+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão POPs 5.8Ghz - Que modo melhor usar? XR5 em AP Bridge? R52H ou RocketM Com Antena AirMax?

    Acho que como muitos, estou querendo implementar em minhas pops, rede 5.8ghz, pelo fato do troughput ser maior, e trabalhar com banda de 1mb para usuario final, pensando na Telebras, que entregara um link mais barato, para revender mais barato!!
    Pesquisei e cheguei a 2 ideias, que vou citar a baixo, porem nao sei qual aplicar.:

    1. Utilizar o conjunto ubiquit, rocketM com antena Airmax de 90 18dbi, e nos clientes Nano5M.
    Caso utilizar o rocketM - na Torre eu coloco ele no modo Point to Mult-Point.
    Nos Clientes: utilizo tbm ubiquit nanostation M, em modo bridge, se comunicando com a Torre, fazendo assim um conjunto de ubiquit!!
    A questa eh, qual sera o troughput q vou conseguir trafegar em cada rocketM na torre em modo ptmp numa media de 25 usuarios simultaneo em cada rocketM???
    Pensei nessa aplicacao pelo fato de trabalhar com 2 ondas simuntanea, mimo 2x2, horizontal e vertical. Porem eu gostaria de continuar trabalhando com rb mkt nas torres, pois ja estou acostumado e gosto do sistema.

    2. Utilizar entao rb433 com xr5, com antena setorial OIW-TECH 17dbi 90, uma rb para cada cartao, para um cartao ficar distante do outro, evitando interferencia, no caso debaixo da setorial, com 1m de cabo lmr400 e tbm pela questao da fonte, vai ser uma fonte por cartao, ouvi dizer que o cartao trabalha melhor!

    Resumindo - A minha duvida eh q, eu gosto de usar routerboard mkt nas torres, pois ja estou acostumado mecho desde 2006 +- e eu quero implementar pop 5.8ghz em modo AP na torre, porem soh vou utilizar radios nos usuarios, nao sei ainda qual, nao sei se mecho soh com ubiquit na linha mimo 2x2, ou se utilizo os Airlive da ovislink, tudo vai depende do orcamento final para usuario!!

    Pensei em utilziar mkt XR5 em nstreme na torre e no cliente, fechando um enlace da torre ao cliente em nstreme, porem nao sei se tem algum Nano q trabalha em nstreme cliente com o mikrotik na torre, pois utilizar router mkt para todos os usuarios sairia bem caro, e o nano em relacao a custo e beneficio, tem o preco bom.

    quero fazer um up nas torres, quero entregar uma net de qualidade para os usuarios, competindo diretamente com os DSL da vida, telefonica principalmente aqui na minha cidade.

    gostaria de saber algumas opnioes ou o que voces utilizam para 5.8ghz, pois quero sair do 2.4ghz por causa do troughput msm, 3mb por cartao eh muito pouco a net nao fica com qualidade, msm se utilizar radios em clientes!!!!

    Aguardo. obrigaodo.

  2. #2

    Padrão Re: POPs 5.8Ghz - Que modo melhor usar? XR5 em AP Bridge? R52H ou RocketM Com Antena AirMax?

    Olha, sua pergunta é muito específica. O ideal é você contratar uma consultoria.

    Quem se arriscar a dar opinião SEM CONHECER A FUNDO a estruturação da sua rede, não terá o comprometimento para te ajudar a alcançar seus objetivos. No processo de tentar fazer sem custos você vai disperdiçar dinheiro e quase sempre o erro fica mais caro que a solução.

    Respondendo sua pergunta:
    é possível usar ubiquiti para interligação wireless e continuar administrando a rede com Mikrotik. Por sinal, esta é a configuração ideal para pequenos e médios provedores.

    25 usuários simultâneos no Rocket é apenas 25% da capacidade total do equipamento.

    Sucesso,

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: POPs 5.8Ghz - Que modo melhor usar? XR5 em AP Bridge? R52H ou RocketM Com Antena AirMax?

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    gostaria de saber algumas opnioes ou o que voces utilizam para 5.8ghz, pois quero sair do 2.4ghz por causa do troughput msm, 3mb por cartao eh muito pouco a net nao fica com qualidade, msm se utilizar radios em clientes!!!!
    Algumas lendas urbanas tornam-se falsas verdades com a repetição...

    2.4 GHz bem alinhado, bem configurado e com equipamento de qualidade permite resultados tão bons quanto o 5.8 GHz.

    O que deu má fama ao 2.4 foi o monte de instalação gambiarra usando "APzinho caseiro" e antena vagabunda. Sem contar as instalações sem visada ou com visada parcialmente obstruída...

    Toda tecnologia é boa, desde que aplicada corretamente.

    Att,

    ZéAlves

  4. #4

    Padrão Re: POPs 5.8Ghz - Que modo melhor usar? XR5 em AP Bridge? R52H ou RocketM Com Antena AirMax?

    Eu tbm gosto da praticidade do MK e da qualidade de sinal e do acabamento dos UBNT. O que eu fiz foi utilizar o melhor de cada um em uma torre que estou testando, até pq os RocketM5 e as Basestation parece que não estão homologados ainda.

    Criei um Hotspot na Ether3 de uma RB600 e coloquei essa RocketM5 + Basestation 17dbi / 90º em bridge nessa interface. Os clientes 5.8 (utilizando nano loco M5 ou AirGrid), estão em bridge com minha Rocket, caindo então direto no MK para autenticação no Hotspot.

    Redirecionei as portas para poder acessar o Rocket e os equipamentos dos clientes pelo IP do MK, e até então, os teste estão 100%. Algum ajuste ali, outro aqui. Homologando, já dá pra vender tranquilo em cima do 5.8.

    Só esperamos pela rede da Telebrás agora, pois aqui tendo que pagar quase R$ 1,00 o kbps não tem como segurar a concorrência desleal com a Oi vendendo adsl de 1Mbps à 49,90 ao consumidor final.

    É a sorveteria usando o sorveteiro pra ganhar dos dois lados.

  5. #5

    Padrão Re: POPs 5.8Ghz - Que modo melhor usar? XR5 em AP Bridge? R52H ou RocketM Com Antena AirMax?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Algumas lendas urbanas tornam-se falsas verdades com a repetição...

    2.4 GHz bem alinhado, bem configurado e com equipamento de qualidade permite resultados tão bons quanto o 5.8 GHz.

    O que deu má fama ao 2.4 foi o monte de instalação gambiarra usando "APzinho caseiro" e antena vagabunda. Sem contar as instalações sem visada ou com visada parcialmente obstruída...

    Toda tecnologia é boa, desde que aplicada corretamente.

    Att,

    ZéAlves
    Olha, vc esta certo, porem nao eh bem instalacao mal feita e radios caseiros, aqui por exemplo nao tenho nenhum radio e antena gambiarra, porem 80% dos usurios sao placa PCI Ralink, e alguns swl2400 e tplink.
    o meu mal de 2.4ghz aqui na minha cidade, eh a poluicao, muitos pontos denrtre outras coisas.
    E quanto esta em pico, eu percebo que eh o cartao chegar nos 3MB de trafego, o ping sobe, baixo disso ele fica bom, eu uro r52h em modo B.
    Acredito q um rede 2.4ghz com todos usuarios com radio, seria bem melhor porem acho q o troughput do cartao nao passaria do seus 5mb no maximo com ping bom, ja 5.8ghz eh 15mb +- eh uma diferenca muuito boa!

  6. #6

    Padrão Re: POPs 5.8Ghz - Que modo melhor usar? XR5 em AP Bridge? R52H ou RocketM Com Antena AirMax?

    Citação Postado originalmente por RockBells Ver Post
    Eu tbm gosto da praticidade do MK e da qualidade de sinal e do acabamento dos UBNT. O que eu fiz foi utilizar o melhor de cada um em uma torre que estou testando, até pq os RocketM5 e as Basestation parece que não estão homologados ainda.

    Criei um Hotspot na Ether3 de uma RB600 e coloquei essa RocketM5 + Basestation 17dbi / 90º em bridge nessa interface. Os clientes 5.8 (utilizando nano loco M5 ou AirGrid), estão em bridge com minha Rocket, caindo então direto no MK para autenticação no Hotspot.

    Redirecionei as portas para poder acessar o Rocket e os equipamentos dos clientes pelo IP do MK, e até então, os teste estão 100%. Algum ajuste ali, outro aqui. Homologando, já dá pra vender tranquilo em cima do 5.8.

    Só esperamos pela rede da Telebrás agora, pois aqui tendo que pagar quase R$ 1,00 o kbps não tem como segurar a concorrência desleal com a Oi vendendo adsl de 1Mbps à 49,90 ao consumidor final.

    É a sorveteria usando o sorveteiro pra ganhar dos dois lados.
    Vc entao esta usando o rocketM com antena Airmax de 19dbi, a antena eh homologada sim, agora o rocketM ainda nao.
    Vc ta usando em 2x2? no cliente como ta o troughput, quantos usuarios simultaneo vc ja pegou? e como foi o trafego, o troughput?

    Eu nao uso mkt aqui pra controle de banda e nem hotspot, eu faco td isso no linux, o mkt eh apenas modo bridge, porem eu estou querendo fazer um controle no mkt, tipo mac, usuario, por isso queria utilizar o mkt em modo 5.8ghz.

    como eh sistema da ubnt rocketm, eh estilo o bullet ou msm o nano? vc cadastra o mac la? da pra ver os usuarios conectados simultaneo? ele falo o nivel do sinal??

    desculpe as perguntas, eh q vc utiliza e queria saber como eh.
    abracos

  7. #7

    Padrão Re: POPs 5.8Ghz - Que modo melhor usar? XR5 em AP Bridge? R52H ou RocketM Com Antena AirMax?

    Cara, eu nem li todo o seu último post.

    Eu não estava falando da sua rede em particular... Estava falando do que fizeram no passado e que deu má fama à frequencia de 2.4 GHz.

  8. #8

    Padrão Re: POPs 5.8Ghz - Que modo melhor usar? XR5 em AP Bridge? R52H ou RocketM Com Antena AirMax?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Cara, eu nem li todo o seu último post.

    Eu não estava falando da sua rede em particular... Estava falando do que fizeram no passado e que deu má fama à frequencia de 2.4 GHz.
    cara, nao sei se vc leu o post ate o fim ou nao, soh sei q vc disse que 2.4 eh tao bom quanto 5.8ghz, sendo que nao eh bem assim, pois o troughput do 2.4ghz eh menor em relacao ao 5.8ghz, vc ta certo das lendas, e das mas instalacoes e equipamento ruim, agora enquanto a ser tao bom ao 5.8ghz eu descordo.

    mais valeu por opniar, pois pelo visto ou ninguem usa 5.8ghz ou ninguem quer falar sobre o assunto!!
    hehehe

    abracos

  9. #9

    Padrão Re: POPs 5.8Ghz - Que modo melhor usar? XR5 em AP Bridge? R52H ou RocketM Com Antena AirMax?

    Dá uma olhadinha

    https://under-linux.org/f225/ap-mikr...tation-141371/

    Montei um pop com esse esquema , ficou muito bom to com 60 clientes com no maximo 2 mb cada .

    já encomendei 2 kits identicos para outras AP's

    O unico problema e que a antena está em fase de homologação .

  10. #10

    Padrão Re: POPs 5.8Ghz - Que modo melhor usar? XR5 em AP Bridge? R52H ou RocketM Com Antena AirMax?

    grande leonardo,, vc me mostrou o q eu queria!!
    tem como vc me passar o seu msn no meu email [email protected]
    esse email ai nao eh o meu msn, eh apenas um email q eu uso, me mande um email nele q ai eu te adiciono no meu msn,,,,, quero conversar com vc to com umas ideias parecida com a sua, e queria umas opnioes!! pode ser!?
    abracos....