+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Habiliatar ou nao Opçao Airmax em Multiponto???

    Boa Noite pessoal, tenho uma duvida, hoje tenho 3 celulas com Rocket M5 + Basestation 20dbi 90° e instalo em todos os clientes Airgrids de 23 e 27 dbi dependendo da distancia, o caso é o seguinte, quando esta com a opçao AIRMAX ativada os pings da rede ficam variando de 2 a 5ms estaveis, porem quando desativo o AIRMAX os pings ficam em 1ms estaveis, agora ha duvida é a seguinte, habilitar ou nao a opçao AIRMAX???, qual o beneficio que ela tem ja que é o grande diferencial da linha Ubiquiti??? Desde ja agradeço pela atençao.

  2. #2

    Padrão Re: Habiliatar ou nao Opçao Airmax em Multiponto???

    dependendo da sua localização, os beneficios a longo prazo é fugir da interferencia dos outros equipamentos!!
    mas caso a sua ciadade n tenha tanta poluição eu continuaria usando sem airmax, se vc disse q o ping melhora!!

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Habiliatar ou nao Opçao Airmax em Multiponto???

    estranho o ping piorar com airmax ligado se bem que ping de 5 ms tambem não e ruin considerando rede sem fio ,tenho ponto a ponto com 2 nano mimo 5 e funciona a 1 ms o ping com airmax ligado ,mas fala meu chapa quantos clientes voçe ja consueguiu segurar numa rocket m5 online ate agora

  4. #4

    Padrão Re: Habiliatar ou nao Opçao Airmax em Multiponto???

    Cara tenho poucos em 5.8 em torno de uns 80 nas 3 celulas, o maximo que ficou online em um unico Rocket foi apenas 20 usuarios, com velocidades de 512 a 800kbps sem nenhum problema ate o momento. grato pela atençao.

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Habiliatar ou nao Opçao Airmax em Multiponto???

    bom depois se for possivel e voce tiver mas clientes e tiver un pico maior de uso em um unico rocket me fala eu estou estudando pra ver se e viavel instalar aqui tambem ,mas me diga com os 20 usuarios online o ping aumentou ou continua estavel

  6. #6

    Padrão Re: Habiliatar ou nao Opçao Airmax em Multiponto???

    Sem problemas, com 20 usuarios online ping se mantem estavel conforme o informado no topico, pouca banda trafegando para a capacidade do equipamento.
    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    bom depois se for possivel e voce tiver mas clientes e tiver un pico maior de uso em um unico rocket me fala eu estou estudando pra ver se e viavel instalar aqui tambem ,mas me diga com os 20 usuarios online o ping aumentou ou continua estavel

  7. #7

    Padrão Re: Habiliatar ou nao Opçao Airmax em Multiponto???

    olha tenho varios equipamentos, todos estao com airmax desativado, pelo motivo de ficar melhor e ainda aumenta a banda

  8. #8

    Padrão Re: Habiliatar ou nao Opçao Airmax em Multiponto???

    Pois é tambem percebi isso, ta ai o motivo do topico, agora se ocorre esse problema de aumento de latencia e reduçao de banda quando esta ativado, qual a verdadeira serventia da funçao airmax??? Grato pela atençao.

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    olha tenho varios equipamentos, todos estao com airmax desativado, pelo motivo de ficar melhor e ainda aumenta a banda

  9. #9

    Padrão Re: Habiliatar ou nao Opçao Airmax em Multiponto???

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Pois é tambem percebi isso, ta ai o motivo do topico, agora se ocorre esse problema de aumento de latencia e reduçao de banda quando esta ativado, qual a verdadeira serventia da funçao airmax??? Grato pela atençao.
    percebo aqui que em ponto a ponto o ping melhora, quando se esta usando a banda total do equipamento não deixa falhar o ping. Porém realmente a banda cai um pouco ao meu ver é mais tipo um QOS mesmo fazendo não utilizar toda banda para segurar o ping. Agora em multiponto ainda estou em implantação tenho no máximo 10 clientes ainda por painel com airmax ativado em todos. acredito que vc terá de escolher conforme a poluição no local. ex: se vc já tem vários equipamentos utilizando airmax como ponto a ponto vale pensar em desativar um ou outro para teste. aqui um equipamento do lado do outro com airmax ligado interfere um no outro independente de qual desativar melhora ambos. Me diga uma coisa vc mencionou que tem em media 20 clientes por painel qual a banda que passa nesses horários? já que o ping vc mencionou. seria de importância saber o que passa nesses horários.abraço!

  10. #10

    Padrão Re: Habiliatar ou nao Opçao Airmax em Multiponto???

    Uso airmax no multiponto e os pings nos clientes ficam ok...

    Tem que definir as prioridades de cada cliente na instalação também...

    Ping em de 1ms a 5ms nos clientes com pior sinal...

    Em média de 40 clientes por painel.

    Em um outro eu tenho em torno de 70 clientes...

    Planos de 512 a 4mb