+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Olá,
    Sou um novo usuario do mikrotik, estou estudando o sistema para implantar em minha lan house.

    A configuração do meu Mikrotik é Versão 3.30, Level4, Pentium 4, 2gb ram, hd250 sata.

    As funções que preciso são:

    01 Armazenamento em cache.
    02 Controle de Banda por ip ou mac.
    03 Amarrar ip ao mac.
    04 Senha para acesso a rede wireless (todas as minhas maquinas são s-fio)
    05 E que so os macs liberados consigam se conectar.


    Destes eu ja consegui o ítem "01" mas ainda tenho algumas dúvidas.

    Gostaria de sanar todas referentes a este ítem para só ai partir par os demais ok, isso vai facilitar.

    Proseguindo, Como disse ainda tenho algumas dúvidas, Consegui colocar o cache para funcionar, porém durante o seguinte teste fiquei com uma duvida:

    Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Fazendo testes, limitei o tamanho dos arquivos a 7mb.

    Entrei no site, http://arquivos.oi.com.br/

    e baixei o arquivo de 1MB
    depois o de 5MB
    Totalizando apenas 6mb no cache.
    e AMBOS foram armazenados no cache normalmente.

    (Eu acompanhei isto visualmente)

    Então quando baixei o de 10MB, ele nao foi pro cache.

    Agora minha dúvida: Qual o critério de armazenamento quando o cache esta cheio?

    Pois, pelo que aconteceu com estes arquivos sou levado a crer que quando meu cache encher ele nao vai mais armazenar nada, ficando somente com os arquivos antigos. isto procede?

    Pergunta:

    01 Sempre que ele encher terei que limpar o cache para armazenar arquivos atuais?

    02 Tem alguma maneira de fazer com que ele apague os arquivos antigos automaticamente?

    03 Um cache ilimitado em uma maquina com a minha configuração (La encima) Está correto ou errado? pois percebi que após um dia fazendo testes ao acessar a guia cache contents que está em IP/WEBPROXY, a rede local começou a trafegar 8MBs mesmo sem eu estar baixando nada, e o WINBOX travava, tendo que reiniciar.


    Já antecipo agradecimentos a todos que ajudarem, Estou postando estas duvidas pois consegui colocar ele pra funcionar discando a velox, fazendo cache full, seguindo os topicos mas agora não teve jeito.

    espero que minha duvida tb seja a de mais alguém.

    Boa noite.

    Luiz Guilherme Delai Costa.
    Última edição por guiguidelai; 06-12-2010 às 23:40.

  2. #2

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Também e Duvida minha Amigo Vamos ver a Resposta de Usuários mas Experientes

    mas na Parte do Cache acredito que não seja necessário ficar Limpando de tempos em tempos não amigo
    mas vamos aguardar
    vlw

  3. #3

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Aconteceu hj de novo,

    Fui dormir e deixei baixando tres episodios de naruto

    Hoje de manha, ja tinha terminado,

    limpei o cache do chrome, e quando fui baixar de novo tava puxando na net.

  4. #4

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Amigo eu acho que você esta confundindo pois, você quer fazer cache de arquivos muito grande. Geralmente usando o mk, fazemos cache de no máximo 10mb. Recomendo você a usar o squid, mesmo assim arquivos grande nunca é recomendado fazer cache, pois ocupa e espaço e nunca é baixado mais que 2 vezes.

  5. #5

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Obrigado pela dica, entao agora excluindo a posssibilidade de fazer cache de arquivos grandes, como fica a parte de atualizacao de arquivos quando o cache e enche, pois pelos meus testes, quando encheu ele nao salvou mais nada, e ai???

    Vlw pela forca ate agora galera!

  6. #6

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Com o mikrotik fazendo cache vc não tem nada de opção, aconcelho montar uma maquina e colocar em paralelo com o mikrotik, squid, thunder, lusca, etc... mais cache no mikrotik é uma me##56&*% mesmo!!!

    Citação Postado originalmente por guiguidelai Ver Post
    Obrigado pela dica, entao agora excluindo a posssibilidade de fazer cache de arquivos grandes, como fica a parte de atualizacao de arquivos quando o cache e enche, pois pelos meus testes, quando encheu ele nao salvou mais nada, e ai???

    Vlw pela forca ate agora galera!

  7. #7

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Amigo de uma pesquisa sobre thundercache, isso vai te ajudar nos arquivos dinamicos, e deixa o squid para os staticos;
    Citação Postado originalmente por guiguidelai Ver Post
    Obrigado pela dica, entao agora excluindo a posssibilidade de fazer cache de arquivos grandes, como fica a parte de atualizacao de arquivos quando o cache e enche, pois pelos meus testes, quando encheu ele nao salvou mais nada, e ai???

    Vlw pela forca ate agora galera!

  8. #8

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo eu acho que você esta confundindo pois, você quer fazer cache de arquivos muito grande. Geralmente usando o mk, fazemos cache de no máximo 10mb. Recomendo você a usar o squid, mesmo assim arquivos grande nunca é recomendado fazer cache, pois ocupa e espaço e nunca é baixado mais que 2 vezes.

    so se for no 2x pois no 4x o maximo estabelecido é 4mb e ele não deixa vc mexer, ja no 2.9.x vc pode escolher o tamanho dos arquivos aumentando e limitando os tamanhos a serem guardados.

    PS: Se estiver usando serviços como megaupload e etc, o cache do mk não ajudará no conteúdo pois estes são de servidores dinâmicos. Para tal use Lusca + InComum ou thunder.

  9. #9

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Com o mikrotik fazendo cache vc não tem nada de opção, aconcelho montar uma maquina e colocar em paralelo com o mikrotik, squid, thunder, lusca, etc... mais cache no mikrotik é uma me##56&*% mesmo!!!
    Eu heim, pensei que ele fosse bom, já que tem tanto treinamento e topicos sobre ele.

    Mas como seria esta maquina em paralelo? como funcionaria?

  10. #10

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Veja aqui o Thunder Detalhado
    espero ter ajudado

    vlw...
    Citação Postado originalmente por guiguidelai Ver Post
    Eu heim, pensei que ele fosse bom, já que tem tanto treinamento e topicos sobre ele.

    Mas como seria esta maquina em paralelo? como funcionaria?

  11. #11

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    Veja aqui o Thunder Detalhado
    espero ter ajudado

    vlw...
    Olá,

    Cara, dei uma olhada no link do thundercache, e axo que não preciso de tanto.

    O servidor q estou montando é para usar em uma lan house c 15pcs entende.

    Procuro uma solução mais.

    Estou querendo fazer o seguinte, usar o mikrotik somente para cache, e usar um roteador wireless para fazer a parte de wireless, senha, e liberar acesso somente ao mac cadastrado, e deixar q o mikrotik forneca os ips dns tudo atravez do router, axo q pra isso terei que desativar o dhcp e colocar o cabo q vem do mikotik na porta lan certo?

    ========
    velox
    ========
    ||
    ||
    ========
    Modem (em bridge)
    ========
    ||
    ||
    ========
    mikrotik (discando ppoe, fornecendo dhcp)
    ========
    ||
    ||
    ========
    router wireless (dhcp desativado, controle de acesso wireless por senha e mac)
    ========
    |
    |
    |

  12. #12

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    sei então pronto e só montar a Estrutura dessa maneira agora esquece o cache dos Download's grandes

  13. #13

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    sei então pronto e só montar a Estrutura dessa maneira agora esquece o cache dos Download's grandes
    pergunta nada haver com o topico.

    Onde fica esta bendida estrelinha do rodapé rsrsrsr

    Desculpa ai, sou novo, se puder mandar um print.

    Vlw,

  14. #14

    Padrão Re: Como o Mikrotik Gerencia os arquivos quando o cache enche?

    Ok Segue abaixo um Print

    http://img31.imageshack.us/img31/701...underlinux.jpg

    Citação Postado originalmente por guiguidelai Ver Post
    pergunta nada haver com o topico.

    Onde fica esta bendida estrelinha do rodapé rsrsrsr

    Desculpa ai, sou novo, se puder mandar um print.

    Vlw,