser um pouco pesado.
    Funciona muito bem com o MinGW e tem um ótimo depurador.
    Também destaca o código (possivelmente) errado.

    Um problema é que a saída do compilador fica bem confusa; mas com o tempo se adquire experiência de entender os erros.

  4. #4
    Avatar de JuniorLinux
    Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    São José do Vale do Rio Preto
    Posts
    26

    Padrão Re: netbeans para IDE

    Oi Diegofsousarn,

    como IDE tanto para C quanto para C++ eu recomendo o Code::blocks.

  5. #5

    Padrão Re: netbeans para IDE

    Citação Postado originalmente por JuniorLinux Ver Post
    Oi Diegofsousarn,

    como IDE tanto para C quanto para C++ eu recomendo o Code::blocks.
    Opa Junior, quais são as vantagens de se usar essa IDE?

  6. #6
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: netbeans para IDE

    Eu uso o Netbeans para C++ desde, bem, sempre.
    Ele é muito bom, não tem todos os plugins do Eclipse, mas é estável!
    Além de suportar desenvolvimento remoto, assim nada de perder tempo instalando Cygwin no pc pra programar pra Linux, tu programa no teu pc e já pega os include e compila no Linux.

    Já testei o Code::Blocks 2 vezes, a mais recente, eu não vi nenhuma mudança, sei lá... Acho que estou acostumado demais em programar remotamente, e a falta disso é muito ruim.

    Mas recomendo testar pelo menos Netbeans, Code::Blocks e Eclipse.
    Assim já dá pra decidir qual acha melhor.
    Última edição por osmano807; 29-07-2010 às 09:22.

  7. #7

    Padrão Re: netbeans para IDE

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Eu uso o Netbeans para C++ desde, bem, sempre.
    Ele é muito bom, não tem todos os plugins do Eclipse, mas é estável!
    Além de suportar desenvolvimento remoto, assim nada de perder tempo instalando Cygwin no pc pra programar pra Linux, tu programa no teu pc e já pega os include e compila no Linux.

    Já testei o Code::Blocks 2 vezes, a mais recente, eu não vi nenhuma mudança, sei lá... Acho que estou acostumado demais em programar remotamente, e a falta disso é muito ruim.

    Mas recomendo testar pelo menos Netbeans, Code::Blocks e Eclipse.
    Assim já dá pra decidir qual acha melhor.
    Muito bom, eu estou dando os primeiros passos desta jornada já instalai o NetBeans e MinGW com isso eu já consegui fazer o meu primeiro Hello World.
    Gostaria de saber se estou indo no caminho certo ou se eu preciso de mais algo, pois tem muita coisa que eu ainda não entendo como por exemplo o que é desenvolvimento remoto como eu chego a esse nivel?

  8. #8
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: netbeans para IDE

    Citação Postado originalmente por diegofsousarn Ver Post
    Muito bom, eu estou dando os primeiros passos desta jornada já instalai o NetBeans e MinGW com isso eu já consegui fazer o meu primeiro Hello World.
    Gostaria de saber se estou indo no caminho certo ou se eu preciso de mais algo, pois tem muita coisa que eu ainda não entendo como por exemplo o que é desenvolvimento remoto como eu chego a esse nivel?
    É, se começa assim mesmo. Tem é que definir que plataforma vai focar, ou vai focar em portabilidade.

    Bem, desenvolvimento remoto: C/C++ Remote Development Tutorial
    Eu gosto de jogar, mas programo para Linux. Tenho um servidor Linux em casa. Não quero botar Linux no meu notebook só para programar, nem um dual boot pra quando eu querer jogar. Assim eu descobri o desenvolvimento remoto do Netbeans.
    Quando for configurar, coloque desenvolvimento remoto, IP, usuário e senha do servidor. Ele vai já pegar os caminhos padrões do compilador e arrumar tudo direitinho (completar código, etc). Quando for compilar, ele vai compilar no servidor, e não no seu pc. E tudo isso com o código no seu pc, ele copia só na hora de compilar.
    Não sei se expliquei certo, mas é isso. No link tem mais detalhes.

    Isso é nativo do Netbeans e funciona direito. No Eclipse tentei com uns plugins, mas não funciona legal, o código fica no servidor, auto completar não funciona, é ruim.
    Code::Block nem dá pra pensar nisso eu acho... Única vantagem dele é que não é feito em Java.
    Última edição por osmano807; 29-07-2010 às 18:26.

  9. #9

    Padrão Re: netbeans para IDE

    Não sabia que tinha isso de desenvolvimento remoto.
    Vou testar. xD

    Bom, diegofsousarn, pra começar a programar em C/C++ recomendo que você estude vários tutoriais de internet --- sempre digitando o código (nada de Copiar+Colar).
    Você vai perceber que a partir do momento que não aparecerem mais novidades e você tiver dominado o conteúdo (que as apostilas normalmente abrangem) vai ficando maçante e cansativo de estudar.
    Ai você precisa utilizar um material mais profissional.

    Para isso recomendo estudar o livro "C Completo e Total" do Herbert Schildt (para C).
    Para C++ recomendo "C++ the Complete Reference" também do Schildt (não sei se tem tradução para português) e "A Liguagem de Programação C++" do Bjarne Stroustrup (criador do C++).

    Recomendo deixar o livro do Stroustrup por último. É o muito denso; para compreendê-lo é necessário um conhecimento abrangente da liguagem.

    Essa são minhas referências mais importantes de C/C++.
    Alguém mais tem alguma?

  10. #10

    Padrão Re: netbeans para IDE

    Citação Postado originalmente por equantum Ver Post
    Não sabia que tinha isso de desenvolvimento remoto.
    Vou testar. xD

    Bom, diegofsousarn, pra começar a programar em C/C++ recomendo que você estude vários tutoriais de internet --- sempre digitando o código (nada de Copiar+Colar).
    Você vai perceber que a partir do momento que não aparecerem mais novidades e você tiver dominado o conteúdo (que as apostilas normalmente abrangem) vai ficando maçante e cansativo de estudar.
    Ai você precisa utilizar um material mais profissional.

    Para isso recomendo estudar o livro "C Completo e Total" do Herbert Schildt (para C).
    Para C++ recomendo "C++ the Complete Reference" também do Schildt (não sei se tem tradução para português) e "A Liguagem de Programação C++" do Bjarne Stroustrup (criador do C++).

    Recomendo deixar o livro do Stroustrup por último. É o muito denso; para compreendê-lo é necessário um conhecimento abrangente da liguagem.

    Essa são minhas referências mais importantes de C/C++.
    Alguém mais tem alguma?
    Lagal, eu estou muito impolgado com tudo que estou vendo mas acho que estou ainda muito lento muito impancado alguem sabe onde eu posso conseguir umas video aulas para me dar um empurraozinho