+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Se usar um exaustor heólico será que vira? Vejo em cima dos telhados aqui no TO e sempre estão girando.http://www.dicaspraticas.com.br/imag...r-Eolico-1.jpg

  2. #62

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    A rotação dele é baixa devido ao posicionamento das pás, pois o objetivo é fazer o "ar fresco" pra dentro do imóvel.

  3. #63

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Ah! entendi. Este eixo da hélice deve ser o mesmo eixo do gerador, pelo que eu entendo. Se colocar um sistema de transmissão vai dar perda de rendimento. Talvês então um sistema de multiplicação de rotação.
    Zanatta, como é que tu fez isso? Acoplou direto ou usou um sistema de multiplicação de rotação?
    multiplicacao de rotacao!

    fiz uma bandeja e em cima coloquei um tal de "lagarto" usado em circulares, com as hélices acopladas e + uma polia grande.
    e do lado o dínamo com a polia original e uma correia.

    essa polia +- aumenta uma 2.5 ~ 3 vezes a velocidade, e olha que o cata-vento gira de assoviar.

  4. #64

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por Arcanjo_tc Ver Post
    A rotação dele é baixa devido ao posicionamento das pás, pois o objetivo é fazer o "ar fresco" pra dentro do imóvel.
    Errado. A função dele é exaustor. Exaustores Eólicos - Exaustores para Circulação de Ar O ar quente que fica nos galpões, tende a subir e este equipamento faz a exaustão forçada. Lá no começo do tópico coloquei um link onde estava fazendo experiência com este equipamento. Ele tem baixa velocidade mais tem torque. Só não sou muito prático em fazer engenhocas, mais acredito que usando polias, possamos obter velocidade e torque.

  5. #65

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Errado. A função dele é exaustor. Exaustores Eólicos - Exaustores para Circulação de Ar O ar quente que fica nos galpões, tende a subir e este equipamento faz a exaustão forçada. Lá no começo do tópico coloquei um link onde estava fazendo experiência com este equipamento. Ele tem baixa velocidade mais tem torque. Só não sou muito prático em fazer engenhocas, mais acredito que usando polias, possamos obter velocidade e torque.
    Pode não estar falando no site mas pela lógica, onde o vento incide diretamente, o ar entra para o galpão através das aberturas (onde faz o conjunto girar pelo arrasto) e no lado oposto funciona como um venturi que cria uma sucção então na realidade ele faz as duas funções.

  6. #66

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por Arcanjo_tc Ver Post
    Pode não estar falando no site mas pela lógica, onde o vento incide diretamente, o ar entra para o galpão através das aberturas (onde faz o conjunto girar pelo arrasto) e no lado oposto funciona como um venturi que cria uma sucção então na realidade ele faz as duas funções.
    Aqui no galpão tem 5 exaustores eólicos. No parte de baixo deles tem um hélice com pás invertidas que fazem a exaustão. Como está aqui no NE em Recife no litoral (B.Viagem) a rotação deles é bem considerável. Chega a aspirar uma folha de papel ofício se colocar perto deles......

  7. #67

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Aqui no galpão tem 5 exaustores eólicos. No parte de baixo deles tem um hélice com pás invertidas que fazem a exaustão. Como está aqui no NE em Recife no litoral (B.Viagem) a rotação deles é bem considerável. Chega a aspirar uma folha de papel ofício se colocar perto deles......
    Correto. Os que tem aqui na cidade não tem hélice por baixo, é só aquele domo mesmo. Nesse caso já compensa fazer um teste aproveitando o eixo que fixa a hélice inferior.

  8. #68

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por Arcanjo_tc Ver Post
    Correto. Os que tem aqui na cidade não tem hélice por baixo, é só aquele domo mesmo. Nesse caso já compensa fazer um teste aproveitando o eixo que fixa a hélice inferior.
    Além de girar rápido o torque é fantástico. A inércia do equipamento é grande. Mesmo em horas que não sentimos o vento forte no rosto quando estamos perto do equipamento ele gira que chega a dar trabalho para parar. Verifiquei com o fornecedor local ele me informou que os exaustores que ele vende aqui na região são mais reforçados (pesados) em virtude da quantidade de ventos disponíves. Também é fabricando modelos que são mais leves... Conversando com ele, para saber se era possível colocar no eixo uma polia para fazer uma transmissão com correias, ele disse que podia perfeitamente. Só aconselhou deixar a estrutura do hélice (com as pás em bandeira) para que continuasse a girar com vigor, dado ao peso do conjunto.

  9. #69

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    O que acontece eh que esse trequinho não gira apenas por causa do vento.

    Ele gira por causa do ar ascendente (quente) saindo do galpão.

    A função dele então é dupla.

    No nosso caso nós vamos ter apenas o vento natural sem a corrente de convecção do ambiente quente.

    ISSO é um problema.
    Meu conterraneo, é possivel que ao ar ascendente gire o treco também. Mais aqui, até as 21:00hs a rotação é pelo vento externo. Sabe aqui perto da Bremen/Caoa em B.Viagem ? onde tem vários galpões ? Pelo peso dele acho que o hélice tem mais a função de gerar a exaustão do que servir de elemento passivo para as correntes ascendentes possam gira-lo. Mais como o fornecedor falou. Ele veio aqui, viu o "ambiente" e fabricou estes. Em uma ligada que dei para ela pela manhã, eles falaram que dependendo do local, projetam pás, diâmetro, material etc. Como a minha idéia prática e colocar um exaustor destes lá em Gravatá-PE, aliás diga-se de passagem, cidade aqui no agreste de PE onde já existe uma usina eólica em funcionamento, e lá vou tentar colocar em cima de uma estrutura que tenho, (tipo caixa d´água de 250l) onde dentro ficariam os dínamos, circuito regulador, baterias etc.. Vou insistir neste exaustor já prontinho. Não é caro, só tenho que ver como acopla-lo a um dínamo eficiente, e ver se a carga no dínamo não irá freiar o exaustor. Senão vai ter que ter conjunto de polias mesmo.

  10. #70

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    O que acontece eh que esse trequinho não gira apenas por causa do vento.

    Ele gira por causa do ar ascendente (quente) saindo do galpão.

    A função dele então é dupla.

    No nosso caso nós vamos ter apenas o vento natural sem a corrente de convecção do ambiente quente.

    ISSO é um problema.
    Eu entrei em contato com um português que fês um vertical.Acho que postei lá no início o vídeo dele. Ele colocou uma proteção na metade das hélices e deixou a outra aberta assim, o vento sempre pega de um sentido só. E mostrei este para ele. Ele acha que daria, desde que as pás fossem maiores. Mais superfície, mais giro. E proteger a metade é fundamental para não pegar resistencia do vento no giro.

  11. #71

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    vi um exaustor funcionando, me pareceu uma boa ideia.

    precisa de uma cremalheira na parte de dentro do trequinho que gira, o gerador DC se conecta nessa cremalheira com uma engrenagem. Com isso multiplica a rotação.
    Chegou hoje aquele motorzinho de passo que voce citou do mercado livre.
    C.C 32V. Mas é bem pequeno. Creio que se anexar vários para girar no mesmo eixo da hélice, por algum acoplamento vai girar bem. Só falta ver o que vai render, já que ele é pequeno.
    Se não der certo, mando vir a capa e o restante das peças dele e monto um motorzinho DC para prótese.

  12. #72

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Ixi, se ele é pequeno provavel que vá dar baixa potência. Mas veja, os dinamos de bicicleta sao menos eficientes e dão 12W, esse trequinho é mais eficiente logo...

    Com 12W você alimenta um rádio (UMZINHO ! UM !)
    Especificações: C.C 32V e 2A com rotação máxima de 32.ooo rotações.
    precisaria de uma engrenagem de alta eficiencia para girar tudo isso.
    Assim deveria dar 64W .
    uma engrenagem enorme no eixo da hélice poderia dar uma rotação assim. E como ele é leve....

  13. #73

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Como eu disse antes, se não der eu compro a carcaça dele. Ele é um componente de motor para dentista mesmo. Eu tenho um da mesma marca, completo, um motorzinho que fica suspenso e uso muito para desgaste. Já tem 20 anos de uso. O de C.A. tem um torque excelente. Se não der certo é só comprar a carcaça dele e o pedal de acionamento e alimentar com fonte CC. Isso é muito usado em equipos de odontologia para "atendimento de campanha", tipo hospital de campanha, onde energia elétrica é problemático.
    Mas posta aí o outro que voce citou que eu não me lembro mais qual era.

  14. #74

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Tu não comprou o que eu recomendei, os que eu recomendei são de passo.

    Esse ai é C.A., correto ?

    Deixe que eu vou fazer a experiência com o motor de passo e postar aqui os resultados (Assim que conseguir grana para comprar as peças).

    Ainda não descobri onde comprar o exautor de teto. Teve um cara aqui de Pernambuco que disse saber onde comprar...
    Vai aqui: Vent-Nobre O cara monopoliza os exaustores aqui na nossa área. Preço bom, funciona. No galpão tem 5 desses.... Estou adquirindo 1 para colocar na casa de campo em Gravatá e aproveitar tirar alguma Joule dele para aplicar em algo.

  15. #75

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Tu não comprou o que eu recomendei, os que eu recomendei são de passo.

    Esse ai é C.A., correto ?

    Deixe que eu vou fazer a experiência com o motor de passo e postar aqui os resultados (Assim que conseguir grana para comprar as peças).

    Ainda não descobri onde comprar o exautor de teto. Teve um cara aqui de Pernambuco que disse saber onde comprar...
    O que eu comprei é DC.

  16. #76
    Caio1
    Visitante

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Oi tudo bom meu nome é Caio Juan eu gostei do seu projeto e eu tenho uma parecido só não sei com fazer pra bota em pratica.
    Eu tenho ele tudo no papel e já até registrei e é bem legal queria pode fala com você melhor caso tenha algum entere-se meu e-mail é [email protected]
    Desculpa o incomodar mas é serio

  17. #77

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Uma pequna contribuição:

    NovaEnergia • Ver Fórum - Eólica

    Tudo (e mais um pouco) do assunto.

    PS.:
    O Josenir é O cara!

  18. #78

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Caros amigos eis aqui uma solução muito boa, vejam e comentem praticamente isenta de manutenção creio que a única manutenção que vai dar e com rolamentos mas de qualquer maneira vai demorar um bom tempo para ser preciso a troca do mesmo sem dizer que é ecologicamente correta!

    Motor Magnético Revolucionário - MUNDO MAGNETICO

    Um motor magnético girando a 2,500 RPM sem necessidade de outra forma de energia " ( USA APENAS MAGNETISMO ) ".

    O que acham ?

  19. #79

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Outra essa foi usada para a fabricação de uma moto magnética tem uns vídeos dela no you tube creio que o projeto não foi adiante devido a força das industrias petroleiras que provavelmente comprou o projeto e trancou a sete chaves.

    Motor Magnético Revolucionário - MUNDO MAGNETICO

  20. #80

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por dmsb0 Ver Post
    Outra essa foi usada para a fabricação de uma moto magnética tem uns vídeos dela no you tube creio que o projeto não foi adiante devido a força das industrias petroleiras que provavelmente comprou o projeto e trancou a sete chaves.

    Motor Magnético Revolucionário - MUNDO MAGNETICO
    O projeto não foi a diante devido ao fato de que para ele funcionar tem que violar a primeira ou a segunda lei da termodinâmica.

    Isso não é nada mais do que um "suposto" moto-continuo.

    Eu penso que se algo realmente viável existisse, nao seria a indústria do petróleo que iria impedir...