Postado originalmente por
wirlei
Olha estou só dando uma dicas para os colegas, pois já aconteceu comigo e procurei me informar e o pessoal confirmou. E quando fiz o curso de mikrotik o ministrador do curso nos passou essa informação tambem.
Então vou explicar melhor como acontece isso com esse tuto que nosso amigo
filzek postou.
RÁDIO ALGUM SEM ANTENA.
Simplesmente porque o rádio tem que ter a energia dissipada na irradiação.
Isso é carga resistiva, que precisa ser irradiada, usando o pigtal apenas irá amenizar 1db~2db (pigtail não é antena, se fosse antena seria igual bombril, hehehe) referente a perca dele.
Voces devem obrigatoriamente ter um pigtail e uma antena de pelo menos 3db para irradiar, mesmo que a antena seja de 2.4ghz ela vai funcionar para 5.8ghz, porque vai irradiar porem o que vai acontecer é que ficara a estacionaria alta, mas, essa estacionária não irá queimar o transmissor.
Mas, nao pode colocar toda a potencia numa antena de 3db, o que recomendo de fato é
comprar antena de 9db 2.4ghz (aqui conosco custa R$ 12,00), comprar pigtails UFL/MMCX para RP-SMA-FEMEA e sempre plugar no transmissor.
Seja cartão minipci ou rádinho/pcba nunca ligue sem antena.
É isso ai pessoal, nunca mais queimei ou danifique seu cartão/roteador/pcba, nem aceite ser enganado por ninguém, dispositivos de rádio não dever ser ligados sem antena (isso tb serve para remover antena com radio ligado).
Espero ajudar.