Postado originalmente por
kleberbrasil
-----Mensagem original-----
De: kleber brasil [mailto:
[email protected]]
Enviada em: sexta-feira, 20 de agosto de 2010 06:21
Para: CC - RFCEC
Assunto: Homologação de Equipamentos
Estou pretendendo importar um equipamento de telecom que ainda não esta homologado/certificado pela ANATEL, os distribuidores de Telecom não tem interesse em investir devido a demanda mínima, minhas dúvida são:
1 - Posso usar os testes do fabricante que foram reportados ao FCC e aproveita-los em um eventual processo de homologação/certificação de um equipamento de telecomunicações?
2 - É requisito obrigatório contratar um OCD e Laboratórios para homologação/certificação de um equipamento para uso próprio?
3 - A ANATEL possui alguma cartilha mostrando os procedimentos de homologação/certificação? Qual o procedimento menos burocrático para homologar/certificar um equipamento de telecom?
Grato
--
Kleber de Albuquerque Brasil
CEL: 63 8402-7676
Email:
[email protected]
Web:
BLZ NET - Soluções em Acesso à Internet
---------- Mensagem Respondida ----------
De: CC - RFCEC <
[email protected]>
Data: 24 de agosto de 2010 20:25
Assunto: RES: Homologação de Equipamentos
Para: kleber brasil <
[email protected]>
Prezado Kleber,
Respondendo as suas perguntas:
Para certificação de determinados tipos de aplicações do produto é possível o reconhecimento do certificado da FCC (exemplo: equipamentos de radioamador). Contudo, mesmo, para uso próprio da empresa, se o equipamento for utilizado na prestação de um serviço de telecomunicações o certificado da FCC não poderá ser utilizado e seria obrigatório a certificação junto à um Organismo de Certificação Designado (OCD).
Qualquer outra dúvida sobre o processo, solicitamos entrar em contato com um dos OCD (que estão capacitados para instruir sobre o procedimento de certificação) ou entrar em contato com nossa Gerência de Certificação por um dos telefones: (61) 2312-2318 ou (61) 2312-2254.
Atenciosamente,
RFCEC - Gerência de Certificação
Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações