Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por Arcanjo_tc Ver Post
    Os MK's devem ser para medir a velocidade pelo Bandwidth ja que o Speed test das Rockets ainda não são muito confiáveis.
    Nem os do MK também são muito confiaveis.....utilize o Iperf

  2. #22
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu não tenho experiencia com airmax mas já li que se desativar o airmax, em alguns casos melhora.
    Teoricamente não deveria melhorar.
    Quem sabe voce desativa só para ver como fica.
    Mas daí vem a dúvida. Porque desativar se o airmax é o grande diferencial trabalhando em TDMA?
    Com certeza não melhora !
    Sem ele a barra de sinal fica mais alta, mas não o quanto ao tráfego real.
    Com o AirMax ativado ele lhe dará uma posição exata do que o protocólogo pode passar !
    Com nivel de sinal, e qualidade do link !

  3. #23

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Nesse ultimo FW foi corrigido alguma coisa que fez o link melhorar com o Airmax ativado. Nas versoes anteriores não ficava bom em alguns casos. Aqui mesmo tinha um ptp que tava sem Airmax dae com a nova FW melhorou com Airmax ativado.

  4. #24

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Pessoal eu gostaria de saber como vcs estao fazendo a configuração dos seus equipamentos pois estou tentando passar um hotspot pelo enlace com duas nano m5 e to tendo problemas ... lah do outro lado quando eu ativo o hotspot nem abre a tela de login e nem navega ... jah coloquei os macs das nano no ipbindings e nada ... eu estou usando AP WDS e cliente WDS nas nanos ... e nao funciona de jeito nenhum ! Quando eu desabilito o hotspot fica uma belezura que soh !

  5. #25
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Desculpe mas não entendi seu problema ! se precisar de maiores esclarecimentos me chame por MSN depois postamos aqui !

  6. #26

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Pessoal eu gostaria de saber como vcs estao fazendo a configuração dos seus equipamentos pois estou tentando passar um hotspot pelo enlace com duas nano m5 e to tendo problemas ... lah do outro lado quando eu ativo o hotspot nem abre a tela de login e nem navega ... jah coloquei os macs das nano no ipbindings e nada ... eu estou usando AP WDS e cliente WDS nas nanos ... e nao funciona de jeito nenhum ! Quando eu desabilito o hotspot fica uma belezura que soh !
    Você está usando criptografia? Se tiver, desligue a criptografia e verifique se o link repassa o MAC do equipamento cliente ao invés do MAC do nano.

    Abraço,

    ZéAlves

  7. #27

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    preciso de sua ajuda se puder me add no msn agradeço.. [email protected]...

  8. #28

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Você está usando criptografia? Se tiver, desligue a criptografia e verifique se o link repassa o MAC do equipamento cliente ao invés do MAC do nano.

    Abraço,


    ZéAlves

    Eu uso criptografia wpa2 nos nano m5 e passa o hotspot normal.
    os nano tão configurado na mesma faixa de ip e mesmo desativando no ipbindgs passa normal tambem.

  9. #29

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Voltando a questao do enabled airmax!
    tenho varios ptp aqui e varios multi ponto, com airmax desativado os pings tem ficado melhores e a banda passa mais.

    Isso com Bullet M5
    Isso com Rocket M5
    Isso com Nano / Nano bridge

    tenho print-screen aqui no pc e posso até anexar.

    Sou fã em 100% da Ubiquiti, defendo os radios que são muito bons, mas o airmax não tá legau

  10. #30

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Eu uso criptografia wpa2 nos nano m5 e passa o hotspot normal.
    os nano tão configurado na mesma faixa de ip e mesmo desativando no ipbindgs passa normal tambem.
    no seu ptp como está?
    Ap WDS + Station WDS? se não tiver deixe dessa forma

    no Server do hotspot tem a opcao Address per MAC, desative ou coloque 100 e poste os resultados

  11. #31

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Olá.
    Estou implementando um link de 23Km, já troquei uma ieia com o Leandro Lopes sobre a questão de equipamentos em 900Mhz. Por outro lado, estou dando preferencia ao 5.8Ghz, pois já possuo duas plutons de 30dbi parábola fechada. Testarei o enlace com 2 nanos, se der certo trocarei por routers+xr5.
    O que gostaria de saber é como estava o relevo e as respectivas obstruções nos enlaces longos que vcs implementaram.
    Abraços

  12. #32

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Não afirmando sumariamente, mas parece ter algo errado, se bem que cada caso é um caso.

    Aqui com 56,5 km, consegui 45/45mb
    95 unidirecional

    abraços

  13. #33
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por trapiche Ver Post
    Olá.
    Estou implementando um link de 23Km, já troquei uma ieia com o Leandro Lopes sobre a questão de equipamentos em 900Mhz. Por outro lado, estou dando preferencia ao 5.8Ghz, pois já possuo duas plutons de 30dbi parábola fechada. Testarei o enlace com 2 nanos, se der certo trocarei por routers+xr5.
    O que gostaria de saber é como estava o relevo e as respectivas obstruções nos enlaces longos que vcs implementaram.
    Abraços
    Bom, ja tive experiencia tanto com relevo problematico quanto com visada full, e te digo que o tdma pra isso faz toda a diferença.radios como o rocket m5 conseguem feitos incriveis , mas sempre lembrando que pra fechar um enlace desses vc precisa estudar muito bem o trajeto do link. tudo deve ser considerado na hora do calculo.

  14. #34

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    ok, leandro estou aguardando seu contato, veja ai seu email.



    atenciosamente.

    junior

  15. #35

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Tenho enlace de 70,3 Km com Rockets M5 e duas Dish 34 e fechou com -70 ja que uma das torres e um tanto baixo. Com AirMax ligado ping de 15 a 45 ms com AirMax desligado ping de 1 a 5 ms.
    Entramos em contato com a Ubiquiti e descobrimos que o airmax muitas vezes tem amesma utilidade da Porta USB dos Rockets M5 (nenhuma ou as vezes piora).

    Tentamos mais de duas horas fazer os ajustes de ACK, fragmentação, desativar ACK e nada de bom. Como jogo linhas telefonicas nas fazendas mais de 20 ms e inaceitavel ja que começa os problemas.
    Fechei no mesmo ponto um link de monitoramento de controle mas com XR5 e RB 433 AH e com OIW 32,5 Dbi e o resultado foi 0,8 ms de ping e ate 4 ms durante a utilização do link. Vale lembrar que na fazenda temos cerca de 20 casas acessado a net e varios ramais instalados e cameras.

    Que a UBNT realmente e uma boa opção isso é verdade, mas somente para coisas simples e basica. Se a empresa ou pessoa precisar puxar um link de internet de 100 Mbps full de uns 100 Km de distancia (ou ate mesmo 50 Km - mencionei distancia pq ja fizemos testes nessa distancia com UBNT e funcionou) não e a melhor escolha mesmo colocando uma repetidora. Em um caso assim recomendo um RadWin (RADWIN - Backhaul and Wireless Broadband Solutions) ou um RAD (RAD Data Communications - Network Access & Telecommunications Solutions) ou ainda um Airaya (300 Mbps Outdoor Wireless Ethernet Bridges, Wireless Video Links, Wireless Cameras,and from AIRAYA - 4.4GHz, 4.9GHz, 5.2GHz, 5.3GHz, 5.4GHz, 5.7GHz and 5.8GHz multipoint and backhaul versions at speeds up to 300 Mbps 108 Mbps.) - esse é bruto - e depois pode usar UBNT ou ate mesmo outros fabricantes para fazer a distribuição.

    Que o AirMax é uma boa tecnologia isso e um fato (falta alguma coisa mas e um fato) porem que é totalmente funcional e facilita a vida ou mesmo resolve problemas? Isso é uma inverdade. Ninguem quer ficar ficar mais de 3 horas configurando equipamentos, queremos que seguindo o que esta escrito no manual consigamos fazer todas as configurações necessarias e funcione perfeitamente.

    Configuramos um Par de RadWin em menos de 2 horas que passou 80 Mbps Full a 56 Km de distancia com pinga de 1 a 4 ms. Levamos mais de 4 horas um par de Rockets M5 com Armax ligado e não conseguimos resultados nem parecidos com isso (mais de 25 ms estatico). A solução foi desligar o airmax o que melhorou o ping (cerca de 8 ms). Falta amadurecer ainda a tecnologia Airmax, torná-la usavel de forma rapida e simples.

    Por aqui tambem tem muito "experts", mas acredito que por ai tambem tenha. Não tenho muita experiencia no assunto (apenas 22 anos) mas acredito foi "discutido" tanto a respeito dos "experts" que foi deixado pra traz (isso ja a algum tempo) o principal objetivo do forum (se os administradores me permitem dizer isso) que é a ajuda mútua e não a alto divugação. Não achei nenhuma explicação sobre como configurar o AirMax, mas encontrei apenas uma forma de conseguir clientes utilizando o forum.

    Tecnicas de manipulação são bem interessantes, mas vamos la gente, vamos realmente nos ajudar e ajudar o forum que esta tão pobre de conhecimento.

  16. #36

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    bom dia a todos, eu sou novo aqui mas vamos ao assunto eu comprei 2 rocket m900 para ver se consigo enviar um link de 4mb para onde estou morando, só que fica ha 19km e tem alguns morros no caminho como faço para saber se esse equipamento funciona e tambem junto veio antenas 20dbi daquelas direcionais de celular, tem como voces me darem uma ajuda, pois atualmente envio esse link por 4 microticks para chegar aqui to perdendo muito. e esse m900 perdido aqui

  17. #37

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Já que eles estão aí, porque você não faz o teste? Não tem nada a perder.

  18. #38
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por willbati Ver Post
    bom dia a todos, eu sou novo aqui mas vamos ao assunto eu comprei 2 rocket m900 para ver se consigo enviar um link de 4mb para onde estou morando, só que fica ha 19km e tem alguns morros no caminho como faço para saber se esse equipamento funciona e tambem junto veio antenas 20dbi daquelas direcionais de celular, tem como voces me darem uma ajuda, pois atualmente envio esse link por 4 microticks para chegar aqui to perdendo muito. e esse m900 perdido aqui
    Amigo, coloca aqui os pontos GPS de cada local que desejas interligar via wifi. ou , se não souberes os pontos, coloca os endereços que acho os pontos pra voce. tendo essas informações consigo gerar uma previsão de link pra voce. lembrando que essa previsão de link é apenas do terreno , excluindo prédios, arvores e casa que venham a ter dentro dos 19km que desejas interligar.
    Abraço.

  19. #39

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por vpnvyrtual Ver Post
    Tenho enlace de 70,3 Km com Rockets M5 e duas Dish 34 e fechou com -70 ja que uma das torres e um tanto baixo. Com AirMax ligado ping de 15 a 45 ms com AirMax desligado ping de 1 a 5 ms.
    Entramos em contato com a Ubiquiti e descobrimos que o airmax muitas vezes tem amesma utilidade da Porta USB dos Rockets M5 (nenhuma ou as vezes piora).

    Tentamos mais de duas horas fazer os ajustes de ACK, fragmentação, desativar ACK e nada de bom. Como jogo linhas telefonicas nas fazendas mais de 20 ms e inaceitavel ja que começa os problemas.
    Fechei no mesmo ponto um link de monitoramento de controle mas com XR5 e RB 433 AH e com OIW 32,5 Dbi e o resultado foi 0,8 ms de ping e ate 4 ms durante a utilização do link. Vale lembrar que na fazenda temos cerca de 20 casas acessado a net e varios ramais instalados e cameras.

    Que a UBNT realmente e uma boa opção isso é verdade, mas somente para coisas simples e basica. Se a empresa ou pessoa precisar puxar um link de internet de 100 Mbps full de uns 100 Km de distancia (ou ate mesmo 50 Km - mencionei distancia pq ja fizemos testes nessa distancia com UBNT e funcionou) não e a melhor escolha mesmo colocando uma repetidora. Em um caso assim recomendo um RadWin (RADWIN - Backhaul and Wireless Broadband Solutions) ou um RAD (RAD Data Communications - Network Access & Telecommunications Solutions) ou ainda um Airaya (300 Mbps Outdoor Wireless Ethernet Bridges, Wireless Video Links, Wireless Cameras,and from AIRAYA - 4.4GHz, 4.9GHz, 5.2GHz, 5.3GHz, 5.4GHz, 5.7GHz and 5.8GHz multipoint and backhaul versions at speeds up to 300 Mbps 108 Mbps.) - esse é bruto - e depois pode usar UBNT ou ate mesmo outros fabricantes para fazer a distribuição.

    Que o AirMax é uma boa tecnologia isso e um fato (falta alguma coisa mas e um fato) porem que é totalmente funcional e facilita a vida ou mesmo resolve problemas? Isso é uma inverdade. Ninguem quer ficar ficar mais de 3 horas configurando equipamentos, queremos que seguindo o que esta escrito no manual consigamos fazer todas as configurações necessarias e funcione perfeitamente.

    Configuramos um Par de RadWin em menos de 2 horas que passou 80 Mbps Full a 56 Km de distancia com pinga de 1 a 4 ms. Levamos mais de 4 horas um par de Rockets M5 com Armax ligado e não conseguimos resultados nem parecidos com isso (mais de 25 ms estatico). A solução foi desligar o airmax o que melhorou o ping (cerca de 8 ms). Falta amadurecer ainda a tecnologia Airmax, torná-la usavel de forma rapida e simples.

    Por aqui tambem tem muito "experts", mas acredito que por ai tambem tenha. Não tenho muita experiencia no assunto (apenas 22 anos) mas acredito foi "discutido" tanto a respeito dos "experts" que foi deixado pra traz (isso ja a algum tempo) o principal objetivo do forum (se os administradores me permitem dizer isso) que é a ajuda mútua e não a alto divugação. Não achei nenhuma explicação sobre como configurar o AirMax, mas encontrei apenas uma forma de conseguir clientes utilizando o forum.

    Tecnicas de manipulação são bem interessantes, mas vamos la gente, vamos realmente nos ajudar e ajudar o forum que esta tão pobre de conhecimento.
    eu sempre falei aqui no forum que airmax ativo piora o enlace. ouvi bastante coisa com isso ai,
    na verdade até hj nunca consegui nada bom trabalhando com N em ponto-a-ponto, sempre tem algum impecilio, principalmente nos rockets a questão de pps.
    Já em Multiponto para cliente final fica bom os rockets.
    estou quase voltando a fazer ptps com xr5 ou ub5 em RouterOS 3.30

  20. #40

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Ae povo. Seguinte.

    Ja que se tanto fala de Airmax e ponto de rede e tals resolvi configurar uma setorial com Rocket M5 em uma setorial UBNT Basestation 5 Ghz e uma nano M5 Loco com AirMax ativado e consegui resolver o problema do ping (na realidade o problema estava no Firmawave que foi corrigido na 5.3.5 e que as versões anteriores nem estão disponiveis) e resolvi postar as SS aqui, pois, acredito que seja mais util do que ficar escrevendo coisas que não ajudam em nada, criticando ou elogiando meras palavras. Vamos a pratica mesmo.

    Lembrando que com a M5 loco consegui 230 Mbps a 4,7 Km de distancia. Não testei mais longe porque realmente faltou tempo. Testei na na cidade.
    Vejam que a ,udança de canais automaticos fez a diferença. Testei colocando outra nano na frequencia em que estava a basestation e realmente funciona (o que não acontecia eficientemente no AirOs 5.3.3).

    Fiz um teste de copia de arquivos a 30 metros da BaseStation e a 4,7 Km e a copia não alterou em nada, ficou nos cerca de 10 MBps limitado pela porta de rede da Nano e Rocket.

    ATENÇÃO, ISSO É PRA LA DE IMPORTANTE: As nano não são as melhores opções para conectar nas BaseStations (Nem M5 loco nem M5 normal). Testei muuuuuuuuuuuuuuito melhor com AirGrid, NanoBridge (fantastico desempenho) Bullet M5 (esse consegue sincronizar ate uns 25 Km facil, depende da antena. Pode-se conectar uma antena de 30 DBi e chegar perto dos 50 Km). Uma vantagem do Bullet é que se tiver algumas arvores na frente ele passa facil (coloquei no meio de uma mata de cerca de 400 mts e ele deu 94% de intensidade do sinal a -35 DBm a 6 Km).


    Uma questão importante a fonte de alimentação.

    Quanto ao amigo que esta usando 900 MHz para não visada recomendo o teste de campo, veja se ha lagos, paredes de vidro. Mas nessa distancia com o Rocket deve fechar 100%. Cuidado com a frequencia de 900 MHz, aqui estamos enfrentando problemas com as operados de telefonia celular. Em algumas areas a ANATEL determinou limites.


    Qualquer coisa e so avisar.



    Arquivos individuais


    Copia em rede de mais de 10 gigas de dados.png
    55.1 KB
    MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service
    ip local do notebook.png
    50.0 KB
    MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service
    Nano1.png
    225.0 KB
    MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service
    Nano2.png
    209.6 KB
    MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service
    Nano3.png
    189.8 KB
    MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service
    ping para meu gateway Internet em uso por 121 estações.png
    65.5 KB
    MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service
    Setorial1.png
    223.9 KB
    MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service
    Setorial2.png
    208.3 KB
    MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service
    Setorial3.png
    223.5 KB
    MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service
    Setorial4.png
    188.5 KB
    MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service


    Arquivo Unico

    SSRadios.rar
    1.5 MB
    www.megaupload.com/?d=MV50H5O6