SAUDAÇÕES A TODOS
Sou completamente novato em Rede Wireless e preciso de ajuda para a situação descrita abaixo.
Desejo montar uma rede wireless "simples" para um pequeno grupo de pessoas (inicialmente 10 PCs - Máximo de 16 PCs), onde, nesta rede, haverá compartilhamento de Internet e arquivos. A distância máxima entre os PCs da rede será de 1,5 KM.
A seguir, lista dos equipamentos do PC Servidor:
• Modem D-Link (DSL-500B) - Conexão de Internet Banda Larga Velox 8MB
• Roteador TP Link (TL-WR740N)
• Roteador D-Link (DIR-600)
• Rádio Ubiquiti Bullet 2
• Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi (MM-24120)
A seguir, esquema da configuração atual a partir do PC Servidor:
• O "Modem D-Link" está configurado no "Roteador TP Link", que distribui Internet para a rede;
• O "Roteador D-Link" - que está conectado, via cabo, com o "Roteador TP Link" - manda o sinal da rede, por cabo, para o "Rádio Ubiquiti", que está ligado com a "Antena Aquário";
• A rede está configurada com IP fixo em todas as máquinas.
A seguir, algumas dificuldades encontradas durante a configuração da rede:
• O "Rádio Ubiquiti" tem alimentação POE e o cabo de força está afastado do Rádio pela distância do "Cabo de Rede", que é de 10 metros. Deste modo, o "Rádio Ubiquiti" (e ou a "Antena Aquário") não conseguiu emitir sinal com "Cabo de Rede" maior que 10 metros (fui informado de que o limite seria muito maior). - Seria esta uma limitação da "Antena Aquário"? Eu deveria montar um solução com caixa hermética externa acoplada ao cano de sustentação da antena e do rádio? Observem que a alimentação POE está em uma área interna, abaixo do cano externo, separados pelo "Cabo de Rede" que está ligado ao rádio;
• O sinal da rede wireless só é emitido a curta distância (20 a 30 metros). O teste foi feito com Notebook. Ainda não pude testar remotamente em um PC Cliente afastado do PC Servidor, mas tive informações de amigos que não conseguiam "enxergar" o sinal a uma distância de 500 metros;
• Em TOOLS>SITE SURVEY, no AirOS, dificilmente o sinal do "Rádio Ubiquiti" é mostrado. O sinal do "Roteador TP Link" é exibido praticamente o tempo inteiro, mas já notei ocasiões em que ele não é mostrado. O que pode estar acontecendo? Por outro lado, no Windows 7 do Notebook é possível "enxergar" ambos os sinais QUASE sempre.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
• No AirOS, o "Rádio Ubiquiti", em Link Setup, está com "Wireless Mode" configurado para "Access Point WDS" e "Network Mode" configurado como "Bridge". Se me lembro bem, somente assim foi possível configurá-lo para que o sinal fosse "enxergado" no Notebook.
DÚVIDAS:
• A configuração de rede com IP Fixo é recomendada ou eu deveria trocá-la ou posso usar IP Fixo e automático ao mesmo tempo?
• Qual a melhor forma para proteger a rede wireless? (atualmente está habilitada com o padrão WPA2-TKIP);
• O "Rádio Ubiquiti" está usando canal 1 (padrão?) e o "Roteador TP Link" utiliza o canal 4. O "Roteador D-Link" não está configurado para emitir sinal wireless, simplesmente por eu ter decidido usá-lo assim.
• É possível deixar os sinais wireless dos roteadores ("D-LINK" e "TP Link") habilitados ou isto interfere com o sinal do "Rádio Ubiquiti"?;
Entendo que alguma dúvida poderá surgir sobre o esquema aqui mostrado (ou até mesmo várias) e, para tanto, farei questão de esclarecê-la(s).
Por favor, entendam que meu conhecimento de Rede Wireless é limitado. Entretanto, aprendi bastante com a ajuda das informações contidas neste fórum.
Espero imensamente poder resolver as questões apresentadas aqui e, para isso, contarei com a ajuda valiosa daqueles que estiverem dispostos a oferecer o suporte adequado. Aproveito a oportunidade para informar que não disponho de recursos para contratar uma assessoria especializada.
Atenciosamente,
Emerson Santos
NOTA: Embora algumas informações apresentadas sejam óbvias, fiz questão de descrevê-las exatamente como são para melhor compreensão. Por favor, pretendo resolver esta questão em um curto espaço de tempo. MUITO OBRIGADO PELO SEU TEMPO.