+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    Pessoal Boa noite

    Sempre trabalhei com minhas repetições em modo AP Bridge com a rede "aberta" sem desmarcar as opções Default authenticate e Default Forward.
    Nas minhas últimas 5 estações passei a trabalhar com criptografia wpa por que são redes totalmente novas e posso ir colocando o pessoal nela já nesta forma nova, mas estive pensando e até comecei a preparar este cenário novo que é trabalhar com a rede "fechada" a pergunta é além das vantagens obvias de proteger a rede teria mais algum beneficio ?
    Sei lá mais estabilidade na conexão, menos trafego com certeza por que evita de os rádios se associarem a rede mas gostaria de uma opinião de quem já usa desta forma.
    Outro detalhe interessante é o dilema qual a melhor forma de trabalhar ponto a ponto já identifiquei uma ganho de qualidade da forma ap bridge x wds starion em vez de bridge x bridge
    Gostaria da opinião do pessoal do forum.

    Desde já agradeço a contribuição de todos, Felicidades.

  2. #2

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    sempre trabalhei com ap-bridge e station-wds nunca tive problemas

  3. #3
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    Eu uso em todos ap e wds, acho que é o que a maioria usa.

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    Relamente parece que ap bridge x wds station é a melhor forma e na repetição onde os clientes se conectam qual seria a opinião de vocês ?
    1º Cadastrar todos os clientes no access list e "fechar" a rede ?
    2º E as repetições interligar por bridge ou definir rotas padrão pras rbs ?


    Valeu obrigado pelas respostas
    ps: Cliquei na estrela de vcs pelas respostas

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    Jean eu também utilizo brigde e station wds com o access list para "fechar a rede". A umas semanas atrás ate pensei em utilizar criptografica mais não tenho tempo em ir cliente por cliente, fora que com access list e a autenticação pppoe, aqui para a minha cidade já esta seguro. Aqui não tem muitos caras que gosta de zuar na rede.

  6. #6
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    [QUOTE=jeanfrank;515664]Relamente parece que ap bridge x wds station é a melhor forma e na repetição onde os clientes se conectam qual seria a opinião de vocês ?
    1º Cadastrar todos os clientes no access list e "fechar" a rede ?
    2º E as repetições interligar por bridge ou definir rotas padrão pras rbs ?

    Eu antigamente usava todas em bridge, hoje já está quase tudo roteado, ainda falta algumas torres pra rotear, mas digo que se rotear ficara melhor e mais seguro.

    Eu uso servidor dedicado fazendo controle de banda, cache, balanceando e liberaçao de clientes e ip, na rb somente cadastro o mac no acess list.

    Boa sorte ai.

  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    Quando vc diz servidor "Dedicado" fazendo controle de banda, cache....... o que vc usa ? distribuiçao ? alguma solução pronta tipo MK AUTH ?

  8. #8

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Relamente parece que ap bridge x wds station é a melhor forma e na repetição onde os clientes se conectam qual seria a opinião de vocês ?
    1º Cadastrar todos os clientes no access list e "fechar" a rede ?
    2º E as repetições interligar por bridge ou definir rotas padrão pras rbs ?
    Jean, aqui também uso ap bridge x estação wds. Como a gente instala cliente novo quase diariamente, eu deixo liberado no access list para novos macs. Assim que instalamos um cliente novo adiciono ele no access list e alem do mac identifico pelo nome. Estou sempre monitorando os pops, e quando verifico algum mac estranho que não consigo identificar então bloqueio somente aquele mac. Assim não preciso ficar liberando os clientes novos na hora que instala, apenas bloqueio os desconhecidos que insistem em se conectar.
    Pelo menos pra mim funciona bem assim, e não dá problema de ficar liberando mac na hora da instalação.

  9. #9

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    E ai meu jovem mktguaruja só na luta ?
    Parece mesmo ser a melhor opção agora a duvida é qual seria a melhor forma de comunicação com as rbs do ponto a ponto ? criar uma bridge pra tados as interfaces dentro da rb ou definir algum tipo de rota pra interligar os pontos talves por Tunnel EoIP. fica a duvida se alguem tiver alguma ideia.

    Valeu pelas respostas

  10. #10

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    Hum ideia interssante esta Katraka vou testar aqui Obrigado

  11. #11

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    Almirgas Bom dia

    Então vc podia dar um exemplo pratico ai pra gente de como configurar estas rbs por roteamento tenho umas ideias aqui mas se vc já tem trabalhando ajudaria bastante compartilhar sua solução.
    Obrigado

  12. #12

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    agora fiquei com duvida e esto sem tempo de testar ,pois todos aqui falo de ap bridge com estaion wds,eu uso a algum tempo nas minhas torre esta em bridge e na segunda wds slave as 2 tem opção wds ativa com mac uma da outra e no mesmo canal.,,.,gostaria de saber qual diferença nesta que uso e as mencionadas aqui ?

  13. #13

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    E aiii Jean, não sei se você lembra de mim. Mais eu te enchi muito o saco na época do loadbalance que você posto aqui no fórum, rsrs

    Cara eu so meio preguiçoso eu prefiro criar a brigde, e joga todas as interfaces pois fica mais pratico para mim trabalhar aqui.
    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    E ai meu jovem mktguaruja só na luta ?
    Parece mesmo ser a melhor opção agora a duvida é qual seria a melhor forma de comunicação com as rbs do ponto a ponto ? criar uma bridge pra tados as interfaces dentro da rb ou definir algum tipo de rota pra interligar os pontos talves por Tunnel EoIP. fica a duvida se alguem tiver alguma ideia.

    Valeu pelas respostas

  14. #14

    Smile Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    Opa mktguaruja boa noite

    Claro que lembro naquela época estavamos todos engatinhando no mk, hoje meu conhecimento é muito maior e pelo que percebo o seu também, claro sempre temos algo pra aprender e é isto que me facina.
    Mas tranquilo aqui ainda estou trabalhando nesta forma bridge mas estou pesquisando outras formas de trabalho pra poder fazer umas compareações.
    Mas valeu obrigado

  15. #15
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Qual a melhor Forma de se trabalhar com Repetição Ponto - Multiponto ?

    Citação Postado originalmente por lobomal Ver Post
    Quando vc diz servidor "Dedicado" fazendo controle de banda, cache....... o que vc usa ? distribuiçao ? alguma solução pronta tipo MK AUTH ?
    Uso um servidor dedicao com sistema FREBSD, ali está todo o controle que preciso. Nas RBs eu só cadastro o mac do cliente e nome dele pra controle em qual antena ele vai se conectar. Se precisar bloquear algum cliente por falta de pagamento eu bloqueio direto na RB. Nem mexo no servidor.