Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Ólá galera do forum, estou com uma tremenda duvida quanto a compra de um servidor. Quero montar um servidor cache para 1mil clientes e gostaria da ajuda de vocês quanto a configuração dessa cpu.
    Andei pensando em core2quad ou i5 com 12gb de memoria e 3 hd 1tb.
    E tbm qual melhor cache hoje para suportar paginas e videos com qualidade.
    Aguardo sugestões.
    Última edição por wireless&cia; 22-01-2011 às 12:30.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    eu uasria um processador i 7 extreme com placa mãe asus ,16 gb memoria 1 hd de 128 giga estado solido para operacional e uns 4 hds de 2 terra em arranjo raid ,usando oeracional de 64 bitas acho que daria conta do serviço .
    na duvida trocaria a placa mãe asus por uma intel server edition com memorias ecc e so montar e sair para o abraço

  3. #3

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Voce ja usou esse processador i7? eu conheço o core2quad inclusive tenho servidor com ele, mas roda coisa leve exemplo hotspot e pppoe com 8gb de memoria.
    Mas nunca usei o core i7, sera que e bem superior ao core2quad.
    Quanto ao sistema de cache, o que vc recomendaria quero cachear tudo...



    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    eu uasria um processador i 7 extreme com placa mãe asus ,16 gb memoria 1 hd de 128 giga estado solido para operacional e uns 4 hds de 2 terra em arranjo raid ,usando oeracional de 64 bitas acho que daria conta do serviço .
    na duvida trocaria a placa mãe asus por uma intel server edition com memorias ecc e so montar e sair para o abraço
    Última edição por wireless&cia; 22-01-2011 às 12:31.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    olha ja usei 1 por pouco tem na maquina de 1 cliente e e poderoso e caro .
    Processador Intel® Core™ i7-980X Extreme Edition


    • 3,33 GHz de velocidade por núcleo
    • Até 3,6 GHz com a tecnologia Intel® Turbo Boost
    • 6 núcleos e 12 segmentos de processamento com a tecnologia Intel® Hyper-Threading
    • 12 MB de Intel® Smart Cache
    • 3 canais de memória DDR3 de 1066 MHz
    • Tecnologia de processo de fabricação de 32nm

    quanto ao cache se voce tiver bom conhecimento em programação use o thunder cache e barato e bom so verifique se e compativel com este hardware eu acho que sim.
    agora se quiser uma coisa pronta e facil por r$ 1000,00 voce adquiri o supercache dedicado da tmsoft eu uso ele e e muito bom .

  5. #5

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Quantos clientes vc tem nesse supercache da tmsoft? e qual configuração da maquina...

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    olha ja usei 1 por pouco tem na maquina de 1 cliente e e poderoso e caro .
    Processador Intel® Core™ i7-980X Extreme Edition


    • 3,33 GHz de velocidade por núcleo
    • Até 3,6 GHz com a tecnologia Intel® Turbo Boost
    • 6 núcleos e 12 segmentos de processamento com a tecnologia Intel® Hyper-Threading
    • 12 MB de Intel® Smart Cache
    • 3 canais de memória DDR3 de 1066 MHz
    • Tecnologia de processo de fabricação de 32nm

    quanto ao cache se voce tiver bom conhecimento em programação use o thunder cache e barato e bom so verifique se e compativel com este hardware eu acho que sim.
    agora se quiser uma coisa pronta e facil por r$ 1000,00 voce adquiri o supercache dedicado da tmsoft eu uso ele e e muito bom .

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    o meu pc e um dual core com 4 gb de memoria 3 hds 1 de 250 para operacional e 2 de 1,5 terra para videos e arquivos e ta sussa mas aqui são poucos online uns 70 na media todo dia mas com esta maquina que tenho aqui chego sussegado a atender ate uns 300 online mas ou menos

  7. #7

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Esse supercache faz paginas, videos e downloads tbm?
    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    o meu pc e um dual core com 4 gb de memoria mas aqui são poucos online uns 70 na media todo dia mas com esta maquina que tenho aqui chego sussegado a atender ate uns 300 online mas ou menos

  8. #8

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    O supercache no site da tmsoft.com.br, faz cache dos principais arquivos dinamicos tais como, globo, youtube, windows update entre outros. Em relação a máquina é bom sim ter uma máquina bem paruda pois requer muita da mesma, se possivel investir em HD SAS melhor para você pois a taxa de transferencia é mais elevada que da SATA II.

    Hoje eu tenho um servidor não tão bom igual esse do Naldo falou o i7 essa é uma máquina muito ignorante hehehe

    Eu tenho um IBM x3200, com 10gb de memoria ddr3, fonte redundante, xeon quad core 2.4ghz, com 1 hd sata de 80 e outro de 1,5tb sata tbm. Não tive grana para investir em SAS pois é muito caro mesmo.

    PS: Lembrando que o squid, não usa todos os núcles mais não achei vantagem em comprar processador inferior pois era mais velho, e com clock inferior.

  9. #9

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    na minha opnião vc tem que comprar um servidor Dell ou HP, pois o hardware já é especifico para servidores, a idéia de montar um servidor é legal e mais barata, porém vc não terá suporte com as distribuiçoes linux e portanto seu server pode não ter o mesmo desempenho, pois servidores Dell ou HP já são preparados para as maiores distros liinux.

  10. #10
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Eu montei um server com I5, roda muito bem, máquina ficou poderoso, tá segurando 500 clientes, e tá muito fácil pra ela, acho que chego no 1000 sem problemas, fou montar outro pra rodar junto com ele, se um pifar o outro assume. Montei ele num gabinete rack 4U, ficha show de bola.

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    hardware e sempre hardware não importa se e dell ou hp so o que muda e a marca .
    se quizer um servidor com qualidade e muito simples .
    procesadores são sempre originais ou seja comprou processador intel serie extreme são processadores caros e a prova de falha ,memorias com ecc são memorias a prova de falha ,hds de estado solido são muito dificeis de parar e dar problema ,placa mãe server edition da intel são exelentes muito dificil dar pau ,hds de boa qualidade como seagete ou ibm dão conta do recado ,e escolhar uma boa fonte real de marca como seventeam .
    pronto duvido este servidor dar pau e ainda voce economiza uma grana preta um servidor com esta configuração de marca tu paga uns r$ 10 000,00 a mas so pela marca huahuahua

  12. #12

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    [...]escolhar uma boa fonte real de marca como seventeam [...]
    Eu evitaria seventeam, só pegue seventeam ou corsair se tiver o certificado 80 plus.

    Estou aqui querendo montar um servidor decente mas os preços e minha escassez de informação me assusta. Tô querendo, inicialmente, pegar um gabinete 2u com uma placa monocore[1], supermicro ou asus, e um xeon 3400 ou i7 800, uns dois SATA de 1TB e uma SAS básico para os sistemas[2].

    A ideia é instalar uns 4-6 sistemas virtualizados , agrupando alguns serviços. Quero virtualizar até o lusca e thunder mas tô achando que seria melhor montar um outro.

    Tenho a impressão que um i7 extreme é mais poderoso numa placa "comum" é mais poderoso; "só" falta confiabilidade, escalabilidade e estabilidade. rsrs.


    1- Newegg.com - ASUS P7F-C/4L LGA 1156 Intel 3420 ATX Quad/Dual Core Intel Xeon 3400 series Server Processor
    Quad Core Intel Core i7-800 series Desktop Processor
    Quad/Dual Core Intel Core i5/ i3 series Desktop Processor

    2- A imagem de instalação do host e dos virtuais no SAS dados menos importantes, cache e multimídia nos SATA.
    Última edição por bjaraujo; 23-01-2011 às 15:19.

  13. #13
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Fonte olhem no Clube do Hardware
    Sobre virtualizar squid e thunder, apontando um disco em vez de uma imagem para o cache já resolve a lentidão da VM creio eu.

  14. #14
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    É isso mesmo Naldo, voce acaba pagando a metado de preço só pela marca, e fica limitado aquela máquina que já vem montada, voce montando tem várias opções de mudar adequar para o seu uso. Por exemplo, slot pci, na hp a maioria é com apenas dois slots. Voce escolhendo a placa mãe tem opçao de várias placas pra montar. E se pegar equipamentos bons vai ficar muito melhor que um hp ou Dell e vait ter a sua marca, rs.

  15. #15

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Desculpem, mas tenho que discordar dos amigos, trabalho a 15 com manutenção de computadores e a 3 anos com provedor de internet, quando montava meus pcs, e tinha prazer e gosto em montar minhas máquinas, hoje não abro mão de máquinas como DELL, IBM, e HP, vou lhes dizer pq. É impossivel (financeiramente) montar uma máquina com arquitetura e qualidade como essas empresas, explicando melhor:

    tente montar uma máquina com a seguinte configuração:

    - processador XEON
    - Memoria com correção de erros (ECC, evita travamentos)
    - Fonte Redundante ( Aqui é crucial, a maioria usa fonte comum, que causa travamento)
    - Sistemas de ventilação Projetadas ( outro fator crucial, ja ví IBM com 5 coolers)
    - discos redundantes e hot-swap (nos meus IBMS troco os Hds com ele ligado) e por ai vai...

    agora reflitam...

    • Qual o prejuízo que sua empresa teria se ela não pudesse emitir notas durante uma semana ?
    • A empresa pode ficar sem acesso ao seu sistema de gestão por um dia inteiro ?
    • Sua empresa funciona sem que seus funcionários consigam ter acesso a rede de dados de sua empresa ?
    • Quantos segundos um provedor fica sem seu sistema de cache?

    Bom pessoal essa é a minha humilde opinião,ja tentei varias vezes montar servidores nos moldes acima e sempre se torna mais caro, ai entra o ditado popular o barato sempre sai caro.

    Abraços.
    Jodrix

  16. #16
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    amigo nenhuma maquina fica parada uma semana qualquer peça de 1 pc seja delll ou não pode ser substituida quase que imediatamente se não for pela mesma uma generica resolve por algumas horas ate arranjar uma outra peça nos moldes que foram montado o servidor .
    tenho o meu montado aqui com fonte real seventeam ,placa mãe asus ,memoria kingston sem ecc ,dual core amd atlhon 64 2400 x2 ,hds seagate e gabinete para servidor da ibm .
    num tem nada de especial por que quando o provedor começou num tinha verba kkkkk para um dell ou hp .
    eu peguei e montei ele escolhendo o que eu podia comprar de melhor na epoca com r$ 1 500,00 .
    lembrando o gabinete comprei usado so as peças que foram tudo novas .
    este servidor cuida de 28 maquinas de uma lan house + 200 clientes do provedor tendo uma media de uso de 70 usuarios online diaria no hotspot e ja faz dois anos que ele trabalha 24 horas .
    vou montar outro agora e o que eu estou pensando e em uma maquina mas simploria mas que ja vai dar para cuidar de 500 usuarios .
    sera a seguinte mão intel server edition ,core i5 intel ,16 gbmemoria kingston com ecc,hd estado solido de 128 gb para operacional ,2 hds de 2 terra seagate fonte seventeam certificado 80 plus.so com esta maquina eu não preciso de outra por um bom tempo ,eu poderia falar aqui no provedor para comprar um dell ou hp mas cotei esta mesma maquina fica em r$ 7 000,00 eu acho que não compensa ,se der algum problema no servidor quem vai arrumar sou eu mesmo então por que se preocupar
    e para montar ela não vou gastar mas que r$ 2 500,00

  17. #17

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Quanto ao uso de cache de arquivos e videos, onde você se engana tem muitos acessos repetidos sim, uso thundercache aqui e tenho uma economia surpreendente e olha que só tenho média de 200 on-line. Tenho uma economia de mais ou menos 3 mb de link, ou seja puxo do meu link média de 6 mb e entrego pro meu cliente média de 9 a 10 mb direto, ou seja esta saindo uns 3 a 4 mb do cache e vendo meu relatório a maioria é youtube / windows update / atualizações de anti-virus.

    Quanto a hardware tenho um core2duo, 4 gb de ram, 1 hd 160gb sistema e 3 hds 500gb em raid para o cache. (aumenta muito a performance 3 hd de 500gb (somando os 1,5tb) em raid do que 1 só hd de 1.5tb que o pessoal faz muito isso !! Tenho 200 clientes on-line e estou sempre monitorando e o uso de memória RAM não passa de 60% ainda !!

    Mas estou fazendo uns orçamentos pra ver se compensa montar 2 maquinas parrudas e deixar uma de backup ou comprar um DELL ou HP com uma configuração mais fraca um pouco.

    Abraço


    Citação Postado originalmente por dimasters Ver Post
    Eu estou cotanto um novo server pra cache também, mas só pra paginas mesmo, em torno de 2500 clientes, estou pensando no cache de audio e video mas tenho duvidas no uso, parece não muito útil, vc assiste um vídeo e probabilidade e outro assistir numa rede de 1000 a 2000 clietes é pouca, sem contar que assistem os tops e esquecem ficando no HD.
    Mas ainda estou vendo sobre isso.
    Estou cotanto um server i7 com 16Ram + 2hd 1Tb sataIII.
    Quero raid mais está muito caro, como tenho um server parado de quad2duo + 8Ram + sataII de 300Gb vou por pra trabalhar junto.

  18. #18
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Na boa,quota um gabinete bem projetado, fonte bem projetada ou redundante se possível, e uma configuração igual à um desses servidores de grife. Pronto. Minha opnião...

  19. #19
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    isso e verdade a economia de link com youtube ,windows update e antiviruz e monstruosa

  20. #20

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Tenho um servidor ITAUTEC que comprei em um leilão, uso pra hospedagem do meu sistema administrativo, o bixo é um 350mhz com memória registrada, fonte redundante, HD SCSI, na boa o técnico que tirou ele da agência que é amigo meu disse que nunca travou e comigo já tem quase 2 anos e NUNCA parou.

    Os Técnicos de grandes empresas sempre me disseram que 1 servidor de "grif" tem uma confiabilidade/estabilidade e durabilidade maior que 2 servidor montados (um operando e um de backup).

    Pelo meus testes nesse servidorzinho que tenho, posso dizer que os técnicos estão certo.

    O grande problema é só o valor mesmo !


    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Na boa,quota um gabinete bem projetado, fonte bem projetada ou redundante se possível, e uma configuração igual à um desses servidores de grife. Pronto. Minha opnião...