+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Ola pessoal!!!

    Preciso trocar ideias com os colegas..

    de acordo com a foto em anexo precisamos manter um link 24h no ar sem interrupção tem uma lagoa no meio mas as vezes passam navios e tb ficam estacionados bem na frente das antenas.. para resolver este problema penso em utilizar 6 antenas para manter sempre o link ativo por alguma ponta..

    é importante q o lado A se comunique com o B

    isto e para um link ponto a ponto para uma empresa onde tem uma intranet..

    bom queria saber com os amigos oq poderia fazer seria mais interessante um ptp ou fazer em cada dupla de radios um ap=cliente?

    ou sera q ficaria melhor usar uma antena setorial?

    grande abraço a todos fiquem com Deus!!!!Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede 5.8.jpg
Visualizações:	299
Tamanho: 	39,3 KB
ID:      	16236

  2. #2

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    ergue mais as duas ponta pra que quando algo passar na frente do mesmo nao caia seu sinal .


    abraço

  3. #3

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    900 MHz pode revolver isso, fazendo um bonding com 4 radios em 900Mhz ou 2 em 5.8 e 2 em 900Mhz.
    Bonding no Mikrotik ROS com Rocket M - Blogs - Under-Linux.org

  4. #4

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Só pra eu entender direito. Esse triângulo representa uma rota redundante?

    As duas rotas saem do mesmo ponto de origem onde a internet é boa e vão para o mesmo destino através de caminhos diferentes?

    Se for isso, eu deixaria tudo em BRIDGE-WDS com duas RB750 fazendo failover do link. Nessa migração do failover o tempo de inatividade é apenas 15 segundos.

    Esta é a melhor configuração se você não pode erguer as torres como o PUPA falou.

    O ponto fraco desta configuração usando Bullet M5, será quando o navio bloqueia parcialmente a visada. Quando isso ocorrer o rádio continuará pingando e o failover não será acionado. Por causa da redução de sinal, o enlace não atingirá a velocidade que você precisa.

    Para corrigir isso você vai ter que criar scripts no seu rádio Bullet M5 para desligar a conexão quando o sinal ficar abaixo de determinada intensidade.

    A Mikrotik tem tudo isso prontinho pra você. Apesar de eu ser fã da Ubiquiti, o teu cenário pede solução mikrotik. Use 3 RB433 com rádios XR5 e antenas grade de 22 dBi que sua rede vai ficar perfeita, mas vai passar menos banda do que AirMAX.

    Falta determinar qual é a banda que você pretende passar. Se você quer passar o máximo possível pra performance da intranet ficar próximo de uma rede cabeada, a melhor solução é o Rocket M5.

    Devido a distância de 8 e 6 km pra cruzar a lagoa, não é recomendável usar antena setorial de grande abertura. Use antenas com abertura de até 9 graus que o enlace ficará melhor e mais sólido.


    Abraço,

    ZéAlves



    Citação Postado originalmente por patriquepagano Ver Post
    Ola pessoal!!!

    Preciso trocar ideias com os colegas..

    de acordo com a foto em anexo precisamos manter um link 24h no ar sem interrupção tem uma lagoa no meio mas as vezes passam navios e tb ficam estacionados bem na frente das antenas.. para resolver este problema penso em utilizar 6 antenas para manter sempre o link ativo por alguma ponta..

    é importante q o lado A se comunique com o B

    isto e para um link ponto a ponto para uma empresa onde tem uma intranet..

    bom queria saber com os amigos oq poderia fazer seria mais interessante um ptp ou fazer em cada dupla de radios um ap=cliente?

    ou sera q ficaria melhor usar uma antena setorial?

    grande abraço a todos fiquem com Deus!!!!Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede 5.8.jpg
Visualizações:	299
Tamanho: 	39,3 KB
ID:      	16236

  5. #5

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Bom, minha sugestão seria aumentar os dois pontos. Dá muito menos trabalho que desviar a rota ou mudar de tecnologia.

  6. #6

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Bom pessoal seila desulpa minha burrice, mas isso é uma lagoa mesmo, ou um canal de rio, qual a profundidade deste canal?
    Não seria mais viavel investir em fibra, assim passaria apenas uma fibra de 1 par mono-modo, por dentro do lago, isso dependo da profundidade do mesmo, pois se muito profundo você teria que fazer um balizamento prendendo o cabo de fibra a um cabo de aço e prezo nas boias de navegação que indicam ao navio onde é o canal que o mesmo deve percorer.
    Espero não ter falado muita asneira, afinal nao atravessam o mar com cabos de fibra?

    Ate mais

  7. #7

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Caracas, haja grana pra uma infra-estrutra em fibra. Ficaria excelente, mas tem que ter muita bala na agulha.

  8. #8

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    olha quanto ele gastaria nessa estrutura que ele citou a cima?
    qual a banda que a empresa cliente teria?
    quanto a empresa cliente tem disponível para este investimento?
    qual o uso em banda maior que essa empresa teria?
    qual as futuras ampliações que essa empresa almeja? todas almejam crescer mais e mais.

    As vezes você monta uma estrutura destas que citou, e daqui a 3 meses ou 3 anos ja não seja mais interessante ao cliente, pois a banda se tornou pouca, e ai se faz novamente todo um projeto e implantação, aumentando assim desgastes de pessoal e de R$.

    Se fosse aqui no paraná eu te faria a seguinte pergunta.
    Você é cliente Copel? A Copel atende ambos os lados do canal?
    Se sim para ambas perguntas, eu contrataria o serviço de PTP em fibra da Copel, e pagaria uma taxa mensal pela banda que passara de um lado a outro.

    Como cada caso é um caso, é preciso pensar....

    Mas de repente como um amigo disse a cima, usar 900 mhz pode ser interessante, afinal use RB com cartões de 900 e 2 antenas 1 tx e 1 rx, assim você aumenta a banda passante, e pode ser que nem o navio bloqueia a onda do 900.

    Ate mais pessoal (eu e minhas besteiras uauaaua, obs sou loiro)

  9. #9

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    olá amigos!

    ba pessoal muito obrigado pelo retorno de todos!!! poxa muitas respostas e opiniões agradeço a todos! bom esclarecendo...

    fibra otica ta fora de cogitação pois seria uma fortuna! a profundidade e grande! passa navio destes gigantes.. e a empresa é pequena..

    os radios nos ja temos esqueci de dizer isto..
    temos 6 radios bulletm5 + 6 antenas OIW grade 27dbi

    a velocidade ta passando 150mbps pelo menos e oq diz no webmanager do radio..

    o principal não é velocidade é a retundancia msm.. se todos os radios trabalharem juntos ao falhar um apontamento o pacote segue por o outro link..

    altura maxima deve ser ums 20 metros para um navio grande isto nao é nada!

    operar em wds nao gera mais poluicao de sinal e diminui a velocidade?

    a necessidade desta rede é para uma base de dados mysql, voip e cameras internas..

    grande abraço a todos!

  10. #10

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Citação Postado originalmente por patriquepagano Ver Post
    olá amigos!

    ba pessoal muito obrigado pelo retorno de todos!!! poxa muitas respostas e opiniões agradeço a todos! bom esclarecendo...

    fibra otica ta fora de cogitação pois seria uma fortuna! a profundidade e grande! passa navio destes gigantes.. e a empresa é pequena..

    os radios nos ja temos esqueci de dizer isto..
    temos 6 radios bulletm5 + 6 antenas OIW grade 27dbi

    a velocidade ta passando 150mbps pelo menos e oq diz no webmanager do radio..

    o principal não é velocidade é a retundancia msm.. se todos os radios trabalharem juntos ao falhar um apontamento o pacote segue por o outro link..

    altura maxima deve ser ums 20 metros para um navio grande isto nao é nada!

    operar em wds nao gera mais poluicao de sinal e diminui a velocidade?

    a necessidade desta rede é para uma base de dados mysql, voip e cameras internas..

    grande abraço a todos!
    Acho que fica dificil em 5.8 pois ele é muito sencível em NLOS, ainda mais com um bixão de metal giganteco entrando na frente do fresnel. 900 MHz MIMO seria bom.
    Qual a interferencia em WDS é lenda.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Citação Postado originalmente por patriquepagano Ver Post
    olá amigos!

    ba pessoal muito obrigado pelo retorno de todos!!! poxa muitas respostas e opiniões agradeço a todos! bom esclarecendo...

    fibra otica ta fora de cogitação pois seria uma fortuna! a profundidade e grande! passa navio destes gigantes.. e a empresa é pequena..

    os radios nos ja temos esqueci de dizer isto..
    temos 6 radios bulletm5 + 6 antenas OIW grade 27dbi

    a velocidade ta passando 150mbps pelo menos e oq diz no webmanager do radio..

    o principal não é velocidade é a retundancia msm.. se todos os radios trabalharem juntos ao falhar um apontamento o pacote segue por o outro link..

    altura maxima deve ser ums 20 metros para um navio grande isto nao é nada!

    operar em wds nao gera mais poluicao de sinal e diminui a velocidade?

    a necessidade desta rede é para uma base de dados mysql, voip e cameras internas..

    grande abraço a todos!

    Como conheço bem cidade marítima HEHEHE!!!vim de uma (Rio Grande -RS) onde entram navios de até 50metros de altura(parte mais alta do navio), E sei que é complicado a tua situação.Lá o pessoal da marinha usa um link de 5km que passa por cima do canal da barra em 900mhz usando antenas da geenge de 21db(parabolica)!!!pelo que sei nunca caiu o link e olha que entra navio direto lá no porto.
    a solução mais correta seria fazer o link conforme o granlabor sugeriu,MK + dois cartões, um 5.8ghz e outro 900mhz. o de 900mhz entrará no failover do 5.8ghz quando o sinal baixar de -60 por exemplo.
    É a solução mais barata e fácil de implementar.

  12. #12

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Caracas.. 50 metros.. Não sabia que seria tão alto!!
    Bom, nesse caso 900mhz seria a solução, se vc não tem pretensão de passar muito.
    Outra coisa seria repetir o sinal em um ponto alto.

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Caracas.. 50 metros.. Não sabia que seria tão alto!!
    Bom, nesse caso 900mhz seria a solução, se vc não tem pretensão de passar muito.
    Outra coisa seria repetir o sinal em um ponto alto.
    Pra voce ter uma idéia, a plataforma P53 que saiu do porto tinha com o flare 70metros!!flare = queimador
    O complicado é que se o link estiver na linha de visada da lateral do navio, esquece!!!! ae f....
    Talvez 900mhz com equipamentos tipo Parks netair 900 ou semelhante consigam transpor isso...mas , no caso dele, o correto seria aumentar as torres pra 60m no lado do continente e 45 no ponto 2.
    assim o fresnell ficaria bem mais tranquilo. tambem a polarizaçao Vertical é a mais indicada nesse caso.

  14. #14

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Eu já ví gente falar que a internet parou quando choveu, mas quando o navio chegou não.. rs

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Eu já ví gente falar que a internet parou quando choveu, mas quando o navio chegou não.. rs
    Confesso que essa é nova pra mim tambem!! mas, como tem o ditado..."eu morro e nao vejo tudo"...se aplica bem a situação!
    Abraço

  16. #16

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Eu já ví gente falar que a internet parou quando choveu, mas quando o navio chegou não.. rs
    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Confesso que essa é nova pra mim tambem!! mas, como tem o ditado..."eu morro e nao vejo tudo"...se aplica bem a situação!
    Abraço
    Duvido que se um bixão de metal entrar na LOS não irá detonar tudo.

  17. #17

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Que tal uma repetidora no navio??
    Putz, essa foi a pior... ignorem.. kkkk

  18. #18

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Agradeço a todos os amigos pelas opiniões e trocas de informações! é um privilégio participar do forum!

    em vista do melhor custo beneficio e como ja temos as antenas só nos resta conseguir um ponto bem alto para instalação das antenas vou sair a procura de algum prédio..

    gostei muito da ideia dos 900mhz mas como o custo é caro!

    abração a galera fiquem com Deus!!

  19. #19

    Padrão Re: Link com bullet M5 c/ 6 antenas

    Não esqueça de postar o resultado depois de feita a tentativa