Postado originalmente por
Rafaela
Olá, tenho dúvidas em outro post, mas quem sabe eu ajudando com o que sei, me ajudem com o que preciso.
Como eu soube identificar o defeito na fonte da minha RB433AH, posto aqui, os defeitos, mais comuns para quando a mesma não liga.
Fiz os testes de componentes, verifiquei se os diodos conduziam, se os capacitores estavam em curto, e tudo ok.
Ao verificar que no CI 9576GM(componente Q801) , as entradas (3 que estão curto circuitadas) entram 12V(ou no caso a tensão de alimentação), e que ele mandava aproximadamente 3V em um terminal e nas 4 outputs não mandava sinal algum(o que deveria ter também 12V na saída, ou a tensão de entrada) logo constatei que deveria trocar o componente.
Trocado o componente a placa voltou a funcionar.
Em todo caso, descobri que um amigo meu também tinha uma RB433(não a AH, porém o ccto da fonte era identico) que não ligava, resolvi tentar ajuda-lo. Então fiz os testes para saber se o defeito estava no 9576GM e nada, ele funcionava perfeitamente. Continuei com meus testes, e encontrei o CI 9985GM(componente Q806), onde tinha tensão de entrada, porém não tinha de saída(deveria ter 3,3V nas 3 saídas curto circuitadas). Cheguei a trocar o componente, mas não era ele, testei todos os capacitores e resistores para ter certeza de que nenhum estava em curto, porém não era este o problema. Então analisei que o único pino diferente do tal componente, deveria ter 4.8V, porém tinha uma tensão menor. Este pino era ligado à um resistor, e depois à um CI denominado RT9206. Troquei o tal componente e adivinhem?! Funcionou.
Pesquisando em outros foruns(todos americanos) descobri que estes defeitos na fonte são mais comuns do que se imagina.
E também descobri, que quando as portas ether não trabalham, o componente a ser trocado é o IP175D(U601). Assim como também diziam, que para a RB133, caso as ether não funcionassem, o componente a ser trocado era ADM5120.
Eu particularmente não realizei nenhuma das trocas, já que este não é o problema de minha RB(que não starta).
Também não consideraria simplesmente trocar, já que tem componentes na placa que queimariam fácil fácil com a temperatura alta. E já que eu pretendo realizar a troca dos componentes, não tenho componentes em estoque, não vou ficar arriscando essas trocas apenas para postar aqui.
Mas se mais pessoas tiverem dúvidas, ou soluções, porque não ajudarmos uns os outros?
Obrigado a todos e por favor, não escondam soluções.