+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Provedor ponto de acesso 802.11n

    Ola galera da pesada,

    Tenho um ponto de acesso para rede wireless com 40 usuários. Tecnologia b e g estou querendo ampliar minha rede para melhor tecnologia possível.

    Estou na dúvida para implantação, pretendo prover o máximo de cliente possível e com melhor qualidade/desempenho. Sei que o kit cliente tb é de supla importância, porém vamos deixar de lado esse detalhe.

    Prover para minha cidade toda, CEP: 14.140-000 (único). -21.346914,-47.724792, observe que ao lado (1 quarteirão) tem uma torre de CELULAR 60 metros.

    O ponto de altitude é o mais alto da cidade, pouca obstrução, ou seja, totalmente visada.

    Estou na ideia de:

    RB433ah
    3 cartões XR2 (tecnologia B e G) 600mW
    3 Antena Hyperlink Setorial 2.4 Ghz 20dBi 120º

    ou

    RB433ah
    3 cartões SR71-A 2.4Ghz (tecnologia N) 250mW
    3 Setorial BaseStation 120° 15dBi 2.4Ghz

    ou

    3 Rocket M 2.4Ghz
    3 Setorial BaseStation 120° 15dBi 2.4Ghz

    A nível de gerencia MIKROTIK, cartões são melhores.

    Peço a gentileza dos grandes crânios Under-Linux

    Desde já agradeço a todos (colaboradores e tb aos não colaboradores).


    Att,

    Pillon
    Última edição por marcelopillon; 12-09-2010 às 11:08.

  2. #2

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    olá amigo. se conseguir cobrir a cidade bem como disse eu iria de 5.8ghz logo ao inves de 2.4ghz.

    usaria os RoketM 5.8ghz ja que a difereca de preço entre os equipamentos 5.8 e 2.4 da tecnologia MIMO.
    as antenas as BaseStation seria uma boa opçao tb.

    o custo é maior mas vale apena. e pensando pra futuro onde precisaremos oferecer mais banda pra os clientes se quisermos concorrer com igualdade com as teles.

    vlw

  3. #3

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Então, Lacerda rocha,

    Será que esses cartões não fazem mesma coisa que o Rocket?
    Pois vejo mais vantagem em usar o mikrotik para monitorar nível de sinal cliente e outros recursos.
    Agora com esse Rocket sei q 'e totalmente profissional e pra outdoor, com alta potencia ainda 28dB e chumbo pra todo lado mesmo. independente do preço fica agora na duvida. seja la qual faixa forem 2.4 ou 5.8

    qto a banda também 'e interessante analisar para futuramente tanto o ROCKET qto SR71-A o troughput 'e alto (idens) agora o cartão SR71-A tem uma vantagem ele faz tanto 2.4 qto 5.8a única desvantagem seria a potencia q 'e de 250mW 24dB

    fica agora a duvida pra quem 'e amante do MIKROTIK .

  4. #4

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Citação Postado originalmente por marcelopillon Ver Post
    Ola galera da pesada,

    Tenho um ponto de acesso para rede wireless com 40 usuários. Tecnologia b e g estou querendo ampliar minha rede para melhor tecnologia possível.

    Estou na dúvida para implantação, pretendo prover o máximo de cliente possível e com melhor qualidade/desempenho. Sei que o kit cliente tb é de supla importância, porém vamos deixar de lado esse detalhe.

    Prover para minha cidade toda, CEP: 14.140-000 (único). -21.346914,-47.724792, observe que ao lado (1 quarteirão) tem uma torre de CELULAR 60 metros.

    O ponto de altitude é o mais alto da cidade, pouca obstrução, ou seja, totalmente visada.

    Estou na ideia de:

    RB433ah
    3 cartões XR2 (tecnologia B e G) 600mW
    3 Antena Hyperlink Setorial 2.4 Ghz 20dBi 120º

    ou

    RB433ah
    3 cartões SR71-A 2.4Ghz (tecnologia N) 250mW
    3 Setorial BaseStation 120° 15dBi 2.4Ghz

    ou

    3 Rocket M 2.4Ghz
    3 Setorial BaseStation 120° 15dBi 2.4Ghz

    A nível de gerencia MIKROTIK, cartões são melhores.

    Peço a gentileza dos grandes crânios Under-Linux

    Desde já agradeço a todos (colaboradores e tb aos não colaboradores).


    Att,

    Pillon
    Na segunda opção com o cartão SR71A, ele trabalha em N, então vai ter que ter 3 antenas por cartão, ou então encontrar uma antena que já seja compatível com N, coisa que não achei ainda no Brasil.
    Outra coisa que li algum tempo atrás no forum da Ubiquiti é que este cartão não seria compatível com as RB da mikrotik, mas só com uma RB da Ubiquiti mesmo.
    Mas apesar disso, já li relatos de uso com RBs da mikrotik. Mas é bom dar uma conferida se for mesmo usar.
    Mas a sugestão do Rocket creio que vá ser a melhor. Tudo mais compacto, instalação simples. E colocar um mikrotik embaixo só para o roteamento e gerenciamento da rede.
    Mas se pretende legalizar tudo, leve em conta que nenhuma das 3 soluções são homologadas.
    O Rocket há promessas para breve.

  5. #5

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Olá, você quer prover acesso para uma cidade toda usando apenas 1 POP com 3 Cartões?

    Se estou correto, de acordo com as coordenadas você está em Cravinhos não é uma grande cidade mas de repente terá 200 clientes conectados levando em consideração que terá clientes com mais de 4km.

    Acho que se você colocar 3 POPs utilizando RB com cartões 2.4 em B irá fazer um grande negócio.

  6. #6
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    acompanhando o tropico .........

  7. #7

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Provavel que seja aproximadamente 200 usuarios, qto ao pop´s qto mais melhor sei disso, agora qto aos equipamentos em banda B chego mais longe por ser 600mW no cartao + 20dB de antena, enquanto em N cai um pouco isso 250mW e 15dB de antena porem antena com dupla polarização, isso em termo, no cliente testei um cartao N conectado numa torre B e vi o qto a qualidade estabilisou em 99% porém nivel de sinal ficou baixo faixa de 65% isso com outras placas/cliente não consegui. por isso há esta duvida de B ou N ? pretendo montar uma inuca torre. para desativar os meus pop´s.

  8. #8

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Citação Postado originalmente por marcelopillon Ver Post
    Provavel que seja aproximadamente 200 usuarios, qto ao pop´s qto mais melhor sei disso, agora qto aos equipamentos em banda B chego mais longe por ser 600mW no cartao + 20dB de antena, enquanto em N cai um pouco isso 250mW e 15dB de antena porem antena com dupla polarização, isso em termo, no cliente testei um cartao N conectado numa torre B e vi o qto a qualidade estabilisou em 99% porém nivel de sinal ficou baixo faixa de 65% isso com outras placas/cliente não consegui. por isso há esta duvida de B ou N ? pretendo montar uma inuca torre. para desativar os meus pop´s.
    ah entao vc jah tem um provedor. achei que iria começar um.
    nesse caso eu aconselho o que uso aqui. se for legalizado ou esta pensando em se legalizar.

    colocaria assim pra 2.4ghz: uma torre com 2 RB 433ah 4 xr2 e 4 setoriais de 17dbi. O por que das duas RBs . as RB que suportam 4 cartoes nao cabem 4 xr2, cabem apenas 2 xr2 por questoes fisicas mesmo. entao usaria duas 433ah por que da pra por 2 xr2 em cada um RB. ai colocava 1 cartao no primeiro e outro no terceiro slot. com 4 xr2 da pra atender uns 200 clientes. nao simultanoes. da pra uns 120 conectados. e use na banda G pra aumentar sua banda.

    vlw
    Última edição por lacerdarocha; 13-09-2010 às 13:18.

  9. #9

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    O que eu te diria é o seguinte..
    Microcélulas em 5.8Ghz...
    4 paineis basestation + rocket 5..
    Clientes nanoloco m5 ou nano normal m5.. dependendo da distancia..

    Faça isso e seja feliz!

  10. #10

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    se for pra 2.4 estou pensando em Antena Hyperlink Setorial 120° 20dBi HG2420P-120 que são homologadas pela anatel, via NovaNetwork, qto as RBs bom também que trabalhem mais livres com processamento né ?, fonte ideal para RB 6A ? pois as tensões de alimentação dessas RB´s varião né ? agora sei que fica uma puta tecnologia de ponta, mas assim sera q é melhor do que a N aplicado em campo ? pois não tenho ideia em termos de qualidade tanto B qto N, somente usei omini hyperlink e vi o qto da resultado, por isso confio + na hyperlink do que nas BaseStation UBIQUITI, agora tb ja usei num PTO-PTO nanoStation M2 que é MIMO e tive bons resultados.

    o que será que é mais viável ? B ou N em campo.


    uma pergunta já que sitou em banda G, tem tido bons resultados ? em nivel de estabilidade/qualidade ?

    usando em G qual equipamento usa em clientes ?

    desde já valeuuuuuuu

  11. #11

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Cara o problema do modo "G" é a perda de sensibilidade..
    Da uma lida em no datasheed dos cartões..
    Modo B a 11mbs - -97
    Modo G a 54 - -83

    É muita diferença...

    Faz em 5.8hz e seja feliz!

  12. #12

    Post Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Compensaria a nível de cliente ? para trabalhar com 5.8 ? 350,00 o mínimo aplicado pelo cliente ? como ficaria ? será que vão aplicar isso do bolso ?

  13. #13

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Vi o reláto do nosso amigo Morpheus, acho que ele falou tudo que tinha em dúvida, agora amigos mais alguem testou 802.11n ???????


    https://under-linux.org/f105/duvida-...o-r52n-134346/


    03-01-2010 18:04 #4

    http://static1.under-linux.net/custo...tar41210_1.gif MorpheusX



    http://static1.under-linux.net/images/icons/icon1.gif
    Bem... Vamos la eu uso o cartao r52n a exatos 6 meses... Antes mesmo de ser vendido em algumas lojas no Brasil. Olha so o teste loco que eu fiz... Coloquei na torre 4 RB433 cada um com o cartao r52n, cada cartao com duas antenas sentorias de 17dbi... ou seja 8 antenas sentoriais... Todos configurados em B/G/N, era uma maravilha ia longe, massss... O cartao deixava umas brexas ridiculas de ACK... Qualquer frescura o ACK de um usuario que estava en torno de 56 subia para 800 sem ter um motivo... Entao pensei, vou usar a sequencia de canais bem separados: 1, 3, 6 e 10... Blz 2 dias funcionando legal, mas o ACK voltou a atacar altissimo, pedi para meus tecnicos ir na casa do clientes com ACK alto, a procura de algo que fize-se o ACK disparar assim, infelizmente, nao encontramos nada, configuramos radios de clientes em B depois em G, depois diminuimos o DBI para 50mw... E assim por diante... e mesmo o ACK em outro clientes gritava... Conclusao mudei meus radios na torre, gastei um grana feia trazendo o SENAO 3500, coloquei 4 na torre cada um com duas antenas sentoriais.... Conclusao, esta otimo ate hoje, minhas 4 RBs e meus cartoes estao aqui no chao, um deles eu uso no escritorio com duas antenas de 5dbi, aquelas antenas que vem no SENAO. Incrivel e que, na torre eles pegam ate uma certa distancia, mas no chao... eles pegam longe, isso com essa anteninhas, outra coisa, eu pego sinal de 70% com a RB dentro do meu escritorio e eu do outro lado da rua na praça sentado uns 200 metros.... Eu acho na minha opniao que eles deve ser usados para lugares fechados... mas lugares abertos eu nao aconselho... http://static1.under-linux.net/images/smilies/frown.png
    Mas a tecnologia N ainda e um draft nao muito bem desenhado... Mas muito bom... Faltou eu configurar ainda mais as RBs!!! quem sabe um dia eu coloque de volta na torre.... Mas ate la, eu vou manter um pouco mais dele no chao!!! http://static1.under-linux.net/images/smilies/smile.png
    Última edição por marcelopillon; 13-09-2010 às 16:58.

  14. #14

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Citação Postado originalmente por marcelopillon Ver Post
    Compensaria a nível de cliente ? para trabalhar com 5.8 ? 350,00 o mínimo aplicado pelo cliente ? como ficaria ? será que vão aplicar isso do bolso ?
    kara depende da sua reigião, na minha por exemplo se você falar em o cliente bancar o kit é a mesma coisa de chingar a mãe dele. tenho duas redes em cidades diferentes. em uma cidade pequena uso 2.4ghz e em outro um pouco maior uso 5.8ghz nessa é impossível trabalhar em 2.4ghz. trabalhamos com 5.8 com cartões R5H e setoriais de 17dbi OIWTECH e funciona muito bem. pra vc ter uma idéia tenho um enlace de 20km pra outra cidade e acha o sinal das setoriais a 20km.

    vc gasta mais com 5.8ghz pra montar o POP e mais ainda com clientes mas além da banda ser bem maior as dores de cabeças reduzem 90%. sobre o ganho na banda eu tenho um servidor linux com cache full e já vi saindo pra um cliente 21mbps, esse cliente deve ter baixado o arquivo do cache a 2.6mByts de velocidade o que é impensável em 2.4ghz.

    hoje eu não penso mais em 2.4ghz, na cidadezinha que tenho em 2.4ghz sem interferência nem nada assim que puder vou por tudo em 5.8ghz.

    vlw amigo boa sorte!

  15. #15

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Aí ja entra outra historia.. seu tipo de cliente...
    Mas lembre,.. tu pode ter poucos clientes com rede boa e bom faturamento ou muitos clientes com rede ruim e baixo faturamento...

    Tem analizar seu tipo de negocio...

  16. #16

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Estou quase na ideia de implantar

    RB433ah
    3 cartões XR2 (tecnologia B e G) 600mW

    3 Antena Hyperlink Setorial 2.4 Ghz 20dBi 120º

    Por ser mais viável para cliente de baixa, atingindo o maximo de cliente possivel para depois fazer a penera com os melhores e mandar para uma rede de qualidade n com troughput mais alto, atingindo o objetivo dos clientes de baixa, acredito eu que vai sobrar grana para montar uma de porte maior.

  17. #17

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Citação Postado originalmente por lacerdarocha Ver Post
    ah entao vc jah tem um provedor. achei que iria começar um.
    nesse caso eu aconselho o que uso aqui. se for legalizado ou esta pensando em se legalizar.

    colocaria assim pra 2.4ghz: uma torre com 2 RB 433ah 4 xr2 e 4 setoriais de 17dbi. O por que das duas RBs . as RB que suportam 4 cartoes nao cabem 4 xr2, cabem apenas 2 xr2 por questoes fisicas mesmo. entao usaria duas 433ah por que da pra por 2 xr2 em cada um RB. ai colocava 1 cartao no primeiro e outro no terceiro slot. com 4 xr2 da pra atender uns 200 clientes. nao simultanoes. da pra uns 120 conectados. e use na banda G pra aumentar sua banda.

    vlw
    Pode ser que eu não tenha achado no site da Anatel, pois alguns distribuidores mudam a marca e modelo , mas parece que o XR2 não está homologado. Este é o cartão que eu queria experimentar, mas só se tiver certeza da homologação.

  18. #18

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    Citação Postado originalmente por marcelopillon Ver Post
    Vi o reláto do nosso amigo Morpheus, acho que ele falou tudo que tinha em dúvida, agora amigos mais alguem testou 802.11n ???????


    https://under-linux.org/f105/duvida-...o-r52n-134346/


    03-01-2010 18:04 #4

    http://static1.under-linux.net/custo...tar41210_1.gif MorpheusX



    http://static1.under-linux.net/images/icons/icon1.gif
    [INDENT]... Conclusao mudei meus radios na torre, gastei um grana feia trazendo o SENAO 3500, coloquei 4 na torre cada um com duas antenas sentoriais.... Conclusao, esta otimo ate hoje, minhas 4 RBs e meus cartoes estao aqui no chao, um deles eu uso no escritorio com duas antenas de 5dbi, aquelas antenas que vem no SENAO. Incrivel e que, na torre eles pegam ate uma certa distancia, mas no chao... eles pegam longe, isso com essa anteninhas, outra coisa, eu pego sinal de 70% com a RB dentro do meu escritorio e eu do outro lado da rua na praça sentado uns 200 metros.... Eu acho na minha opniao que eles deve ser usados para lugares fechados... mas lugares abertos eu nao aconselho... http://static1.under-linux.net/images/smilies/frown.png
    Mais uma questão de curiosidade mesmo, como ficou a disposição destas setoriais, uma ao lado da outra apontado para o mesmo lado?
    Ou uma em cima e outra embaixo e para o mesmo lado?

  19. #19

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    2.4
    Olha já tem um grande tempo que 802.11b está no mercado... e além de baixo custo é estável e tem boa sensibilidade.
    Chegaram o 802.11g e não adianta essa tecnologia não ficou boa para colocar nos clientes, tive que voltar para b.
    E quanto ao 802.11n não tive sucesso, ainda fico com b.


    Agora quer algo melhor, utilize 5.8... "ubiquiti"

  20. #20

    Padrão Re: Provedor Ponto de Acesso 802.11n

    rapaz pelo que eu sei 2.4 transfere tanto quanto 5.8
    isso é questão de modulação
    b 11mbps
    g 54mbps
    a 54mbps
    n 150mbps uma antena.
    então se tivesse B em 5.8 concerteza seria mais esta e mais abrangente que a atual.