Galera comprei um Wavion e foi decepcionante. O equipamento veio usado, mas ai nem reclamei afinal de contas eles garantem a devolucao do equipo. Subi o equipamento na torre e com apenas 13 clientes conectados tive uma margem de 20% de perca de pacotes. Tentei suporte, mandei fotos, testei o equipamento em diferentes alturas na torre e nada. O nivel de sinal nao foi tao bom quanto falam,na verdade minhas setoriais de 17db Hyperlink funcionam melhor, entao falaram que o meu ambiente estava muito poluido entao troquei o equipamento de lugar com menos ruido e mesmo assim obtive péssimos resultados. Depois de muito conversar com o Edvaldo engenheiro da Wavion, ele me disse para procurar um ambiente afastado, e que eu nao precisaria me preocupar com distancia afinal wavion funcionaria com muita tranquilidade em clientes ate 8km. Depois de dois dias encontrei o local, ficava a 3km da cidade e tinha uma visada bem como o Edvaldo falou, visava os telhados das casas, coloquei la rodei a Selecao Automatica de Canal e o equipamento encontrou 2 canais praticamente livres. O equipo que antes marcava uma disponibilidade de TroughPut de 2.8mb agora nesse novo local marcava 30mb. Pensei que tinha resolvido meu problema até instalar o primeiro cliente naquela distancia. Fui em uma empresa todo empolgado achando que conseguiria vender planos de 1mb quando chego la meu susto. O radio cliente, era um Zinwell G220, consegui -60 com visada direta para o equipamento.Fiz de tudo nao consegui conexao, isso mesmo nao consegui conectar na base, e sim testei cabos antena e outros radios. Nos logs do wavion o cliente mudava de sinal ia de 2 SNR para 22SNR o tempo todo, e assim desconectava o cliente varias vezes. Testei ACK RTS troquei canais e nada. No firmware aprouter marcava 52 eu acho, em fim fiquei 1 hora no estabelecimento e mesmo assim nao consegui nada estavel. Resultado desisti do wavion, depois de 2 semanas de teste. O suporte da AmericanExplorer e muito limitado, e o Edvaldo é muito dificil de se encontrar, entao para pagar 8500 reais em equipamento para nem ter um suporte na hora que eu precisar ficou muito complicado. Sem comentar que fiquei decepcionado com com o Paulo o responsavel pelo suporte do Wavion na American, argumentando com ele que eu tinha apenas 13 clientes conectados e que tinha perca de 20% e falando que com o meu velho Mikrotik nao tinha isso ele simplesmente me disse: "Se voce acha que suas setoriais sao melhores pode devolver o equipamento". Apenas vim demonstrar minha insatisfacao com tudo. Se eu realmente acreditasse que mikrotik é melhor nem teria me arriscado comprando um equipamento de 8500 reais. Agora devolver e brigar para recuperar a grana ja que Johnny esta de ferias. Experiencia completamente decepcionante. E se para funcionar mesmo o equipamento precisamos de ambientes isentos de ruido ai fica facil. Tenho uma celula com mikrotik em local bem limpo e tenho 40 clientes rodando sem problema, e o Tal de NLOS só em sonho mesmo, porque nem com visada 100% o equipo funcionou. Aqui em ksa fico a 500 metros da torre, e mesmo conseguindo ver o wavion da minha janela o note nao conseguia se conectar ao equipamento. Só decepcao mesmo.