Olá a todos, estou passando por um probleminha, quando coloco os rádios nos clientes coloco como cliente e em bridge, mais dai nao consigo pegar os mac no hotspot corretamente, qual a forma correta de configurar???
Olá a todos, estou passando por um probleminha, quando coloco os rádios nos clientes coloco como cliente e em bridge, mais dai nao consigo pegar os mac no hotspot corretamente, qual a forma correta de configurar???
Última edição por peritinaicos; 24-10-2010 às 19:12.
use cliente ISP, eu sempre usei assim.
Se ajudei clica na estrelinh
Vc esta utilizando "errado" vamos dizer assim !
Começa a fazer assim >> infraestrutura cliente , e CLIENTE ISP e NÃO BRIDGE !
Utilizando o modo Bridge vc esta colocando o Ap para ser como o proprio nome já diz uma "ponte" ou seja apenas passa os dados e sinais , e no caso o pc do cliente que faz roteamente em comunhao ou nao do ap !
em modo Cliente ISP o ap do cliente quem fara todo roteamente e processamento das informacoes da net dele!
Ou seja , no caso os mac serao os dos aps dos clientes e nao outros macs como por exemplo pcs internos da casa do cliente !
Em cliente ISP e Infraestrutura cliente vc estara utilizando no modo acesso WAN dos aps dos clientes IP ESTATICO caso vc digite os ips manualmente dos clientes , no caso vc nao digitara mais no pc dele mas sim agora no proprio AP do cliente !
Agora se o teu MK faz DHCP ou seja , ele msm manda os ips automaticos aos clientes dai no acesso WAN do ap dos teus clientes vc configura como CLIENTE DHCP pois assim o ap proprio pega o ip automaticamente do teu MK !
Ainda no ap do cliente vc vai usara o servidor DHCP do radinho dele , ou seja na maquina do seu cliente vc nao digitara mais nenhum ip pois o radinho mesmo quem mandara ex: 192.168.2.25 ,26 ,27 etc...
Utilizando o ap em bridge vc deveria estar digitando os ips do MK no seu cliente mas agora neste novo modo vc vai estar digitando os ips direto nas config do ap do cliente e config o ap do cliente pra ser o novo DHCP pois o cliente nap pegara mais ip do MK mas sim ips do NAT do seu radinho !
Abraços t+ (se fui util agradece ai flw)
Acessa este link aki da ApRouter: Apresentação AP Router
e dps clica no menu acima em Modo Cliente e dps em Cliente ISP que estara nas opções laterais do lado esquerdo do video !
Ai vc vera td certinho como configurar o modo Cliente ISP e não mais oque vc utiliza antes que nao estava dando certo que é no caso o BRIDGE !
Eu tb nao gosto de utilizar Bridge , nem uso esse modo , utilizo somente o CLIENTE ISP pois assim vc tem mais estabilidade !
AP + WDS = fazer um ponto a ponto utilizando mac de um no outro
Cliente ISP = cliente de provedor ISP
Brigde = para fazer uma ponte
Sim cliente ISP entendi como funciona e já cheguei a colocar dentro de 1 escritorio que contratou 1mb, dai dentro do escritorio tem um range 192.168.2.0/24 dividindo para todas maquinas de la. O detalhe é que este outro radio está no prédio onde tem 8pessoas até agora usando e todas com velocidade diferente. 300k 600k 1mb. queria um modo de o hotspot pegar o mac de cada pc para eu poder controlar a banda individualmente.
Ative o firewall e controle po mac ou por ip a banda dos clientes (firmware aprouter) mais outros firmware tbem da pra controlar
Entendi, coloco ele como cliente ISP e dentro do router controlo a velocidade pelo mac ou ip, dentro da propria firmware... Com está tática ganho desempenho dentro da rede tbm, pois quem estará roteado é o próprio ap q nao estara usando o MK, ou seja mais estabilidade, mais uma dúvida e o hotspot nao pedira usuario e senha para os pc`s que estão depois do ap?? vlw
Última edição por peritinaicos; 25-10-2010 às 11:05.
Olá caros amigos, mais e se eu tiver 5 clientes em um só ap, qual ip colocar na wan, se só tem como colocar 1 ip.???
Soh ira entrar um ip mesmo na wan... na lan eh que vc vai mandar os ips pros clientes
Testei aqui o problema é que quando configuro como cliente ISP, ele só pede autenticacao hotspot para a primeira pessoa que tentar acessar a internet e os demais entram automatico.
Ai está o problema, na wan só tem como colocar um ip de entrada, e na lan é a saida para os clientes, como só tem como colocar um ip de entrada como fazer para dividir direitinho a internet cada cliente com a sua conta no MK??
Exatamente este meu probleminha aqui, pois cada cliente depos do ap tem uma velocidade diferente
qual ip eu devo coloca na interface wan do radio em modo cliente isp.
exemplo uso mikrotik e webmikrotik.
eu devo colocar o mac do radio e o ipxmac na webmikrotik
tipo.meu ip dos clientes.192.168.124....
eu devo colocar no radio essa faixa de ip na wan?
e cadastrar na webmikrotik?
obrigado por me ajudar.
Eu nao uso WEBMikrotik, mais aqui ficou funcionando muito bem como Cliente ISP da seguinte forma: Coloquei ip fico no rádio do cliente na aba WAN na range do meu mikrotik-hotspot ex: 10.50.0.33/24, no radio além de estar como cliente ISP fui em tcp/ip colocando na WAN ipfixo na LAN DHCP server ativo, em controle de banda cadastrei os mac de cada cliente e pronto... Ficou uma beleza.
Última edição por peritinaicos; 19-03-2011 às 03:49.
Veja como ficou aqui a configuração com screen passo a passo.
Amigo Peritinaicos...
Fazendo dessa forma em que vc postou nas fotos aparece para o usuário a tela de login do hotspot?
Abraço.
Sim amigo, aparece tela para fazer login depois disso pronto nao tem mais problemas... com esse tipo de configuracao eh muito melhor e muito bom para aqueles clientes que tem mais de 1 computador dentro de casa ou escritorios... fazendo uso da banda que vc mandar no login dele e nao precisando criar varios logins
Configurei aqui da mesma forma que nas fotos, exceto pelo DHCP que deixei em servidor... faço o controle pelo mac da placa de rede do cliente... aparece a página de login mas consigo entrar com qualquer nome e senha que esteja cadastrado no mk...
Como faço pra que um cliente não entre como o seu nome de usuário e senha no pc de outro usuário na minha rede?
Abraço.
Última edição por Poemander; 24-06-2011 às 19:41.