Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre torre

    Boa noite pessoal,

    Estou tentado crescer e to tendo um problema de altura, meu pensamento é colocar um torre estaiada sobre uma laje, eu posso fazer isso perante a anatel ? não é predio comercial é residencial. Vou ter alguma problema mesmo fazendo base estaindo tudo certo ?

    No aguardo, obrigado por tudo pessoal.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Bom, creio que o problema neste caso estaria mais relacionado ao projeto, engenheiro e CREA, desconheço algo ligado a Anatel relacionado ao local da instalação, a não ser que configure uma area de risco, mas isso algum eng aqui do forum pode esclarecer melhor.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    amigo acredito que Seja sem problemas desde que esteja Segura e use equipamentos de Segurança acredito que não tem Problema não
    tenho Varias Torres dessa Maneira aqui na cidade
    Inclusive Meu Próprio Pai e que as Fabrica pra mim
    e como aqui tem muitos edifícios agente usa a Altura deles pra sair das Áreas de Sombra
    Depois Posto Algumas Fotos das Torres Fabricadas Por ele
    vlw...
    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Boa noite pessoal,

    Estou tentado crescer e to tendo um problema de altura, meu pensamento é colocar um torre estaiada sobre uma laje, eu posso fazer isso perante a anatel ? não é predio comercial é residencial. Vou ter alguma problema mesmo fazendo base estaindo tudo certo ?

    No aguardo, obrigado por tudo pessoal.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Bom dia,

    Anatel não fiscaliza torres. Problemas relacionados à segurança de construções competem ao CREA local, prefeitura e Bombeiros fiscalizarem. Projetos de construções devem ter ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) assinados por engenheiro habilitado.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Ok Bom Saber
    obrigado pela informação MarceloGOIAS

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    Anatel não fiscaliza torres. Problemas relacionados à segurança de construções competem ao CREA local, prefeitura e Bombeiros fiscalizarem. Projetos de construções devem ter ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) assinados por engenheiro habilitado.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Obrigado, pela ajuda pessoal. Então eu tenho que ter a ART e laudo dos bombeiros e prefeitura ? O meu unico problema é que para puxar os cabos de aço vo ter que colocar em alguns lajes de vizinhos isso tem algum problema, mediante a autorização do mesmo por escrito ?

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    Ok Bom Saber
    obrigado pela informação MarceloGOIAS
    Certo!

    Acrescentando: é preciso, de fato, muito cuidado ao construir torres e montar antenas e demais equipamentos. Imaginem se algum desses equipamentos - ou até mesmo a torre - caia ou "voe pelos ares"! Pode atingir alguém ou causar danos materiais. Terá de responder por crime de lesão corporal, dentre outros. Por esse motivo todo cuidado é pouco.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    MarceloGoias, muito obrigado pela ajuda o minha duvida seria somente perante a fiscalização pois como temos " otimo " vizinhos podem querer derubar a torre, mais como estou fazendo tudo certo, com ART e vou a procura da prefeitura e de bombeiros para assinar o laudo, e os cliente que vou ter que usar o terrenos deles, para estaiar a torre vou fazer um documento assinando que esta autorizando por tempo indeterminado o uso, para a segurança da torre.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    MarceloGoias, muito obrigado pela ajuda o minha duvida seria somente perante a fiscalização pois como temos " otimo " vizinhos podem querer derubar a torre, mais como estou fazendo tudo certo, com ART e vou a procura da prefeitura e de bombeiros para assinar o laudo, e os cliente que vou ter que usar o terrenos deles, para estaiar a torre vou fazer um documento assinando que esta autorizando por tempo indeterminado o uso, para a segurança da torre.
    Bem,

    tendo outorga Anatel, Alvará na prefeitura de construção da torre, ART do CREA e vistoria do corpo de bombeiros está tendo das normas. Estará trabalhando tranquilamente e dentro da lei.

    Tão importante quanto está dentro da lei é ter certeza de que tudo foi contruído, montado e com manutenções dentro das normas e regulamentos aplicáveis.

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Marcelo, uma ultima duvida como devo conseguir esse alvara na prefeitura de construção de torre, qual seria o setor especifico ? Aqui é uma bangunça só ninguem soube informa nada.

    ps: não da para clicar duas vezes na estrelinha, mais muito obrigado pela força.

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Marcelo, uma ultima duvida como devo conseguir esse alvara na prefeitura de construção de torre, qual seria o setor especifico ? Aqui é uma bangunça só ninguem soube informa nada.

    ps: não da para clicar duas vezes na estrelinha, mais muito obrigado pela força.
    Geralmente as prefeituras tem secretarias de obras ou de infra-estrutura urbana ou algo assim.

    Pelo nome de usuário suponho que seja de Guarujá. Veja abaixo:

    Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano | Prefeitura Municipal de Guarujá

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    E para fazer a ART, também serve técnico com CREA???

  13. #13

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Citação Postado originalmente por Godfather Ver Post
    E para fazer a ART, também serve técnico com CREA???
    ART de quê? Da torre?

    De torre somente engenheiro.

  14. #14

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Marcelo muito obrigado. Sou do guarujá sim foi um grande força esse link, eu conheço esse cara, hehe já vou atrás dele.

  15. #15

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Marcelo eu liguei na prefeitura, e ele me informo o seguinte: tenho que ter no minimo um terreno de 30 metros de frente, pois a torre tem que fica no meio do lote, e tem que ficar a 15 metros das lateriais e frente. Isso procede ? tem tanta torre com terrenos muito menor que isso que ele me informou.

  16. #16

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Olha,

    cada prefeitura tem o seu próprio código de posturas municipais. Embora meio exagerado talvez não consiga contestar. Contrate um colega engenheiro de sua cidade e entre com um projeto na prefeitura demonstrando que o espaço é suficiente e que a construção é segura, segue padrões de qualidade e está dentro dos padrões e normas aplicáveis.

  17. #17

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Ok marcelo vo verificar, so que eu achei um exagero fora que tem muitas torres de celular aqui e não tem 15 metros, nas laterais e atrás para frente pode ate ter. Mais vo entrar com projeto para poder ta resolvendo isso. Obrigado.

    PS: O engenheiro tem que ser da minha cidade?

  18. #18

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Ok marcelo vo verificar, so que eu achei um exagero fora que tem muitas torres de celular aqui e não tem 15 metros, nas laterais e atrás para frente pode ate ter. Mais vo entrar com projeto para poder ta resolvendo isso. Obrigado.

    PS: O engenheiro tem que ser da minha cidade?
    Bom dia,

    pode ser de outra cidade. Mas, para esse caso (construção) tem de ser engenheiro civil. A minha área se resume à elétrica, eletrônica, telecomunicações, computação e automação.

  19. #19

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Boa noite Marcelo eu fui ate a prefeitura e conseguir fala com um engenheiro lá so que eu fiquei meio com o pé atrás pois falei torre de internet wireless, ele falou que é a mesma coisa de telefonia celular isso procede?

  20. #20

    Padrão Re: Dúvida sobre torre

    Sim,

    geralmente recebe essa classificação. Além disso "torre é torre" independentemente do uso. As exigências devem ser as mesmas quanto à segurança e demais normas de construção de edifícios.